Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 2 de 23 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 14/4/2010, 21:51

Epa, com duas feras do Audio a trabalharem em conjunto sobre o PTphones...isso vai longe!! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 403861 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 969831
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 14/4/2010, 22:54

Viva Pumabr, como vai a Madeira PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question

Quando me refiro "o transformador tocar em vazio", significa ter sinal e não ter carga, ou seja estar a receber sinal das valvulas no primário e o secundário estar sem nada ligado (vazio de carga). Peço desculpa mas por vezes sai-em termos técnicos que algum pessoal não entende, que é o caso do amigo pumabr, (mas não é sempre.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_wink ). Nesta situação é que se aplica o termo tocar em vazio e já agora é perigoso para os transformadores de audio porquê ???? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question porque se não tiver carga, ou seja "em vazio" a energia do secundário não é consumida e faz com que o ferro passe a "tocar", sem entrar em aprofundamentos técnicos e em geito de conclusão a entrada de sinal no primário gera uma energia que é transportada para o secundário atravéz do um campo magnético criado pela indução do primário e pelo ferro do transformador (só por estes dois elementos dá para se aperceber da complexidade de calculo de um transformador de áudio) se não houver carga o ferro começa a bater até estourar o transformador.
Eu avisei para este pormenor, só pelo facto de, se eventualmente o selector das várias impedâncias dos transformadores de saída estiver mal ligado, pode acontecer por os transformadores em situação de "vazio" e daí o perigo. PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Affraid .

O Fm&stereo é um ás em micro mecanica, já vi... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin . Os selectores têm um veio de 3 mm (medida muito usada nos equipamentos profissionais) , e os botões que forneci para eles foram os maiores que encontrei a um preço acessível, mas procurando em fornecedores de material profissional existem botões para veios de 3mm com um diâmetro maior, mas é difissil e normalmente caro porque vendem no mínimo 10.
Par mim pessoalmente gosto desses botões, embutidos num painel bonito com numeração de escala de volume ficam muito bem. Bom mas existem várias soluções para quem quiser usar botões maiores ou mesmo gigantescos, normalmente com furação para veios de 6 ou 6,25 mm: Uma é a solução do fm&stereo que se trata de fazer um "enchimento" do veio de 3mm para 6mm através de um casquilho, e isso pode-se fazer cortando o veio de um potenciometro velho com veio de 6 mm e com muito geito e num engenho fazer um furo central de 3mm, depois fura-lo no local certo para o parafuso de aperto atravessar o casquilho e apertar o veio de 3mm em conjunto com o casquilho.

Outra situação é personalizar os botões com um desenho próprio e exclusivo, maquina-los maquinar num torneio e neste caso encomendar com furo de 3mm.

Enfim são coisas secundárias que podem embelezar o belíssimo som do PTphones.

Já uma vez falei neste assunto, por norma o pessoal não dá feedbeack das dicas que eu escrevo, não pensem que estou a falar do assunto para agradecerem.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil nada disso e isso é o que normalmente fazem. Gostaria que a minha escrita fosse tema de discussão e impulsionasse uma troca de experiências, infelizmente o pessoal agradece com uns PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 303574e umas MP, mas depois fica por aqui .... seria muito interessante o pessoal participar mais na troca de experiências e dúvidas, isso enriqueceria o fórum, aumentaria o seu nível e certamente seria muito gratificante para o seu criador .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 969831que tanto merece.

Concordam PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question

Viva TD124, quando o pessoal acabar a primeira fase, tenho alguns requintes de malvadez que já estou a utilizar, que partilharei em estilo "avançadas", entretanto falamos. Mas sem terminarem esta fase não é útil falar nisso.

Cumprimentos
MCA PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cat

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091

Mensagem  fm&stereo 15/4/2010, 15:18

MCA.hifi escreveu:

Viva TD124, quando o pessoal acabar a primeira fase, tenho alguns requintes de malvadez que já estou a utilizar, que partilharei em estilo "avançadas", entretanto falamos. Mas sem terminarem esta fase não é útil falar nisso.

Cumprimentos
MCA PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cat

Eh lá! Que será que vem aí?! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_lol

Manuel, ontem recebi umas coisa, entre elas umas vávulas TAD PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cool (sobre isso poderei falar noutro tópico) e uns condendores para a saída do meu amplificador de auscultadores, ProJect Head-Box. Vou então falar destes.
Trata-se de uns Panasonic, cujos modelos quis experimentar e que são os que estão a ser usados no PTphones. Devo dizer que o modelo que está a ser utilizado em conjunto na saída é o melhor. Diria mesmo, é suberbo! A minha questão aqui é, se a qualidade é tão diferente e o prêço basicamente o mesmo (o que paguei), porque não utilizar também no lugar do outro, que faz conjunto com o seco e a resitência que estão ligados à válvula? Será que neste caso é irrelevante ou será que deve mesmo ser usado esse pelas características e consequente resultado?

Abraço
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  MCA.hifi 15/4/2010, 19:31

fm&stereo escreveu:[]

Trata-se de uns Panasonic, cujos modelos quis experimentar e que são os que estão a ser usados no PTphones. Devo dizer que o modelo que está a ser utilizado em conjunto na saída é o melhor. Diria mesmo, é suberbo! A minha questão aqui é, se a qualidade é tão diferente e o prêço basicamente o mesmo (o que paguei), porque não utilizar também no lugar do outro, que faz conjunto com o seco e a resitência que estão ligados à válvula? Será que neste caso é irrelevante ou será que deve mesmo ser usado esse pelas características e consequente resultado?

Abraço
Fernando

Viva fm&stereo

Gostaria imenso de te ajudar, mas na realidade não percebi a tua questão.

Vamos a ver os condensadores que recebeste, são Panasonic (electroliticos ???, secos ??? MKt, MKT ?????, que tensões de trabalho , que capacidade?????) dizes iguais aos do Ptphones, quais ??? diz qual o numero deles no esquema. Falas na saida mas o PTphones não tem condensadores na saída....?????, são transformadores de audio parafeed. PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes

Se são iguais ao do PTphnes porque é que queres mudar PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes

Falas também numa resistencia, qual resistencia PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question

Desculpa, também. estou curioso e com vontade de perceber a tua ideia, explica isso melhor .

Abraço
MCA

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  Diplomata 16/4/2010, 15:33

Viva

apesar de haver pessoal que já está a disfrutar da recompensa de ter feito um trabalho bem feito, ou seja, a ouvir o PTphones, há sempre aqueles que levam mais tempo seja porque razão fôr...
gostaria assim de apresentar a minha fonte de alimentação (só) agora finalizada mas que tem ainda alguns pormenores a esclarecer com o nosso tutor de serviço, o caro (e paciente) amigo MCA, questões essas que ainda vão levar um certo tempo a colocar para não haver erros de interpretação (meus) quanto ao explicado.
No entanto ficam já aqui os valores obtidos :

tensão da rede: 228V
Tensão à saida do transformador: 250V e 15,7V
Tensão à saida de D3: 347V (valor idêntico para os dois D3)
Tensão à saida de C8: 12,07V
Dif. de potencial entre positivo e negativo de C8: 80,0V

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 16042010

aqui a fonte acabada (excepto as massas....)

Fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270

Mensagem  pumabr 16/4/2010, 16:53

Muito bem! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 403861 Aos poucos e poucos vamos todos chegando a bom porto! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 165844
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  MCA.hifi 16/4/2010, 22:09

Viva Diplomata

Tens a fonte em vazio, e aparentemente está tudo bém quanto a tensões, mas podes conferir num dos post que escrevi, por ai nem sei aonde mas foi logo dos primeiros quando recebi o material.

A tensão de diferencial entre os filamentos e massa de 80V é baixa, parece-me não teres substituído a resistência de 330K pela de 220K que forneci depois.

Caso não tenhas aplicado as resistências de acerto, deves consultar a pagina aonde fiz essa descrição e aplicar os procedimentos descritos.

Também não colocas-te o diodo 1N 4148 no pino dois do integrado regulador de filamentos, poderás desta forma obter 12,6V, valor indicado para esta válvula.

Se arrumasses melhor a casa, poderias utilizar apenas uma placa de montagem e caberia tudo á vontade, mas se te está a sair bem assim não mexas.

Quando montares as resistências fornecidas para ajuste das tensões e fizeres os amplificadores e os meteres em carga, as tensões vão arriar para os valores descriminados no circuito.

vai correr tudo bém ... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 915520 em frente ... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 581248

Cumprimentos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cat

MCA.hifi
MCA.hifi

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Empty O PT PHONES

Mensagem  AMP 17/4/2010, 11:33

Por esta é que eu não esperava!!! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 915520

Ainda não aderi a este projecto e também nunca tinha participado neste tópico.
Neste momento devo ser o último da lista porque, confesso, fiquei rendido ao desmpenho deste grande pré-amplificador!
Para já quero agradecer vivamente ao TD124 por nos ter disponibilizado (tal segredo...) não só o esquema como também os esclarecimentos técnicos para a obra.
Outro gande interveniente que, felicito publicamente, é o meu amigo MCA: Pelo seu envolvimento em explicações tipo fascículos, pela sua generosidade e empenho e, acima de tudo, pela contribuição no projecto dos transformadores de saída.
Disse que me rendi ao PT PHONES porque, depois de ouvir o do MCA a tocar (logo na 1ª versão...), fiquei a saber que um transformador de saída tem uma curva de resposta muito maior do que imaginava, ou tinha ouvido até agora.
Já ouvi muitos prés a tocar e alguns de marcas conceituadas mas, em relação a este objecto, essas peças ainda estão no ensino secundário!! Obrigado TD124.
O do MCA que ouvi, além do esquema original que encantou de imediato, já ouvi mais algumas versões (ou alterações pontuais) e brevemente irei ouvir a última delas... Não sou eu, naturalmente, que vou revelar isto, por questões de prncípio mas, recomendo vivamente, se puderem, metam uma rectificação a válvula em substituição da ponte de díodos. É um pouco mais caro mas, vale o dinheiro e a música.
Claro que os diodos também são bons mas, para fazer justiça ao esquema do TD124, a válvula é outro campeonato!
E por agora fica o essencial,
Os melhores cumprimentos do
AMP PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 403861
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Paulo André 18/4/2010, 13:44

Bem... o primeiro passo já está dado PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Img5803

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3209

Mensagem  Convidad 18/4/2010, 14:13

Isso é o chamado "passo doble na dança", ou....enorme calão nas outras modalidades. PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 994421

Convidad
Convidado

Mensagem  MCA.hifi 18/4/2010, 19:37

Viva Paulo

Estou a gostar muito do "bisel"no MDF. PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin Devia ter custado uma fortuna PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile

Os transformadores aconselhava que os rodasses 90º, vou enviar-te uma foto tirada a um amplificador com TM, mas dá para ver a posição dos transformadores de áudio são os dois de cada ponta do amplificador.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 18042010067

Se vais usar definitivamente essa placa de MDF, aconselho que lhe passes duas camadas de verniz antas da montagem.
Sabes o ambiente quente que se vai formar degradará rápidamente os colas que fazem a união das particulas de madeira que compõem o MDF.

Não te esqueças de raspas e estanhar os terminais dos transformadores antes de os fixares.

Um abraço
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  Paulo André 18/4/2010, 20:03

Viva Manuel,

Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin
O bisel não custou nada, porque fui eu que o fiz com a minha tupia PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin

Sistema
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  pumabr 18/4/2010, 20:13

Bem, eu tenho andado meio parado em termos práticos relativamente ao PTphones, mas tenho pensado sobre o projecto...e assim surgiram-me umas questões acerca do PTphones em si, mas também sobre amps a válvulas no geral. Se o MCA pudesse responder, iria aumentar a cultura valvular do ppl daqui! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 915520 Bem, vou expôr as questões por números para ser mais fácil a resposta:

1 - O PTphones pode funcionar com dois secundários no activo ao mesmo tempo? Tipo, poderia estar ligado a uns auscultadores de 30 Ohms e ligado a um power ao mesmo tempo? Os transformadores por terem secundários diferentes, são estes independentes? (esta é uma questão que em termos práticos não deverá ter muita utilidade, mas por questões de curiosidade gostaria de saber!)

2 - Pelas últimas mensagens que têm aparecido por aqui, já dá para desconfiar que uma das próximas alterações ao PtPhones será a troca da ponte rectificadora por válvulas rectificadoras, essa alteração é para a HT, LT ou ambas? (isto é por causa do meu planeamento das caixas do PTphones, tenho que pensar no futuro PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_scratch )

3 - O MCA recomenda vivamente que a fonte de alimentação seja posta numa caixa separada dos amps, mas o efeito seria o mesmo se utilizássemos uma caixa apenas, mas com duas divisões como se fossem duas caixas numa só? (talvez fosse em termos práticos a melhor opção para um pré...)

4 - Esta questão já não tem que ver com o PTphones directamente: Um amplificador a válvulas com saída para 8-16 Ohms poderá alimentar umas colunas de 4 Ohms? Neste caso a potência de saída duplicaria, como é habitual com os amps de estado sólido? (questão de cultura geral...)

E pronto, acaba aqui o interrogatório PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 807962 Se o MCA pudesse responder...agradecia! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 403861
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad 18/4/2010, 20:15

Paulo André escreveu:Viva Manuel,

Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin
O bisel não custou nada, porque fui eu que o fiz com a minha tupia PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin
a tua pia?
olha a minha não... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 807962

Convidad
Convidado

Mensagem  Paulo André 18/4/2010, 20:17

milton escreveu:

a tua pia?

este gajos são mesmo maldosos PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_lol

Ok, fresa.

Sistema
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  MCA.hifi 18/4/2010, 22:14

Afinal o Paulo é muito dotado para as marcenarias.
até a tabua de ensaios leva um "bisel", só falta o bolero de "Bisel ??? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin "

Bem agora vou atender o pumabr .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_rolleyes

Viva, então como está PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_question

RESPOSTAS

1- não é aconselhável, ira aumentar a carga do secundário e certamente o sinal baixa. Mas que coisa ... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin quando se canta não se assobia e ai quando se ouve musica no amplificador não se ouvem auscultadores. O PTphones não está preparado para essas misturas... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_smile mas pode tentar que não estraga nada (desde que não ligue impedâncias baixas ás altas)

2- Eu não vou propor qualquer alteração ao PTphones, a versão base deu trabalho (e felizmente continua a dar) que baste.
Posso adiantar que actualmente tenho tudo menos um PTphones, poderia já chamar-se outra coisa qualquer e actualmente está rectificado com uma válvula rectificadora. Esta situação faz parte apenas da minha investigação deste tipo de circuito. Mas não se trata de propor neste tópico qualquer troca ou alteração. Este tópico nasceu assim e assim terminará, pelo menos da parte que me toca.
Por uma questão informativa posso adiantar que só se rectifica com válvula a HT. A tensão de filamentos é sempre aquela com aquela rectificação e não mexe.
Se o pumabr pensar em rectificar o seu PTphones com uma válvula rectificadora pense que terá que deitar fora o seu belíssimo transformador de alimentação e mandar fazer um apropriado a essa topologia. Por outro lado é caro e exige conhecimentos na área. Existe ainda a possibilidade de até gostar mais da musicalidade dos diodos, tudo depende do tipo de musica que ouve e da habituação auditiva que detém. Estas coisas são muito subjectivas.

3- Eu recomendo que se utilizem duas caixas, apenas porque o pessoal apresenta alguma dificuldade em isolar os transformadores.
se conseguirem colocar as tampas nos de alimentação e encapsular os de áudio evidentemente que poderão montar tudo na mesma caixa. Trata-se apenas de uma questão de habilidade ou procurar a melhor posição para que não se ouçam HUMMMs, e isso não é fácil.

3- Os amplificadores têm uns animais na sua saída chamados transformadores de áudio (tal como o PTphones).
quando um enrolamento foi calculado para uma dada impedância não se deverá utilizar colunas de impedância inferior, portanto nunca se devem ligar colunas de 4 ohms ás saidas de 8 ou pior ainda á de 16.
O resultado pode ser ficar com o transformador aberto e pronto a ir para o caixote do lixo (isto também não é imediato) poderá levar algum tempo e com o volume assim para o altito.

4-Sem entrar em problemáticas da electrónicas, na prática, o meu amigo pegue num transformador do PTphones e repare nas saídas do secundário do transformador de áudio. Tem uns finos fios que vêm do seu interior e ligam a uns terminais aonde os meus amigos vão ligar os fios do circuito.
Agora repare o primeiro enrolamento é para 8 ohms e o fio é mais grosso que o de 30 o de 30 mais grosso que o de 300 e o de 300 mais grosso que o de 600 Ohms. Poderá ter alguma dificuldade a ver a diferença a olho nu, mas recorra a uma lupa, que perceberá perfeitamente.
E isto porquê, porque a impedância mais baixa consome mais intensidade de corrente que o impedância mais alta.
Logo se o meu carissimo amigo ligar umas colunas de 4 ohms a um transformador desenhado para 8 está a solicitar uma intensidade de corrente superior ao que o fio suporta, quando do calculo desse enrolamento do transformador foi calculado. E agora certamente compreenderá a fatal asneira que pode fazer. PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_evil . Atenção esta situação aplica-se aos transformadores do PTphones.

Estas questões e outras são na realidade aquilo que mais gosto de debater e partilhar neste meio de DIYs, acontece que normalmente aparecem postas neste tópico, porque é aqui que eu permaneço.
Na realidade eu já deveria ter pedido um espaço do tipo "A bancada do MCA" no espaço dos colaboradores, pois assim poderia responder e partilhar experiências sobre as questões aqui levantadas e que merecem uma resposta num âmbito mais geral e abrangente.
Mas acontece que neste momento da vida a minha ocupação está a tomar conta de quase todo o meu tempo livre, o que é muito mau, mas não estou a ver forma de me safar tão depressa desta situação. Então com as reformas previstas para os ...tentas ... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin e tantos, não sei.

Mas vamos lá a ver se a coisa melhora ... ainda gostaria de um espaço para partilhar com os amigos que gostam de fazer coisas de amplificação com válvulas na rectificação e outras coisas boas que refinam o som final dos equipamentos.

Um Abraço
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo 19/4/2010, 00:00

fm&stereo escreveu:

Não tenho tido disposição, pois aconteceu algo que me levou a afastar de tudo, inclusive do trabalho e que também não quero comentar. Mas cá estou, procurando disfrutar deste espaço.

Eu não me lembrava que não tinhas o mesmo kit de componentes que nós. Vou então tentar remediar a falta de esclarecimento deste comentário. É do amplificador que se trata e os condensadores são no esquema, os C2 e C4.
Os condensadores de que falo são os Panasonic NHG (que estão a ser usados no C4) e os FC (no C2). Os NHG são extraordinários!

Manuel, ontem recebi umas coisa, entre elas umas vávulas TAD PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cool (sobre isso poderei falar noutro tópico) e uns condendores para a saída do meu amplificador de auscultadores, ProJect Head-Box. Vou então falar destes.
Trata-se de uns Panasonic, cujos modelos quis experimentar e que são os que estão a ser usados no PTphones. Devo dizer que o modelo que está a ser utilizado em conjunto na saída (C4) é o melhor. Diria mesmo, é suberbo! A minha questão aqui é, se a qualidade é tão diferente e o prêço basicamente o mesmo (o que paguei), porque não utilizar também no lugar do outro, que faz conjunto com o seco e a resitência que estão ligados à válvula (C2) ? Será que neste caso é irrelevante ou será que deve mesmo ser usado esse pelas características e consequente resultado?

Abraço
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ferreirafm 19/4/2010, 12:34

AMP escreveu:Por esta é que eu não esperava!!! PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 915520

Ainda não aderi a este projecto e também nunca tinha participado neste tópico.
Neste momento devo ser o último da lista porque, confesso, fiquei rendido ao desmpenho deste grande pré-amplificador!
Para já quero agradecer vivamente ao TD124 por nos ter disponibilizado (tal segredo...) não só o esquema como também os esclarecimentos técnicos para a obra.
Outro gande interveniente que, felicito publicamente, é o meu amigo MCA: Pelo seu envolvimento em explicações tipo fascículos, pela sua generosidade e empenho e, acima de tudo, pela contribuição no projecto dos transformadores de saída.
Disse que me rendi ao PT PHONES porque, depois de ouvir o do MCA a tocar (logo na 1ª versão...), fiquei a saber que um transformador de saída tem uma curva de resposta muito maior do que imaginava, ou tinha ouvido até agora.
Já ouvi muitos prés a tocar e alguns de marcas conceituadas mas, em relação a este objecto, essas peças ainda estão no ensino secundário!! Obrigado TD124.
O do MCA que ouvi, além do esquema original que encantou de imediato, já ouvi mais algumas versões (ou alterações pontuais) e brevemente irei ouvir a última delas... Não sou eu, naturalmente, que vou revelar isto, por questões de prncípio mas, recomendo vivamente, se puderem, metam uma rectificação a válvula em substituição da ponte de díodos. É um pouco mais caro mas, vale o dinheiro e a música.
Claro que os diodos também são bons mas, para fazer justiça ao esquema do TD124, a válvula é outro campeonato!
E por agora fica o essencial,
Os melhores cumprimentos do
AMP PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 403861

Viva.

Hmmmmm, isto acaba de me criar um problema... Eu estava a pensar avançar com caixas separadas para alimentação e outra para a amplificação em si.

Se é vantajoso criar a rectificação por válvulas faz sentido ter tudo no mesmo chassis.

Como já escrevi aqui à tempos eu prototipo tudo primeiro em visio e depois parto para a serração, furos, ... e até agora e de acordo com o material que tenho para a parte de alimentação cheguei a isto.

Todas as resistências e condensadores que aqui aparecem têm o tamanho à escala. Há componentes que pela sua dimensão não vale a pena colocar no boneco.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Layoutboardsdiodos

Devido a uma questão pessoal não me vai ser possível avançar com o projecto para já. Vou continuar a acompanhar o tópico mas não começo já a trabalhar no amp.

Se o visio for útil a alguém avisem por MP que eu partilho.

As válvulas já chegaram também, são umas mullard muito antigas, estou a pensar mandar vir um par de ECC802 da Tesla, mas ainda não estou decidido. Quando tiver imagens eu coloco no fórum também.

MCA e TD124 mais uma vez obrigado pelo fantástico projecto.

Um abraço para todos e continuem o esforço, pelos comentários que têm havido vale a pena.

Fernando

ferreirafm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 71
Ocupação : Gestor Projectos
Interesses : Guitarra, DIY
Pontos/Reputação : 130

Mensagem  Diplomata 19/4/2010, 15:41

[quote="MCA.hifi.

A tensão de diferencial entre os filamentos e massa de 80V é baixa, parece-me não teres substituído a resistência de 330K pela de 220K que forneci depois.

Também não colocas-te o diodo 1N 4148 no pino dois do integrado regulador de filamentos, poderás desta forma obter 12,6V, valor indicado para esta válvula.

Se arrumasses melhor a casa, poderias utilizar apenas uma placa de montagem e caberia tudo á vontade, mas se te está a sair bem assim não mexas.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_cat[/quote]

Viva caro MCA

A 1ª parte foi fazer tudo "by the book" , pelo que a resistência ainda é a inicialmente referida, o diodo (que ainda não comprei) não está colocado e os componentes são como o "dono" pequenos, mas gostam de estar "à larga".... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_basketball

A "pressa" em acabar a fonte sem alterações ao original foi também por forma a ter algo que funciona e que faz bem ao ego tê-la feito "sozinho" PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 38634 ....
Agora começam as alterações, assim quando fizer novas medições já posso comparar com os valores iniciais.

um abraço

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270

Mensagem  MCA.hifi 19/4/2010, 18:42

fm&stereo escreveu:
fm&stereo escreveu:

Não tenho tido disposição, pois aconteceu algo que me levou a afastar de tudo, inclusive do trabalho e que também não quero comentar. Mas cá estou, procurando disfrutar deste espaço.

Eu não me lembrava que não tinhas o mesmo kit de componentes que nós. Vou então tentar remediar a falta de esclarecimento deste comentário. É do amplificador que se trata e os condensadores são no esquema, os C2 e C4.
Os condensadores de que falo são os Panasonic NHG (que estão a ser usados no C4) e os FC (no C2). Os NHG são extraordinários!

Abraço
Fernando

Lamento ter-te acontecido algo de menos simpático ... mas no entanto vou tentar explicar a escolha (bem só se pode escolher quando há.. e que é este o caso)

Das melhores séries da Panasónic, a série FC são dos condensadores com mais baixa impedância , razão porque foram escolhidos para C2 (catudo da valvula). Estes condensadores seriam igualmente indicados para C4, porém as tensões de trabalho disponíveis destes condensadores apenas era no maximo de 100 voltes (muito aquem da tensão requerida, mínimo de 250V) razão porque não foram escolhidos para C4 e sim os NHG.

Que seja do meu conhecimento, trata-se de condensadores da mesma família e as características sónicas são identificas.

No entanto se gostas mais dos NHG podes colocar esse tipo em todo o lado do circuito, tem atenção ás tensões de trabalho.

Eu uso muito esses condensadores em HT pois estão disponíveis até 450 voltes (33UF) e com um tamanho muito compacto.

Cumprimentos e que corra tudo do melhor para ti

MCA

MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  MCA.hifi 19/4/2010, 18:50

Diplomata escreveu:

Viva caro MCA

Agora começam as alterações, assim quando fizer novas medições já posso comparar com os valores iniciais.

um abraço

carlos barata[/quote]

Viva Carlos Barata

Não esqueças que os valores apenas deverão estar certos quando ligares todos os circuitos, a fonte em vazio (sem os amplificadores) tem tensões mais elevadas. Com a excepção da fonte de filamentos que é regulada.

Cumprimentos
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi

Mensagem  RuiGSousa 19/4/2010, 21:01

Paulo André escreveu:
milton escreveu:

a tua pia?

este gajos são mesmo maldosos PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_lol

Ok, fresa.

Fresa... isso em espanhol é morango... meteste morangos no amp??? e isso resulta??? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 807962
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  Paulo André 19/4/2010, 21:09

RuiGSousa escreveu:
Paulo André escreveu:
milton escreveu:

a tua pia?

Ok, fresa.

Fresa... isso em espanhol é morango... meteste morangos no amp??? e isso resulta??? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 807962

fogooooo, é melhor tar "calado" PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 994421

Sistema
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  RuiGSousa 19/4/2010, 21:17

Paulo André escreveu:
RuiGSousa escreveu:
Paulo André escreveu:
milton escreveu:

a tua pia?

Ok, fresa.

fogooooo, é melhor tar "calado" PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 994421

calado: altura da linha de agua sobre a face inferior da quilha... Oh Paulo, tens um barco? e não dizias nada ao pessoal... quando é que vamos dar uma volta? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 943847
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  Paulo André 19/4/2010, 21:18

RuiGSousa escreveu:
Paulo André escreveu:
RuiGSousa escreveu:
Paulo André escreveu:
milton escreveu:

a tua pia?

Ok, fresa.

calado: altura da linha de agua sobre a face inferior da quilha... Oh Paulo, tens um barco? e não dizias nada ao pessoal... quando é que vamos dar uma volta? PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 943847
PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 598295

Sistema
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Convidad 19/4/2010, 21:19

Paulo André escreveu:
RuiGSousa escreveu:
Paulo André escreveu:
milton escreveu:

a tua pia?

Ok, fresa.

tambem acho,tens mais jeitinho é pra tocar flauta de BISEL PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 127220

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo 20/4/2010, 01:13

Viva Manuel,
Obrigado!

Como disse, experimentei os FC e os NHG e estes últimos são muito superiores sonicamente. Se não há inconveniente em utilizar um ou outro então talvez ainda mande vir para experimentar e ou mudar os FC pelos NHG.

Já agora, vou ainda tentar esclarecer uma dúvida. O td124 referiu ao cabo interno a título de exemplo o Alpha Wire 015. Eu já encontrei o Alpha, mas não o modelo. Será que o 015 é uma referência? Como disse o td124, «essencial». Talvez só ele possa expelicar. De qualquer modo, pergunto, há aqui alguma espessura recomendada para o cabo? É que como tenho lido, nestas cablagens usa-se normalmente cabo 0.5 ou 0.6 mm. Parece que até 1 mm é tolerável mas acima disso não é aconselhável.
Não quero levar isto a nenhuma espécie de paranóia, mas procurar esclarecer o melhor possível, pois pelo menos para mim é importante.

Abraço
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MCA.hifi 20/4/2010, 16:17

Viva Fernando, ainda bém que te vejo animado PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin

Se gostas mais os NHC, não tens qualquer problema em utiliza-los em todas as situações de electroliticos. Toma atenção ás tenções recomendadas na molenculatura do material para o PTphones.

O alpha wire é uma opção, não encontro nenhuma razão técnica para ser "essencial", mas certamente foi o que o projectista encontrou com melhores caractristicas sónicas para o seu gosto.
Eu pessoalmente experimentei o Alpha e muitos outros, a minha opção como é sabido não foi essa. Mas se quizeres respeitar a opção do nosso grande amigo TD124 ficas com o timbre sonoro original, é uma boa .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_twisted PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_twisted sim senhor PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Icon_biggrin

Quanto ao diametro do fio, esse deve ser dimencionado para a potencia do PTphones, a tua opinião é bastante válida, não deverá ultrapassar 1mm.

Cumprimentos
MCA

MCA.hifi
MCA.hifi

PTphones, um hibrido com classe... - Página 2 Empty PT PHONES

Mensagem  AMP 20/4/2010, 19:18

Ora vivam!

Realmente este forum está animadíssimo!!! Ainda bem!
Depois dos biséis e das que tupiam e frezam (sabe-se lá o quê) com muito solero, quero aqui fazer uma correcção ao que escrevi há dias:

Em resposta aopumabr depois de recomendar a utilização de valvula rectificadora na alimentação, só por uma grande distração minha e ignorância afirmei que seria uma solução um pouco mais cara. Erro, e o MCA, como é hábito dele, já fêz os devidos reparos que agradeço.
No meio do entusiasmo e da distração...resolvi meter a viola no saco, não fosse interpretado de algo presunçoso. Tambem penso que o Projecto em presença, deve ser respeitado tal como foi apresentado. Aliás os colegas já estão em velocidade de cruzeiro e, qualquer alteração ocorrida, poderia comprometer isso.
A questão da válvula...é apenas um gosto pessoal - um material num aparelho de tocar música que me tráz à memória a antiga filosofia da Quad "para a melhor aproximação ao som original".
Para o ferreirafm digo o mesmo e desejo-lhe o melhor para poder finalizar a construção. Gostei muito do projecto executado em visio, não conhecia essa ferramenta. Eu uso o auto cad que é a minha ferramenta de trabalho que dá para compensar a azelhice nas electrónicas...

Cumprimentos do
AMP
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  fm&stereo 21/4/2010, 18:25

Manuel,
Já tinha falado a alguém da minha curiosidade e vontade de utilizar entrada e saída opcional XLR. Tenho algumas dúvidas acerca da ligação qunto a estas peças, na medida em que é preciso proporcionar condições de comutação entre a utlização da XLR ou RCA.
Algum comentário?

Sempre o mesmo a chaterar!...

Cumprimentos
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 23 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ir para o topo