Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1º par diy e low cost

4 participantes

Ir para baixo

1º par diy e low cost Empty 1º par diy e low cost

Mensagem  bikett 2/5/2010, 09:40

bom dia!!

estou a construir o meu 1º par de colunas de chão com o objectivo de destronar as RS1, vai ser difícil porque estou a pensar investir metade do preço das MA

tenho:

2x tweeter vifa XT25 de 4 Ohm
2x midrange vifa M10MD-39 de 8 Ohm
4x woofer Visaton 17E de 8 Ohm
MDF de 19 mm

a caixa já está em andamento, foi inspirada na visaton symphonie mas posso alterar a qualquer momento
http://www.visaton.de/en/bauvorschlaege/3_wege/symphonie/construction.html

revestimento interior é feito com espuma isoplus
http://isolplus.es/catalogue.php?ide=10

no crossover é que ainda não sei bem o que vou fazer, de 3 ou 4 vias e quais as frequências de corte, não vou ter problemas com as diferentes impedâncias dos altifalantes?

todas as sugestões são bem vindas…

já com algumas fotos

1º par diy e low cost Img6539ft.th

1º par diy e low cost Img6548x.th
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Ocupação : Funcionário Publico
Pontos/Reputação : 104

http://bikett.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1º par diy e low cost Empty Re: 1º par diy e low cost

Mensagem  Convidad 2/5/2010, 12:21

Boa tarde bikett,

Pois é, o XOver é que é o busílis. Desejo-lhe boa sorte, e vá dando notícias.
Estou ansioso para saber novidades do XOver.

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  bikett 3/5/2010, 00:23

pois é M Fernandes vai ser difícil, as bobines feitas por medida ainda arranjo cá no Porto, agora os condensadores e resistências de qualidade só importando...

mais umas fotos do trabalho de hoje, ainda falta o corte do tweeter e o acabamento, adorei manusear a tupia comprado propositadamente para este trabalho

sugestões criticas??

1º par diy e low cost Img6559ssss.th

1º par diy e low cost Img6562o.th
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Carlomar 8/5/2010, 11:26

bikett escreveu: adorei manusear a tupia comprado propositadamente para este trabalho

sugestões criticas??

Viva bikett,
Também já passei por essa experiência.

Não sei se este é o teu primeiro projecto, mas para primeiro projecto não será fácil cruzar tantas unidades.
Seria mais fácil começares por umas de 2vias.

O caminho do Diy não é o mais fácil, mas com persistência torna-se muito recompensador.

Por vezes não conseguimos logo á primeira os resultados que pretendemos.

As colunas que construí até agora não tocaram bem logo nas primeiras audições, mas com muito paciência e persistência, a coisa vai.
Por vezes leva-se anos a conseguir os resultados pretendidos mas se não desistirmos os resultados vão acabar por superar o previsto.

Por isso o meu conselho é:- se gostas mesmo de Diy não desistas.

A disposição de aceitar criticas também demonstra que estás no bom caminho.

Um conselho: Como vais ter de fazer muitas tentativas até acertar com o crossover, podes usar no inicio resistencias, condensadores e bobines do mais barato que encontrares no mercado.

Quando chegares aos valores definitivos então ai podes procurar melhores componentes.

Em relação ás bobines se puderes adquirir um multímetro que meça indutancias podes até fazer as tuas proprias bobines e acrescentar e retirar espiras sem ter que comprar uma colecção de bobines.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  bikett 11/5/2010, 00:59

boas noites Carlomar
sim é a 1ª vez que estou a constriur colunas, acho que estão perfeitas... 1º par diy e low cost Icon_cheers
tb já tinha pensado em testar primeiro só com 2 vias com um crossover basico de uma bobine e um condensador, sugeres alguns valores para estes???

já faltou mais...

1º par diy e low cost Img6642.th

1º par diy e low cost Img6648.th

1º par diy e low cost Img6654p.th
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  BVG 11/5/2010, 08:43

bikett escreveu:boas noites Carlomar
sim é a 1ª vez que estou a constriur colunas, acho que estão perfeitas... 1º par diy e low cost Icon_cheers
tb já tinha pensado em testar primeiro só com 2 vias com um crossover basico de uma bobine e um condensador, sugeres alguns valores para estes???

já faltou mais...

1º par diy e low cost Img6642.th

1º par diy e low cost Img6648.th

1º par diy e low cost Img6654p.th
Estou curioso com o produto final...
Também já andei a ver diy na net, nomeadamente neste site http://humblehomemadehifi.com/, mas falta-me a coragem e esclarecer algumas dúvidas Wink
É fácil manusear a tupia? Não fizeste os cortes antes de colares a parte frontal?
BVG
BVG
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 312
Ocupação : Consultor Informático
Interesses : Música / Fotografia b&w
Pontos/Reputação : 539

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 11:37

Boas.Peço desculpa por me intrometer.Antes de mais parabéns plo projecto.A meu ver devias ter escolhido um tweeter com 8 ohm, para não te baixar tanto a impedancia do conjunto.Se te interessar uma opinião sobre o filtro deverias defenir se queres o filtro com 3 vias (3 -1/2) ou 4 vias a meu ver devias experimentar as 3 vias as duas unidades de Visaton em paralelo..Sou a favor do ''resistorless'' depois de algumas experiencias feitas acho que é onde se obtem os melhores resultados sonoros se bem que no caso do tweeter de 4 ohm tem de se tentar e ver o resultado pois o tweeter já tem cerca de 92 db(Vifa xt 25 sc90 4) e sendo de 4 ohm o resultado poderá ser um pouco agressivo nos agudos.Para mim quanto mais simples o filtro em termos de componentes melhor pois tudo o que se adiciona por vezes resolve determinados situações criticas dos altifalantes mas ainda junta mais problemas.
Abraço
Nuno
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Ocupação : Desocupado
Pontos/Reputação : 113

Mensagem  bikett 17/5/2010, 01:18

BVG escreveu:
Estou curioso com o produto final...
Também já andei a ver diy na net, nomeadamente neste site http://humblehomemadehifi.com/, mas falta-me a coragem e esclarecer algumas dúvidas Wink
É fácil manusear a tupia? Não fizeste os cortes antes de colares a parte frontal?

olá BVG!!

eu tb estou curioso e cheio de vontade de liga-las ao amp, e site é inspirador...

os rebaixamentos e os cortes são fáceis de fazer, preferi colar os painéis 1º porque não tenho uma bancada em condições para fixa-los individualmente, o segredo da tupia está em fazer uma base em acrílico para os cortes saírem precisos, junto foto

1º par diy e low cost Img6663m.th

o furo maior é onde trabalha a fresa, os quatro seguintes é para fixar à máquina e os restantes mais pequenos é para os respectivos diâmetros dos vários rebaixamentos/cortes que fiz no MDF, espero ter-me explicado bem!?
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  bikett 17/5/2010, 01:56

123jaesta escreveu:Boas.Peço desculpa por me intrometer.Antes de mais parabéns plo projecto.A meu ver devias ter escolhido um tweeter com 8 ohm, para não te baixar tanto a impedancia do conjunto.Se te interessar uma opinião sobre o filtro deverias defenir se queres o filtro com 3 vias (3 -1/2) ou 4 vias a meu ver devias experimentar as 3 vias as duas unidades de Visaton em paralelo..Sou a favor do ''resistorless'' depois de algumas experiencias feitas acho que é onde se obtem os melhores resultados sonoros se bem que no caso do tweeter de 4 ohm tem de se tentar e ver o resultado pois o tweeter já tem cerca de 92 db(Vifa xt 25 sc90 4) e sendo de 4 ohm o resultado poderá ser um pouco agressivo nos agudos.Para mim quanto mais simples o filtro em termos de componentes melhor pois tudo o que se adiciona por vezes resolve determinados situações criticas dos altifalantes mas ainda junta mais problemas.
Abraço
Nuno

não tem nada que pedir desculpa Nuno, é um prazer tê-lo aqui a comentar este tópico, aprecio muito seguir os seus projectos.

3 vias acho uma boa opção, posso ligar os woofers em paralelo estando estes em caixas com litragens diferentes? uma tem +-25L outra +-34L, não será melhor eliminar a divisória?

não apanhei os "resistorless" 1º par diy e low cost Icon_redface
será que se pode montar um atenuador regulável pro tweeter?? ajuda precisa-se.... 1º par diy e low cost Affraid

mais umas fotos

1º par diy e low cost Img6726i.th

1º par diy e low cost Img6729.th

abraço
Levi
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  123jaesta 17/5/2010, 11:14

Boas.Podes deixar a caixa como está.As unidades de graves ficam sempre em paralelo independente de se poder fazer cortes diferentes para cada uma (3 vias ou o que chamam 3-1/2)Vi agora a base do kit Visaton que tem uma unidade de médios fechada(G 50 dome de 50mmm) como tal não precisa caixa mas no teu caso tens de fazer uma pequena caixa para isolares o médio que é de cone aberto julgo eu para não haver interferencia dos altifalantes de graves.
Resistorless-Filtro com ausencia de resistencias.
Das forma que tens para atenuar o agudo a utilização de um regulador/atenuador será a melhor.Tens uns reguladores(L-pad) da Fostex muito bons mas caros) Para já podes utilizar os da Visaton que são em conta.Pode ser que não seja necessário utilizando o filtro de 6 db(a proteção de um filtro de 6 db é menor mas em termos sónicos para mim é superior e precisavas de ouvir o som a niveis muito elevados para danificar o agudo) para o agudo pois vai atenuar um pouco a entrada do mesmo ,e depois de ouvires logo vês.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  bikett 6/6/2010, 19:53

olá Nuno!!

o médio tem um cone de plástico da própria marca, serve??

na costrução do crossover vou utilizar este calculador na forma mais simples http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/XOver/ frequencia de corte nas 4500Hz e 800Hz

verifiquei que neste mesmo site tem um calculador de 3 vias que na escolha da frequencia de corte, por exemplo se escolher os tais 4500Hz ele atribui automaticamente o valor de 562,5Hz no corte pro woofer, qual o motivo desta relação??

mais uma foto

1º par diy e low cost Img6740pa.th
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  123jaesta 7/6/2010, 16:13

Boas.Deve servir sim se fizer o isolamento do altifalante para não haver interferencia dos outros.
O calculador de 3 vias deve dar esse valor pois está cofigurado para ser assim ,não dá para todos os calculos de todas as frequencias.
Abraço.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado