Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas de alta eficiência

+12
Orion
Luke Skywalker
BANDIDO
123jaesta
paulo_m
Carlomar
nelsonavelar
nbunuel
wharfie
Nuno-remix
facso
ricardo onga-ku
16 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Colunas de alta eficiência Empty Colunas de alta eficiência

Mensagem  ricardo onga-ku 1/5/2010, 17:31

Cruzei-me com este projecto low cost para a construção de um par de colunas de elevada eficiência de duas vias:

http://www.audiodesignguide.com/HiEff/HiEff.html

A meu ver podem ser bastante melhoradas com a adição de um tweeter e de uma corneta ou caixa para o médio grave (além disso acho que os altifalantes deviam ser comparados de ouvido e não apenas no papel), mas o baixo custo torna-as muito apelativas.
Será que alguém se quer aventurar?

Colunas de alta eficiência PhW10
Corneta 600Hz e caixa de graves tipo Onken.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas de alta eficiência Empty Re: Colunas de alta eficiência

Mensagem  facso 2/5/2010, 23:12

grande "caixote" onga-ku... Colunas de alta eficiência Icon_wink

um grande abraço!
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Nuno-remix 2/5/2010, 23:29

amigo onga-ku durante anos (anos 80/90) na discoteca movel que tive e já na discoteca em que era dj/residente as marcas que menciona:
- Monacor - Beyma - Celestion eram prato do dia para mim (de vez em quando lá ia um ) por serem das mais baratas as mais caras seriam coisas com electro voice / monitor audio etc. claro que estou a falar na gama profissional , 15" /18" . estes altifalantes que o amigo fala penso que sejam da mesma gama!? é que se forem , além de serem para um sistema "low cost " isto funciona bem para o dito "hifi" ???????
Nuno-remix
Nuno-remix
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 203
Ocupação : venda pecas auto
Interesses : musica - filmes - dj -
Pontos/Reputação : 220

Mensagem  ricardo onga-ku 3/5/2010, 09:58

Caro Nuno,

Em tempos tive um caso com umas cornetas mas este sistema acústico não é meu.
Quanto à sua constatação, é verdade que no campo da alta eficiência se recorre muito a componentes do universo profissional.
E pode estar certo de que este tipo de sistema acústico é mais do que adequado para reprodução doméstica e há até quem defenda que é o supra-sumo da musicalidade.
Espreite este tópico:

https://www.audiopt.net/a-mesa-redonda-do-td124-f57/sistema-onken-escuta-t7158.htm

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie 2/6/2010, 04:51

construi um projecto muito conhecido no mundo diy chamado "viech",que não é mais do que uma coluna de som tipo corneta
(será assim que se designa?),em inglês, horn type loudspeaker e que recorre aos serviços de um altifalante full range da marca
Beyma,de aplicação profissional.
Não sou audiófilo apesar de conseguir fazer distinção entre bom e mau som,mas posso dizer que estas colunas
fazem muita coisa que muitas ao dobro do preço do que estas custaram a fazer,não fazem.
Projectam uma imagem tridimensional muito detalhada,natural e coerente com um palco sonoro cheio de profundidade e
a paixão por estes "monstros" é tanta que penso já não conseguir apreciar outro tipo de altifalantes!
Não são perfeitos(como por exemplo a resposta em baixas frequencias),mas por 18 euros por altifalante e respectiva caixa em aparite,fazem magia!
É realmente estranho,mas são colunas que quando tocam a volumes pouco aconselhaveis,se fechar os olhos acabo por adormecer!
Aconselho pelo menos a darem uma vista de olhos pela internet e se experimentarem e nao gostarem,pelo menos o prejuizo nao
é muito grande! Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  ricardo onga-ku 2/6/2010, 09:05

Caro wharfie,

Otipo de caixa acústica que construiu chama-se Back-loaded Exponential Horn, ou seja, é constituído por uma corneta que amplifica a "onda traseira" de um altifalante de banda larga abaixo de uma certa frequência (quando intensidade de resposta do altifalante começa a decair).

Na minha opinião, é uma muleta e o desempenho deste sistema é superado pelo recurso a um altifalante dedicado às frequências que estão a ser amplificadas pela corneta e julgo que as qualidades que atribui às "viech" se deverão sobretudo à ausência de filtro e à qualidade intrínseca do altifalante utilizado.

Cumprimentos,
onga-ku

Colunas de alta eficiência Cyburgsviecheng2lu

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  nbunuel 2/6/2010, 12:01

onga-ku escreveu:Caro wharfie,

Otipo de caixa acústica que construiu chama-se Back-loaded Exponential Horn, ou seja, é constituído por uma corneta que amplifica a "onda traseira" de um altifalante de banda larga abaixo de uma certa frequência (quando intensidade de resposta do altifalante começa a decair).

Na minha opinião, é uma muleta e o desempenho deste sistema é superado pelo recurso a um altifalante dedicado às frequências que estão a ser amplificadas pela corneta e julgo que as qualidades que atribui às "viech" se deverão sobretudo à ausência de filtro e à qualidade intrínseca do altifalante utilizado.

Cumprimentos,
onga-ku

Colunas de alta eficiência Cyburgsviecheng2lu
Correcto...Vou mandar um desses Beyma para experimentar:::
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  wharfie 8/6/2010, 10:05

o driver da Beyma parece-me muito bom para o preço

Têm estado a tocar com amplificação de um receiver onkyo (mediocre,eu sei,mas nao tenho acesso a melhor!)
e tocam bastante bem assim,agora imagino e sonho como deverão cantar com amplificadores "a sério",como aqueles que
com certeza muitos de vós possuem... Colunas de alta eficiência Icon_biggrin

Quanto ao projecto das "viech",muita gente se queixou que o desenho da caixa não seria o melhor ou mais optimizado,tendo
surgido em foruns hifi alemães uma ou duas versões tanto optimizadas como bastante mais contidas nas suas dimensões.

Foi a primeira coisa que fiz em diy e estou mesmo muito satisfeito e sem duvida,que revelou tudo o que tenho de mau em termos de amplificação e fonte lá em casa...é uma satisfação estranha,porque me deixou desesperado por melhor equipamento! Colunas de alta eficiência Icon_eek

Back loaded horn loudspeaker...sejam o que forem,isto faz musica meus senhores e estou oficialmente viciado no full range. Colunas de alta eficiência Icon_geek
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nelsonavelar 8/6/2010, 17:00

Caro Wharfie,

embora não tenha escutado os Beyma compreendo o que diz, também me rendi aos encantos da banda larga mas só conheço e trabalho com os Fostex pela qualidade e preço mais acessível para os clientes.

Eis alguns exemplos q tenho:

http://picasaweb.google.pt/Nelson.M.Avelar/CAIXASACUSTICASDEBANDALARGA#

se quiser um dia experimentar um destes altifalantes.

Cumprimentos,

Nelson Avelar
www.nelsonavelar.com

wharfie escreveu:o driver da Beyma parece-me muito bom para o preço

Têm estado a tocar com amplificação de um receiver onkyo (mediocre,eu sei,mas nao tenho acesso a melhor!)
e tocam bastante bem assim,agora imagino e sonho como deverão cantar com amplificadores "a sério",como aqueles que
com certeza muitos de vós possuem... Colunas de alta eficiência Icon_biggrin

Quanto ao projecto das "viech",muita gente se queixou que o desenho da caixa não seria o melhor ou mais optimizado,tendo
surgido em foruns hifi alemães uma ou duas versões tanto optimizadas como bastante mais contidas nas suas dimensões.

Foi a primeira coisa que fiz em diy e estou mesmo muito satisfeito e sem duvida,que revelou tudo o que tenho de mau em termos de amplificação e fonte lá em casa...é uma satisfação estranha,porque me deixou desesperado por melhor equipamento! Colunas de alta eficiência Icon_eek

Back loaded horn loudspeaker...sejam o que forem,isto faz musica meus senhores e estou oficialmente viciado no full range. Colunas de alta eficiência Icon_geek
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Ocupação : Designer
Interesses : Permacultura, Ilustração, Pintura, Horticultura/Agricultura Biológica, Artesanato, Marcha Nórdica, C
Pontos/Reputação : 39

Mensagem  wharfie 8/6/2010, 17:55

Caro nelsonavelar,

Sem dúvida que a minha aspiração terrena se prendia com umas fe206,mas por enquanto vou-me rendendo a estas Beyma!
Pelo que tenho lido nos foruns do diy audio,há alguma gente a queixar-se do chamado "mid band shout" das fostex,que se corrigem facilmente com um filtrozito...e das Beyma,é unanime a opinião relativamente ao som que não causa fadiga alguma!
Mas também,as beyma não têm a extensão de agudos das fostex... Colunas de alta eficiência Icon_sad
Já não consigo ouvir musica com as Wharfedale diamond...agora é so full range!

Já agora,tenho andado á procura de fostex em portugal,só que nao consigo encontrar nada,ou então,muito pouco e mais caro que no estrangeiro...onde se podem adquirir estes drivers por cá?

Qual seria a caixa aconselhável para as fe206e?
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nelsonavelar 8/6/2010, 18:47

Nunca escutei o 206e. o máximo que fiz foi o 166e, aliás nunca escutei qualquer outro full range que os Fostex. Gostaria de conhecer os Beyma claro, mas também Lowther, Jordan e principalmente os Phy HP, estes é que me despertam muita curiosidade!, mas são caros...

Fostex em portugal nunca encontrei à venda, encomendo da alemanha de vários distribuidores dependendo do stock disponível.

Presumo q para os 206 o modelo recomedado pela Fostex seja bom, mas há também as BIB...

wharfie escreveu:Caro nelsonavelar,

Sem dúvida que a minha aspiração terrena se prendia com umas fe206,mas por enquanto vou-me rendendo a estas Beyma!
Pelo que tenho lido nos foruns do diy audio,há alguma gente a queixar-se do chamado "mid band shout" das fostex,que se corrigem facilmente com um filtrozito...e das Beyma,é unanime a opinião relativamente ao som que não causa fadiga alguma!
Mas também,as beyma não têm a extensão de agudos das fostex... Colunas de alta eficiência Icon_sad
Já não consigo ouvir musica com as Wharfedale diamond...agora é so full range!

Já agora,tenho andado á procura de fostex em portugal,só que nao consigo encontrar nada,ou então,muito pouco e mais caro que no estrangeiro...onde se podem adquirir estes drivers por cá?

Qual seria a caixa aconselhável para as fe206e?
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Interesses : Permacultura, Ilustração, Pintura, Horticultura/Agricultura Biológica, Artesanato, Marcha Nórdica, C

Mensagem  wharfie 8/6/2010, 19:07

Adoro o aspecto das BIB! Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
Tentei calcular as dimensoes da caixa para as beyma,era insuportavel...
um par de fe166,em quanto ficavam?
como "tocam"? Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nelsonavelar 8/6/2010, 21:50

Se bem me recordo 150€

Tocam mt bem, são mais sensíveis que os FE127, claro q cada par está em sua caixa diferente por isso é difícil relacionar.

Em termos de equilíbrio sonoro gosto mais das caixas de dimensão média (na fotografia) que usam o extinto FE127E.

wharfie escreveu:Adoro o aspecto das BIB! Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
Tentei calcular as dimensoes da caixa para as beyma,era insuportavel...
um par de fe166,em quanto ficavam?
como "tocam"? Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 8/6/2010, 22:05

wharfie escreveu:
...Foi a primeira coisa que fiz em diy e estou mesmo muito satisfeito ...
Wharfie Bem vindo ao mundo do Diy. Isto é viciante vais ver.

Excelente tópico este.

Estou com vontade de me iniciar no mundo do full range com este projecto "veich".
Para ser franco nunca ouvi umas full-range mas dava jeito ter uma colunas bastante sensíveis e sem crossover.

Também falam muito bem do Visaton B200 ( bem mais caras)

Mas acho que vou mandar vir de espanha os Beima 8AG/N uma vez que aqui em Portugal hoje pedira-me 37,50 euros por cada um. Livra!!! Colunas de alta eficiência Kopfschuettel

cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  nelsonavelar 8/6/2010, 22:47

Caro Carlomar,

se vier para terras da costa, convido-o a escutar os Fostexes e ter um primeiro contacto com a banda larga, com uma condição: quando tiver os seus Beyma 8AG/N convida-me para as poder escutar tb pois, como já referi, somente conheço Fostex e tenho curiosidade de escutar outros altifalantes e caixas desta filosofia...

obrigado

Carlomar escreveu:
wharfie escreveu:

Excelente tópico este.

Estou com vontade de me iniciar no mundo do full range com este projecto "veich".
Para ser franco nunca ouvi umas full-range mas dava jeito ter uma colunas bastante sensíveis e sem crossover.

Mas acho que vou mandar vir de espanha os Beima 8AG/N uma vez que aqui em Portugal hoje pedira-me 37,50 euros por cada um. Livra!!! Colunas de alta eficiência Kopfschuettel

cumprimentos
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  paulo_m 8/6/2010, 23:18

Sinceramente gostava de perceber qual é o desempenho de um design com um driver de full-range em termos de resposta de frequências, já que me parece difícil para o driver conseguir responder correctamente em toda a gama. Não me refiro à medida habitual de resposta de frequências (a quantos dB sai um sinal injectado a x Hz e y dB), mas sim a como o driver se comporta se p.ex. lhe mandar um sinal musical (e portanto mais complexo). Por exemplo, quão perfeita é a reprodução do espectro de uma nota de piano, de tuba ou de violino, usando uma gravação de referência.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  Carlomar 8/6/2010, 23:40

nelsonavelar escreveu:Caro Carlomar,
se vier para terras da costa, convido-o a escutar os Fostexes e ter um primeiro contacto com a banda larga, com uma condição: quando tiver os seus Beyma 8AG/N convida-me para as poder escutar tb pois, como já referi, somente conheço Fostex e tenho curiosidade de escutar outros altifalantes e caixas desta filosofia...

Ok Nelson,
obrigado pelo convite.
Quando for para esses lados aviso.

Acabei de ver o seu album de fotos. está excelente. Parabéns.
As colunas tem excelentes acabamentos. (claro outra coisa não seria de esperar de um designer)
Pena eu não ter as condições dessa da oficina que se pode ver nas fotos.

Diy é partilhar! Também é este o meu lema.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 10:03

Carlomar escreveu:
wharfie escreveu:

Excelente tópico este.

cumprimentos

Completamente viciado!E agora que falaste no F5 já nao quero outra coisa!E ainda tenho um shigaclone para tentar construir! Colunas de alta eficiência Icon_cheers
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nelsonavelar 9/6/2010, 10:47

Sim seria interessante perceber melhor, no entanto a bitola que uso para apreciar uma caixa full-range não é a de números mas sim a do prazer de escutar música, e de facto assim o desfruto com todas as qualidades e defeitos, a começar pelos meus ouvidos!

paulo_m escreveu:Sinceramente gostava de perceber qual é o desempenho de um design com um driver de full-range em termos de resposta de frequências, já que me parece difícil para o driver conseguir responder correctamente em toda a gama. Não me refiro à medida habitual de resposta de frequências (a quantos dB sai um sinal injectado a x Hz e y dB), mas sim a como o driver se comporta se p.ex. lhe mandar um sinal musical (e portanto mais complexo). Por exemplo, quão perfeita é a reprodução do espectro de uma nota de piano, de tuba ou de violino, usando uma gravação de referência.
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 9/6/2010, 11:30

paulo_m escreveu:Sinceramente gostava de perceber qual é o desempenho de um design com um driver de full-range em termos de resposta de frequências, já que me parece difícil para o driver conseguir responder correctamente em toda a gama. Não me refiro à medida habitual de resposta de frequências (a quantos dB sai um sinal injectado a x Hz e y dB), mas sim a como o driver se comporta se p.ex. lhe mandar um sinal musical (e portanto mais complexo). Por exemplo, quão perfeita é a reprodução do espectro de uma nota de piano, de tuba ou de violino, usando uma gravação de referência.

Full-range é uma designação enganadora: estes altifalantes deveriam chamar-se wide-range, ou de banda-larga.

Tive dois pares de colunas com altifalantes de banda larga, um deles uma monitora de dimensões razoáveis com altifalantes de grande qualidade fabricados pela Diatone (Mitsubishi) para a NHK (Japan Broadcasting Corporation), o P-610.

Colunas de alta eficiência 2295125182_6a173ea075

A principais características eram a resposta muito linear e a reduzida distorção de intermodulação.

Colunas de alta eficiência 2088147219_4db4c55510

Ainda assim sofriam de falta de graves (resultante do curso muito curto) e de beaming nas altas frequências que eram desagradáveis ao ouvido.
A extensão do grave era bastante limitada, equivalente ao de umas pequenas monitoras.
Daria um bom altifalante de médio se associado a uma unidade de graves e a um tweeter.

Da minha experiência com este tipo de colunas concluí que são incapazes de reproduzir gravações de mais do que dois ou três instrumentos com claridade, têm uma dinâmica limitada (pelo menos os altifalantes de 5" e 6,5" que possui) e não são capazes de tocar alto.

Por alguma razão existem woofers, quackers e tweeters.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 12:25

Ainda assim sofriam de falta de graves (resultante do curso muito curto) e de beaming nas altas frequências que eram desagradáveis ao ouvido.

Noto que os altifalantes se encontram em caixas do tipo bass reflex,solução que se encontra longe da ideal para um driver de curso curto...o beaming nas altas frequencias destes drivers que menciona,não significa que seja apanágio deste tipo de altifalantes.

Da minha experiência com este tipo de colunas concluí que são incapazes de reproduzir gravações de mais do que dois ou três instrumentos com claridade, têm uma dinâmica limitada (pelo menos os altifalantes de 5" e 6,5" que possui) e não são capazes de tocar alto.

Existem bastantes alternativas e por vezes o ser de alta qualidade como refere,não significa que não tenha as suas falhas.Com bastante humildade,consigo apontar de olhos fechados,variados instrumentos e vozes com as minhas Beyma e tudo isto com amplificação e fontes bastante comerciais e modestas.Agora dinâmica limitada...deve variar de driver para driver,porque não reconheço esse defeito no que tenho.Têm até uma particularidade viciante de se tornarem extremamente dinâmicas quanto mais
puxamos pelo volume e acredite,os niveis de spl são arrepiantes Colunas de alta eficiência 598295 ...desconheço a sensibilidade dos altifalantes presentes nas belas colunas que nos mostra,mas por exemplo as beyma apresentam uma sensibilidade de 96db. Colunas de alta eficiência Icon_cool

De-lhes mais uma oportunidade!As viech que construi substituiram as minhas velhinhas Wharfedale Diamond 8,mas reconheço que existem colunas de 2 ou mais vias ainda melhores...tal como drivers "wide-range" melhores Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nelsonavelar 9/6/2010, 13:18

Fico contente por podermos partilhar experiências com este método de escuta.

Eis algumas das minhas conclusões com os Fostex, não sei se com Beyma e restantes marcas também ocorre o mesmo mas julgo q sim:

• O q mais me impressionou nas particularidades destas bandas largas é um fenómeno de audição e projecção espacial muito particular, isto é, em qualquer sala em que eu esteja fora da sala onde se encontram as colunas a tocar consigo escutar com detalhe, presença e realismo o tema musical. Escutado assim de fora tenho mesmo a sensação que está lá dentro uma banda musical ao vivo! Nunca tinha sentido esta presença em outras colunas.

• No caso do Fostex FE127E com apenas 15 watts/pico nominais de potência (raramente ultrapasso mais do que 50% da sua capacidade total, pois torna-se muito alto para a sensibilidade auditiva do meu sistema nersoso) enche-se uma sala de musica, esta simplicidade ecológica é muito atraente, aliada claro à qualidade do som.

• Estes altifalantes são muito realistas e sai de lá tudo. Se a gravação for má é horrível escuta-los, se for boa é o nirvana.

• São conhecidos como adequados para jazz, voz ou instrumentos acústicos em geral e de facto assim é.

• Não gosto de escutar (nestas caixas que tenho) Pink Floyd, Tangerine Dream e rock muito electronico de um modo geral.

• Em Jazz, vozes (principalmente femininas) ou outros estilos musicais acusticos são realmente maravilhosos. Parece q tenho a banda e os interpretes à minha frente.

• Em clássica depende da qualidade das gravações, fiquei a saber com estas colunas que há por aí muita gravação medíocre.

• Em suporte de vinil, se o disco tiver pó ou riscos escuta-se tudo, clicks e pops e clicks e pops!

• Chill Out sendo de boa qualidade é fantástico havendo mesmo alguns temas em que tem graves a mais sem perder detalhe nos médios agudos. Recordo-me em particular a faixa I.M.S. a segunda do álbum Ambient Planet Vol. II http://www.psyshop.com/shop/CDs/flr/flr1cd619.html. Se tem graves a mais para um full range então como tocará com um woofer dedicado?!

• Graves, médios e agudos variam muito de musica para musica.

• A posição do ouvinte na sala e ao centro do par de colunas é importante pois os altifalantes são muito direccionais.

• O efeito estereofónico é impressionante.

• Colocando o volume muito baixo consegue-se escutar bastante bem a grande maioria dos sons. Julgo q isto se deve à elevada sensibilidade dos altifalantes.

• Há de facto compromissos, como em tudo. Certas gravações como "Also sprach Zarathustra" de Richard Strauss (o tema de 2001 Odisseia no Espaço) nota-se em algumas fases o efeito Doppler.

Espero um dia escutar os Beyma e principalmente os Phy HP.

Cumprimentos a todos.
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  paulo_m 9/6/2010, 13:49

nelsonavelar escreveu:Sim seria interessante perceber melhor, no entanto a bitola que uso para apreciar uma caixa full-range não é a de números mas sim a do prazer de escutar música, e de facto assim o desfruto com todas as qualidades e defeitos, a começar pelos meus ouvidos!

A minha pergunta não tem nada a ver com o desfrute e prazer proporcionado pelas caixas full-range (ou wide-range), mas sim pura curiosidade em saber como se comporta fisicamente o driver quando "forçado" a reproduzir sinais com determinadas características (por exemplo, qual é a estabilidade da reprodução de uma sinusoidal se de repente lhe fôr mandado um transitório curto?).

Eu sei que o critério último é sempre o prazer auditivo, mas sei também que o ouvido (ou o cérebro?) reconstitui, repõe e mesmo recria frequências e outros componentes auditivos para preencher imperfeições, deficiências e lacunas no estímulo que lhe chega. Daí o meu interesse puramente "nos números" para tentar perceber quais são as limitações inerentes a uma caixa full-range com um driver de pequenas dimensões--isto sem querer denegrir esse tipo de coluna; uma consulta aos meus posts passados e ao meu sistema indicará que, salvo rara excepção, colunas com drivers dinâmicos não são mesmo ao meu gosto.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 9/6/2010, 14:04

Pela enumeração de características noto que são colunas que tocam minimamente bem, mas não consegui perceber uma característica que fosse particularmente associada a essa topologia, já que todas as que enumera se encontram em colunas de 2 ou mais vias. Imagino que a ausência de crossover seja talvez uma das mais importantes.

Mas fiquei curioso com a sua referência ao efeito Doppler no Also sprach Zarathustra. Pode descrever exactamente qual a alteração que ouviu? É que não imagino que a fonte ou que o seu ouvido estejam em movimento para causar esse efeito.

nelsonavelar escreveu:Fico contente por podermos partilhar experiências com este método de escuta.

Eis algumas das minhas conclusões com os Fostex, não sei se com Beyma e restantes marcas também ocorre o mesmo mas julgo q sim:

• O q mais me impressionou nas particularidades destas bandas largas é um fenómeno de audição e projecção espacial muito particular, isto é, em qualquer sala em que eu esteja fora da sala onde se encontram as colunas a tocar consigo escutar com detalhe, presença e realismo o tema musical. Escutado assim de fora tenho mesmo a sensação que está lá dentro uma banda musical ao vivo! Nunca tinha sentido esta presença em outras colunas.

• No caso do Fostex FE127E com apenas 15 watts/pico nominais de potência (raramente ultrapasso mais do que 50% da sua capacidade total, pois torna-se muito alto para a sensibilidade auditiva do meu sistema nersoso) enche-se uma sala de musica, esta simplicidade ecológica é muito atraente, aliada claro à qualidade do som.

• Estes altifalantes são muito realistas e sai de lá tudo. Se a gravação for má é horrível escuta-los, se for boa é o nirvana.

• São conhecidos como adequados para jazz, voz ou instrumentos acústicos em geral e de facto assim é.

• Não gosto de escutar (nestas caixas que tenho) Pink Floyd, Tangerine Dream e rock muito electronico de um modo geral.

• Em Jazz, vozes (principalmente femininas) ou outros estilos musicais acusticos são realmente maravilhosos. Parece q tenho a banda e os interpretes à minha frente.

• Em clássica depende da qualidade das gravações, fiquei a saber com estas colunas que há por aí muita gravação medíocre.

• Em suporte de vinil, se o disco tiver pó ou riscos escuta-se tudo, clicks e pops e clicks e pops!

• Chill Out sendo de boa qualidade é fantástico havendo mesmo alguns temas em que tem graves a mais sem perder detalhe nos médios agudos. Recordo-me em particular a faixa I.M.S. a segunda do álbum Ambient Planet Vol. II http://www.psyshop.com/shop/CDs/flr/flr1cd619.html. Se tem graves a mais para um full range então como tocará com um woofer dedicado?!

• A posição do ouvinte na sala e ao centro do par de colunas é importante pois os altifalantes são muito direccionais.

• Colocando o volume muito baixo consegue-se escutar bastante bem a grande maioria dos sons. Julgo q isto se deve à elevada sensibilidade dos altifalantes.

• Há de facto compromissos, como em tudo. Certas gravações como "Also sprach Zarathustra" de Richard Strauss (o tema de 2001 Odisseia no Espaço) nota-se em algumas fases o efeito Doppler.

Cumprimentos a todos.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  nelsonavelar 9/6/2010, 14:35

Sim encontram-se mas é um som diferente, por alguma razão me arrepiou... Não consigo descrever mais que um sentimento.

Also sprach Zarathustra:

https://www.youtube.com/watch?v=lyJwbwWg8uc&feature=related

Entre os 0:30 e 1:00, o grave de fundo vindo dos violoncelos provoca um efeito de distorção no trompete. Atribuo a caracteristica de Doppler se fosse possivel nos posicionarmos exactamento no meio do percurso de excursão do cone, isto em teoria, mas julgo ser este o efeito, pois dada a velocidade de deslocação das baixas frequências sinto um certo eco.

paulo_m escreveu:Pela enumeração de características noto que são colunas que tocam minimamente bem, mas não consegui perceber uma característica que fosse particularmente associada a essa topologia, já que todas as que enumera se encontram em colunas de 2 ou mais vias. Imagino que a ausência de crossover seja talvez uma das mais importantes.

Mas fiquei curioso com a sua referência ao efeito Doppler no Also sprach Zarathustra. Pode descrever exactamente qual a alteração que ouviu? É que não imagino que a fonte ou que o seu ouvido estejam em movimento para causar esse efeito.

nelsonavelar escreveu:Fico contente por podermos partilhar experiências com este método de escuta.

Cumprimentos a todos.
nelsonavelar
nelsonavelar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 9/6/2010, 16:48

Pedindo licença para me intrometer, gostaria de deixar a minha opinião.

Quanto a mim, e pegando no que o Paulo escreveu, uma, senão a maior vantagem das full-range é a ausência de XOver. Na minha apresentação escrevi que odeio XOvers passivos.

Também concordo com o Ricardo quando afirma que o termo mais correcto seria
banda larga, ou semelhante. Da minha experiência com este tipo de transdutores, resulta para mim que sendo uma óptima solução para certo tipo de música, será sempre um compromisso na generalidade. Como por exemplo as LS3/5A, um compromisso com 2 vias, desenvolvidas básicamente para monitorizar voz, e que sempre se destacaram pelos seus médios, e não pelo que se passa nos pisos térreos.
Mas repito, o que as full-range, ou o que lhe quiserem chamar, fazem bem, fazem-no muito bem.

Quanto ao efeito Doppler na intro do Zara, e embora este efeito também se possa verificar apenas com o movimento/deslocação da fonte, não tenho a certeza que se trate mesmo de efeito Doppler. Assim como num sistema em que os cones estejam sujeitos (e descontrolados) com 50Hz à solta, o que provoca uma modulação das restantes frequências, também aqui os baixos da peça de Strauss podem modular certas frequências do trompete. É só uma suposição. Não tenho conhecimentos acerca do efeito Doppler, mais que os básicos.

Quanto à pergunta do Paulo,
»mas sim pura curiosidade em saber como se comporta fisicamente o driver quando "forçado" a reproduzir sinais com determinadas características (por exemplo, qual é a estabilidade da reprodução de uma sinusoidal se de repente lhe fôr mandado um transitório curto?).«
Nestes casos a malta da SAE dizia -faz como a formigunha quando se pendura no elefante, tenta cumprir-.

Finalizando, e acerca dos transdutores dinâmicos vs. painéis, ribbons, membranas,
e desde há muitos anos com as velhinhas ESL 57, todos sabem a minha opinião.

Mas enfim, mau, mesmo péssimo é quando falta a electricidade. Aí não há mesmo música.

Abraços,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 17:30

será que este tema se poderá comparar ao cliché "vinil versus cd"?
Esgotando a frieza dos números e esgotando as palavras no Âmago do nosso ser,no fim,é como o nelsonavelar refere,nada
mais do que um "arrepio"... Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 9/6/2010, 17:37

Caro Wharfie,

Com certeza já conhece este site: http://fullrangedriver.com/singledriver/theory.html

wharfie escreveu:Noto que os altifalantes se encontram em caixas do tipo bass reflex,solução que se encontra longe da ideal para um driver de curso curto...

Tem a certeza do que afirma? É que o altifalante em questão foi especialmente concebido para essa aplicação.

wharfie escreveu:o beaming nas altas frequencias destes drivers que menciona,não significa que seja apanágio deste tipo de altifalantes

Mas é. A menos que as leis da física se tenham alterado entretanto.

wharfie escreveu:Existem bastantes alternativas e por vezes o ser de alta qualidade como refere,não significa que não tenha as suas falhas.Com bastante humildade,consigo apontar de olhos fechados,variados instrumentos e vozes com as minhas Beyma e tudo isto com amplificação e fontes bastante comerciais e modestas.Agora dinâmica limitada...deve variar de driver para driver,porque não reconheço esse defeito no que tenho.Têm até uma particularidade viciante de se tornarem extremamente dinâmicas quanto mais
puxamos pelo volume e acredite,os niveis de spl são arrepiantes Colunas de alta eficiência 598295 ...desconheço a sensibilidade dos altifalantes presentes nas belas colunas que nos mostra,mas por exemplo as beyma apresentam uma sensibilidade de 96db.

Alta qualidade significa alta qualidade de concepção e desempenho, ou seja, tocavam bem.
A dinâmica limitada deve-se, neste caso, à dimensão do altifalante (6,5" ou 16,50cm).
A sensibilidade em open baffle é de 91dB 1W 1M e se não estou em erro cerca de 94dB em caixa. Mas a sensibilidade não tem uma relação directa com a capacidade de tocar alto, apenas significa que será necessário menor potência para atingir o mesmo "volume".

Neste momento já não me restam dúvidas de que é impossível reproduzir uma orquestra com um só altifalante, que um altifalante de cone não é fisicamente adequado para reproduzir altas frequências (e note-se que em tempo existiram tweeters de cone) e que não se consegue reproduzir o full range (ou seja, a gama de frequências audíveis 20-20.000Hz) com apenas 1 altifalante (nem com apenas dois).

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 9/6/2010, 18:04

M Fernandes escreveu:Finalizando, e acerca dos transdutores dinâmicos vs. painéis, ribbons, membranas,
e desde há muitos anos com as velhinhas ESL 57, todos sabem a minha opinião.

Mas enfim, mau, mesmo péssimo é quando falta a electricidade. Aí não há mesmo música.

Caro Mário,

Confesso que tenho bastante curiosidade de ouvir esse sistema eléctro-estático. Wink

Um abraço,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 18:10

onga-ku escreveu:Caro Wharfie,

Com certeza já conhece este site: http://fullrangedriver.com/singledriver/theory.html

wharfie escreveu:Noto que os altifalantes se encontram em caixas do tipo bass reflex,solução que se encontra longe da ideal para um driver de curso curto...

Tem a certeza do que afirma? É que o altifalante em questão foi especialmente concebido para essa aplicação.

wharfie escreveu:o beaming nas altas frequencias destes drivers que menciona,não significa que seja apanágio deste tipo de altifalantes

Mas é. A menos que as leis da física se tenham alterado entretanto.

wharfie escreveu:Existem bastantes alternativas e por vezes o ser de alta qualidade como refere,não significa que não tenha as suas falhas.Com bastante humildade,consigo apontar de olhos fechados,variados instrumentos e vozes com as minhas Beyma e tudo isto com amplificação e fontes bastante comerciais e modestas.Agora dinâmica limitada...deve variar de driver para driver,porque não reconheço esse defeito no que tenho.Têm até uma particularidade viciante de se tornarem extremamente dinâmicas quanto mais
puxamos pelo volume e acredite,os niveis de spl são arrepiantes Colunas de alta eficiência 598295 ...desconheço a sensibilidade dos altifalantes presentes nas belas colunas que nos mostra,mas por exemplo as beyma apresentam uma sensibilidade de 96db.

Alta qualidade significa alta qualidade de concepção e desempenho, ou seja, tocavam bem.
A dinâmica limitada deve-se, neste caso, à dimensão do altifalante (6,5" ou 16,50cm).
A sensibilidade em open baffle é de 91dB 1W 1M e se não estou em erro cerca de 94dB em caixa. Mas a sensibilidade não tem uma relação directa com a capacidade de tocar alto, apenas significa que será necessário menor potência para atingir o mesmo "volume".

Neste momento já não me restam dúvidas de que é impossível reproduzir uma orquestra com um só altifalante, que um altifalante de cone não é fisicamente adequado para reproduzir altas frequências (e note-se que em tempo existiram tweeters de cone) e que não se consegue reproduzir o full range (ou seja, a gama de frequências audíveis 20-20.000Hz) com apenas 1 altifalante (nem com apenas dois).

Cumprimentos,
onga-ku

Sim estou familiarizado com o site e sim,tenho a certeza do que afirmo,uma caixa bass reflex não é considerada ideal para um altifalante com curso curto.Tenho lido bastante,muitas fontes na internet,como tal a minha afirmação baseia-se nas afirmações de outros,mas a troca de experiencias acaba por ser uma fonte de conhecimento e enriquecimento,tanto para mim como para todos os seres humanos.É impossivel verificarmos sem experiência todos os factos que afirmamos,como tal acabo por ter tanta certeza como vós.Acaba por fazer sentido que para extrair alguns graves por exemplo dos beyma,se tenha de recorrer á ridicula "bengala" para que tenha alguma extensão nas baixas frequências,pois estas também têm um curso mesmo muito curto.

Mesmo alguns drivers Fostex fazem questão de ser anunciados como "possiveis" de montar numa disposição bass reflex,para
permitir alguns mortais sem espaço suficiente na sala, a audição das mesmas sem recorrerem a um pomposo back-loaded exponential horn ou outra construção igualmente complexa.Mas jamais seria a solução ideal e a julgar pela multiplicidade e diversidade de diyer´s por esse mundo fora preferem tanto uma solução como outra,mas o back loaded horn retira sempre mais do altifalante nestas circunstancias (movimento do cone reduzido).

Reconheço o erro na minha falhada tentativa de explicação relativamente á sensibilidade,a sua é correcta...mas falo da experiencia que tenho com as minhas e não concordo consigo.Fala relativamente á sua experiência,eu menciono a minha.E está visto que estamos a falar de altifalantes bastante distintos felizmente e é o que nos enriquece a todos. Colunas de alta eficiência Icon_biggrin
A proposito da alta qualidade de concepção significar sempre alto desempenho...tem a certeza?

Levado agora numa toada sarcástica,esclareço-o segundo textos de alguns astrofísicos,que algumas constantes que se julgavam "constantes" na física,podem ter variado ligeiramente ao longo dos tempos...por isso nem posso afirmar que tenham mudado nem o venerável onga-ku poderá afirmar o contrário...

Mas respeitando com certeza a sua muito maior experiência relativamente a todos estes assuntos,porque todos somos alunos de todos,agradecia que me elucidasse relativamente ao fenómeno de beaming dos altifalantes "wide-range".

cumprimentos
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado