Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

+35
Diplomata
rjbv17
enxuto
Nelson Antunes
mr_niceguy
Rufino_2013
rlcs1958
Julião
Henri
nole
CeeVee
colbrive
Antero Pereira
filcas
ricardo onga-ku
manel1
Raines
vinyl33
asoares
wharfie
MASantos
Mfigueiredo
jpsimoes
paa
cello
Paulo André
Marmes
Lages
joevalve
MCA.hifi
Racional
Blink
rneiva
fm&stereo
Carlomar
39 participantes

Página 27 de 29 Anterior  1 ... 15 ... 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar 26/9/2013, 21:42

Antero Pereira escreveu:faltam umas fotozitas do bicho para alegrar a malta Cool 
Antero vais ficar desiludido pois o Bicho é bem feio.
O meu F5 é apenas um entre vários projetos de amplificadores que tenho e como tal não tem caixa.
É apenas uma "tábua" de ensaios com um monte de fios e duas ventoinhas.

vinyl33 escreveu:
...Sorry.
Vinyl33,
não tem que pedir desculpa.
Qualquer assunto disponha Very Happy 

Curiosamente com Filtragem CLC o ripple no segundo Banco de condensadores diminui, mas no primeiro aumenta. Curioso não?

Abraço
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 Empty Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  rjbv17 5/10/2013, 14:47

Meus caros,

Não aderi (ainda) a este projeto porque continuo focado nas válvulas. No entanto subscrevo a news letter da DiyAudio e veio o link que aqui incluo, para quem estiver interessado no tema: http://www.diyaudio.com/store/f5t-circuit-boards-198.html
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 380

Mensagem  Antero Pereira 10/10/2013, 21:49

Carlomar escreveu:
Antero Pereira escreveu:faltam umas fotozitas do bicho para alegrar a malta Cool 
Antero vais ficar desiludido pois o Bicho é bem feio.
O meu F5 é apenas um entre vários projetos de amplificadores que tenho e como tal não tem caixa.
É apenas uma "tábua" de ensaios com um monte de fios e duas ventoinhas.

vinyl33 escreveu:
...Sorry.
Vinyl33,
não tem que pedir desculpa.
Qualquer assunto disponha Very Happy 

Curiosamente com Filtragem CLC o ripple no segundo Banco de condensadores diminui, mas no primeiro aumenta. Curioso não?

Abraço
então como vão as audições ? e as fotos??

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 Empty Preciso de ajuda

Mensagem  Lages 25/10/2013, 19:26

Antes de mais boa noite pessoal.

Desculpem por ter andado desaparecido mas teve que ser e na altura não deu para seguir com o projeto.

Mas como o bicho continua aqui decidi avançar agora.

Fiz uma encomenda na Modushop só que estou com uma dúvida.

O VAT Number é a nossa taxa de IVA de 23%.

Quem poder esclareça isto pois eles para enviarem material estão dependentes dessa informação.

Obrigado....
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Ocupação : Manutenção Automação
Interesses : Musica, DIY, Aeromodelismo
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  Blink 25/10/2013, 20:10

Pela fatura que me enviaram era de 21%.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Mensagem  Carlomar 25/10/2013, 20:43

Lages escreveu:...
Fiz uma encomenda na Modushop só que estou com uma dúvida.

O VAT Number é a nossa taxa de IVA de 23%.

Quem poder esclareça isto pois eles para enviarem material estão dependentes dessa informação.
Viva Lages,

o amigo Colbrive tentou postar, mas não conseguio pelo que, a seu pedido, passo a citar o seu esclarecimento:

"O VAT corresponde de facto ao IVA, só que para o caso o que pretendem é o NIF (nº de contribuinte) do Lages ou NIPC se encomenda feita através de empresa.
Quando reclamado pelo expeditor o NIF/NIPC tem de ter uns digitos suplementares que na realidade definem o país do destinatário, para tanto normalmente deve este dirigir-se às finanças e declarar que vai importar bens do exterior para em troca lhe dizerem que basta...indicar o que segue.
Para tão pouco, para quê incomodar a repartição referida se basta complementar o NIF do destinatário com as letras PT. Sem qualquer fraude!
Assim sendo, o Lages tem de comunicar ao vendedor a informação seguinte: PT + n. de contribuinte pessoal ou de empresa.
Se nada mudou no nosso sistema, deve em breve receber mensagem a confirmar expedição da encomenda ou quem sabe a encomenda antes da mensagem."
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Lages 28/10/2013, 18:06

Viva Carlomar

Fiz como dizias no teu comentário, no entanto ainda vem com a pergunta se a compra é feita por particular ou por empresa.

Caso seja para particular como é o caso tenho que pagar mais o IVA a 22%.

Vamos ver se agora resolvo o problema.

Mesmo assim obrigado pessoal.
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Lages 29/10/2013, 13:13

Bom dia pessoal.

Mais uma noticia

Mandei vir dois transformadores de 400VA 230V Primário e 2x18V Saída.

E perguntam vocês, e porquê só 400VA quando aqui o pessoal já anda com 600VA e logo 2.

É assim logo no inicio quando tinha a intenção de construir este projecto sempre tive a ideia de fazer monoblocos. Depois os 600VA que se utilizam aqui penso eu são para as versões turbo pois o senhor N.P. utilizou 350VA.

Sendo assim eu com um transformador posso montar o amplificador de dois canais mas se quiser avançar para a versão monobloco poderei fazelo com toda a segurança.

Comprei na Toroidy, o preço é excelente mas tem um inconveniente para quem como eu paga por transferência esta tem um custo associado de + ou - 48€. Fazendo as contas dois transformadores de 400VA que com os portes ficavam por 103€ com a transferência ficam por 151€.

Mesmo assim espero ter feito uma boa escolha pois por exemplo na Edonion pediam por um de 250VA 60€ mais 10€ de portes.

Agora uma pergunta ou se quiserem duas.

Onde posso encontrar os transístores de entrada emparelhados?

Quais os que aconselham para a saída e onde os posso encontra também emparelhados?

Eu sei que isto é como quem pede a papinha toda feita mas basta uma pessoa estar fora deste mundo dois ou três anos para ter que rever tudo...First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 35306

Até mais...
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 29/10/2013, 22:19

Lages escreveu:

Quais os que aconselham para a saída e onde os posso encontra também emparelhados?
Viva,

relembro que os transístores para o F5 não tem de ser emparelhados.
O facto de serem emparelhados pode dar algum descanso psicológico, mas não garante melhor som.

O problema tem mais a ver com conseguir arranjar os Jfets originais, o que é cada vez mais difícil á medida que o tempo passa.

O ebay está inundado de fakes da China.

Podes arranjar aqui Jfets originais e emparelhados, mas á medida que escasseiam, eles já começaram a abusar dos preços.
http://www.fetaudio.com/

Quanto aos Mosfets(Saída) também não precisam ser emparelhados(exceto para o F5T).

Podes arranjar facilmente IRFP240/9240 na MOUSER, RS ou FARNELL.

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Vishay-Siliconix/IRFP240PBF/?qs=sGAEpiMZZMshyDBzk1%2fWi1F3z9PgzPBnuHmAlkPuz34%3d

Como não são caros podes comprar mais e Medir o VGS como já expliquei aqui no Tópico e aproximar o mais possível os valores.

Os meus não estão emparelhados.

Recordo que o "Par complementar" IRFP240/9240, não é perfeitamente complementar. No entanto esta ligeira falta de complemetariade, até pode ser benéfica, na opinião de alguns,  uma vez que dá ao som algum calor fruto do aumento de harmónicos pares.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vinyl33 30/10/2013, 20:49

Lages escreveu:

http://www.ebay.co.uk/itm/FULL-SET-OF-MATCHED-SEMICONDUCTORS-FOR-PASS-F5-POWER-AMPLIFIER-/251199491128?pt=US_Amplifier_Parts_Components&hash=item3a7ca80c38

Ab
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  Diplomata 31/10/2013, 10:26

Viva

Caro Vinil33, tem confiança neste fornecedor? É que tudo o que tenho lido sobre o F5, é referido que  no ebay já só se encontram fakes....
Também estou muito tentado a experimentar as virtudes do F5...mas ainda só estou na pesquisa de mercado.

fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Pontos/Reputação : 270

Mensagem  Lages 3/11/2013, 15:44

Boa tarde pessoal.

Que me dizem de utilizar a entrada o 2SK246 em vez do 2SK170 e utilizar o 2SJ103 em vez do 2SJ74?

É que sendo assim, supondo que já utilizo o BC560 e o BC550, já tenho os transístores todos para montar os amplificadores pois vasculhando o material antigo encontrei aqui alguma coisa.

Obrigada.

João Lages
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 3/11/2013, 16:59

Lages escreveu:
Que me dizem de utilizar a entrada o 2SK246 em vez do 2SK170 e utilizar o 2SJ103 em vez do 2SJ74?

Não são perfeitamente complementares. A menos que apliques a degeneração recomendada pelo EUVL com uma resistência de 75ohms.

http://www.diyaudio.com/forums/attachments/pass-labs/186295d1283453392-f5-power-amplifier-k246-vs-j103.pdf

Na realidade o Par J74/K170 também não é perfeitamente complementar (mas anda muito próximo) e não é por isso que não funcionam bem em conjunto.

Acredito que isso funcione, pois na minha primeira experiência com o F5, eu também usei dois Jfets não complementares, (J108/K170) e funcionou. Aparentemente o som era bom.

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 Empty Pré Jfet Boz

Mensagem  Carlomar 4/11/2013, 22:36

Boas ,

quem estiver a pensar em construir um pré minimalista, simples, económico e de qualidade para o F5 tem aqui uma boa Dica
https://www.audiopt.net/t13752-jfet-boz-preamp

cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Lages 9/11/2013, 22:59

Boa noite pessoal

Carlomar quanto ao pre que falou parece uma opção interessante...

Agora uma pergunta

Que dizem destes Mosfet de potência?

ALF08N20V cana N, ALF08P20V cana P ALF08NP20V5 canal N&P da SEMELAB

Penso que este ultimo componente pode ser interessante pois são mosfet áudio canal N e outro P que estão aplicados no mesmo involucro.

http://products.semelab-tt.com/magnatec/alfet.shtml

A farnel e a RS tem o de 8A 160 V +-13 a 14€

Até mais...
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 9/11/2013, 23:46

Lages escreveu:
Que dizem destes Mosfet de potência?

Viva Lages,

ainda bem que falou nisto. First Watt F5 Amp. de Potencia Class A - Página 27 969831 

Há muito tempo que estou para testar o F5 com Mosfets da Série Lateral. Mas ainda não o fiz.

No entanto importa referir que o F5 foi desenhado para funcionar com Mosfets da Série vertical.

Estes Alfet são da série Lateral. Poderá ser necessário fazer algumas alterações ao circuito.

Também existe uma outra diferença entre a Série lateral e a vertical:

A série vertical tem coeficiente de temperatura positivo. Ou seja quanto mais quente o transístor, mais aumenta o Bias. Por isso é importante usar os NTC para compensação de temperatura, caso contrário o Bias pode fugir até os transístores pegarem fogo.

Com a série lateral, não há este risco porque o coeficiente de temperatura é negativo.
Logo é dispensado o uso dos NTC, o que é excelente. E eventualmente até as resistências de Source 0,47 poderiam ser removidas.

Portanto se isto funcionar, até poderá trazer muitas vantagens. Acho que lá fora, alguém já experimentou.
Apenas posso dizer que tenho cá em casa um par de Lateral Mosfets complementares da Toshiba para fazer a experiência, e quando o fizer, irei publicar aqui o resultado.

Em relação ao canal N e canal P no mesmo invólucro, é má ideia, devido á grande quantidade de calor que temos de dissipar neste amplificador classe A. Convém que os 2 transístores estejam bem afastados um do outro.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Lages 10/11/2013, 01:20

Olá Carlomar.

Quanto ao coeficiente de temperatura por acaso já sabia. Eu já apliquei o 2SK1058 e o 2SJ162 da Hitachi e já conhecia também os BUZ900DP e BUZ905DP da Magnatec.

Quanto ao canal N e P em involucro único estou de acordo consigo no que disse, mas eu falei  nele pois o que penso é como vêm já num único involucro evitavam-se os problemas de emparelhamento e para as versões turbo isso seria uma solução, mas se traz outros problemas mais vale ter o trabalho de fazer o emparelhamento.

Se experimentar algum destes transístores de saída ou outros diga qualquer coisa.

Até mais
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 10/11/2013, 22:58

Lages escreveu:...Quanto ao coeficiente de temperatura por acaso já sabia. Eu já apliquei o 2SK1058 e o 2SJ162 da Hitachi e já conhecia também os BUZ900DP e BUZ905DP da Magnatec.
Ok Lages,

então o amigo já não é nenhum iniciado nestas lides.

Gostou do som dos Lateral Mosfet nessas suas experiências?
Sei que tem grandes adeptos.

Por vezes eu simplifico demasiado as explicações porque não sei qual o nível de conhecimentos e também para que os leitores menos experientes entendam.

Lages escreveu:
... o que penso é como vêm já num único invólucro evitavam-se os problemas de emparelhamento e para as versões turbo isso seria uma solução, mas se traz outros problemas mais vale ter o trabalho de fazer o emparelhamento.
Note que mesmo na versão Turbo, o emparelhamento apenas é obrigatório nos  transístores de canal N entre si, e nos de canal P entre si.

È fácil perceber porquê: se  2 ou 3 transístores estão em paralelo, devem fazer trabalho idêntico. Se um Mosfet tem um Vgs maior ou menor que o outro, vai haver desequilibro, com um a conduzir mais que o outro, logo esse vai aquecer mais... e é o primeiro a estoirar.

Seria  como meter pneus diferentes no mesmo eixo.

Mesmo no F5T, não é necessário  emparelhamento entre canal N e Canal P, porque P1 e P2 permitem ajustar o Bias dos canais N e P de forma independente. Logo não vejo grande vantagem no uso de Canal N e P no mesmo invólucro.

No entanto agradeço a Ideia. Se fosse num amplificador classe AB , já poderia  haver vantagens porque o calor a dissipar seria muito inferior.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Lages 11/11/2013, 13:16

Bom dia.

Carlomar escreveu:Ok Lages,

então o amigo já não é nenhum iniciado nestas lides.
Mais ou menos é que o que se aprendeu, com estas paragens parece que desaparece tudo, por isso se vir da minha parte aqui alguma pergunta sem nexo não se admire?  Laughing 

Carlomar escreveu:Gostou do som dos Lateral Mosfet nessas suas experiências?
O amplificador que tenho actualmente foi montado por mim e utiliza os 2SK1058 e 2SJ162.

Quanto ao som acho excelente mas como neste meio queremos sempre experimentar coisas novas lá vamos nós a outro projecto...

Umas perguntas.

Estou a desenhar as placas e há uma opinião sua que achei bastante interessante, eu não estou interessado na versão turbo para ter mais potência mas a duplicação da saída para ter uns graves mais controlados como disse que é possível aqui no forum e outras características que o amplificador beneficia e isso interessa-me. Agora põe-se a questão, isto pode ser feito sem alterar a alimentação de 24V?

Eu estou a aplicar o esquema versão Turbo V1 que o Sr. Pass publicou no artigo referente ao F5 Turbo
mas queria alimenta-lo a 24V sendo assim os valores dos componentes serão os do F5 normal?

Não sei se me fiz entender mas se poder dar aqui uma ajuda era bem vinda.

Obrigada.

JoãoLages
Lages
Lages
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar 12/11/2013, 00:23

Lages escreveu:...eu não estou interessado na versão turbo para ter mais potência mas a duplicação da saída para ter uns graves mais controlados como disse que é possível aqui no forum e outras características que o amplificador beneficia e isso interessa-me. Agora põe-se a questão, isto pode ser feito sem alterar a alimentação de 24V?

Eu estou a aplicar o esquema versão Turbo V1 que o Sr. Pass publicou no artigo referente ao F5 Turbo
mas queria alimenta-lo a 24V sendo assim os valores dos componentes serão os do F5 normal?
Viva João Lages,

é perfeitamente possível Duplicar as saídas mantendo a tenção nos 24V e mantendo a mesma potencia, ganhando alguns controlo. Pelo menos em teoria. Não precisa alterar nada e pode reduzir o Bias por cada Mosfet, mantendo o bias total de 1,3A. Isso resulta em que cada transístor aqueça menos. No entanto é possível que a distorção aumente ligeiramente.

Isso foi feito por muitos Foristas do diyAudio, bem antes do surgimento do F5T.

Quanto á realimentação, pode optar pela realimentação do F5 Std e do  F5R1 por meio das 2 resistências 100 ohm em paralelo(50ohms) o que dá um ganho de 15dbs ou pode também optar pela Realimentação mais reduzida do F5T por meio de duas resistências de 220 ohms em paralelo(110ohms) o que dá (22dbs) um ganho superior ao F5 std.
Menor realimentação, também aumenta ligeiramente a distorção. Mas isso não quer dizer que vá soar pior.

Espero ter respondido ao essencial das questões colocadas.

Até +
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar 12/11/2013, 00:34

Ainda sobre Mosfets da serie Lateral, o Sr. Nelson Pass escreveu na introdução do F5T:

"As an alternative, you can consider carefully matched Lateral Mosfets which
have a declining temperature coefficient. Unfortunately they tend to have
lower current ratings, and so are not suited to this particular goal."

Penso que pode-se concluir daqui que os Mosfets da serie Lateral podem ser usados no F5 std, mas não são recomendados para as Versões Turbo.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  brasas 1/3/2014, 08:49

Bom dia malta,

Quero desde ja agradecer o Carlosmar por toda ajuda prestada.

Vou avancar com a construção do f5, não sei se meus conhecimentos de eletronica chegam para montar essa maquina, vamos ver estou muito ansioso e claro com duvidas que conto com a vossa ajuda, os meus conhecimentos de eletronica esta no inicio mais ja consegui fazer algumas brincadeira simples que andam na internet, de pouco em pouco vou aprendendo cada vez mais pois a experiencia faz o artista  Very Happy 

Vou colocando os avancos aqui no post.

Desde ja muito obrigado.

brasas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 300
Pontos/Reputação : 120

Mensagem  Antero Pereira 1/3/2014, 22:37

brasas escreveu:Bom dia malta,

Quero desde ja agradecer o Carlosmar por toda ajuda prestada.

Vou avancar com a construção do f5, não sei se meus conhecimentos de eletronica chegam para montar essa maquina, vamos ver estou muito ansioso e claro com duvidas que conto com a vossa ajuda, os meus conhecimentos de eletronica esta no inicio mais ja consegui fazer algumas brincadeira simples que andam na internet, de pouco em pouco vou aprendendo cada vez mais pois a experiencia faz o artista  Very Happy 

Vou colocando os avancos aqui no post.

Desde ja muito obrigado.

boas ainda bem que decidiu construir, vai dar algum trabalho mas vai ser largamente compensado pela sua qualidade sónica, vai se surpreender .

quando tiver duvidas não hesite, estamos ca para ajudar

abraço e força

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar 12/5/2014, 23:19

Boa noite a todos,

fui defensor aqui da filtragem CLC em vez da CRC.
Até mostrei fotos das medições do riple no osciloscopio, e de facto o riple residual em CLC é bem menor que me CRC.

Até há pouco tempo atráz usei no F5 (ainda prototipo) filtragem CLC.

Há umas duas semanas atráz resolvi voltar a experiementar a filtragem em CRC como no esquema original.
Resultado, já arrumei as bobines, pois se ouve melhoria ao nivel da limpeza e de um som demasiado bem conportado, também (percebi agora) houve perdas ao nivel da emoção e até algum velar dos extremo agudo.

Por isso , como não gosto de enganar ninguém, venho aqui retratar-me.

O convivio alargado com o F5 em CLC e agora voltar atráz, mostrou-me que prefiro a filtragem CRC em termos de emoção e o Rapazito fica mais traquina.

Mas cabe a cado um decidir como gosta mais de ouvir musica.

Após isso resolvi retirar mesmo as resistencias do circuito de filtragem e é assim que estou a gostar mais.
Ou seja neste momento, tenho todos os condensadores em paralelo sem resistencias no meio.

Experimentem, não custa nada fazer um shunt ás resistencias com uma pinças crocodilo.
Os agudos vão ficar um pouco mais vivos, mas se o sistema já tiver tendencia para o brilhante, poderão não gostar.
O grave fica um pouco mais firme.

Atenção o pico inicial de corrente quando se liga o F5 vais ser mais violento, convem usar soft start ou 2 CL60 em serie.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Antero Pereira 15/5/2014, 21:42

Carlomar escreveu:Boa noite a todos,

fui defensor aqui da filtragem CLC em vez da CRC.
Até mostrei fotos das medições do riple no osciloscopio, e de facto o riple residual em CLC é bem menor que me CRC.

Até há pouco tempo atráz usei no F5 (ainda prototipo) filtragem CLC.

Há umas duas semanas atráz resolvi voltar a experiementar a filtragem em CRC como no esquema original.
Resultado, já arrumei as bobines, pois se ouve melhoria ao nivel da limpeza e de um som demasiado bem conportado, também (percebi agora) houve perdas ao nivel da emoção e até algum velar dos extremo agudo.

Por isso , como não gosto de enganar ninguém, venho aqui retratar-me.

O convivio alargado com o F5 em CLC e agora voltar atráz, mostrou-me que prefiro a filtragem CRC em termos de emoção e o Rapazito fica mais traquina.

Mas cabe a cado um decidir como gosta mais de ouvir musica.

Após isso resolvi retirar mesmo as resistencias do circuito de filtragem e é assim que estou a gostar mais.
Ou seja neste momento, tenho todos os condensadores em paralelo sem resistencias no meio.

Experimentem, não custa nada fazer um shunt ás resistencias com uma pinças crocodilo.
Os agudos vão ficar um pouco mais vivos, mas se o sistema já tiver tendencia para o brilhante, poderão não gostar.
O grave fica um pouco mais firme.

Atenção o pico inicial de corrente quando se liga o F5 vais ser mais violento, convem usar soft start ou 2 CL60 em serie.

Cumprimentos

boas se calhar vou também experimentar tirar as bobines e as resistências tenho é de arranjar um soft start, onde posso arranjar um que seja bom?

tenho tambem ca resistências prp para substituir todas as de baixa potencia e mills mr5 para as de alta. pela sua experiencia o que se ganha com as mr5?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar 16/5/2014, 23:23

Viva,

o mais facil é usar um ou dois termistores CL60 conforme o esquema original da fonte de alimentação.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Antero Pereira 1/6/2014, 21:43

Carlomar escreveu:Viva,

o mais facil é usar um ou dois termistores CL60 conforme o esquema original da fonte de alimentação.

boas já fiz o sugerido usei dois cl60 em serie e retirei as bobines.

quanto ao som o que notei foi que ficou mais "in your face", o grave como referiu tornou-se mais firme e seco.

veredicto final ainda não sei se gosto  confused 

ainda vou mudar umas resistências vamos ver como soa

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar 2/6/2014, 23:34

Antero Pereira escreveu:... retirei as bobines.

quanto ao som o que notei foi que ficou mais "in your face", o grave como referiu tornou-se mais firme e seco.

Viva,
tem razão, estava habituado ao som mais relaxado com as bobines, e agora ficou mais frontal.
Pode sempre experimentar com resistências (esquema original são 4x 0,47 em paralelo) de 0,1ohm. Suaviza um pouco mas não tanto como as bobines.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Antero Pereira 4/6/2014, 22:36

Carlomar escreveu:

Viva,
tem razão, estava habituado ao som mais relaxado com as bobines, e agora ficou mais frontal.
Pode sempre experimentar com resistências (esquema original são 4x 0,47 em paralelo) de 0,1ohm. Suaviza um pouco mas não tanto como as bobines.

boas hoje depois de mais uma audição com spl elevado dei comigo a ter de baixar o volume já me doía as "zorelhas", também a minha mulher que não sabia o que eu tinha feito disse "o som ta tão agressivo" e de facto dou-lhe razão.

vou ter de voltar as bobines.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Antero Pereira 28/11/2014, 23:27

boa noite

estive para aqui a pensar com os meus botões, sera possivel fazer a dissipação de um f5 atraves de um sistema de watercooling sem bomba de circulação e ventoinhas ?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 27 de 29 Anterior  1 ... 15 ... 26, 27, 28, 29  Seguinte

Ir para o topo