Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguma cultura

2 participantes

Ir para baixo

Alguma cultura Empty Alguma cultura

Mensagem  fm&stereo 26/1/2010, 02:14

Com a última visita ao MCA para trazer o material para o Ptphones e un dedo de conversa, como não poderia deixar de ser, não faltou tempo para um pouco de música. Desta vez mostrou-me o CD A Grande Missa, música antiga portuguesa. Uma maravilha!
Acontece que logo tratei de ir à procura do disco. Não havia, mas ficou encomendado. Há dias atrás ligaram-me a dizer que já tinha chegado o disco. Fui lá e, felizmente, encontrei também um que já tinha procurado - o Cantos da Lusofonia. Maravilha!
Só tenho pena que a gravação do A Grande Missa não seja tão bem feita quanto deveria, pois está demasiado decentrada. Mas enfim...

É curioso «ver» ouvir a voz de mulher cantar aquilo que na verdade quando foi escrita a música seria para ser cantada por um homem. Neste caso um homem geneticamente «mutilado», pois naquele tempo procuravam criar uma vóz angélica. Esta vóz é hoje em parte subestituida por uma de mulher ou de rapaz jovem (a que prefiro, mesmo não sendo algo de que possa concordar...) uma vez que essa onda já vai longe. Laughing
Corioso que, a cultura faz-se sempre de uma espécie de «mutilações». (Perversidade!...) Quanto a isto, não vou aqui espressar mais, mas isto dá realmente que pensar!... Laughing

O belo é sempre um conceito ou compromisso, no entanto, pode muito bem ser igualmente uma realidade. Ainda hoje ouvi um músico dizer que hoje aquilo que se faz em termos musicais não tem grande substância. Pois é precisamente aquilo que tenho tentado dizer por aqui, se é que me entendem.

Seja como for, a bem da música, que é por isso que aqui nos reunimos, devemos sempre procurar de algum modo ser críticos e não nos deixarmos facilmente enveredar por ideias como «aquela vóz», ect, e procurar antes, pelo menos, encontrar o gosto, para não dizer o bom gosto. affraid

Boas audições.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Alguma cultura Empty Re: Alguma cultura

Mensagem  Pierre 26/1/2010, 09:05

fm&stereo escreveu:
O belo é sempre um conceito ou compromisso, no entanto, pode muito bem ser igualmente uma realidade. Ainda hoje ouvi um músico dizer que hoje aquilo que se faz em termos musicais não tem grande substância. Pois é precisamente aquilo que tenho tentado dizer por aqui, se é que me entendem.

Em que área da música é dirigida a afirmação? Alguma cultura Icon_question
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  fm&stereo 27/1/2010, 01:44

Pierre escreveu:
fm&stereo escreveu:

Em que área da música é dirigida a afirmação? Alguma cultura Icon_question

Isto é geral, pois não se pode retirar a música da cultura. O mesmo acontece em qualquer área. Portanto, não vale a pena aqui apontar o dedo a esta ou aquela. Acontece que o ser humano tende a ser levado por circunstâncias, tipo vontade de ser célebre, etc, e que hoje tudo tende a seguir a lógica do capitalismo (importa fazer dinheiro...), sendo que a arte fica reduzida a uma espécie de matéria do especulativo.
Ora, se o espírito não precisa de requinte, de uma correspondência sensível para consigo, resignando-se a uma mediucridade ou um estado mediano, então que valor pode ter tal coisa?! Como essa pessoa disse e muito bem «uma novidade só por si não representa coisa alguma». Foram mais ou menos estas as palavras.

Boas audições.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado