Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boas e más gravações (opinião)

+15
gustas
LuísMiguel
FZ
LeoMP
joevalve
jdickson
nmtavares
amigotv
ricardo onga-ku
jose santos
vlopes
Antas
SOUND
longplay
Pierre
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Empty Re: Boas e más gravações (opinião)

Mensagem  jdickson 24/2/2010, 16:51

amigotv escreveu:
Pois qualquer dia... estariamos a comprar um vinyl virgem 180gr da Ana Malhoa (perdoem-me se ofendi alguém mas penso que ela tem outro tipo de atributos, aliás muito acima de HD Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_redface ).

Acho que seria difícil, pois assim de repente, julgo que os termos "virgem" e "Ana Malhoa" são...como direi...incompatíveis? Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_twisted

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Empty Re: Boas e más gravações (opinião)

Mensagem  joevalve 24/2/2010, 17:26

jdickson escreveu:Acho que seria difícil, pois assim de repente, julgo que os termos "virgem" e "Ana Malhoa" são...como direi...incompatíveis?

podem dar uma vista de olho à página da ana malhoa, que é do signo Leão Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Bom Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_sunny

http://www.osfamosos.com/perfil_videos_fotos/Ana_Malhoa/120

qualidades de gravação (boas e más) existem para todos os gostos e feitios, seja em vinil ou em cd. muitas vezes só nos apercebemos disso quando evoluimos na qualidade sonora do nosso sistema, ou seja, quanto mais refinado for mais nos apercebemos desses "defeitos".
e isto acontece quando estivemos muito tempo sem ouvir determinado disco, como já me sucedeu com muitos cds da k´tel que comprei por atacado e depois por vicissitudes da vida estive algum tempo sem ouvir. quando um dia me dediquei a ouvir por assim dizer esses cds de música irlandesa tradicional (e entretanto tinha evoluido muitissimo na qualidade sonora do meu sistema) é que verifiquei esse facto. o som melhorou sem dúvida, mas notou-se mais essa deficiente gravação, mas não e por isso que os deixo de ouvir naturalmente.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  LeoMP 24/2/2010, 18:50

Não devemos pensar em boas ou más gravações. Esse tipo de classificação é muito pobre.

Quanto mais evoluímos na qualidade sonora, mais conseguimos identificar as características das gravações. Foi feita com gravador de rolo? (desculpem não sei traduzir para o português original), usou-se valvulado? Quais as condições de gravação da época? O que se tentou fazer ao remasterizar as fitas originais? A gravação é recente? A masterização foi feita focada para audiófilos ou para tocar no rádio? Foi feita para o estilo Jazz, Rock ou Classico? Foi lançado primeiro em vinil? etc etc.
Se eu colocar o James Newton Howard & Friends para tocar e depois colocar School Days do Stanley Clarke, vou achar que o último é mal gravado, porém não é. São gravações totalmente diferentes com contextos diferentes e ambos proporcionam extremos prazer auditivo (sem contar que a qualidade artística é ótima, pelo menos para o meu gosto).
Ao conseguirmos identificar essas peculiaridades as audições se tornam muito prazerosas. Essa é a graça do audio hifi.
Existem as gravações horrorosas que fazem nossos ouvidos arderem. Essas não merecem nem espaço em nossa coleção.

abraços (desculpem o português brasileiro!)
Leonardo
LeoMP
LeoMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Ocupação : Engenheiro
Interesses : Audio
Pontos/Reputação : 50

http://aimagemdosom.wordpress.com/

Mensagem  amigotv 25/2/2010, 15:19

Caro LeoMP,

O português é sempre correcto... haja é vontade de falar e de se exprimir Boas e más gravações (opinião) - Página 2 915520 .

Também concordo que muito antes de boas gravações e todos os outros factores que as originaram (aliás está-se neste momento a atrocidar completamente muitas gravações originais ao criar muitas reedições em vinyl, só por causa deste estar na moda).

Algumas delas chegam até a tirar os ruidos do "hisssssssss", dando completamente cabo da ambiencia do estúdio de gravação.

O que se deveria era sempre seguir era as boas interpretações e se podessem ser acompanhadas de boas gravações aí seria a cerejinha no topo do bolo.

Algumas das reedições que descrevi falei como um desabafo pois sou adepto do vinyl desde sempre e não da moda actual e infelizmente está a sair muita quantidade mas infelizmente com muito pouca qualidade !!! Boas e más gravações (opinião) - Página 2 581125 .

existem grandes excepções e ainda bem... como por exemplo algumas gravações a "half-speed" pena é serem tão caras Sad

Boas audições

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Pontos/Reputação : 47

Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Empty boas e más gravações

Mensagem  FZ 5/4/2010, 23:13

Boa noite a todos...

Gostaria de reforçar a ideia de que uma boa gravação é perceptível em qualquer sistema de qualidade "média/superior" em comparação com uma má.

São um conjunto de situações que fazem com que ela seja boa ou não:

As condições acústicas do estúdio
Os diversos tipos de captação e a forma como ela é feita
Amps, pré-amps, cabos, microfones
unidades de processamento de várias ordens
A ordem dessas mesmas unidades
músicos
técnicos
produtores
e orelhas, grandes orelhas na masterização

Para além disso existem as modas, chamo modas às tendências de mistura final que vão mudando consoante os produtores e técnicos as influenciam.

Como todos vós... já ouvi milhares de discos, o ultimo que me surpreendeu pela sua qualidade de gravação, produção foi um disco que ouvi por acaso à algum tempo atrás, distinguindo-se de tudo que me lembra ter ouvido

Lanço o desafio a todos os que o quiserem ouvir, é uma gravação surpreendente

Artista: Richard Bona
Album: Scenes from My Life

nada de mp3 ou companhia limitada..., ouçam o original se puderem

Nota Final: Temos também que ter em conta que possivelmente , pode não ser num disco de um artista de que gostamos que vamos encontrar um álbum para este fim, estamos a falar meramente de qualidade final de um disco e não do nosso gosto artístico.

Boa noite a todos
FZ
FZ
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Ocupação : Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses : Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação : 53

Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Empty boas e más gravações parte 2

Mensagem  FZ 8/4/2010, 00:16

Olá de novo
Depois de ter escrito o comentário anterior fiquei a pensar que ainda
tenho algo a dizer sobre o tema...

Na realidade "o ouvir" nada tem a ver com o preço ou o valor do sistema
que cada um tem em casa, até porque cada pessoa só "ouve" e percebe
aquilo que o seu cérebro processa.

vou dar um exemplo do qual tenho experiência.

Dou aulas de musica a bebés e crianças no pré-escolar, e tenho a dizer
que para mim isto do "ouvir" está sobretudo ligado à aptidão musical
com que cada um nasce
.

Um dos grupos de crianças com que trabalho tem idades entre 8 e 16 meses
e posso vos garantir que cada um tem a sua aptidão musical e não são de
todo iguais, uns ouvem naturalmente melhor que outros, ou seja...
naturalmente, uns nascem com mais aptidão musical que outros.

Para chocar um pouco mais as hostes... digo que crianças que nascem com uma aptidão musical naturalmente mais alta ouvirão sempre a musica melhor do que qualquer outra.

Em jeito de remate... todos nós adultos já fomos um dia crianças!
e nada mais tenho a dizer.
Boa noite, e desculpem qualquer coisinha.
FZ
FZ
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Ocupação : Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses : Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação : 53

Mensagem  Convidad 8/4/2010, 21:32

Boas e más gravações (opinião) - Página 2 969831 Boas e más gravações (opinião) - Página 2 403861

Convidad
Convidado

Mensagem  LuísMiguel 3/6/2010, 19:28

Estou neste momento a ouvir o primeiro álbum de Dire Straits no meu sistema, em versão remasterizada, e soa lindamente, é das minha gravações favoritas mesmo em termos de qualidade de som! Very Happy Very Happy

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Mensagem  gustas 9/6/2010, 16:16

Para chocar um pouco mais as hostes... digo que crianças que nascem com
uma aptidão musical naturalmente mais alta ouvirão sempre a musica
melhor do que qualquer outra.

Talvez mas... o grau de exigência em relação à prestação "de coisas" em geral varia muito entre as pessoas. Exemplo: a minha mulher tem um ouvido melhor que o meu. Digo-o porque há coisas que eu só apanho à 2ª, 3ª ou 4ª e ela apanha à 1ª, sem dificuldade. No entanto, ela era feliz para sempre a ouvir música no rádio a pilhas ou com umas colunas de computador e eu não, tenho de ter um sistema de alta fidelidade. Apesar da diferença de talento, se vivêssemos separados eu iria sempre ouvir música e detalhes que ela nunca ouviria... eu conheço muitas gravações boas e más enquanto para ela seria sempre tudo igual porque é difícil de distinguí-las num sistema fraco. Só um pensamento... Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_rolleyes

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 52
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  SOUND 9/6/2010, 16:27

gustas escreveu:
Para chocar um pouco mais as hostes... digo que crianças que nascem com
uma aptidão musical naturalmente mais alta ouvirão sempre a musica
melhor do que qualquer outra.

Talvez mas... o grau de exigência em relação à prestação "de coisas" em geral varia muito entre as pessoas. Exemplo: a minha mulher tem um ouvido melhor que o meu. Digo-o porque há coisas que eu só apanho à 2ª, 3ª ou 4ª e ela apanha à 1ª, sem dificuldade. No entanto, ela era feliz para sempre a ouvir música no rádio a pilhas ou com umas colunas de computador e eu não, tenho de ter um sistema de alta fidelidade. Apesar da diferença de talento, se vivêssemos separados eu iria sempre ouvir música e detalhes que ela nunca ouviria... eu conheço muitas gravações boas e más enquanto para ela seria sempre tudo igual porque é difícil de distinguí-las num sistema fraco. Só um pensamento... Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_rolleyes

Eu diria que existe a musica e a alta fidelidade, (na minha opiniao sao coisas muito diferentes) e e por isso que um simples radio a pilhas pode tocar melhor musica do que um sistema de som. Agora ate ja ha quem goste mais de ouvir a musica na televisao Boas e más gravações (opinião) - Página 2 994421 Hey, estou a rir-me porque estou a imaginar a falta de musicalidade do tal sistema em questao, que tera levado aquela pessoa a preferir a tv Boas e más gravações (opinião) - Página 2 994421 nao ha nada puro do que a opiniao de alguem que nem sequer e audiofilo Boas e más gravações (opinião) - Página 2 943847
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Convidad 9/6/2010, 16:51

Caro Sound,

»Eu diria que existe a musica e a alta fidelidade, (na minha opiniao sao coisas muito diferentes) e e por isso que um simples radio a pilhas pode tocar melhor musica do que um sistema de som.«

Levou tempo, mas agora estamos de acordo.

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku 9/6/2010, 17:18

M Fernandes escreveu:Caro Sound,

»Eu diria que existe a musica e a alta fidelidade, (na minha opiniao sao coisas muito diferentes) e e por isso que um simples radio a pilhas pode tocar melhor musica do que um sistema de som.«

Levou tempo, mas agora estamos de acordo.

Cumprimentos,

Mário

idem pirat

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  gustas 9/6/2010, 17:26

De acordo,

Até porque quem busca a alta fidelidade nem sempre é músico e nem sempre tem jeito para a música. No meu caso posso dizer que até é o contrário. Metade dos meus amigos tiveram ou têm uma banda e nenhum deles possui um sistema de "média" fidelidade, quanto mais de alta.

No meu caso é uma questão de exigência: eu quero ter a mínima sensação de realismo. Mas não deixa de ser curioso que pessoas mais talentosas para a música que eu não tenham essa exigência.

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 18:30

é curioso de facto...

conheço várias pessoas na familia que,apesar de darem lições de música,saberem ler uma pauta e tocarem os mais variados
instrumentos,desconhecem o que é ouvir música em algo mais do que um "boombox" ou um rádio relógio e por manifesta falta de interesse!

Já tentei puxá-las para esta "doença" do audio,mas para elas não faz sentido,são felizes assim e invejo-as por isso.
Respiram e vivem a música da maneira mais intensa...

mas é a mesma coisa que ver o Hamilton ou o Schumacher darem as suas voltas diárias num hyundai accent,para mim não faz sentido! Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_pirat
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  ricardo onga-ku 9/6/2010, 19:15

gustas escreveu:No meu caso é uma questão de exigência: eu quero ter a mínima sensação de realismo. Mas não deixa de ser curioso que pessoas mais talentosas para a música que eu não tenham essa exigência.

Realismo de quê?
Fala-se muito no estranho facto de que os muitos músicos não ligam ou não se sentem atraídos pelo audio.
Na minha opinião isso acontece porque hoje os audiófilos estão mais preocupados como os sons e seus acessório (p.ex. o palco) do que com a musicalidade do sistema.
A maioria das colunas fabricadas hoje têm excesso de agudos para criarem a tal ilusão do ar e permitir ouvir detalhes que não existem na realidade e ninguém se queixa...até gostam, aplaudem e o diabo a sete.
Basta levantar o rabiosque do sofá e ir até a uma sala de concertos ouvir uma orquestra...mas os audiófilos gostam de ser enganados.
Qual ar, qual detalhe, qual palco, qual carapuça...

---fim de desabafo---

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  wharfie 9/6/2010, 19:25

onga-ku escreveu:
gustas escreveu:No meu caso é uma questão de exigência: eu quero ter a mínima sensação de realismo. Mas não deixa de ser curioso que pessoas mais talentosas para a música que eu não tenham essa exigência.

Realismo de quê?
Fala-se muito no estranho facto de que os muitos músicos não ligam ou não se sentem atraídos pelo audio.
Na minha opinião isso acontece porque hoje os audiófilos estão mais preocupados como os sons e seus acessório (p.ex. o palco) do que com a musicalidade do sistema.
A maioria das colunas fabricadas hoje têm excesso de agudos para criarem a tal ilusão do ar e permitir ouvir detalhes que não existem na realidade e ninguém se queixa...até gostam, aplaudem e o diabo a sete.
Basta levantar o rabiosque do sofá e ir até a uma sala de concertos ouvir uma orquestra...mas os audiófilos gostam de ser enganados.

---fim de desabafo---

pode parecer treta,mas nunca assisti a um unico concerto...
se calhar já era altura de saber como soa um Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_biggrin
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  gustas 9/6/2010, 23:12

Realismo de quê?
Fala-se muito no estranho facto de que os muitos
músicos não ligam ou não se sentem atraídos pelo audio.
Na minha
opinião isso acontece porque hoje os audiófilos estão mais preocupados
como os sons e seus acessório (p.ex. o palco) do que com a musicalidade
do sistema.
A maioria das colunas fabricadas hoje têm excesso de
agudos para criarem a tal ilusão do ar e permitir ouvir detalhes que não
existem na realidade e ninguém se queixa...até gostam, aplaudem e o
diabo a sete.
Basta levantar o rabiosque do sofá e ir até a uma sala
de concertos ouvir uma orquestra...mas os audiófilos gostam de ser
enganados.

epá calma... noto alguma agressividade e nem me conheces... e agora as aparelhagens afinal não servem para nada.

tenho amigos músicos que têm o verdadeiro realismo: tocam os instrumentos, elétricos e acústicos. se soubesse tocar também o fazia.
mas quando ouvem música gravada não têm certos instrumentos, têm musica comprimida e sem dinâmica, distorção que até doi, sim, também não têm palco (menos importante mas não têm), etc.

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 00:05

Ricardo,

É verdade. Mas cuidado com o som dos »palcos«. Até as mais reputadas salas de concerto têm os seu problemas.

E lá está você a meter todos os audiófilos no mesmo saco.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre 10/6/2010, 08:55

Mas olhem que os músicos preocupam-se muito com o som dos seus instrumentos e amplificação!
Amplificação para guitarra, baixo, pedais, válvulas ou transistors são sempre escolhas e dúvidas nos músicos para atingir a sua sonoridade.
Têm é menos problemas porque se trata apenas de instrumento individual e de fonte produtora de um espectro de frequência específico. O que em nossas casas temos de reunir todo o leque de instrumentos e sua gama de frequências a serem reproduzidas nos sistemas.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 09:38

Caro Pierre,

Deixe-me puxar a brasa á minha sardinha e bote lá também a escolha das baterias e respectiva pratalhada.

Falando do tipo de música que emprega os instrumentos que mencionou, e por experiência própria, garanto-lhe que é muito mais difícil »safar« um mau som original de bateria do que por exemplo, uma guitarra amplificada.

Cumprimentos para Elvas,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku 10/6/2010, 09:40

Pierre escreveu:Mas olhem que os músicos preocupam-se muito com o som dos seus instrumentos e amplificação!
Amplificação para guitarra, baixo, pedais, válvulas ou transistors são sempre escolhas e dúvidas nos músicos para atingir a sua sonoridade.
Têm é menos problemas porque se trata apenas de instrumento individual e de fonte produtora de um espectro de frequência específico. O que em nossas casas temos de reunir todo o leque de instrumentos e sua gama de frequências a serem reproduzidas nos sistemas.

Os instrumentos (dos bons instrumentistas) são escolhidos pelo timbre.

Mas não podemos confundir música com reprodução doméstica de música enlatada.

Os instrumentos (inclui voz) criam o conjunto de sons num espaço e o timbre destes, tal como a acústica do espaço, é parte integrante de um objecto, e a função do sistema é reproduzir o registo deste objecto sonoro.

Na minha opinião, a audiofilia de hoje está mais preocupada em recrear uma ilusão da aparência visual (o palco) do que em transmitir a intensidade da peça e da performance musical.

Cumprimentos,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 10/6/2010, 09:57

M Fernandes escreveu:A maioria das colunas fabricadas hoje têm excesso de agudos para criarem a tal ilusão do ar e permitir ouvir detalhes que não existem na realidade e ninguém se queixa...até gostam, aplaudem e o diabo a sete.

Ricardo,

É verdade. Mas cuidado com o som dos »palcos«. Até as mais reputadas salas de concerto têm os seu problemas.

E lá está você a meter todos os audiófilos no mesmo saco.

Um abraço,

Mário

Caro Mário,

Encontrei um artigo interessantíssimo sobre esta questão das salas de concerto e da relação das mesmas com (a evolução d)as técnicas de gravação e reprodução.
Tenho estado a traduzi-lo para português por o julgar de leitura imprescindível para "qualquer" audiófilo, e também por ser esta a vontade do Administrador do fórum. Wink

De futuro referir-me ei sempre aos audiófilos do grande saco como "audiófilos em geral". Razz

Um abraço,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:01

Bom dia Ricardo,

Na minha opinião, a audiofilia de hoje está mais preocupada em recrear uma ilusão da aparência visual (o palco) do que em transmitir a intensidade da peça e da performance musical.

1- Por favor defina palco.

2- Quais são no seu entender os requisitos para transmitir a intensidade da peça?

3- ditto, mas em relação à performance musical.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:05

Ricardo,

Relativamente às grandes salas de concerto, estou há cerca de um mês também a traduzir um artigo para, depois de devidamente autorizado, postar neste fórum. O problema é que pedi autorização à publicação onde ele apareceu (autorização para reprodução e tradução) e até agora nada, nickles, rien, zilch, népia.

Aguardemos melhores dias.

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku 10/6/2010, 10:07

M Fernandes escreveu:Ricardo,

Relativamente às grandes salas de concerto, estou há cerca de um mês também a traduzir um artigo para, depois de devidamente autorizado, postar neste fórum. O problema é que pedi autorização à publicação onde ele apareceu (autorização para reprodução e tradução) e até agora nada, nickles, rien, zilch, népia.

Aguardemos melhores dias.

Pedir autorização ao autor?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  gustas 10/6/2010, 10:24

Na minha opinião, a audiofilia de hoje está mais preocupada em recrear
uma ilusão da aparência visual (o palco) do que em transmitir a
intensidade da peça e da performance musical.

Talvez... mas os audiófilos não estão todos no mesmo saco. Por acaso a minha prioridade é sempre a musicalidade e o "gozo"... e preocupo-me menos com colorações, palcos e "show-off".

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:27

Sim. Através da publicação onde foi inserido o artigo, porque noemalmente fica detentora dos direitos sobre o mesmo. Não quero arriscar, nem prejudicar o fórum.
Estou esperançado que através da menção dos nomes do autor e publicação, a autorização seja garantida. Acresce que este fórum não tem interesses comerciais ou fins lucrativos.

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku 10/6/2010, 10:37

gustas escreveu:
Na minha opinião, a audiofilia de hoje está mais preocupada em recrear
uma ilusão da aparência visual (o palco) do que em transmitir a
intensidade da peça e da performance musical.

Talvez... mas os audiófilos não estão todos no mesmo saco.

Estou de acordo.
Dentro da audiofilia existem dezenas de confrarias, associadas segundo interesses ou gostos específicos, como a ginja Razz , o equipamento vintage ou o DIY.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  manel1 10/6/2010, 12:22

Viva
Esta a ficar acalorada esta discussão, na minha opinião este tema da muito pano para mangas, por isso não deve ser abordado de animo leve.
Sendo assim deixo apenas aqui a minha opinião de acordo com os meus gostos sem qualquer intuito de globalizar.

Um dos concertos que mais memórias prazenteiras me trás teve lugar numa pequena aldeia, numa tenda improvisada para o efeito. Como cheguei atrasado fiquei mal localizado, bem encostado a um dos lados da tenda, o som estava demasiado alto para os meus ouvidos e ainda por cima estava de pé.
O concerto em causa era do Vitorino, embora goste da sua música não sou particularmente um apreciador, no entanto em parte pela presença em palco do cantor, pelo profissionalismo na actuação, dando sem dúvida o seu melhor, não desvirtuando a obra com novas nuances no sentido de impressionar, limitou-se a cantar as suas músicas com garra,com sentimento e mantendo-se fiel ao original. O ambiente era intimista, o público deveria estar a menos de meia dúzia de metros do cantor.
Quando me lembro do concerto lembro-me do Vitorino no meio do palco, com alguns dos musicos atrás dele e outros a ladea-lo ligeiramente recuados. Na altura não me preocupei com a imagem estereofónica... a música era amplificada e provinha de duas colunas que ladeavam o palco, eu estava mal localizado, mas a imagem era tão forte que sentia o cantor no centro e cada um dos instrumentos na sua localização física. Certamente que naquele momento centrei a minha atenção nos trejeitos da voz, na entoação das palavras no dedilhar das cordas, enfim naquele instrumento que a cada momento reclama a sua atenção. Mas eu estava lá, era mais intenso porque eu estava lá. Duvido que se estivesse na última fila e mesmo que centrado com o palco e de olhos fechados pudesse definir a localização de cada instrumento, mas não era preciso eu estava lá.
Quando estou em casa o que procuro é estar lá tambem, se puder fechar os olhos e puder ver o cantor no centro e a localização de cada instrumento, então também estou lá, musicalidade, palco entre outros são apenas atributos daquilo que consideramos importante para recriar aquela sensação de estar lá.

Agora uma coisa não tenho dúvidas, aqueles que gostam deste género de concertos, que quando estão lá se esquecem de quem está a seu lado e vivem a música, certamente agradecem um bom sistema de som, com aquelas ''paneleirices'' dos audiófilos todas somadas. Como se diz por aí, podia viver sem isso ( ouvir talvez na aparelhagem rasca do vizinho)? claro que sim , mas não era a mesma coisa.

Boas audições

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 12:32

onga-ku escreveu:Dentro da audiofilia existem dezenas de confrarias, associadas segundo interesses ou gostos específicos, como a ginja Razz , o equipamento vintage ou o DIY.
caro Ricardo
não sei em qual das confrarias tem sido consultado,mas na nossa,os tratamentos otorrinoaudiofilos com a referida pomada,estão sujeitos a marcação...
mas há muitas vagas Boas e más gravações (opinião) - Página 2 Icon_biggrin
João

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo