Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SEs

4 participantes

Ir para baixo

SEs Empty SEs

Mensagem  AMP 6/1/2010, 21:50

Olá Caros Foristas,
Boa noite e,
BOM ANO!!
Estive uns dias fora destas "lides" mas, folgo em verificar que os SE estão animados depois de um período de letargia....
Pelo que percebi duma intervenção do MCA parece-me que vai aparecer um esquema a válvulas que resolve as dúvidas levantadas por outros colegas! Mas eu do MCA não esperaria outra coisa...Tenho o privilégio dos meus powers, pré de linha e pré phono terem sido construídos por ele e vivo muito contente com a minha "cadeia de alta fidelidade" (como se dizia antigamente). SEs 994421
Ora bem, depois de ter emprestado tanto entusiasmo nuns monoblocos a válvulas e que me deu muito gozo na realização dos contentores das electrónicas, vi-me obrigado a arrepiar caminho ou seja a apostar no esquema NEMESIS apresentado, logo no início, pelo TDA124 SEs 598295
Razão, não me posso dar ao luxo de atacar as JBL mas sim estas e/ou os paineis electroestáticos que não gostam muito de válvulas - gostam de corrente.
Assim, gostaria que ao entusiasmo com que o TD124 apresentou o esquema, me informasse mais algumas questões que acho serem importantes para a construção dos monoblocos, p. ex. se o Fet necessita de dissipador ou se uma caixa de alumínio resolve o problema e outros conselhos...
Fico grato numa resposta.
Continuarei a dar o melhor contributo ao forum, naquilo que eu consiga...
Um abraço do,
AMP
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Ir para o topo Ir para baixo

SEs Empty Re: SEs

Mensagem  Carlomar 7/1/2010, 00:13

Também já ponderei construir o Nemesis.

Mas encalho sempre no mesmo problema: Os transformadores de saida.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  fm&stereo 8/1/2010, 01:35

Carlomar escreveu:Também já ponderei construir o Nemesis.

Eu cá também embarcaria numa aventura dessas. Se houver pessoal interessado e quem faça os transformadores... Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  MCA.hifi 9/1/2010, 13:11

fm&stereo escreveu:
Carlomar escreveu:Também já ponderei construir o Nemesis.

Eu cá também embarcaria numa aventura dessas. Se houver pessoal interessado e quem faça os transformadores... Laughing

Vivam SEs Icon_biggrin SEs Icon_smile SEs Icon_biggrin

Parece ter nascido uma outra onda "SE acom transistor". Na realidade este circuito sempre me inspirou muita simpatia e curiosidade, talvez pelo facto de ter os monoblocos 2A3 e desconhecer o resultado de um projecto SE transistorizado.

Os Transformadores de saída não me parecem ser problema, pois repito o que anteriormente já citei, posso oferecer o calculo e desenho a construção poderá ser garantida pelo construtor que habitualmente me bobina os meus transformadores e está a bobinar os do PTphones.

Não esqueçam que são também necessárias duas bobines de choque para a filtragem da alimentação.

Assim num primeiro calculo e devido á intensidade (amperagem) do circuito isto vai dar uns transformadores de tamanho muito razoável, assim para o grandote.

MCA
SEs Icon_cat

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091

Mensagem  Carlomar 9/1/2010, 13:35

AMP escreveu:
...Assim, gostaria que ao entusiasmo com que o TD124 apresentou o esquema, me informasse mais algumas questões que acho serem importantes para a construção dos monoblocos, p. ex. se o Fet necessita de dissipador ou se uma caixa de alumínio resolve o problema e outros conselhos...
AMP
Enquanto o TD124 não responde, gostaria sem me querer "armar" em entendido, de dizer que sem duvida que o Fet vai precisar de um bom dissipador, pois segundo os meus calculos, vai dissipar quase 30W em continuo.
Pelo que só a caixa não vai dar.

Última edição por Carlomar em 9/1/2010, 22:32, editado 1 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

SEs Empty A Grande confusão

Mensagem  MCA.hifi 9/1/2010, 21:22

Vivam

Segundo me apercebi o amigo AMP, ao responder no tópico
All about ... Single-ended designs !!!

Inadvertidamente criou este novo tópico, pelo que me apercebo isto está a criar alguma dispersão de informação sobre o mesmo tema OS SINGLE- ENDEDS. Até chegar-mos a uma ou mais conclusões, deveríamos estar reunidos no anterior tópico.

Se houver uma tendência para o MENESIS partia-se para essa e criava-se um tópico especifico.
Se houver outro grupo para o Válvulas SE criava-se outro tópico especifico.
Mas como por enquanto estamos a tratar de assuntos generalistas e criar opiniões sobre SE deveria-se continuar no citado tópico.

Como isto está, é uma chatice, não sei aonde mandar as minhas papaias... SEs 16044

MCA
SEs Icon_cat

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi
MCA.hifi

Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado