Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o que é isso de ter o sistema fora de fase???

+9
amcgouveia1
Elso
tiagottx
lore
Carlomar
Fernando Novais
Pierre
pbarata
galinhamix
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

o que é isso de ter o sistema fora de fase??? - Página 2 Empty Re: o que é isso de ter o sistema fora de fase???

Mensagem  TAVARES 6/1/2010, 23:20

barcarossa escreveu:"Há uma ideia errada, em que os equipamentos devem ser ligados em fase
na tomada. Não própriamente. Pra quem já fez a experiência sabe que o
sistema toca diferente das duas maneiras: deve-se sim optar pela forma
que gostamos mais, a não ser que haja uma regra impeditiva do próprio
fabricante."

Essa não...vocês têm ouvidos imaginativos... só se a terra estiver desligada e o sistema roncar com 50Hz e harmónicos...

Será que somos todos iguais?
Será que o mal está sempre nos outros?
Será que há alguma interrogação sobre as prórias capacidades auditivas?

Se alguém me disser que atravessa o oceano a nado poderei ter as minhas dúvidas, mas longe de mim desacredita-lo. Mas certo é que vou pagar pra não perder.
Tento manter esta postura na vida.
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

o que é isso de ter o sistema fora de fase??? - Página 2 Empty Re: o que é isso de ter o sistema fora de fase???

Mensagem  pbarata 7/1/2010, 08:39

António José da Silva escreveu: (...)

Como eu já disse, fiz a experiência com transformadores invertendo a alimentação e o ruído era exactamente o mesmo. Com sub não sei visto que não tenho nenhum.
Os tranformadores estavam em vazio durante o teste?

O teste com Subwoofers é excelente porque amplificam precisamente a gama de frequência que estão em causa. Tenho um REL Quake e é muito fácil fazer a demonstração, basta trocar a polaridade para se perceber que numa das posição o tal ruído de "hum" fica reduzido, mas é claro que não desaparece totalmente, é sempre intrínseco ao tranformador. No caso do subwoofers o ruído que falo, não é só o ruído de vibração do transformador, é já essa frequência amplificada e traduzida em som no woofer do mesmo.

Última edição por pbarata em 7/1/2010, 09:49, editado 1 vez(es)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 09:32

TAVARES escreveu:
barcarossa escreveu:"Há uma ideia errada, em que os equipamentos devem ser ligados em fase
na tomada. Não própriamente. Pra quem já fez a experiência sabe que o
sistema toca diferente das duas maneiras: deve-se sim optar pela forma
que gostamos mais, a não ser que haja uma regra impeditiva do próprio
fabricante."

Essa não...vocês têm ouvidos imaginativos... só se a terra estiver desligada e o sistema roncar com 50Hz e harmónicos...

Será que somos todos iguais?
Será que o mal está sempre nos outros?
Será que há alguma interrogação sobre as prórias capacidades auditivas?

Se alguém me disser que atravessa o oceano a nado poderei ter as minhas dúvidas, mas longe de mim desacredita-lo. Mas certo é que vou pagar pra não perder.
Tento manter esta postura na vida.

Eu quero dizer com isto que é impossível o que descreve num sistema correctamente projectado e cableado, onde não existe ligação eléctrica entre o sector e a massa (a menos magnética, e frouxas indutiva e capacitiva, sendo as duas últimas anuladas por um correcto aterramento). O que não quer dizer que se isto não for verdade ou se se verificar o que eu digo na página 15 deste documento isso não se possa verificar. Se a instalação não estiver ligada à terra, o sistema até soa de uma maneira de manhã e outra à noite, conforme o consumo de energia, e claro que se inverter a tomada tem mais ronco de 50Hz e harmónicas numa posição...agora, não generalize, por favor. Em tudo nós devemos tentar separar os problemas para os podermos compreender e resolver. A generalização não nos leva normalmente senão ao caos. É neste sentido que fiz a minha observação, e espero que esta explicação o ajude a resolver a situação que descreve.

O arco-iris não aparece cada vez que as bruxas estão a tomar a refeição, aparece quando existem condições físicas definidas que o fazem aparecer. O que é necessário é conhecê-las. Tudo o resto pertence ao domínio da imaginação.
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 36
Ocupação : Engenharia de audio
Interesses : Diversos
Pontos/Reputação : 78

http://ajoliveira.com

Mensagem  pbarata 7/1/2010, 10:03

Nos tempos em que estudei Engenharia Electrotécnica no IST, lembro-me das Leis de Artur C. Clark a propóstito da ciência e sua da profecia sobre a falha da imaginação:

"Se o público leigo apoia com fervor uma ideia dita impossível pelo tal
cientista distinto e de idade avançada, este último está provavelmente
certo."
("Asimov's Corollary", The Magazine of Fantasy and Science Fiction, Fev. 1977)

"Qualquer tecnologia distinguível da magia é insuficientemente avançada."
(Gregory Benford, Foundation's Fear, 1997)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 11:32

Por acaso sai um huuummm so meu sub, mas aquela gaita nem tem terra.
é mesmo um cabo normal invertendo na tomada não muda nada.

Não é muito alto... mas era melhor se não estivesse lá.

Não vem pela TVCabo, isso já verifiquei.

Se alguém tiver ideia, mande Smile

Cumps,
Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 12:14

Presumo que se trata de um sub amplificado. Desligando o cabo da entrada e metendo uma ficha com sinal e malha em curto desaparece? Se sim o problema está atrás, se não o problema é nele mesmo...
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 12:31

É um sub amplificado. JM Lab Cub 2.

O huummm desaparece se eu retirar o cabo coaxial que está ligado ao pré-out do receiver.

agora uma ficha com malha em curto... eeehhhh não sei o que é...

Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 12:35

Também não é preciso, a sua informação foi suficiente. O ruído persiste quando se põe o volume do receptor no mínimo?
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 12:43

Não.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 12:56

O ruído só está presente com uma entrada específica ou com todas?
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 12:59

Não experimentei com todas.

Mas está em mais do que uma.
Pelo menos em VCR e DVD está.

Julgo que deve estar mesmo em todas.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 14:28

OK. Desligar tudo o que está ligado ao receptor em termos de entradas. Ligar só o DVD e com ele parado verificar se o ruido persiste. Se não, ligar um a um os outros componentes sempre com a entrada DVD seleccionada até o ruído aparecer. Quando o ruído aparecer está isolado o componente problemático, e aí temos de começar novo processo. Se sim, desligar o DVD e verificar se o ruído persiste. Se persistir com os componentes todos desligados (sempre com a entrada DVD seleccionada) temos de procurar a causa no receptor.
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wolfh3art 7/1/2010, 15:14

Pela descrição, estou em crer que eu tb já tive este problema... e
manifestava-se sempre que tinha o cabo de antena ligado á TV. Consegui
resolver com "Ground Loop Isolator" que comprei na Pixmania.

No meu caso o hummmmmmmmmm aparecia como som de fundo nas colunas no amplificador!

wolfh3art
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 146
Ocupação : Programador Computadores
Interesses : Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação : 268

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 15:27

Pode acontecer, e nesse caso, se a terra da antena FM for o problema e for boa, basta ou desligar a terra das tomadas do aparelho em causa, ou acoplar a antena com 2 condensadores cerâmicos de 470pF que é o que esses isoladores fazem.

Mas também pode não ser, por isso é que eu pedi para desligar TUDO e ir ligando uma coisa de cada vez. Mais vale ser exeustivo quando a causa não está ainda à vista. É exactamente o problema que tenho descrito, com a respectiva solução, na página do documento que anteriormente referenciei.
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wolfh3art 7/1/2010, 15:38

barcarossa escreveu:Pode acontecer, e nesse caso, se a terra da antena FM for o problema e for boa, basta ou desligar a terra das tomadas do aparelho em causa, ou acoplar a antena com 2 condensadores cerâmicos de 470pF que é o que esses isoladores fazem.

Mas também pode não ser, por isso é que eu pedi para desligar TUDO e ir ligando uma coisa de cada vez. Mais vale ser exeustivo quando a causa não está ainda à vista. É exactamente o problema que tenho descrito, com a respectiva solução, na página do documento que anteriormente referenciei.

Concordo plenamente, mas como o user Enxuto falou em VCR, lembrei-me que poderia eventualmente ser o mesmo problema que já tive.

wolfh3art
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 146
Ocupação : Programador Computadores
Interesses : Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação : 268

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 15:47

Eu ainda diria mais, há grandes probabilidades de ser a antena (75 Ohm coax), de facto, porque se for num prédio, trata-se de uma terra a um potencial diferente ...
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 15:51

É numa vivenda.

Quando chegar a casa já experimento.

Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto 7/1/2010, 21:30

uau, belo palmarés Smile
desligando tudo das tomadas, o zumbido mantém-se. Mas só desliguei das tomadas. Por azar não reparei na entrada e estava em Tuner. Vou ter de esperimentar desligar a antena FM do receiver. Mas acho que já experimentei isso antes...{}Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  barcarossa 7/1/2010, 22:30

Eu não disse desligar das tomadas, disse desligar as entradas do receptor de todas as fontes, e ligar uma a uma.
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  enxuto 8/1/2010, 12:29

Pois, não tive tempo para isso,

Tenho de experimentar outra vez.

Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  barcarossa 8/1/2010, 12:37

Pois, eu ontem também tive de ir dormir, que me levanto razoavelmente cedo... o que é isso de ter o sistema fora de fase??? - Página 2 Icon_rolleyes hoje não vou estar em linha à noite, mas temos tempo... o que é isso de ter o sistema fora de fase??? - Página 2 Icon_wink a ver se conseguimos tirar o ruído do sistema. Tirar mesmo todos os cabos de audio e video da entrada e o de antena coaxial. Os ópticos não vale a pena, pois a fibra não tem conexção galvânica. Depois, ligar um os cabos de cada um dos aparelhos (e o da antena) ao receptor. Isto sempre com a entrada DVD em escuta, assim esta deverá ser a primeira a ser ligada, mas com o leitor quieto.
barcarossa
barcarossa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo