Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

The Legend of 1900, de Giuseppe Tornatore

Ir para baixo

The Legend of 1900, de Giuseppe Tornatore Empty The Legend of 1900, de Giuseppe Tornatore

Mensagem  Orion 14/12/2009, 01:56

The Legend of 1900, de Giuseppe Tornatore e composição musical de Ennio Morricone;

Lindíssimo filme que acabei de ver há minutos, que me deixou nostalgico com os bons filmes do antigamente. Do antigamente, porque, apesar de ser de 1998, o espírito embutido neste filme é algo que nos faz transportar para um passado longínquo não vivido, mas percepcionado pela nossa vivência cultural desde novos. Tendo atravessado o choque tecnológico intergeracional entre os finais do século XX e este em que vivemos, com todas as transformações havidas, há uma que me entristece deveras... é que, cada vez mais, se anda a perder mais a capacidade de se contar histórias, boas histórias. O isolamento crescente em que a sociedade tende em evoluir(?), dará certamente pano para mangas sociologicamente, mas isso são outras divagações. Psicologicamente cada um de nós, seres humanos somos heterogéneos na forma de lidar com as nossas próprias prisões interiores, os nossos medos e limitações que nos vão (uns mais do que outros) nos aprisionando nos nossos navios e nos fazendo agarrar aos nossos pianos, como portos de abrigo de uma qualquer tempestade emocional...

Especificamente no filme em causa, a falta de confiança de Mil e Novecentos (personagem brilhantemente interpretada por Tim Roth), na busca de novos desafios e de dar um novo sentido à sua vida, são como situações tipo, metaforizadas no ser comum que há em qualquer um de nós. A sua genialidade leváva-o a filtrar todas as emoções e dúvidas, na arte da música, o que também me fascinou deveras. Os estímulos externos que o fizeram questionar uma mudança e lutar contra o status quo em que se encontrava, estariam à altura de vencer essa sua falta de confiança e esses seus grilhões que o aprisionavam?... vejam vocês mesmos um exemplo de 7.ª arte no seu mais puro e eloquente exemplo.

Sensível, tocante e também com uma grande manifestação do que pode chegar uma verdadeira amizade entre duas pessoas, tem a música como cerne de algo que apela aos nossos sentidos, como sendo algo de superior e inantigível espiritualidade. A capacidade quase infinita do ser humano de se elevar e de se bater introspectivamente sobre o ir mais alem, o enfrentar o desconhecido, o de romper as nossas barreiras que se nos defrontam. E para isso, todos os estímulos e objectos de inspiração terão sempre uma palavra a dizer.

Para os amantes da música e do analógico em particular, podem aqui também deleitar-se com este filme. O sacrifício pessoal que aqui vemos, é de alguém que devota a criação (e gravação numa master original) de uma melodia maravilhosa composta inspiradamente pelo objecto feminino dessa devoção, prescindindo assim da fama e fortuna alternativas.

Música, cenário, fotografia, actuação, mensagem subliminar, crença e humanidade, poderão ver nesta obra única a que aqui deixo a minha homenagem.

http://www.amazon.com/Legend-1900-Original-Picture-Soundtrack/dp/B00001XDLM/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=music&qid=1260756254&sr=1-1

_________________
Carpe Diem
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 50
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos