Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PS3 como leitor de cds

5 participantes

Ir para baixo

PS3 como leitor de cds Empty PS3 como leitor de cds

Mensagem  SOUND 27/6/2007, 19:07

Pessoal ja aqui alguem usou a PS3 como leitor de cds?

Se sim que tal e a qualidade de som deste aparelho a reproduzir cds comparativamente a um leitor dedicado?
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

PS3 como leitor de cds Empty Re: PS3 como leitor de cds

Mensagem  José Trigueiro 28/6/2007, 10:08

Olá, SOUND.

Ontem há noite não deu para fazer a experiência que pediste. A minha sala fica ao pé do quarto de cama da minha filha e não havia maneira de ela adormecer.

De qualquer maneira já fiz a experiência de comparar a qualidade de um disco SACD (Bjork - Medúlla) na PS3 com um leitor dedicado - um Lyngdorf CD-1 - tocando a correspondente faixa cd. Foi uma experiência curta, limitada pela obrigação de utilização do cabo a/V da PS3 (de muita questionável qualidade audiófila), mas deu para ver que:
1 - o Lyngdorf não dá hipótese na sua capavidade de articular e gerir graves bem profundos;
2 - O grave da PS3 desce a níveis interessantes, com algum enchimento no nível médio, sem que isso pareça influenciar a gama média, ao contrário do que acontece com o meu velho Sony SCD-XB780.
3 - A gama média e os agudos soaram diferentes entre os dois aparelhos, sendo o Lyngdorf mais detalhado e focado, enquanto que a PS3 pareceu-me mais envolvente e natural, embora com uma palco menor. No entanto estas diferenças da gama média e alta pareceram-me ser mais devidas aos formatos de suporte dos registos áudio, do que a capacidades dos aparelhos;
4 - A PS3, mesmo usando-se um SACD, não consegue superiorizar-se a um Lyngdorf CD-1 tocando a mesma música em cd.
5 - Ainda não fiz a comparação cd-cd, especialmente usando o meu velho Sony SCD-XB780, o qual na altura (há uns 4-5 anos) custou-me quase tanto como a PS3.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  Convidad 28/6/2007, 10:45

Seria de estranhar que a ps3 tocasse melhor que o Lyngdorf CD-1, IMHO.

Convidad
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 28/6/2007, 11:50

Krell

Foi a comparação entre um disco SACD a tocar na PS3 e a correspondente faixa CD no Lyngdorf. Uma comparação injusta, pois do que já experimentei no meu velho SCD-XB780, a faixa SACD deste trabalho da Bjork é muito melhor do que a correspondente CD.

Última edição por em 28/6/2007, 14:21, editado 2 vez(es)

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 28/6/2007, 12:30

Mas a ps3 lê SACD?
Se sim, confesso que estou admirado, pois pensei que fosse apenas para jogos e blu ray.

Convidad
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 28/6/2007, 14:20

KRELL escreveu:Mas a ps3 lê SACD?
(...)

Lê, sim. Só é pena é não ter um par de saídas rca estéreo dedicadas.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 28/6/2007, 21:54

Tipo PS1 não era?

Convidad
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 29/6/2007, 10:46

KRELL escreveu:Tipo PS1 não era?
Ahhhh... NUnca vi uma PS1Embarassed .

SOUND

Desculpa, mas ainda não deu para fazer a comparação na leitura de cds. Espero este fim de semana fazer isso.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 29/6/2007, 10:55

A PS1 é o leitor de cds do audiofilo Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 29/6/2007, 11:47

Ok, agora percebi a tua piada. Tinha-me esquecido de que havia esse tópico. Por aí já vês o tempo que me detive a lê-lo...

Cada um acredita naquilo que quer.king

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 29/6/2007, 11:50

Bem, não era piada.
Mas também só saberei depois de receber a minha ps1.

Não faz sentido, mas pode ser verdade.

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND 29/6/2007, 13:44

José Trigueiro escreveu:

SOUND

Desculpa, mas ainda não deu para fazer a comparação na leitura de cds. Espero este fim de semana fazer isso.

Ok José Trigueiro quando for oportuno posta aqui os resultados da comparacao:bball:

Um abraco

SOUND
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND 29/6/2007, 13:44

SOUND escreveu:
José Trigueiro escreveu:

SOUND

Ok José Trigueiro quando for oportuno posta aqui os resultados da comparacao Basketball

Um abraco

SOUND
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  José Trigueiro 29/6/2007, 14:21

KRELL escreveu:Bem, não era piada.

... Shocked

Sorry. Desculpa a franqueza, mas não acredito que esta venha a ser a tua meta final para a tal fonte de vídeo com qualidade audiófila que andas à procura.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 29/6/2007, 16:39

José Trigueiro escreveu:
KRELL escreveu:Bem, não era piada.

... Shocked

Sorry. Desculpa a franqueza, mas não acredito que esta venha a ser a tua meta final para a tal fonte de vídeo com qualidade audiófila que andas à procura.

Sim, claro que sim, nisso concordo, mas quero comprovar se o que dizem tem algum fundamente, também como não foi muito caro não tive nada a perder. O senão é que estou há mais de 2 semanas para a receber e paguei para vir na DHL e nada. scratch

Convidad
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 29/6/2007, 16:48

OK. Cool

Prometo que nessa altura este descendente de S. Tomé ficará de olho no tópico da PS1 para saber de mais novidades.

Back on topic...

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  José Trigueiro 30/6/2007, 23:45

Finalmente, a resposta ao solicitado.

Fiz uma muito rápida comparação entre a PS3 e o Lyngdorf CD-1, usando o cd do Stuart A. Staples - Luky Dog Recordings - nas duas últimas faixas. Foi o que calhou no momento e garanto-vos que basta.

O IC da PS3 foi o cabo a/v de origem (e que mais hipóteses é que existem?...) e do Lyngdorf foi um Ixos, da antiga série de prata, que custou cerca de 150 euros há uns quatro anos atrás. O Lyngdorf estava a funcionar com a amostragem norma - 44,1 kHz (é assim que eu gosto...). O carrega pianos foi um Primaluna prologue 2 e as colunas foram as minhas velhas e sempre adoradas Tannoy R3.

Já leram, com certeza, aquele tipo de comparação em que uma pessoa diz que um aparelho deu 10-0 ao outro. São relatos de comparações de quem, ou não sabe relatar o que ouviu, ou tem interesses em não passar informação. Mas de forma resumida e estúpida, é isto que existe entre os dois aparelhos.

Entrando mais suavemente nos pormenores - imaginem uma imagem de um filme a 16:9, em alta definição, com uma excelemte captação da imagem por parte do operador da câmara. Vê-se as cores todas, com todas as suas nuances, os reflexos são vivos e luminosos, a imagem é composta por diversos planos todos cheios de luz natural e de detalhe. Imaginem agora também que a imagem desse filme encolhe para 4:3 e passa a ser a de uma normal emissão de tv em crt, mas até de qualidade razoável. Assim se compara o desempenho entre o Lyngdorf e a PS3.

O Lyndorf tem um palco amplo, especialmente em largura e profundidade, começando o palco na boca das colunas, por vezes ligeiramente à frente destas, e estendendo-se, sempre largo, bem lá para o fundo. Esse fundo é mais escuro, mas temos a percepção de tudo o que lá se passa, sem que esses pormenores sejam trazidos para primeiro plano. É como se os diferentes planos desse palco profundo fossem escurecendo, parecendo haver sempre mais um plano mais escuro ainda, até que a vista (o ouvido claro) só tem a noção de que a negritude desse palco se estende infinitamente na noite.

Ora, a PS3 concentra o palco em largura (os instrumentos ficam a tocar todos juntinhos e a voz do cantor encolhe-se, anasalando e perdendo a componente rouca de homem), parecendo até aumentar em altura, não passando tal de ilusão perante o encolhimento do palco em largura. E esqueçam os diferentes planos do palco. Este deixou de ser aquele imenso espaço tridimensional e passou a ser um quadro de cores alegres pendurado numa parede ligeiramente recuda, mas uma imagem bidimensional.

Para vos dizer a verdade, o primeiro impacto de diferença que me impressionou foi a lentidão da PS3 a ler a penúltima faixa do cd do Stuart A. Staples (a primeira que usei na audição). Nunca tinha ouvido uma diferença tão grande. Até parecia que a drive da PS3 trabalhava a dois terços da rotação do Lyngdorf. E a música nem era mais suave e agradável por isso, antes se tornava irritantemente arrastada, perdendo-se o ritmo o seu ritmo.

Em termos de graves, médios e agudos - o grave da PS3 é rendondo e cheiinho. Não tem o detalhe, a articulação e a extensão do Lyngdorf. E acaba por não ter o mesmo impacto. Quanto à gama média e aguda a diferença é abismal. A gama média do Sony encolhe-se, perdendo o excelente entrosamento com o grave do Lyngdorf e perde toda a riqueza armónica daquele. Mas é mesmo toda! Curiosamente (ou nem tanto) o Sony assume um brilho nos agudos, indo buscar artificialmente alguns pormenores. Mas perde para o Lyngdorf em extensão, subtileza, detalhe em toda a linha (médios e graves também) e ar. Muito ar. Aliás a diferança de detalhe da música entre os aparelhos é muito grande, nunca a PS3 atingindo o nível de detalhe natural do Lingdorf.

O Sony toca o cd. Ouve-se, tal como se ouve mp3. E até nem é desagradável. O Lyngdorf enche a alma de música. sunny

Prosa lamecha?

Façam a experiência e depois digam se tenho ou não razão.

PS: Para a semana, com sorte, ainda faço a experiência comparatica com o meu velho Sony SCD-XB780. Parece-me que o grave da PS3 é mais bem comportado...

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND 1/7/2007, 00:27

José Trigueiro, isto e o que eu chamo de um verdadeiro review Very Happy

Bom a PS3 perdeu mas o Lyngdorf CD-1 tambem custa quase 4 vezes mais do que esta consola, nao e? Basketball

Um braco

SOUND
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  José Trigueiro 1/7/2007, 10:21

SOUND escreveu:
(...)
Bom a PS3 perdeu mas o Lyngdorf CD-1 tambem custa quase 4 vezes mais do que esta consola, nao e? Basketball
(...)

Falta 50 € ao preço oficial do Lyngdorf para custar exactamente 4x uma PS3. Mas ao preço da PS3 niguém te faz desconto... Wink

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad 1/7/2007, 19:56

Este comparativo despertou alguma curiosidade em fazer o mesmo em relação à minha ps2.
Não coloquei lado a lado com o leitor de cds porque o conheço demasiado bem em relação aos títulos que utilizei.

O IC da PS2 não era de origem, mas um que comprei para ter alguma melhoria de imagem, um RGB com IC's.

Foi uma comparação que nem merecia a perda de tempo porque o som estava muito mau. Vozes "apagadas", graves gordos e mal definidos.

Agora só falta fazer com a PS1 SCPH 1002.
Espero que aí tenho algo de positivo para dizer.

Convidad
Convidado

Mensagem  redspear 10/10/2007, 20:04

José Trigueiro,

Pelo que percebi da excelente review, os testes com a PS3 foram realizados com o cabo AV fornecido pela mesma.

Consegue fazer a comparação com a PS3 ligada a um amplificador com cabo optico e com upsample a 88 khz (configurável na PS3) ou mesmo a 176khz (se ligada através de HDMI)?

Se não fôr pedir demais, a comparação em SACD também era desejável (mesmo com a saída analógica).

Cumprimentos

redspear
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 90
Interesses : Fotografia
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  nunobaptista 21/4/2008, 22:14

Eu tenho uma PS2 e estou curioso como devo fazer a ligação ao meu amplificador Densen...com que cabo e qual a saída da PS 2 ?Aquilo não aceita RCA´s ,a que entrada do amplificador ligo e como?

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23

Mensagem  nunobaptista 22/4/2008, 12:25

Já tenho a PS2 a tocar no meu sistema,realmente até nem toca mal,mas está longe da qualidade dum leitor de cd´s dedicado!

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve 22/4/2008, 13:11

e onde está a surpresa ? milagres é só de vez em quando, descobertas audiófilas são raras meu caro.

até que me demonstrem na prática a superioridade dos actuais leitores de cds, eu continuo fiel aos antigos multibit com todos os defeitos e vantagens daí decorrentes.

um dos leitores que gostava de apanhar cá em casa para testar no meu set-up era o tal Rega Saturn, mas são raros dado o seu escandaloso preço.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  nunobaptista 25/4/2008, 22:39

vinilsuporter escreveu:

um dos leitores que gostava de apanhar cá em casa para testar no meu set-up era o tal Rega Saturn, mas são raros dado o seu escandaloso preço.
A qualidade paga-se,e ouvi dizer que o Saturn foi um pouco mais caro porque a Rega não se poupou a esforços!

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND 25/4/2008, 22:51

nunobaptista escreveu:Já tenho a PS2 a tocar no meu sistema,realmente até nem toca mal,mas está longe da qualidade dum leitor de cd´s dedicado!

Viva nunobatista

Tenho de experimentar essa PS2, tenho aqui, mas ainda nao experimentei, tem de ser quando o puto estiver a dormir Laughing Very Happy. Tambem ja experimentei "aquela" famosa PS1 e tinha um som interessante, pois soava macia e diferente de qualquer leitor de cds que ouvi ate hoje, mas, nao sei, faltava ali qualquer coisa ao som em relacao aos leitores dedicados, talvez falta de ataque.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado