Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicablagem

3 participantes

Ir para baixo

Bicablagem Empty Bicablagem

Mensagem  Valkilm 5/3/2009, 23:09

Caros foristas,

Tenho uma dúvida que me tem assolado ultimamente pelo que venho pedir a vossa sábia consultoria: Antes do actual amplificador, tinha um Marantz que tinha apenas ligação para duas colunas, e tinha-o ligado às colunas Mission através de um cabo que foi alterado, na ponta onde liga o amplificador tem apenas duas ligações e nas colunas tem 4 porque estas permitem isto.

Agora que tenho o amplificador NAD que tem saida para 4 colunas, não sei se a bicablagem continua apenas com o mesmo cabo que tem apenas duas ligações e ligo-o às colunas A do amplificador, ou se tenho que ter 4 ligações para ligar nas colunas A e B?

Parece-me que deveria continuar com a mesma configuração que tinha no Marantz, até porque no manual do NAD não menciona nada disto, apenas diz para usar quando for 2 colunas, na ligação A. Se ligar 4 cabos no amplificador e levar estes às colunas, será isto considerado a bicablagem correcta ou não?

Obrigado,
J.Costa
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

Bicablagem Empty Re: Bicablagem

Mensagem  SOUND 6/3/2009, 00:53

Valkilm escreveu:
Caros foristas,

Tenho uma dúvida que me tem assolado ultimamente pelo que venho pedir a vossa sábia consultoria: Antes do actual amplificador, tinha um Marantz que tinha apenas ligação para duas colunas, e tinha-o ligado às colunas Mission através de um cabo que foi alterado, na ponta onde liga o amplificador tem apenas duas ligações e nas colunas tem 4 porque estas permitem isto.

Agora que tenho o amplificador NAD que tem saida para 4 colunas, não sei se a bicablagem continua apenas com o mesmo cabo que tem apenas duas ligações e ligo-o às colunas A do amplificador, ou se tenho que ter 4 ligações para ligar nas colunas A e B?

Parece-me que deveria continuar com a mesma configuração que tinha no Marantz, até porque no manual do NAD não menciona nada disto, apenas diz para usar quando for 2 colunas, na ligação A. Se ligar 4 cabos no amplificador e levar estes às colunas, será isto considerado a bicablagem correcta ou não?

Obrigado,
J.Costa

Viva Costa,

O teu Nad tem ligacao para dois pares de colunas mas na realidade estas ligacoes convergem ambas para a ligacao de um par no amplificador. A vantagem de o amplificador ter ligacoes para 2 pares de colunas e mesmo so para o caso de quereres colocar 4 colunas em diferentes divisoes de uma casa ou facilitar a bicablagem, especialmente se usares cabos muito grossos, sendo assim poderias distribuir estes por mais terminais, desta forma seria mais facil acomoda-los . Se quiseres podes ligar os teus cabos apenas na ligacao A, desta forma correspondera exatamente aquilo que tinhas no amplificador anterior a este que tens agora.

Um abraco

Carlos
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Valkilm 6/3/2009, 23:28

Viva Costa,

O teu Nad tem ligacao para dois pares de colunas mas na realidade estas ligacoes convergem ambas para a ligacao de um par no amplificador. A vantagem de o amplificador ter ligacoes para 2 pares de colunas e mesmo so para o caso de quereres colocar 4 colunas em diferentes divisoes de uma casa ou facilitar a bicablagem, especialmente se usares cabos muito grossos, sendo assim poderias distribuir estes por mais terminais, desta forma seria mais facil acomoda-los . Se quiseres podes ligar os teus cabos apenas na ligacao A, desta forma correspondera exatamente aquilo que tinhas no amplificador anterior a este que tens agora.

Um abraco

Carlos
-----------------------------------------------------------
Caro Carlos,

Muito obrigado pela mensagem. Realmente não sabia que embora no exterior sejam 4 terminais, no interior convergem para apenas uma ligação. Se a ligação B é para um segundo par de colunas, parece-me que nunca usarei a mesmo porque não pretendo ter 4 colunas.

Há diferença no som se eu ligar um cabo bicablado com apenas dois terminais (como o que tenho) para ligar só nas colunas A ou se ligar um cabo bicablado com 4 fios para ligar na ligação A e B do amplificador? Se fosses tu que opção escolherias?

Na altura quando comprei as colunas e o cabo, experimentei com os shunts ligados nas colunas usando apenas uma ligação de cabo de coluna e depois disseram-me que era melhor bicablar e comprei um segundo par de cabos e mandei fazer as ligações para bicablar o cabo e ai retirei os shunts das colunas e liguei o cabo no terminal do amplificador (com dois fios) e no terminal das colunas com 4 fios e notei que o som ficou algo melhor melhor, mas realmente sempre me interroguei se o amplificador tivesse terminais para 4 colunas se o som ficaria diferente com bicablagem do que a solução que tinha.

Abraço,
J.Costa
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  SOUND 7/3/2009, 01:53

Valkilm Escreveu:

"Há diferença no som se eu ligar um cabo bicablado com apenas dois terminais (como o que tenho) para ligar só nas colunas A ou se ligar um cabo bicablado com 4 fios para ligar na ligação A e B do amplificador? Se fosses tu que opção escolherias?"

SOUND

Ola Costa,

eu optaria apenas pela ligacao ao terminal A, como tens, desta forma penso que o sinal que chega as colunas e mais puro. A solucao A+B envolve mais contactos, por isso eu evitaria.

Um abraco

Carlos
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  fm&stereo 7/3/2009, 07:48