DACs
2 participantes
Fórum audiopt.net :: audio :: Fontes
Página 1 de 1
DACs
José Victor Henriques no hificlube:
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=1943&seccao=Audiofilia%20Aguda&subseccao=Audiofilia%20Aguda
Ao princípio, optei pelo DSD, mesmo para reproduzir CD, mas o Dialogue ajudou-me a perceber que o som, embora harmonicamente requintado e leve, perdia densidade e substância. A voz de Mariza ganhava em luz o que perdia em palpabilidade (honi soit qui mal y pense...). Contudo, tal como já tinha concluído, quando testei o Denon DCD SA1, a conversão DSD é a minha primeira escolha para ouvir SACD. E assim será enquanto o SACD existir.”
Mantenho o que escrevi então, mas admito que tenho dado comigo a ouvir cada vez mais o Modo DSD, também com CD, talvez influenciado pela excepcional reprodução dos SACD. Sobretudo, porque DSD parece preservar melhor o relacionamento espacial e temporal dos músicos no palco sonoro (mesmo quando virtual e recriado em estúdio).
Pouco a pouco, comecei a aperceber-me também de que a menor densidade específica dos corpos se deve, não à ausência de matéria orgânica, mas à textura mais fina do ar que a envolve. Com registos mais densos, leia-se menos transparentes, esta textura mais delicada ajuda-nos a seguir melhor o processo musical em curso. Mas quando os CD são de boa qualidade, o Multibit oferece o grau último de resolução, patente, como já referi, nos pormenores ínfimos escondidos na mistura e, sobretudo, no decay , que morre mais lentamente no patamar negro do silêncio. Só tem de ter o cuidado de subir muito ligeiramente o volume para compensar.
Se o programa for SACD, os termos invertem-se: a maior dinâmica e extensão em frequência dá a ilusão inicial de que o som está mais baixo e menos presente do que com Multibit, que soa mais compacto e sólido. Os músicos parecem envolvidos num casulo transparente de dimensões algo limitadas, enquanto com DSD gozam de total liberdade de movimentos.
O que continua a deixar-me fascinado é a diferença de perspectiva entre Multi-bit, 1-bit e DSD, isto é, o posicionamento do solista em relação aos acompanhantes, e a forma como estes são distribuídos no palco. Com música clássica, isso é imediatamente óbvio. Com pop ou rock, opte por músicos que gostam de gravar juntos, como Van Morrison.
Podia ser mais específico, mas não quero roubar ao potencial comprador o prazer da descoberta. Não espere, claro, que Van Morrison lhe apareça alternadamente à esquerda ou à direita, é de algo muito mais subtil que se trata aqui, e sobretudo evidente no plano da profundidade: por exemplo, mais perto da boca do palco e destacado dos acompanhantes, ou um passo atrás e mais integrado no conjunto.
Há quem defenda que só as colunas de som podem alterar as relações espaciais, por obra e graça dos diferentes padrões de dispersão polar, fase eléctrica e geométrica, aliadas à deficiente resposta impulsiva, difracção e reflexos secundários nas paredes, chão, tecto e objectos colocados no espaço envolvente. Pois juntem-lhe agora também os algoritmos utilizados pelos diferentes tipos de conversão. Cada cor seu paladar.
http://www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=1943&seccao=Audiofilia%20Aguda&subseccao=Audiofilia%20Aguda
Anonymou- Convidado
Re: DACs
"(honi soit qui mal y pense...). "
será: on y soit qui mal y pense?
"Podia ser mais específico, mas não quero roubar ao potencial comprador o prazer da descoberta."
e até podia apresentar uma fotografia, mas quer deixar ao potencial comprador o prazer da descoberta.
Ou podia até dizer algo de útil, mas quer deixar ao potencial comprador o prazer da descoberta.
(.............)
será: on y soit qui mal y pense?
"Podia ser mais específico, mas não quero roubar ao potencial comprador o prazer da descoberta."
e até podia apresentar uma fotografia, mas quer deixar ao potencial comprador o prazer da descoberta.
Ou podia até dizer algo de útil, mas quer deixar ao potencial comprador o prazer da descoberta.
(.............)
Palmas- utilizador iniciado
- Número de Mensagens : 143
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Pontos/Reputação : 0
Não sejas assim, acho interessante a descrição das diferenças entre os vários tipos de DACs, por isso criei o tópico, e não é interessante para os leitores entrar em demasiados detalhes... 

Anonymou- Convidado
É 6ª feira e estou esgotado, e tou também saturado de tentar ler artigos nas revistas da especialidade escritas com pés e cabeça.
Então as revistas portuguesas são de uma pobreza inacreditável.
Parece que têm uma lista de adjectivos audiófilos que distribuem aleatóriamente, e até parece à primeira vista que sabem do que estão a falar, mas não sabem...
Quando eles começam: e comparando vejo o mais claramente o tom de azul dos olhos do baterista enquanto que no outro é mais o "eyeliner" que sobressai em vez da côr, só me apetece vomitar.
para mais usar frases feitas sem as saber escrever ou o que elas dizem, dá-me vontade de lhe enfiar o indicador direito no olho esquerdo.
Desculpa a acidez
Então as revistas portuguesas são de uma pobreza inacreditável.
Parece que têm uma lista de adjectivos audiófilos que distribuem aleatóriamente, e até parece à primeira vista que sabem do que estão a falar, mas não sabem...
Quando eles começam: e comparando vejo o mais claramente o tom de azul dos olhos do baterista enquanto que no outro é mais o "eyeliner" que sobressai em vez da côr, só me apetece vomitar.
para mais usar frases feitas sem as saber escrever ou o que elas dizem, dá-me vontade de lhe enfiar o indicador direito no olho esquerdo.
Desculpa a acidez
Não achas um pouco "raro" fazer um teste a um leitor de $16000 usando um amp de valor inferior aos interconnects? (primaluna e Valhalla)
Não, é a lampadas...
O meu leitor/processador custa 3 vezes o meu amplificador, e não tenho vontade nenhuma de trocar de amplificador...

O meu leitor/processador custa 3 vezes o meu amplificador, e não tenho vontade nenhuma de trocar de amplificador...

Anonymou- Convidado
lowrider escreveu:Não, é a lampadas...![]()
Fico feliz pela teu contentamento.
Já experimentaste um SET ? com um daqueles garrafões de aquecimento directo?
Eu gosto muito de lampadas, mas têm de ter baixos e agudos potentes, nem gostei do modo triodo no meu, os baixos ficam moles, SETs devem ser o género, digo eu... 

Anonymou- Convidado
lowrider escreveu:Eu gosto muito de lampadas, mas têm de ter baixos e agudos potentes, nem gostei do modo triodo no meu, os baixos ficam moles, SETs devem ser o género, digo eu...
Os maus SET pode ser, mas se bem feitos, tens de experimentar, e depois dizes-me
Honi soit qui mal y pense...
a frase aplica-se bem a esta situação.
é o lema duma célebre ordem de cavaleiros da grã-bretanha, e a tradução, para quem não sabe, é:
vergonha caia sobre quem disso pensa mal...
é o lema duma célebre ordem de cavaleiros da grã-bretanha, e a tradução, para quem não sabe, é:
MikeF escreveu:Honi soit qui mal y pense...
tens razão, nem me lembrei dos jarreteiros, apenas da frase francesa homofona, que tem outro sentido (vitória sem glória)
As minhas desculpas
Palmas escreveu:Os maus SET pode ser, mas se bem feitos, tens de experimentar, e depois dizes-me
Acredito, já vi outros preconceitos cairem por terra...

Anonymou- Convidado
Tu e eu, que nem acreditava nos NOS DAC nem nos SE.
agora não quero outra coisa.
Também não acreditava na diferença entre cabos, e tive de engolir uns sapitos.
Por outro lado, também verifiquei que há na verdade muita banha da cobra em muitas das "verdades universais"
Assim tou como o S. Tomé, ouço e depois acredito!
agora não quero outra coisa.
Também não acreditava na diferença entre cabos, e tive de engolir uns sapitos.
Por outro lado, também verifiquei que há na verdade muita banha da cobra em muitas das "verdades universais"
Assim tou como o S. Tomé, ouço e depois acredito!
Eu também, mas só testo quando há suficientes opiniões contraditórias, senão não fazia outra coisa... 

Anonymou- Convidado
lowrider escreveu:Eu também, mas só testo quando há suficientes opiniões contraditórias, senão não fazia outra coisa...
De facto, aqui não há opiniões contrraditórias, os SET tocam muitíssimo bem!
Fórum audiopt.net :: audio :: Fontes
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|