Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Suspensão" para Gira-discos...

+2
fm&stereo
RuiGSousa
6 participantes

Ir para baixo

"Suspensão" para Gira-discos... Empty "Suspensão" para Gira-discos...

Mensagem  RuiGSousa 8/12/2008, 22:50

Caros foristas

O projecto que passo a apresentar surgiu devido a uma necessidade e passou por várias fazes...
Este é o produto final (vamos ver até quando...).
Passo a explicar:
O meu gira-discos é um pro-ject, que, como certamente sabem, não tem qualquer tipo de suspensão, á semelhança de tantos outros. Como tal, qualquer vibração, pancada, etc, que fosse feita no stand era transmitida á agulha, com o obvio resultado de se ouvir nas colunas, misturado com a musica.
Comecei a pesquisar quais seriam as soluções possiveis... foi quando me deparei com a chamada sand-box, que diziam ser simples e fantástico. Nada mais nada menos que, uma caixa, cuja tampa é uns milimetros menor que a dita, cheia de areia de rio... O resultado foi pouco satisfatório... pois absorvia um pouco as vibrações/pancadas, mas pouco.
A fase seguinte foi: substituir a areia por uma mistura de limalhas de vários metais... supostamente o resultado deveria ser fantástico, mas, nada disso.
Foi quando passei á "suspensão a ar", ou seja, a mesma caixa, cheia de várias camadas de plástico das bolhinhas, daquele que se utiliza para embrulhar objectos frágeis... por estranho que pareça, o resultado foi muito superior ás espectativas ( a coisa resulta ), mas com um senão... com o tempo, as bolhinhas vão perdendo ar...
Até que finalmente cheguei á fase do elástico... nada mais simples que: uma "moldura" com elásticos, dentro da caixa, sobre a qual assenta uma placa de mdf um pouco menor que a "moldura" ( 1,5 cm ), sobre a qual assenta a "tampa" da caixa, onde por sua vez colocamos o Gira-discos.
Para regular a "suspenção" em função do peso do gira-discos, ou se pretendemos mais ou menos firme, é só colocar ou tirar elásticos.
Não estou com isto a dizer que descobri o Ovo de Colombo, mas lá que resulta, resulta.

[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box1wk2 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box2dj4 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box3pt1 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box4pr5 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box5xk9 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box6kj2 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box7um9 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]

Apresento desde já a minha disponibilidade para qualquer esclarecimento/ajuda a quem estiver interessado em construir uma "coisa" destas.

Cumprimentos a todos
e muita música

PS: as fotos ficaram um pouquinho cortadas... :damn: espero para a proxima fazer melhor... Rolling Eyes
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  fm&stereo 9/12/2008, 02:14

Muito bem! Assim mesmo é que é!...
Eu já esperimentei muita coisa e a nada como experimentar. Agora não uso nada porque não preciso - mas isso é já «segredo».
Boas audições. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

"Suspensão" para Gira-discos... Empty Re: "Suspensão" para Gira-discos...

Mensagem  Blink 9/12/2008, 10:40

Bom dia, os meus Parabéns ao RuiGSousa pela solução encontrada que acredito dê resultado, e meu caro fm&stereo eu penso que deve estar a brincar com a palavra "segredo", pois se assim fosse a Secção do DIY ia concerteza á falência e nem seria o espírito desta comunidade.

Vi algures uma solução que achei também interessante, uma câmara de ar de bicicleta de criança debaixo de uma placa MDF e a coisa funcionava.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Mensagem  joevalve 9/12/2008, 10:49

blink escreveu:Bom dia, os meus Parabéns ao RuiGSousa pela solução encontrada que acredito dê resultado, e meu caro fm&stereo eu penso que deve estar a brincar com a palavra "segredo", pois se assim fosse a Secção do DIY ia concerteza á falência e nem seria o espírito desta comunidade.
Cumpts,

concordo inteiramente com o meu amigo blink. o compartilhar experiências é o mais interessante destes foruns, tanto mais que muitas vezes soluções simples resolvem problemas complexos. mas cada um sabe de si e o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias como eu costumo referir.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  joevalve 9/12/2008, 11:16

ruigsousa

em tempos vi este artigo no TNT acerca de isolantes de vibração:

http://www.tnt-audio.com/clinica/sandbla.html

confesso que desde o inicio nunca acreditei que a areia fosse bom isolante e a tua experiência acabou por confirmar essa minha suspeita. falei na altura com quem sabe destas coisas e me deu uma explicação técnica que me convenceu a não a utilizar.

como sou muito preguiçoso, deixei a coisa andar até porque não tenho grandes cuidados com o gira discos e estou satisfeito minimamente com a sua prestação. aliás desde que finalmente consegui um cd multibit modificado e que vai de encontro ao meu gosto sonoro, tenho ouvido muito pouco gira discos.

de qualquer modo os meus parabéns pela obra feita e pela disponibilidade de a dares a conhecer ao mundo.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad 9/12/2008, 14:02

vinilsuporter escreveu: desde que finalmente consegui um cd multibit modificado e que vai de encontro ao meu gosto sonoro, tenho ouvido muito pouco gira discos.
jose mario

ái,ái,então??com esse nick e a dizer semelhantes issos???temos a burra nas coves.. Laughing

Parabéns RuiGSousa
este é mais um projecto simples e fácil de executar.

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve 9/12/2008, 15:31

caro milton

eu penso pela minha cabeça e decido em função do que os meus ouvidos "captam". não tenho esses fundamentalismos de que o vinil é superior ao cd (já fui crente nessa pretensa superioridade) nem vice-versa e nem me preocupo em ter um gira discos de arrasar, o TD-160 cumpre fielmente a sua função ajudado por uma excelente unidade phono.

e já agora há uma coisa que me espanta, é a qualidade de muitos lps pseudo audiófilos de 180 gr que para aí andam, remasterizados, horriveis, a preços brutais, e no entanto a malta compra. e se compra é porque gosta, por isso eu remeto-me ao meu cantinho e dou comigo a ouvir mais cd que lp.

como dizia o parafuso "cada um é como cada qual mas ninguém é como evidentemente".......

boas audições

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo 10/12/2008, 02:12

Olá pessoal,
Naturalmente que estava a brincar, com a questão do segredo. Como disse já experimentei muita coisa e não há como experimentar. Posso mesmo dizer que existem várias formas de abordar esta questão que é a de tentar elimimar as vibrações. Por exemplo: os spiks, a areia, o ar (exemplo da camara-de-ar), a suspensão por molas, etc.

Quanto a pensar que alguma vez o digital pode superar o analógico, meus caros, «tirem daí o cavalo da chuva». Porque é que já quando os japoneses diziam que o digital tiga ganho a corrida, um português resolveu procurar converter o sinal digital para analógico, o qual continua em evolução?
Eu já ouvi leitores carissimos, do mais venerado que há nesta matéria e sempre que ouvia algo, ficava com a impressão (e concluia sempre) de que ficaria bem mais satisfeito se o som fosse realmente analógico. Posso mesmo afirmar que não é preciso muito dinheiro para conseguir um bom som analógico.
Com o devido respeito que tenho pelo didital e mesmo que por comodidade também utilizo digital - viva o vinilo! bounce cheers
Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Gorogoro 11/12/2008, 11:26

RuiGSousa escreveu:Caros foristas

O projecto que passo a apresentar surgiu devido a uma necessidade e passou por várias fazes...
Este é o produto final (vamos ver até quando...).
Passo a explicar:
O meu gira-discos é um pro-ject, que, como certamente sabem, não tem qualquer tipo de suspensão, á semelhança de tantos outros. Como tal, qualquer vibração, pancada, etc, que fosse feita no stand era transmitida á agulha, com o obvio resultado de se ouvir nas colunas, misturado com a musica.
Comecei a pesquisar quais seriam as soluções possiveis... foi quando me deparei com a chamada sand-box, que diziam ser simples e fantástico. Nada mais nada menos que, uma caixa, cuja tampa é uns milimetros menor que a dita, cheia de areia de rio... O resultado foi pouco satisfatório... pois absorvia um pouco as vibrações/pancadas, mas pouco.
A fase seguinte foi: substituir a areia por uma mistura de limalhas de vários metais... supostamente o resultado deveria ser fantástico, mas, nada disso.
Foi quando passei á "suspensão a ar", ou seja, a mesma caixa, cheia de várias camadas de plástico das bolhinhas, daquele que se utiliza para embrulhar objectos frágeis... por estranho que pareça, o resultado foi muito superior ás espectativas ( a coisa resulta ), mas com um senão... com o tempo, as bolhinhas vão perdendo ar...
Até que finalmente cheguei á fase do elástico... nada mais simples que: uma "moldura" com elásticos, dentro da caixa, sobre a qual assenta uma placa de mdf um pouco menor que a "moldura" ( 1,5 cm ), sobre a qual assenta a "tampa" da caixa, onde por sua vez colocamos o Gira-discos.
Para regular a "suspenção" em função do peso do gira-discos, ou se pretendemos mais ou menos firme, é só colocar ou tirar elásticos.
Não estou com isto a dizer que descobri o Ovo de Colombo, mas lá que resulta, resulta.

[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box1wk2 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box2dj4 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box3pt1 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box4pr5 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box5xk9 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box6kj2 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]
[img]"Suspensão" para Gira-discos... Box7um9 "Suspensão" para Gira-discos... W778[/img]

Apresento desde já a minha disponibilidade para qualquer esclarecimento/ajuda a quem estiver interessado em construir uma "coisa" destas.

Cumprimentos a todos
e muita música

PS: as fotos ficaram um pouquinho cortadas... :damn: espero para a proxima fazer melhor... Rolling Eyes

Muito interessante!!!!
Sinto-me tentado a daqui a uns tempos fazer uma coisa dessas tb!
Consegues por um tutorial passo a passo? Very Happy

Thanks alien

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 325
Ocupação : Programador
Interesses : fotografia, desporto, concertos, etc..
Pontos/Reputação : 52

http://zicazica.blogspot.com

Mensagem  Convidad 12/12/2008, 18:31

Aquilo que o amigo fm&stereo disse: "Quanto a pensar que alguma vez o digital pode superar o analógico, meus caros, «tirem daí o cavalo da chuva»." foi comprovado tanto por mim, como pelo meu amigo ruiGSousa no ultimo audioshow. Em praticamente todos os stands que entramos aonde o cd servia de fonte sonora, a decepção era grande. O som não bate certo, é estéril.
Quanto à caixinha do rui, posso comprovar que funciona. É claro que quem possui um belo dum Thorens, com suspensão como manda a lei, não necessita desses subterfúgiosjavascript:emoticonp('Laughing')

Abraço.

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  RuiGSousa 12/12/2008, 19:17

Caro Gorogoro,

básicamente isto trata-se de uma caixa ( com 4.5 cm de altura exterior), uma moldura (com 2 cm; 2 camadas de mdf) com elásticos (os chamados elásticos de avião... porque se usam no aeromodelismo... á venda em sacos de 300g no staples), uma placa +- 2 cm menor que o interior da moldura, e uma tampa +- 4mm menor que o interior da caixa. Tudo isto construido em mdf de 1cm de expessura. Para finalizar, 3 spikes, cravados na parte inferior da caixa, e pintado a gosto... no meu caso, preto mate.
No entanto, se tiver alguma duvida, não hesite em contactar.

saudações audiofilas
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo 13/12/2008, 02:42

António J. da Silva,
Nem mais!... O vinilo no audio show «falou por si» e só não ouvio quem não quis. Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Gorogoro 16/12/2008, 10:27

RuiGSousa escreveu:Caro Gorogoro,

básicamente isto trata-se de uma caixa ( com 4.5 cm de altura exterior), uma moldura (com 2 cm; 2 camadas de mdf) com elásticos (os chamados elásticos de avião... porque se usam no aeromodelismo... á venda em sacos de 300g no staples), uma placa +- 2 cm menor que o interior da moldura, e uma tampa +- 4mm menor que o interior da caixa. Tudo isto construido em mdf de 1cm de expessura. Para finalizar, 3 spikes, cravados na parte inferior da caixa, e pintado a gosto... no meu caso, preto mate.
No entanto, se tiver alguma duvida, não hesite em contactar.

saudações audiofilas

Pois, a minha duvida é mesmo com fazer uma moldura e a caixa assim como deve ser..
Mas ok! A ver se daqui a uns tempos me empenho a fazer uma coisa dessas Smile

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  RuiGSousa 17/12/2008, 22:25

Caro Gorogoro

Tenho na garagem a minha primeira "caixa" (só fiz a segunda por questões estéticas, para ficar a medida do rack). Só precisa de alguns mimos (lixa e tinta) e fica como nova.
Portanto, se se quizer dar ao trabalho de a vir buscar á Quinta do Anjo, é toda sua.
É o tutorial passo a passo mais simples que consigo arranjar... Very Happy

cumprimentos
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Gorogoro 15/1/2009, 13:25

RuiGSousa escreveu:Caro Gorogoro

Tenho na garagem a minha primeira "caixa" (só fiz a segunda por questões estéticas, para ficar a medida do rack). Só precisa de alguns mimos (lixa e tinta) e fica como nova.
Portanto, se se quizer dar ao trabalho de a vir buscar á Quinta do Anjo, é toda sua.
É o tutorial passo a passo mais simples que consigo arranjar... Very Happy

cumprimentos

Eina pá! Isso é espectacular..
Vou pensar no caso, quando tiver o stereo ligado..
Desde que fiz a mudança há uns meses q ainda nao o liguei Sad

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx 1/2/2009, 21:45

Sim Senhor! Adorei esta ideia e a relativa facilidade em concretizá-la! Acho que vou ser mais um seguidor deste DIY!

Parabéns Cool
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  Convidad 14/7/2009, 23:22

Rui Sousa,

Mas uma vez parabéns pelo projeto! cheers

Abraços

José Augusto

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo