Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

bi-wiring

+5
rafp01
SOUND
pbarata
José Trigueiro
casebres
9 participantes

Ir para baixo

bi-wiring Empty bi-wiring

Mensagem  casebres 21/6/2007, 11:38

boas, tenho umas colunas wharfedale 7.3, que comprei pra desenrascar enquanto não há muito dinheiro, estas permitem ligação bi-wiring, acham que existem uma grande diferença entre esta e uma ligação normal?

Já agora, onde posso comprar uns cabos bi-wiring baratos, ai na casa dos 15/20euros?
casebres
casebres
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 83
Ocupação : Técnico de Informática
Interesses : Música, Videojogos e Filmes
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

bi-wiring Empty Re: bi-wiring

Mensagem  Anonymou 22/6/2007, 07:33

http://www.sonicdesign.se/biwire.html

Anonymou
Convidado

Mensagem  José Trigueiro 22/6/2007, 10:57

Também já fui adepto do bi-wiring. Desisti. E curiosamente, o que é dito no último parágrafo desse artigo, especialmente a parte "(...) its not a real, recorded quality but a "speaker charactiristic" added to all reproduced material. "Sameness" is another word for it." lembra-me a impressão com que fiquei do bi-wiring. Outra impressão foi "fora-de-fase".

É claro que isto são impressões de quem pouco ou nada pesca disto. Além de que a experiência auditiva proporcionada pelo bi-wiring pode variar muito com o equipamento usado.

Mas o que conta mesmo são os ouvidos de cada um e eu cá fio-me no que os meus gostam de ouvir.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  pbarata 4/7/2007, 17:41

Que tema controverso. bounce

Já li milhares de opiniões e o que conclui é que ninguém fica indeferente.

No meu caso bi-wire permitiu:

Um grave mais pujante e controlado, agudos mais cristalinos, no conjunto, melhor focagem, mais presença/corpo e detalhe.

Quando volto a colocar o "shunt", parece que todo o som fica mais abafado.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  SOUND 4/7/2007, 19:34

pbarata escreveu:Que tema controverso. bounce

Já li milhares de opiniões e o que conclui é que ninguém fica indeferente.

No meu caso bi-wire permitiu:

Um grave mais pujante e controlado, agudos mais cristalinos, no conjunto, melhor focagem, mais presença/corpo e detalhe.

Quando volto a colocar o "shunt", parece que todo o som fica mais abafado.

Nao existe uma opiniao generalizada porque nem todas as colunas respondem da mesma maneira.

No meu caso tambem uso bicablagem, sinto que o som e um pouco mehor mas nao acho que seja uma diferenca do dia para a noite em relacao ao uso de cabos normais, penso que em colunas grandes essas diferencas sao capazes de se nortar mais, as minhas sao pequenas.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  rafp01 6/7/2007, 10:30

Boas a todos

Realmente esta questão do bi-wire é algo que nunca ganha concenso. Há quem diga que não vale nada e há quem diga que faz toda a diferença. Como a opinião dos outros serve-me para balizar a minha experiencia e a fim de tirar dúvidas lá me dirigi a uma loja especializada e toca a adquirir um cabos (Kimber 4TC) para substituir os meus SUPRA que andavam à uns anitos lá por casa. Só vos posso dizer que pela alteração dos cabos e com a bicablagem das minhas colunas (umas velhinhas, mas inseparáveis ROYD DOUBLET) parece que tinha adquirido um novo sistema, tal a diferença em termos de agudos e de definição da gama média (atenção que estes cabos e experiencias de bicabagem deitam cá para fora tudo que seja lixo que esteja por trás - gravação, fontes, etc - curiosamente, os graves ficaram mais definidos, controlados, perdendo um pouco da redondez dos cabos SUPRA (uns cabos muito bons, mas bastante gama média e quanto a mim bastente "redondos"). Portanto, o que aconselho é que quem tiver dúvidas sobre os reais efeitos da bi-cablagem experimente (sem ideias pré-concebidas) e retire as suas conclusões. Posso dizer que no meu sistema de audio dedicado (AUDIOLAB 8000A + CD MARANTZ 7000SE + ROYD DOUBLET) fez toda a diferença. Num próximo passo vou adicionar um power da AUDIOLAB ao meu 8000A e tentar também aferir "in loco" uma outra discussão que é a importância, ou não, de ter um power separado a atacar as colunas.

Um abraço e boas audições

RAFP

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 77

Mensagem  Pierre 20/7/2007, 20:10

Penso que a maior diferença deve-se aos kimber em relação aos supra. Não será tão acentuada essa diferença por serem bicabladas!!!
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  Mfigueiredo 21/7/2007, 21:22

A minha experiência sobre cabos de coluna é pequena, mas posso dizer que já tive cabos simples, (monster no início, supra depois e oelbach no fim). Tudo material "terreno". Bom, experimentei depois bicablar, até com cabos DIY em prata e tive, na altura a impressão de que havia boas melhorias.

Bom, agora estou numa de cabos simples outra vez, baratos, DIY, CAT-5 e penso que nunca tive som tão agradável.

Tive o cuidado de fazer passar o mesmo cabo do grave para o agudo em cada ligação para não mudar de elemento condutor.

Será só mais uma fase? A ver vamos. Para já estou feliz com esta configuração. Simples e acima de tudo, quase de "borla".
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Wineless 28/12/2007, 19:33

Boas.

Tinha bicablagem com cabos da Supra. Mudei para bicablagem para cabos da Kimber, neste caso os Bifocal XL.

A melhoria foi brutal. A definição, o palco sonoro, todas as gamas de som, tudo com uma melhoria notável. Tenho de concordar e subscrever a análise do Pierre.

Contudo, como estes cabos permitem a mono cablagem, vou exprimentar para ver a diferença. Reporto mais tard.

Um abraço.
Wineless
Wineless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Ocupação : Raramente agitado
Interesses : tudo o que faz mal ou é pecado
Pontos/Reputação : 1

Mensagem  nmoc hifi 19/1/2008, 23:58

Tenho uns Kimber 4PR, e umas B&W CM1, tinha-os ligados normalmente
com os shunts colocados, hoje experimentei bi-cablar, pois os cabos
permitem fazê-lo separando 2 condutores por polo na coluna.

Agora já é tarde, mas do pouco que estou a ouvir, que é um CD de
RAINBOW gravado ao vivo na Alemanha em 1976, se bem que a volume baixo
devido ao avançado da hora, parece-me uma boa opção. Noto o som muito
nitido, e realista, com maior definição quer nos baixos, quer nos
agudos.

Mas de qualquer das forma, terei que analisar mais condignamente, a horas decentes, quando puder "puxar" mais pelo sistema. Wink
nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Pontos/Reputação : 120

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo