Frequencia de resposta???
3 participantes
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 1 de 1
Frequencia de resposta???
Boa tarde...
Não sei se é aqui que deveria colocar estas duvidas, mas se não for desculpem....
Então é assim: o que é a frequencia de resposta numas colunas??? Qual o valor de frequencia que umas colunas devem ter??? Umas colunas de chao são melhores com 2 ou 3 vias??? E a sensibilidade, qual o valor recomendavel???
Desculpem se são perguntas ignorantes, mas quem não sabe é como quem não vê....
Desde já obrigado por eventuais ajudas....
Não sei se é aqui que deveria colocar estas duvidas, mas se não for desculpem....
Então é assim: o que é a frequencia de resposta numas colunas??? Qual o valor de frequencia que umas colunas devem ter??? Umas colunas de chao são melhores com 2 ou 3 vias??? E a sensibilidade, qual o valor recomendavel???
eduardoneco- utilizador iniciado
- Número de Mensagens : 11
Pontos/Reputação : 0
Re: Frequencia de resposta???
Uma ajudinha????
eduardoneco escreveu:Boa tarde...
Eu pegaria numa das tuas frases e diria antes "quem não ouve é como quem não sabe", porque estas coisas são meras respostas académicas, a frequência de resposta de uma coluna é uma medida em Hertz que o fabricante diz que podemos ouvir desde o som mais baixo até ao som mais agudo, se o nosso amplificador os transmitir, se a nossa sala os deixar ouvir, e se os nosso ouvidos o ouvirem, por isso estes "ses" todos.
Normalmente os fabricantes costumam dizer que funcionam desde os 10 ou 18Hz até aos 20.000Hz, e se é melhor uma de 2 ou 3 vias seria melhor a resposta se indicasses as medidas da sala onde vão ser ouvidas. A sensibilidade também deve estar interligada com os restantes aparelhos e as medidas da sala entre outros componentes como até os cabos, e como o nome indica uma coluna de 91 décibeis é mais sensível do que uma de 89 sendo que esta última já precisa de mais potência do amplificador a ela associado. Mas por vezes não é a mais sensível melhor que a menos sensivel.
Espero ter ajudado um pouco, mas aqui no forum verá algum tema sobre estes assuntos.
Cumpts,
Blink- Equipa Audiopt - Admin.
- Número de Mensagens : 4712
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999
acrescentando ao que disse o blink, normalmente associado à frequencia de resposta vem uma instensidade de +/- 3 ou 6 dB.
por exemplo:
resposta de frequencia: 50Hz - 20000Hz +/- 3 dB
neste caso, nas frequencias de 50 a 20000Hz, a coluna repreduz estas frequencias com a variação maxima de 3db (penso que em relação a uma curva plana padrão)
Quanto maior for o intervalo da frequancia e menor for o valor da variação de intensidade(+/- 3db), melhor. a coluna reproduzirá com mais fidelidade o som original.
neste caso exemplo, a coluna produzirá também frequencias abaixo dos 50 e acima dos 20000, mas para essas frequencias o fabricante ja não garante variações de intensidade inferiores a 3db. Dito de outra maneira, qualquer coluna pode dizer:
resposta de frequencia: 20hz a 20000hz
mas certamente não dirá: 20hz a 20000hz +/- 3dB
por exemplo:
resposta de frequencia: 50Hz - 20000Hz +/- 3 dB
neste caso, nas frequencias de 50 a 20000Hz, a coluna repreduz estas frequencias com a variação maxima de 3db (penso que em relação a uma curva plana padrão)
Quanto maior for o intervalo da frequancia e menor for o valor da variação de intensidade(+/- 3db), melhor. a coluna reproduzirá com mais fidelidade o som original.
neste caso exemplo, a coluna produzirá também frequencias abaixo dos 50 e acima dos 20000, mas para essas frequencias o fabricante ja não garante variações de intensidade inferiores a 3db. Dito de outra maneira, qualquer coluna pode dizer:
resposta de frequencia: 20hz a 20000hz
mas certamente não dirá: 20hz a 20000hz +/- 3dB
madmig- Membro Audiopt
- Número de Mensagens : 555
Ocupação : betão armado
Interesses : sound, offroad, cpus, artes marciais
Pontos/Reputação : 58
Desde já obrigado pelas respostas.... já fiquei um pouco mais ilucidado e esclarecido em relação á leitura que devemos ter quando lemos resposta de frequencia: 50Hz - 20000Hz +/- 3 dB
A sala é completamente rectangular (7.10mX5.25m), numa das paredes (7.10m) tenho 3 sacadas e na outra (7.10m) uma dupla porta....
O chão é em faia flutuante, tenho tecto falso e a cor das paredes é em beje (não sei se a cor tem influencia ou não, mas....)
Eu queria mais qualidade do que potencia (moro num apartamento).....
A sala é completamente rectangular (7.10mX5.25m), numa das paredes (7.10m) tenho 3 sacadas e na outra (7.10m) uma dupla porta....
O chão é em faia flutuante, tenho tecto falso e a cor das paredes é em beje (não sei se a cor tem influencia ou não, mas....)
Eu queria mais qualidade do que potencia (moro num apartamento).....
A sala ser rectangular não há problema, se fosse quadrada era pior e se fosse cúbica então seria muito pior, deves montar no lado menor as colunas, quanto ao chão flutuante deves adquirir um tapetão para travar as ondas residuais e nesse tipo de chão o ideal é haver móveis pesados para minimizar oscilações. O tecto é outro problema a resolver com absorventes acústicos e as fixações serem o mais rígidas possível para não dançar ao som da música, mas penso que o tecto se não foi pensado em termos acústicos vai ser o mais difícil de resolver, mas resolve-se.
A côr das paredes deve ser o que menos incomoda as ondas sonoras, já a rugosidade da parede influi um pouco na propagação sonora, as paredes muito flats ou estanhadas não são o ideal, tornam os agudos muito brilhantes, a minha sala de música é areada, calhou.
Cumpts,
A côr das paredes deve ser o que menos incomoda as ondas sonoras, já a rugosidade da parede influi um pouco na propagação sonora, as paredes muito flats ou estanhadas não são o ideal, tornam os agudos muito brilhantes, a minha sala de música é areada, calhou.
Cumpts,
Blink- Equipa Audiopt - Admin.
- Número de Mensagens : 4712
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

» meu 2º sistema (soundzen 2008)
» fotos do local onde vai ser montado o meu sistema
» Triangle Altea Ex 2,5
» Frequência de resposta das colunas
» Triangle Altea Ex 2,5
» fotos do local onde vai ser montado o meu sistema
» Triangle Altea Ex 2,5