Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isotek Mini Sub GII

Ir para baixo

Isotek Mini Sub GII Empty Isotek Mini Sub GII

Mensagem  pbarata 25/1/2008, 23:24

Efectuei recentemente o upgrade da minha régua de filtragem Olson Sound Fantastic com filtragem da Schaffner por um filtro da Isotek Mini Sub GII.

http://www.soundfantastic.co.uk/
http://www.isoteksystems.co.uk/minisub.asp

Ainda estive tentado a experimentar um Shunyata Hydra, mas depois de ter lido um comparativo em que este último perdia para o Isotek, apenas testei este último.

Infelizmente a introdução de um filtro, seja a régua mais simples, seja o mais sofisticado, produz sempre uma alteração tonal no som, mais ou menos pronunciada e bem audível, ao contrário do que se possa pensar. No entanto, quando apenas mudamos o sistema adicionando filtragem, a característica base do sistema mantém-se, sendo portanto mais dificil perceber as diferenças e classificá-las.

Tanto a régua da Olson como o Isotek Mini Sub fazem filtragem, ie., tratam de alguma forma o sinal de tensão da rede, tentando eliminar o ruído. Mas efectivamente não geram um novo sinal de tensão, reconstruíndo a forma de onda sinusoidal dos 220V. Esta última seria a situação ideal, uma sinusoide perfeita a alimentar o nosso sistema.

Após um período de audições posso afirmar que a evolução da régua para o Isotek não foi dramática no caso das fontes, uma vez que a régua não é nada má a eliminar boa parte do lixo da rede. Mas ainda assim noto melhorias, em especial na imagem do LCD, com melhor contraste na imagem e maior limpeza com o desparecimento de sombras, fantasmas e grão. Agora no amplificador é que estou confuso. Isotek Mini Sub GII Huh

Em geral, noto o som mais limpo, com os silêncios mais silenciosos (desculpem o pleonasmo), que resulta numa percepção da dicção melhor, em especial com vocais brasileiros, em se percebem melhor algumas
palavras, maior separação de instrumentos e vozes e aumento da gama dinâmica com a sensação de se percebem melhor as diferenças entre as pausas e os sons. Mas, no caso dos graves, parece existir alguma perda de impacto. Este fenómeno já acontecia com a régua da Olson, mas era mais evidente nesta com o grave a ficar um pouco lento e arrastado. Ou seja, o Isotek neste capítulo é uma melhoria, mas... continuo confuso, porque não sei até que ponto o grave sem o Isotek não estará um bocado descontrolado (boomy) quiça encorpado pelas harmónicas de circulam na instalação vindas sabe-se lá de onde?!

Do comprativo a régua da Olson apresenta a melhor relação preço qualidde, no que diz respeito à filtragem para fontes (leitores de CD/DVD, pré amplificadores e TV/LCD/Plasmas).

Resumindo, os filtros provocam diferenças tonais, mais ou menos acentuadas. Agora se isto significa
que o som verdadeiro está numa fonte de energia mais pura, ou não, não sei. Por exemplo a Krell diz que nem o cabo de alimentação que vem de origem deve ser mudado, uma vez que todo o sistema foi calibrado com esse cabo e qualquer alteração pode não ser necessáriamente para melhor, mas para diferente.

O certo é que depois de se experimentar filtragem num sistema, fica-se dividido, entre o antes e o depois,
porque a limpeza que os filtros imprimem ao sistema, permite que tudo pareça surgir com muito mais precisão, detalhe e melhor separação. Mas, ao mesmo tempo, obtém-se perda de alguma dinâmica no grave, que provoca a sensação de que está um pouco limitado, sendo este o pior efeito que a filtragem faz aos amplificadores.

Ainda na situação do grave, mesmo quando não existe (acentuada) limitação na dinâmica, como parece
ser o caso das saídas de elevada corrente do Isotek só com filtragem paralela, a verdade é que se perde algum peso no grave. Haverá por assim dizer um certo emagrecimento, um vez que parte do colestrol é eliminado pela filtragem.

Claro, no meu caso a amplificação é mais exigente do que o normal, o Krell KAV-400xi consume qualquer coisa como 1.800W (potência máxima) e com colunas de 4 Ohm pode debitar uns 400W por canal!!!!

De modo que o ideal seria usar um filtro tipo Isotek Sigmas ou Titan, mas são mais caros do que o próprio Krell. A questão é se valerá a pena "emagrecer" o som e a carteira? Isotek Mini Sub GII Banghead

Confusos?

Deixem que eu ainda estou mais.... Isotek Mini Sub GII Duh

Isotek Mini Sub GII Isotek10
Isotek Mini Sub GII P1190210

Última edição por em 26/1/2008, 10:14, editado 1 vez(es)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Isotek Mini Sub GII Empty Re: Isotek Mini Sub GII

Mensagem  Brás 25/1/2008, 23:55

Pois é amigo pbarata eu também estou de acordo consigo por vezes é dificil formar uma opinião concreta.Desde que a dieta seja equilibrada penso que não há problema. O pior é se uma pessoa acha que o investimento afinal não correspondeu às expectativas. Eu gostaria de ter um filtro como o isotek mas será que se justifica ou uma boa régua chega e poupo uns euritos.Há um ditado que diz "não há bela sem senão..." e aqui parece ser o caso, É tudo uma questão de gosto e de hábito.
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  hba 10/6/2008, 19:57

Primeiramente, parabéns por sua análise. Muito detalhada e informativa.
Sou proprietário de um Isotek Sigmas há mais ou menos um ano. Tenho uma certa experiência com estes tipos de dispositivo, tendo possuido ou testado sistemas de filtro / condicionador e regeneradores de diversas marcas ( PS Audio, Furutech, Ac Organizer e By Knirsch - estes últimos produtos brasileiros de alta qualidade ).
Como você, sempre tive como percepção a "limpeza" que estes equipamentos proporcionam ao sistema, permitindo uma inteligibilidade de melhor nível, um nível de detalhamento e silêncio superiores e ,consequentemente, uma melhor definição da micro-dinâmica, foco e palco sonoro. Contudo, sempre havia uma certa perda de dinâmica ( em maior ou menor grau dependendo do equipamento ).
Esta era minha percepção até escutar o Isotek Sigmas. A melhora alcançada é significativa em todos os quesitos. Não há de forma alguma perda da dinâmica, creio que dado as saídas de alta corrente que possui havendo, sim, uma melhor definição dos graves, que tornam-se mais secos , não "embolando" nunca.
O foco e recorte são melhorados de forma clara, bem como o palco sonoro aumenta consideravelmente.
Deve-se tomar cuidado com o tempo de amaciamento, pois sua sonoridade altera-se muito ( para melhor ) depois de mais ou menos umas 150hs.
Tenho ligado a ele minhas fontes, um pré de fono e o integrado Gryphon Callisto 2200, o qual exige muita corrente para desempenhar o melhor de sí. Inclusive a própria Gryphon sugere a não utilização de nenhum tipo de condicionador ou filtro, afirmando que sua própria fonte já serve como um regenerador de energia. Contudo, a melhora alcançada com o Sigmas foi tão evidente, que não há como não utilizá-lo.
Não é de fato um equipamento barato, mas sua utilização fez com que eu economizasse na realização de algum novo "upgrade" .
Vale notar que tenho uma ligação elétrica dedicada, com fiação especial e aterrada e, mesmo assim, a melhora foi grande. Contudo, na minha opinião, de nada vale nós instalarmos este acessório se nossa rede não é minimamente tratada e não utilizamos cabos de força de qualidade. Realmente não há milagres No

Um grande abraço,
hba
hba
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Tênis, Bateria e natação
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  SOUND 10/6/2008, 22:16

E eu a pensar que esse tipo de aparelhos podia resolver todos problemas da rede What a Face

ja pensei em adquirir um porque noto por vezes que a voltagem da eletricidade sobe ou desce aqui onde vivo.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  hba 10/6/2008, 22:51

Para problemas de variação de vontagem, o ideal será um regenerador de energia de alta potência ( tipo PS Audio ) ou um auto-transformador.....
hba
hba
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Tênis, Bateria e natação
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  castro 13/6/2008, 00:37

Na minha modesta opinião e sem grande sabedoria no assunto,aqui vai o meu teste dentro deste assunto:Bem,nunca acreditei que cabos de sector e réguas do mesmo ,podessem fazer grande diferença no sistema,mas o facto é que fazem e muito,no meu caso optei por em primeiro lugar comprar os cabos de sector,e o resultado foi deveras significante,mais tarde uma régua de 6 shuko sendo 3 delas filtradas,liguei o CD,Projector e Pré a tomadas filtradas,e ligando os Amplificadores às outras tomadas,só posso dizer que o resultado foi outro,maior defenição na imagem,maior clareza no som ou seja o resultado final foi bastante satisfatório,atenção que os cabos e réguas utilizadas não são de todo de preços astronómicos mas mesmo assim com um resultado bastante superior aos de origem.Sinto realmente menos grave mas um agudo mais preciso,até a respiração de alguns solistas se pode ouvir com maior clareza.
Portanto e resumindo...é uma area para aqueles que pensam (como eu pensava)aonde o dinheiro pedido possa não fazer grande dioferença Mentira,vale,... e muito a pena investir em arranjos destes.ouvir para crer
castro
castro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 295
Ocupação : restauração
Pontos/Reputação : 167

Mensagem  Mr.Spock 14/6/2008, 00:46

É sempre positivo ler relatos de pessoas que eram cépticas até terem experimentado.

cheers

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  SOUND 14/6/2008, 19:49

castro escreveu:Na minha modesta opinião e sem grande sabedoria no assunto,aqui vai o meu teste dentro deste assunto:Bem,nunca acreditei que cabos de sector e réguas do mesmo ,podessem fazer grande diferença no sistema,mas o facto é que fazem e muito,no meu caso optei por em primeiro lugar comprar os cabos de sector,e o resultado foi deveras significante,mais tarde uma régua de 6 shuko sendo 3 delas filtradas,liguei o CD,Projector e Pré a tomadas filtradas,e ligando os Amplificadores às outras tomadas,só posso dizer que o resultado foi outro,maior defenição na imagem,maior clareza no som ou seja o resultado final foi bastante satisfatório,atenção que os cabos e réguas utilizadas não são de todo de preços astronómicos mas mesmo assim com um resultado bastante superior aos de origem.Sinto realmente menos grave mas um agudo mais preciso,até a respiração de alguns solistas se pode ouvir com maior clareza.
Portanto e resumindo...é uma area para aqueles que pensam (como eu pensava)aonde o dinheiro pedido possa não fazer grande dioferença Mentira,vale,... e muito a pena investir em arranjos destes.ouvir para crer

Viva Castro, pelo que dizes em termos de informacao o sistema ficou mais capaz Smile

Gostaria de saber tambem se o sistema de som reproduz agora a musica, com um impacto emocional mais forte Basketball
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Mr.Spock 14/6/2008, 21:18

Embora a pergunta não me seja dirigida, atrevo-me a responder.
Da minha parte, quando falo nas diferenças, é sempre nesse sentido que me refiro a elas. De traduzirem um impacto emocional mais forte.
E mesmo disso que se trata
Wink

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  castro 15/6/2008, 16:57

Mr.Spock escreveu:Embora a pergunta não me seja dirigida, atrevo-me a responder.
Da minha parte, quando falo nas diferenças, é sempre nesse sentido que me refiro a elas. De traduzirem um impacto emocional mais forte.
E mesmo disso que se trata
Wink
Subescrevo
castro
castro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 295
Ocupação : restauração
Pontos/Reputação : 167