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Base para absorver as vibrações (1)

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  ricardo onga-ku 30/1/2010, 22:13

blink escreveu:
onga-ku escreveu:.........
Isso foi exactamente o que se sucedeu comigo: substitui os spikes por uns batentes de porta em PVC que comprei no Aki e o soalho já não vibra nem ressoa tanto.

Cumprimentos,
onga-ku

O fabricante dos batentes de porta em pvc se lê este Forum, mete-os á venda como um artigo audiófilo numa caixa em veludo, com preço audiófio é claro. Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Suspect

Cumpts

Shhhh, essa ideia era minha. Cool

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Mensagem  Jose_Morgado 15/5/2011, 12:03

Bom dia,
li um artigo interessante sobre o meso tema.
Deixo aqui o Link:
http://tech.juaneda.com/en/articles/managingvibration.html

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Mensagem  TenhoFrio 6/7/2011, 01:30

Uh isto é para proteger em caso de terramotos ou as vibrações afectam o som scratch

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 08:08

fm&stereo escreveu:Bem pensado, sim senhor! Mas eu cá perfiro os «spikes». De qualquer maneira, a borracha para mim não é o melhor, pois reflete as vibrações.

A borracha absorve as vibrações.

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 08:10

TenhoFrio escreveu:Uh isto é para proteger em caso de terramotos ou as vibrações afectam o som scratch

Claro que afectam o som, especialmente no caso de um gira-discos onde as vibrações são captadas pela agulha e transmitidas às colunas como ruído misturado com o sinal audio.
Num leitor de CD podem também afectar a leitura ainda que de uma forma muito menos intensa.

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 12:42

Concordo com este tipo de bases nuns monitores e num prato... agora no resto do equipamento??? Não sei se essa utopia vai levar a alguma melhoria para o ouvido do comum mortal Razz Rolling Eyes
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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 14:17

Os leitores têm um sistema de correcção de erros que coloca a informação lida em cache (ou memória) antes de a enviar para a conversão por isso as vibrações não o afectarão por aí além.
Aliás basta dar uma pequena pancada na caixa e verificar que nada acontece.

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Mensagem  Nautilus 6/7/2011, 14:22

Será os spikes mais eficientes que as borraçhas na eliminação das vibrações?

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 14:49

Os spikes servem para acoplar (ou ligar) e a borracha, neoprene, feltro, blu-tac, areia, óleo, ar ou um campo magnético cumprem a função contrária; ou seja, os spikes transmitem ou drenam as vibrações enquanto que os outros materiais isolam.

Se o componente estiver apoiado numa superfície sólida, rígida e de grande massa o uso de spikes parece-me adequado desde que esse equipamento não produza vibrações que possam afectar outros elementos do sistema.

Caso contrário, é melhor optar pelo desacoplamento, que foi o que eu fiz com as minhas colunas que faziam vibrar o soalho tradicional já velho e algo danificado com 70 anos que tenho em minha casa.

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 14:59

Recomendo a leitura deste link -> http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html

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Mensagem  abstractNomad 6/7/2011, 15:28

onga-ku escreveu:Os spikes servem para acoplar (ou ligar) e a borracha, neoprene, feltro, blu-tac, areia, óleo, ar ou um campo magnético cumprem a função contrária; ou seja, os spikes transmitem ou drenam as vibrações enquanto que os outros materiais isolam.

... ainda no outro dia estava a pensar em desacoplamento magnético... (imagino que pela dimensão mínima do atrito seja o mais eficaz)... mas ocorreu-me que o campo magnético poderia influenciar o funcionamento do aparelho... como, por exemplo, um amplificador.

... por outro lado, o amplificador teria que ser bastante leve, para que se conseguisse fazer o mesmo "levitar" através de ímanes... duvido que acham ímanes (pelo menos que sejam facilmente comprados pelo público, em geral) que consigam suportar um amp de 10 Kg.

... o que acham?

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 15:35

Existe no mercado, que eu saiba, pelo menos um fabricante que produz pés com desacoplamento magnético.
Em teoria devem funcionar mas também fico algo receoso quanto a possíveis interferências produzidas por campos magnéticos.

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Mensagem  abstractNomad 6/7/2011, 15:46

Caro onga-ku,

Pode orientar-me o nome do fabricante para eu investigar?

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Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 15:53

onga-ku escreveu:Os leitores têm um sistema de correcção de erros que coloca a informação lida em cache (ou memória) antes de a enviar para a conversão por isso as vibrações não o afectarão por aí além.
Aliás basta dar uma pequena pancada na caixa e verificar que nada acontece.

Aí está o ponto... então porque é que se quer construir um bunker á volta desse aparelho?


Nautilus escreveu:Será os spikes mais eficientes que as borraçhas na eliminação das vibrações?

eu por exemplo usei os dois para para os suportes dos monitores. na base dos suportes de madeira aparafusei uns spikes e pus uns pratos com cortiça por baixo. Esses pratos assentam em cima de uma pedra de mármore e por baixo basta pôr um tapete de fio de nylon de grande densidade.
Funcionou bastante bem e os resultados foram muito superiores em comparação com os suportes da marca dos monitores...

Outra coisa que já testei e é um espectáculo... é nos subs. como base o tal tapete e mármore bastante grosso e pesado por baixo com quatro quadrados de cortiça entre a pedra e o sub e em cima do sub a mesma coisa ( excluindo o tapete como é obvio ) . Fica com uma definição incrível. O Sub ficou a dar o melhor de si mesmo.

Agora em amps e leitores? Não acredito que haja melhoria sonora nenhuma... O material quando tem uma boa construção...

sunny


onga-ku escreveu:Existe no mercado, que eu saiba, pelo menos um fabricante que produz pés com desacoplamento magnético.
Em teoria devem funcionar mas também fico algo receoso quanto a possíveis interferências produzidas por campos magnéticos.

Penso que essa solução deve trazer mais desvantagens do que não ter nada... Mas bonito deve ficar... Smile
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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 15:54

http://www.jacmusic.com/Yamamoto/Feet/index

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Herofloat

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 15:58

madrugador escreveu:
onga-ku escreveu:Os leitores têm um sistema de correcção de erros que coloca a informação lida em cache (ou memória) antes de a enviar para a conversão por isso as vibrações não o afectarão por aí além.
Aliás basta dar uma pequena pancada na caixa e verificar que nada acontece.

Aí está o ponto... então porque é que se quer construir um bunker á volta desse aparelho?

Acho que, ao contrário de uma ou outra pancada, uma vibração constante ou pelo menos de duração mais longa pode afectar a leitura.

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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 16:02

Este suporte com amortecimento a óleo parece-me uma solução interessante para suportar um gira-discos de peso relativamente baixo:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Turntablesuspension

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 18:07

onga-ku escreveu:
madrugador escreveu:
onga-ku escreveu:Os leitores têm um sistema de correcção de erros que coloca a informação lida em cache (ou memória) antes de a enviar para a conversão por isso as vibrações não o afectarão por aí além.
Aliás basta dar uma pequena pancada na caixa e verificar que nada acontece.

Aí está o ponto... então porque é que se quer construir um bunker á volta desse aparelho?

Acho que, ao contrário de uma ou outra pancada, uma vibração constante ou pelo menos de duração mais longa pode afectar a leitura.

Ok. Concordo. Mas por isso é que ( especialmente ) os equipamento de audiofilia vêm com pés amortecedores... agora em circunstancias normais... essas bases "especiais" iram servir de pouco ou nada para melhorar seja o que for... Sinceramente penso que isso era um problema do passado... além disso, vamos ser sinceros... alguma vez tiveste problemas com um leitor por causa de vibrações externas? ( isto em circunstâncias normais de funcionamento )

Quem era mais prejudicado por esse aspecto eram os amantes dos sistemas de carro... isto há uns belos anos...
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Mensagem  manel1 6/7/2011, 18:38

Viva madrugador

Para se ter um bom som em casa não é necessário gastar muito dinheiro, mas quando se quer ter um som de se lhe tirar o chapéu ou de caírem os queixos a história é outra, com 10 vezes menos investimento pode conseguir-se 95% de um sistema ultra caro, ou quem sabe, ainda mais (%). Para um sistema de primeira linha essas diferenças pequenas de cabos,plataformas de isolamento, filtros ou estabilizadores de corrente, etc, são importantes, é a soma de todas essas melhorias que no final faz uma boa diferença, quando a nível da electrónica não há muito mais a melhorar, faz todo o sentido investir nestas pequenas melhorias, tal não significa que em leitores de CD mais baratos, provavelmente menos preparados para lidar com vibrações, não se consigam bons resultados.

Um dos problemas que enfrentamos actualmente é que muitos dos produtos ditos acessórios são uma treta, mas acredito que existe no meio disto tudo alguns que sejam eficazes, e como em tudo, nem sempre o mais caro é melhor.

Não sei qual é o seu sub, mas fiquei surpreendido com o facto de as alterações introduzidas por si darem tão bons resultados! Da mesma maneira algumas pessoas podem tirar resultados surpreendentes com dispositivos para minimizar vibrações em leitores de CD e amplificadores. É caso para dizer que cada caso é um caso.

Cumprimentos

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Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 20:44

Olá Smile

Ninguém diz o contrário. Aqui a "história" é apenas bases...
Se leres o que escrevi em cima, irás reparar que não sou contra o seu uso.

E sei perfeitamente que um bom filtro, regeneradores e cabos melhoram qualquer sistema... mas mais uma vez... não é disso que se trata neste tópico. Mas já agora, também sou da opinião que o pormenor faz a diferença... mas há um facto que tem e deve de ser analisado no fim de cada upgrade... é se há ou não melhorias sonoras nesta utopia de se querer sempre mais e melhor...


Mas discordo completamente da tua primeira frase. Mesmo que te refiras ao High-End... penso que o High-End está bastante vulgarizado ao ponto de ser mal visto e interpretado... porquê? Porque houve e há um "Boom" de mafiosos ( desculpem... mas não tem outro nome ) que se aproveitaram da ingenuidade do audiofilo que nada ou quase nada de audiofilia sabe (normalmente o gajo da pasta que pensa que tudo o que tem ouro e bastantes leds azuis é sinónimo de "qualidade" sonora ) E isto fez com que bons profissionais que fabricam o "High-End" de extrema qualidade caíssem nesta teia juntamente com esses mafiosos...


No fundo estás-me a dizer ( por exemplo ) que se comprares um conversor cambridge DacMagic vais ter um conversor que tira mais chapéus ou que faça descair mais queixos comparado com um lavry?! È claro que se puseres uma peçita aqui, outra ali e outra aculá... é provável que a performance aumente... mas nunca vai ser igual nem melhor do que a do Lavry... Depois há outros factores... tipo a acústica da sala onde tens o sistema...

Este é um dos aspectos mais importantes de toda a rede para se conseguir um bom som... e curiosamente é um assunto que se fala pouco em comparação com coisas de teor mais supérfluo no fórum ( talvez as Esposas do pessoal do fórum se estejam a impor em relação a uma possível nova "decoração" da sala... não sei Razz ) hehehe
è engraçado ver sistemas caros em salas quadradas que provavelmente nem devem ter mais de 9m2... Ou mesmo se maiores... não terem nem um painel diyzito que trate um pouquito mais aquele flutter echo irritante...


Mas lá está, há um ponto que simplesmente se desliga de tudo isto... e esse ponto é o bom senso aliado á nossa sensação de qualidade auditiva ( e não visual, os olhos comem... e se levares um surdo á tua casa para "ouvir" o teu sistema... é bastante provável que ele quando olhe para o tal fique boquiaberto...pois não é preciso grande "qualidade" para impressionar alguém que não está dentro do assunto )... basta só, potência q.b. e um ou dois subs que façam o bombo bater no peito do fulano que a maioria vai dizer que o teu sistema é espectacular.

O Ego é importante ( para uns mais do que para outros como é obvio ).
E o High-end lá para casa ( na sua maioria )... é extremamente bonito... mas soa horrível...
PS.: Quando falo em fabricantes High-End não falo em sistemas de cinco zeros... pois a nível de componentes é igual ao hi-fi profissional só que mais "extravagante" por fora... infelizmente o bonito por fora pouco impressiona os ouvidos hehehe

Quanto aos subs... é bem verdade... e penso que poderá resultar bem em qualquer sub ( desde que seja in a box )... e claro cada caso é um caso e os resultados iram variar de bastante subtis a impressionantes....
( Na altura fiz a experiência com uns subs meio rascas de estúdio da Mackie... e o resultado foi impressionante, já com um JL Audio Fathom f110 a melhoria não foi substancial... mas senti que valeu bem a pena ).

Não quero que me interpretes mal Manel1, aqui a minha posição é apenas de observador, se há pessoal que sente que fazer um bunker á volta do amp ou do leitor trás melhorias sonoras... apenas me resta dar as minhas felicitações pelo feito.

De qualquer das maneiras, boa discussão e desculpem alguma coisa pelo off topic Smile
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Mensagem  manel1 6/7/2011, 21:49

madrugador escreveu:

Mas discordo completamente da tua primeira frase. Mesmo que te refiras ao High-End... penso que o High-End está bastante vulgarizado ao ponto de ser mal visto e interpretado... porquê? Porque houve e há um "Boom" de mafiosos ( desculpem... mas não tem outro nome ) que se aproveitaram da ingenuidade do audiofilo que nada ou quase nada de audiofilia sabe (normalmente o gajo da pasta que pensa que tudo o que tem ouro e bastantes leds azuis é sinónimo de "qualidade" sonora ) E isto fez com que bons profissionais que fabricam o "High-End" de extrema qualidade caíssem nesta teia juntamente com esses mafiosos...

No fundo estás-me a dizer ( por exemplo ) que se comprares um conversor cambridge DacMagic vais ter um conversor que tira mais chapéus ou que faça descair mais queixos comparado com um lavry?! È claro que se puseres uma peçita aqui, outra ali e outra aculá... é provável que a performance aumente... mas nunca vai ser igual nem melhor do que a do Lavry

Penso que nos estamos a exprimir mal, pois parece que estamos de acordo, o que eu quis dizer é que um bom sistema ou componente geralmente custa bom dinheiro, não estou a falar de uma colunas TAD de 46000€ pois acho um exagero (embora admita que soem bem, mas com esse orçamento até eu arriscava a fazer umas que ficassem próximo disso Laughing) mas por exemplo de umas Proac D40, B&W 802 para citar algumas (8000 a 15000€) e que nestes casos, em que os componentes já são de qualidade inquestionavel (pode haver quem discorde!) vale mais apostar em todos os acessórios que possam melhorar a sua prestação e até mesmo uma bases por baixo de um leitor de CD ou amplificador pode trazer melhorias audiveis. É claro que não se fazem milagres e por muito bons que sejam alguns equipamentos digamos até aos 2000€, não chegaram a qualidade de componentes de qualidade reconhecida de valor de 5000€ a 10000€, embora possa haver casos de componentes de grande nome e preço que não valham um chavo, mas aqui estou a falar de elementos áudio em que o orçamento não foi em publicidade mas sim empregue num bom projecto e bons componentes.
madrugador escreveu:

... Depois há outros factores... tipo a acústica da sala onde tens o sistema...

Este é um dos aspectos mais importantes de toda a rede para se conseguir um bom som... e curiosamente é um assunto que se fala pouco em comparação com coisas de teor mais supérfluo no fórum ( talvez as Esposas do pessoal do fórum se estejam a impor em relação a uma possível nova "decoração" da sala... não sei Razz ) hehehe
è engraçado ver sistemas caros em salas quadradas que provavelmente nem devem ter mais de 9m2... Ou mesmo se maiores... não terem nem um painel diyzito que trate um pouquito mais aquele flutter echo irritante...

)

Concordo plenamente e sobre isto já falei bastante noutros tópicos, marcando bem a minha posição e alertando para esse facto.

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Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 22:28

sim. 5***** Concordo perfeitamente.

As B&W 802 são monitores espectacularmente bem construídos... precisam é de um Low-end extra... bem... nada que não se resolva com um par de velodyne's DD 12 Very Happy

Pois é... tenho que postar o meu sistema aqui no fórum hehehe pode não estar ao nível ( nem está ) mas algum dia com certeza estará Smile Very Happy "A esperança é a ultima a morrer" Right? Ou não se aplica?! hehehehe
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Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 22:36

madrugador escreveu:As B&W 802 são monitores espectacularmente bem construídos... precisam é de um Low-end extra... bem... nada que não se resolva com um par de velodyne's DD 12 Very Happy

Umas colunas que fazem 27Hz a –6dB em câmara anecóica precisam de um low-end extra?
Só se for para filmes. Razz

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"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 22:58

onga-ku escreveu:
madrugador escreveu:As B&W 802 são monitores espectacularmente bem construídos... precisam é de um Low-end extra... bem... nada que não se resolva com um par de velodyne's DD 12 Very Happy

Umas colunas que fazem 27Hz a –6dB em câmara anecóica precisam de um low-end extra?
Só se for para filmes. Razz

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Bw802diamondblack

Sim necessitam...ou melhor algumas pessoas necessitam... Filmes? Masterização de alta fidelidade por exemplo! Nenhumas colunas em situação real ( nem mesmo as B&W ) medem igual aos testes realizados numa anecóica... com uma sala bem afinadinha e equipamento transparente... quantos dB vão Razz

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  ricardo onga-ku 6/7/2011, 23:06

Tendo em conta que este é um fórum de audio, onde os sistemas têm como função a reprodução de música "enlatada" e na maioria da vezes irão ser montados em salas não tratadas, não tenho dúvidas que os 27Hz a –6dB em câmara anecóica são mais do que suficientes já que a sala se encarrega de acentuar o extremo baixo do espectro.

As minhas Spendor, por exemplo, fazem 30Hz a –6dB em câmara anecóica e na minha sala medem 20Hz a cerca –3dB no ponto de escuta. Cool

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 5317921662_c71ba0d9a0

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Sweet Mastering Studio 6/7/2011, 23:57

onga-ku escreveu:Tendo em conta que este é um fórum de audio, onde os sistemas têm como função a reprodução de música "enlatada" e na maioria da vezes irão ser montados em salas não tratadas, não tenho dúvidas que os 27Hz a –6dB em câmara anecóica são mais do que suficientes já que a sala se encarrega de acentuar o extremo baixo do espectro.

As minhas Spendor, por exemplo, fazem 30Hz a –6dB em câmara anecóica e na minha sala medem 20Hz a cerca –3dB no ponto de escuta. Cool

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 5317921662_c71ba0d9a0

hehehe ok... então e já pensaste bem no tratamento acústico que tens que realizar para corrigir esse gravão de maneira a teres um sistema preciso e fiel?

Para isso os fabricantes poderiam dizer assim "Os nossos monitores medem -6dB aos 30Hz em testes numa anecóica... mas não se preocupe, pois na sala lá de casa, se fizer as medições, vai ficar surpreso quando medir uns incríveis -3db aos 20hz!!!!"

Se isso fosse sinónimo de linearidade de resposta da coluna... mas não é...
PS.: Tenta por uma coluna num canto da sala e metes o mic no canto oposto... de frente um para o outro... abres o Fuzz Measure e fazes um testes ás respostas... e fazes outros com o mic o mais perto possível da coluna... talvez fiques surpreendido.

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  ricardo onga-ku 7/7/2011, 10:53

madrugador escreveu:
onga-ku escreveu:Tendo em conta que este é um fórum de audio, onde os sistemas têm como função a reprodução de música "enlatada" e na maioria da vezes irão ser montados em salas não tratadas, não tenho dúvidas que os 27Hz a –6dB em câmara anecóica são mais do que suficientes já que a sala se encarrega de acentuar o extremo baixo do espectro.

As minhas Spendor, por exemplo, fazem 30Hz a –6dB em câmara anecóica e na minha sala medem 20Hz a cerca –3dB no ponto de escuta. Cool

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 5317921662_c71ba0d9a0

hehehe ok... então e já pensaste bem no tratamento acústico que tens que realizar para corrigir esse gravão de maneira a teres um sistema preciso e fiel?

Este "gravão" é feitio das colunas, é intencional, uma tradição inglesa que visa compensar a menor sensibilidade do ouvido nos graves a baixos volumes e a "encher" um pouco as gravações de música orquestral que são quase sempre demasiado magras - é aquilo a que se chama som "neutro" pois tratam-se de colunas pra escutar música e não para monitorização de estúdio.
Por exemplo:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 1207SFEfig04

Sonus Faber Elipsa (2007)


Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 1205802fig4

BeW 802D (2005)

E a versão monitora (ainda que num modelo mais antigo) das minhas Spendor:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 100fig4

Spendor S100 (1991)

É curioso observar que as colunas mais recentes, modelos high-end modernos muito mais caros, têm uma resposta menos plana... Rolling Eyes

Entretanto mudei a posição das mesmas desde a última medição e como emprestei o mic estou à espera que o devolvam para efectuar nova medição.
Mas asseguro-te que uma resposta na sala com uma amplitude inferior 7/8dB entre os 20Hz e os 300Hz sem recorrer quaisquer correcções acústicas ou tratamentos é um desempenho bastante razoável.

Repara na resposta das Elipsa na sala do John Atkinson:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 1207SFEfig08

Outras colunas na mesma sala:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 710Focfig4

Focal Maestro Utopia III (vermelho);
Aerial Acoustics 20T V2 (azul);
Revel Ultima Salon2 (verde).

madrugador escreveu:Para isso os fabricantes poderiam dizer assim "Os nossos monitores medem -6dB aos 30Hz em testes numa anecóica... mas não se preocupe, pois na sala lá de casa, se fizer as medições, vai ficar surpreso quando medir uns incríveis -3db aos 20hz!!!!".

Alguns dizem -> http://www.spendoraudio.com/HTML/SP100R2_specification.html

Frequency response: 45 Hz to 20 kHz ± 3dB anechoic
Typical in-room response: -6dB at 35 Hz

Mas a maioria dos fabricantes de ai-fi ou audio doméstico omite muitas especificações importantes como por exemplo a impedância mínima ou a amplitude da resposta. Rolling Eyes

De que serve a informação de que umas Monitor Audio RS6 têm uma resposta de 38Hz a 30.000Hz se não sabemos qual é a amplitude?
Podem bem existir (e existem) montes e vales de 5 ou mesmo 10dB no meio do espectro e é possível que os 30Hz sejam a -12dB...

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 306MA6fig3

madrugador escreveu:Se isso fosse sinónimo de linearidade de resposta da coluna... mas não é...
PS.: Tenta por uma coluna num canto da sala e metes o mic no canto oposto... de frente um para o outro... abres o Fuzz Measure e fazes um testes ás respostas... e fazes outros com o mic o mais perto possível da coluna... talvez fiques surpreendido.

Só me interessa medir a resposta na sala no ponto de escuta, que é onde eu escuto; aliás, basta que me levante, ou coloque uma almofada extra no assento, para que a resposta se altere de forma radical.
Mas aquilo que acontece até pode ser simulado com o Hunecke e é mais ou menos isto:

Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Picture1sb

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Mensagem  Sweet Mastering Studio 7/7/2011, 11:34

Sim. O ouvido Humano é extremamente surdo no que toca ao Low-End. E por isso é necessário muito mais amplitude nestas frequências para ouvirmos de forma linear ( o mesmo já não acontece por volta dos 2khz aos 3,5Khz ) em que o nosso ouvido amplifica estas frequências de forma muito exagerada.

Mas tu estás equivocado. Pensa no seguinte, se as tuas colunas não reproduzem de forma linear algumas frequências, significa que "poderás" não ouvir informação sonora que está contida nessa gravação. Se não há a capacidade de reprodução, não é a acumularas o grave na sala que te vai fazer ouvires mais qualquer coisa.

Pois só irás conseguir mais amplitude e menos precisão.

Tomará eu ter -3dB aos 20Hz... ( e na enecoica os meus monitores são lineares dos 42Hz aos 20Khz com apenas +/-1dB )

Eu como afinei acusticamente a minha sala. Confio nela plenamente. Já aqui testei inúmeros monitores desde os mais Budget a uns bem mais caros e de facto sei que tenho uma sala dentro do possível, transparente e reveladora. Posso dizer que não tenho Low-End... porque não tenho nada que reproduza esse mesmo Low End... e se eu fizer vários testes, os resultados iram exprimir isso...

Agora teres uma sala "boomy" de forma a saciares a tua sensação de linearidade para compensar algo que não é reproduzido...


onga-ku escreveu:Mas a maioria dos fabricantes de ai-fi ou audio doméstico omite muitas especificações importantes como por exemplo a impedância mínima ou a amplitude da resposta.

è bem verdade... mas também é um bocado por aí que ficamos com uma ideia do quanto o fabricante se interessa... Razz
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Mensagem  ricardo onga-ku 7/7/2011, 12:25

madrugador escreveu:Sim. O ouvido Humano é extremamente surdo no que toca ao Low-End. E por isso é necessário muito mais amplitude nestas frequências para ouvirmos de forma linear ( o mesmo já não acontece por volta dos 2khz aos 3,5Khz ) em que o nosso ouvido amplifica estas frequências de forma muito exagerada.

Mas tu estás equivocado. Pensa no seguinte, se as tuas colunas não reproduzem de forma linear algumas frequências, significa que "poderás" não ouvir informação sonora que está contida nessa gravação. Se não há a capacidade de reprodução, não é a acumularas o grave na sala que te vai fazer ouvires mais qualquer coisa.

Pois só irás conseguir mais amplitude e menos precisão.

Não percebo se te estás a referir a uma resposta de frequências plana ao nível da amplitude ou se com linearidade falas de distorção, que são coisas diferentes.

A tal precisão a que te referes é também conhecida por "transparência" e difere da "neutralidade" na medida em que o equipamento reproduz sem tirar nem por o sinal que o alimenta.
Como afirmei anteriormente a "transparência" adequa-se mais à monitorização enquanto que a "neutralidade", profundamente estudada pelo Departamento de Pesquisa da BBC, tem em conta as características da sensibilidade auditiva, da sala doméstica, das gravações.
O que distingue as monitoras de estúdio das colunas de reprodução doméstica é o facto de cumprirem funções diferentes.

madrugador escreveu:Eu como afinei acusticamente a minha sala. Confio nela plenamente. Já aqui testei inúmeros monitores desde os mais Budget a uns bem mais caros e de facto sei que tenho uma sala dentro do possível, transparente e reveladora. Posso dizer que não tenho Low-End... porque não tenho nada que reproduza esse mesmo Low End... e se eu fizer vários testes, os resultados iram exprimir isso...

Tens alguma medição?
Já estive nos estúdios de emissão de rádio da RTP mas nunca numa sala de monitorização dum estúdio de gravação.

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Base para absorver as vibrações (1) - Página 2 Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Sweet Mastering Studio 7/7/2011, 13:45

O que distingue as monitoras de estúdio das colunas de reprodução doméstica é o facto de cumprirem funções diferentes.

Sim. Claro que sim. Lazer é diferente de trabalho. Mas eu gosto de pensar que na maioria das vezes consigo os dois Smile

Sim, tenho testes que realizei em 2009 se não estou em erro mas vou realizar outros em Agosto pois a sala foi re-ajustada e o equipamento mudou bastante e é possível que tenha que corrigir alguma coisa na acústica outra vez... Irei realizar testes para medir a pressão sonora, resposta em frequência e impulsos, analisar fases, calcular tempos de reverberação etc... pois tenciono abrir de forma mais séria até ao final do ano... e quero tudo a funcionar a 100%.
è um estúdio de masterização ( independente ) e não de gravação... mas de qualquer das maneiras fica aqui o convite, para o onga-ku e a comunidade do audiopt que queira ver e ouvir o que por cá se faz, estão completamente á vontade. Há sempre bom café e Super Bock o ano inteiro. Smile

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