Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Base para absorver as vibrações (1)

+12
TenhoFrio
Jose_Morgado
paulo_m
ricardo onga-ku
Nox
EkvalkppK
natas
Neube Braia
fm&stereo
pbarata
RuilaCosta
Blink
16 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Base para absorver as vibrações (1) Empty Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Blink 25/1/2008, 15:44

É uma base para absorver as vibrações, tem um custo pequeno comparado ás audiófilas, absorve as vibrações horizontais através das esferas de aço e as verticais pela borracha do próprio dispositivo e pelas bolachas de borracha coladas na base.
As esferas estão assentes nos puxadores que foram cortados até á base e colados com araldite no fundo do pé de protecção, estão mergulhadas com cola-viscosa para atrasar os movimentos e atenuar as vibrações.

Material necessário:
- 3 pés de protecção de borracha redondos (de mesas, etc...)
- 3 esferas que pode encontrar no seu mecânico
- cola viscosa
- base de vidro de 8mm de 42x30
- araldite

E eis as imagens que valem por mil palavras, por isso aventurem-se e experimentem ouvir coisas feitas por vós.

Base para absorver as vibrações (1) Besfera3hj8
Base para absorver as vibrações (1) Besfera4wa3
Base para absorver as vibrações (1) Besfera5xp8
Base para absorver as vibrações (1) Besfera2jf5
Base para absorver as vibrações (1) Besfera1dd8
Base para absorver as vibrações (1) Besferawc1

Qualquer semelhança com Solid Tech é pura coincidência. sunny
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Base para absorver as vibrações (1) Empty Base para vibrações

Mensagem  RuilaCosta 16/7/2009, 22:37

Olá
Boa Noite Blink
Pode-me explicar as duas ultimas fotos?
É que os pés de borracha não coincidem no seu formato
Cumprimentos
RuilaCosta
RuilaCosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 241
Ocupação : Desenhador Construção Civil
Interesses : Passear com familia
Pontos/Reputação : 81

Base para absorver as vibrações (1) Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  Blink 17/7/2009, 00:35

RuilaCosta escreveu:Olá
Boa Noite Blink
Pode-me explicar as duas ultimas fotos?
É que os pés de borracha não coincidem no seu formato
Cumprimentos

Boa noite, os pés de borracha são na base meio curvos e não têm um assentamento fixo, para contrariar isso foram encaixados naqueles anéis em tubo plástico preto com um pouco de cola, assim ficam planos no assentamento. Já nem me lembrava disto, já não os uso (nem tenho este 640c). cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Base para absorver as vibrações (1) Empty Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  pbarata 17/7/2009, 08:22

Não há o perigo que a prateleira de vidro deslizar nas esferas e o conjunto cair no chão?
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  fm&stereo 17/7/2009, 12:09

Bem pensado, sim senhor! Mas eu cá perfiro os «spikes». De qualquer maneira, a borracha para mim não é o melhor, pois reflete as vibrações.
Seja como for, algum ganho acredito que seja possível com esse sistema. Wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Blink 17/7/2009, 12:15

pbarata escreveu:Não há o perigo que a prateleira de vidro deslizar nas esferas e o conjunto cair no chão?

Não, a esfera só trabalha dentro daquele perímetro côncavo, pára mal encoste ás paredes laterias e com o peso do aparelho desliza muito pouco, mas é uma experiência que cada um deve decidir se vai ao encontro das suas necessidades, sendo que é mais para absorver vibrações laterias, por baixo de cada pé leva uma espuma rígida prás verticais.
O efeito de deslizamento é anulado pela cola viscosa que leva dentro de cada pé, (pode usar uma cola viscosa de apanhar ratos em tubo red).

Agora que tenho o gira fixo na parede não preciso disto.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  pbarata 17/7/2009, 14:07

Não podendo por, para já, o prato na parede estou a usar uma prateleira de vidro com 6mm da SoundStyle da linha XS100.

A prateleira acenta nos módulos R.C.I. (Resonance Controlling Interface) da Spider, com um pouco de blu-tac entre o vidro e o R.C.I. para boa adaptação e fixação. Os 3 pés de borracha do Rega foram substituídos por 4 pés de Soborthane da Ixos, tendo sido depois nivelado o rack de modo ao prato ficar perfeitamente horizontal.

Ainda estou a habituar-me as alterações mas arrisco dizer que o grave me parece mais bem definido e controlado.

Base para absorver as vibrações (1) P7151211
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  Blink 17/7/2009, 17:46

Tens aí uma boa mesa que bem tratada elimina bem as ressonâncias parasitas, embora também ache que na parede dará melhores resultados no gira. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Base para absorver as vibrações (1) Empty Pedra Granito com madeira

Mensagem  Neube Braia 5/10/2009, 19:55

Blink,

Construi um rack de madeira de 7cm de espessura com pedra granito em duas prateleiras. Ficou com mais de 150kg presumo. Será que tenho muitas vibrações?

Abraços.

Neube.

Neube Braia
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 31
Interesses : Ouvir boa musica
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  natas 5/10/2009, 20:25

A ideia é muito boa no que respeita as esferas....no entanto existe o problema por resolver....é a da ressonância da própria prateleira " do material seja ele qual for " que no caso particular do vidro até não é nada desprezível....na foto temos um bom exemplo temos um gira-discos sob um prateleira de vidro...se for possível medir a ressonância do vidro e deveras superior ao gira-discos que em principio devera ser de MDF....essa ressonância é evitada pelos pés de borracha do gira no entanto....no entanto passa.....MDF e um material com ressonância inferior a própria madeira...devido a uniformidade da sua estrutura.

No caso do desacoplamento os spikes são reis especialmente se colocados isostaticamente.... Base para absorver as vibrações (1) Icon_biggrin
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Pontos/Reputação : 114

Mensagem  Convidad 5/10/2009, 20:54

natas escreveu: especialmente se colocados isostaticamente.... Base para absorver as vibrações (1) Icon_biggrin
deixaste-me curioso,troca lá isso por miudos... Base para absorver as vibrações (1) Icon_scratch

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 5/10/2009, 21:27

milton escreveu:
natas escreveu: especialmente se colocados isostaticamente.... Base para absorver as vibrações (1) Icon_biggrin
deixaste-me curioso,troca lá isso por miudos... Base para absorver as vibrações (1) Icon_scratch

Isso não é uma bebida para atletas... Base para absorver as vibrações (1) 774752 Base para absorver as vibrações (1) 774752

Convidad
Convidado

Mensagem  EkvalkppK 5/10/2009, 21:37

António José da Silva escreveu:
milton escreveu:

Isso não é uma bebida para atletas... Base para absorver as vibrações (1) 774752 Base para absorver as vibrações (1) 774752

Boas!!! Base para absorver as vibrações (1) Lol
Isso de "Isostaticamente" será: Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. É, portanto, uma estrutura estável.
Até +
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Pontos/Reputação : 629

Mensagem  Convidad 5/10/2009, 21:49

EkvalkppK escreveu:[
Isso de "Isostaticamente" será: Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. É, portanto, uma estrutura estável.
Até +

eu até compreendo as coisas rápidamente,vais ter que me explicar isso muitas vezes... Base para absorver as vibrações (1) Lol

Convidad
Convidado

Mensagem  EkvalkppK 5/10/2009, 21:51

milton escreveu:
EkvalkppK escreveu:[
Até +

eu até compreendo as coisas rápidamente,vais ter que me explicar isso muitas vezes... Base para absorver as vibrações (1) Lol

Base para absorver as vibrações (1) Lol Sempre ás ordens Milton!
Um abraço!!!
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  natas 5/10/2009, 21:52

......yes......a garantia para isso acontecer é distribuir a massa por 3 pontos......spikes de preferencia para que os pontos de contacto sejam considerados infinitos no contacto....o mais pequena area de contacto possivel....dai a prefencia dos spikes a esfera !

no entanto para isso acontecer de forma a massa total ficar distribuida sem momentos, a mesma massa tem de estar dentro da area ou da circunferencia que distribui os pontos de contacto....!
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  EkvalkppK 5/10/2009, 22:02

natas escreveu:......yes......a garantia para isso acontecer é distribuir a massa por 3 pontos......spikes de preferencia para que os pontos de contacto sejam considerados infinitos no contacto....o mais pequena area de contacto possivel....dai a prefencia dos spikes a esfera !

Boas!

Estou utilizando essa distribuição em 3 pontos, com o uso de spikes e bolachas absorvedoras nas minhas colunas monitoras, neste caso da Goldring, sem dúvida que só trás benefícios á reprodução musical. Estou pensando em mandar fazer uns cones em nylon, só pra comparar o comportamento destes também.

Cumprimentos
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Blink 5/10/2009, 22:08

Neube Braia escreveu:Blink,

Construi um rack de madeira de 7cm de espessura com pedra granito em duas prateleiras. Ficou com mais de 150kg presumo. Será que tenho muitas vibrações?

Abraços.

Neube.

Gostava de vêr as fotos do rack, mas concerteza que é um rack á prova de vibrações, mas tudo dependerá também das bases ou spikes a usar no assentamento dos aparelhos. Estou convicto que nem a passagem de um camião por perto atrapalhará esse móvel.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  EkvalkppK 5/10/2009, 22:10

Embora, não desprezando as bases que assentam as monitoras aos suportes, são de madeira mogno, pelo facto de ser bastante rígida e pesada.
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  natas 5/10/2009, 22:33

o rack suporta...as mesas isolam....

Não é absolutamente religioso os três pontos....mas é uma forma de eliminar problemas!

Com uma mesa de quatro pontos de contacto temos de ter o cuidado de um ajuste fino no quarto spike ! Mas também não é por ai o problema...

Qualquer material colocado dentro de um recinto acústico vibra ou toca por simpática....temos de eliminar essas ressonâncias parasitas nos elementos que dão suporte aos aparelhos, especialmente CD, DVD, GD os mais complicados e Amp a válvulas! Base para absorver as vibrações (1) Icon_eek
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Nox 5/10/2009, 23:07

esta ideia esta muito bem pensada, ja vi que o nosso colega blink é um verdadeiro ás no que toca a fazer coisas por si proprio.

parabéns

Nox
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 318
Pontos/Reputação : 137

Mensagem  Convidad 5/10/2009, 23:23

Nox escreveu:esta ideia esta muito bem pensada, ja vi que o nosso colega blink é um verdadeiro ás no que toca a fazer coisas por si proprio.

parabéns

O blink não brinca em serviço... Base para absorver as vibrações (1) 156131

Convidad
Convidado

Mensagem  natas 5/10/2009, 23:57

bom aqui vai....
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Neube Braia 5/11/2009, 13:47

[img][/img]
blink escreveu:

Abraços.

Neube.

Gostava de vêr as fotos do rack, mas concerteza que é um rack á prova de vibrações, mas tudo dependerá também das bases ou spikes a usar no assentamento dos aparelhos. Estou convicto que nem a passagem de um camião por perto atrapalhará esse móvel.

Blink,

Não tinha fotos do rack, motivo da demora em responder a você.

Abraços

Base para absorver as vibrações (1) Dsc02375.th

Base para absorver as vibrações (1) Dsc02380f.th

Neube Braia
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 31
Interesses : Ouvir boa musica
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  Blink 5/11/2009, 14:42

Não tinha fotos do rack, motivo da demora em responder a você.

Abraços

Ficou muito bom, isso está como uma rocha e não há vibrações com toda a certeza.
Parabens pelo trabalho que não deve ter sido pouco, reparo que até a prateleira do meio foi talhada nos cantos. Base para absorver as vibrações (1) Icon_cheers

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  ricardo onga-ku 30/1/2010, 19:14

natas escreveu:A ideia é muito boa no que respeita as esferas....no entanto existe o problema por resolver....é a da ressonância da própria prateleira " do material seja ele qual for " que no caso particular do vidro até não é nada desprezível....na foto temos um bom exemplo temos um gira-discos sob um prateleira de vidro...se for possível medir a ressonância do vidro e deveras superior ao gira-discos que em principio devera ser de MDF....essa ressonância é evitada pelos pés de borracha do gira no entanto....no entanto passa.....MDF e um material com ressonância inferior a própria madeira...devido a uniformidade da sua estrutura.

No caso do desacoplamento os spikes são reis especialmente se colocados isostaticamente.... Base para absorver as vibrações (1) Icon_biggrin

Segundo um artigo da Hi Fi News citado neste site http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html a função dos spikes é de acoplar e não desacoplar.

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Blink 30/1/2010, 20:58

onga-ku escreveu:..............
Segundo um artigo da Hi Fi News citado neste site http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html a função dos spikes é de acoplar e não desacoplar.

Cumprimentos,
onga-ku

Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  paulo_m 30/1/2010, 21:51

blink escreveu:
Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.

Quando tinha as Logan Vantage mandei fazer dois quadrados de granito preto polido de 45 cm de lado e 1 cm de altura onde pousei as colunas com os ETC spikes delas e a diferença foi abismal (grave controlado, no sítio e sem ressonâncias) em comparação com pousá-las com os mesmos spikes em cima de moedas (ambos os casos em chão flutuante). O peso da base influi bastante e quanto mais pesada, melhor, pois menos se sujeita à transmissão de vibrações pelo chão.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  ricardo onga-ku 30/1/2010, 22:04

blink escreveu:Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.

Isso foi exactamente o que se sucedeu comigo: substitui os spikes por uns batentes de porta em PVC que comprei no Aki e o soalho já não vibra nem ressoa tanto.

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Blink 30/1/2010, 22:10

onga-ku escreveu:.........
Isso foi exactamente o que se sucedeu comigo: substitui os spikes por uns batentes de porta em PVC que comprei no Aki e o soalho já não vibra nem ressoa tanto.

Cumprimentos,
onga-ku

O fabricante dos batentes de porta em pvc se lê este Forum, mete-os á venda como um artigo audiófilo numa caixa em veludo, com preço audiófio é claro. Base para absorver as vibrações (1) Suspect

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo