Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE

+3
SOUND
Prof
Nochnoi gost
7 participantes

Ir para baixo

INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE Empty INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE

Mensagem  Convidad 6/1/2008, 21:16

Todos os Invernos é este flagelo...Suspect
As prestações do meu sistema descem de bastante razoável para quase intragável. É uma diferença brutal ! O som fica comprimido, "misturado" irreconhecível. Sempre atribui tal facto á composição do ar, considerando que o problema estava no exterior do sistema, tentando pelo aquecimento e desumidificação da sala minorar o seu impacto. Mas verdade seja dita que quase sempre o efeito de aquecimento e desumidificação da sala não teve nunca efeitos imediatos, antes só se fazendo notar ao fim de, digamos 2 ou 3 dias, como se houvesse algo a demorar mais tempo a "recompor-se".

A intervenção do Luke Skywalker que transcrevo, e na parte por mim sublinhada ...

Luke Skywalker escreveu:No Forum HTforum aqui do Brasil já criei um tópico onde testei a bi-amplificação e um dos membros, O Prof. Carlos Carmadella escreveu o post abaixo, o qual reproduzo para vocês:

"Bi-amplificação pura é exatamente isso, ou seja, um crossover ativo entre o pré e os amps, com os amps diretamente conectados aos falantes, sem crossover passivo, isso no caso de caixas de duas vias. Se as caixas forem de três vias ainda se aceita o uso de crossover passivo entre o midrange e o tweeter, pois a intermodulação entre médios-agudos é infinitamente menor que a que os graves causam nos médios-agudos. Para programas musicais "tradicionais" (funk e hip-hop não vale), em torno de 50% da potência se localiza abaixo de 350 ~ 400 Hz, ou seja, nos graves e médios-graves, que causam fortíssima intermodulação nos médios e agudos.

Por outro lado, usar bi-amplificação pelo crossover das caixas ainda é muito melhor que usar bicabeamento ou mono-amplificação. Você não resolverá totalmente o problema de intermodulação entre graves/médios-agudos, nem se livrará dos indutores dos crossovers (que fazem as caixas perderem punch e rapidez nos graves), e também ainda sofrerá com as variações imprevisíveis no ponto de corte dos crossovers passivos (que vão sempre ocorrer com o aumento da potência aplicada aos falantes e as mudanças de temperatura e umidade do ambiente, mesmo no melhor e mais caro CX passivo...). Mas você reduzirá muito a intermodulação porquê o amplificador de graves estará vendo uma impedância praticamente infinita dos médios-agudos e o de médios-agudos passará pelo mesmo processo para os graves, considerando-se que as caixas têm dois crossovers 100% independentes para bi-amplificação. Logo, você terá um som mais refinado e coerente, até porquê o desempenho do amplificador de graves, quando exigido, em nada afetará o do amplificador de médios-agudos, portanto você não sentirá aquelas sensações de compressão e de som "ardido", com embolamento dos instrumentos.

Porém, não sei se a melhora vale o custo de se ter dois amplificadores hi-fi. Com bi-amplificação pura eu não tenho a menor dúvida, tanto é que eu uso tri-amplificação pura INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE Thumb "

fez aceder-se uma luz Idea . Afinal o problema também é interno, certo ? A humidade e a temperatura actuam sobre os crossovers, certo ? Então tudo faz sentido. Por mais rapido que eu tente aquecer a sala e desumidificá-la, a reacção do sistema é muito, muito mais lenta. Como se o crossover precisasse de mais tempo para estabilizar...Será isso ?

Este "Inverno", porque vinha sendo mais moderado, não tinha ainda sentido muito este efeito. Devido à mudança brusca dos últimos dias, à qual acresce a avaria do meu ar condicionado, isto tem sido um flagelo.
Que fazer ?
Envolver o crossover numa espécie de involucro anti humidade Question
Que involucro ?

Colocar um aquecedor ao pé de cada coluna Question Suspect

Enfim, o que sugerem Question

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE Empty Re: INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE

Mensagem  Nochnoi gost 6/1/2008, 21:23

Confesso que nao noto nada no meu sistema, mas se isto te preocupa (e notas efeitos) entao recomendo as pastilhas de silicio (como as que vem em saquinhos brancos com componentes novos, ha no AKI), podes sempre abrir a coluna pelo Xover e colocar la dentro essas pastilhas, trocando anualmente pex.
Nochnoi gost
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Pontos/Reputação : 190

INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE Empty TEMPERATURA E HUMIDADE

Mensagem  Convidad 6/1/2008, 23:56

As condições ambientais afectam tudo e todos nós, é isto uma verdade óbvia e por todos nós sobejamente conhecida, contudo é nos seus picos mais extremos que experimentamos e nos queixamos dos seus maleficios.

Vem ao caso referir, uma situação no campo exactamente oposto, nos picos do tempo quente e normalmente com a humidade em nivéis muito baixos, provàvelmente vários de nós, especialmente os que se dedicam com muita preferência ao vynil, já notaram e se queixam também do tempo, mas do seco, porque os nossos preciosos discos (e tudo o que está relacionado intìmamente com eles: pratos, braços e células, atraiem uma quantidade invulgar de poeiras com os respectivos incómodos.

A propósito, com o objectivo de minimizar estes fenómenos, é recomendado por alguns gurus do vynil a colocação de vasos com plantas interiores de grandes folhas nas proximidades (tanto+quanto possível) do setup analógico.

cumptos,
sealion

Convidad
Convidado

INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE Empty Re: INFLUENCIAS DA TEMPERATURA E HUMIDADE

Mensagem  Prof 7/1/2008, 00:11

A variação de temperatura e humidade afecta não só o sistema em termos sónicos, mas fisicos também, então se a amplitude é elevada (quer a nível da humidade, quer da temperatura) outras situações decorrentes poderão surjir...

Existe uma outra situação, o aquecedor, tráz mais humidade, o facto de o ar estar quente acentua a humidade, atenção a esse facto. Ficam quentinhas as colunas e depois escorre-te água pela parede e o factor da temperatura aumenta e exponencialmente aumenta a humidade...

É engraçado puxares este assunto pois este fim de semana comprei um estação metereológica para esse efeito e um desumificador também, equilibra o ambiente em casa, é sempre a melhor solução, para ti e para o sistema!! O ar condicionado é eficaz se estiver bem escalonado para a divisão a que se aplica, mas muitas das vezes piora as condições em que o sistema funciona, pelas amplitudes a que o sujeita.
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Pontos/Reputação : 78

Mensagem  SOUND 7/1/2008, 00:47

[quote="astronauta"]Todos os Invernos é este flagelo...Suspect
As prestações do meu sistema descem de bastante razoável para quase intragável. É uma diferença brutal ! O som fica comprimido, "misturado" irreconhecível. Sempre atribui tal facto á composição do ar, considerando que o problema estava no exterior do sistema, tentando pelo aquecimento e desumidificação da sala minorar o seu impacto. Mas verdade seja dita que quase sempre o efeito de aquecimento e desumidificação da sala não teve nunca efeitos imediatos, antes só se fazendo notar ao fim de, digamos 2 ou 3 dias, como se houvesse algo a demorar mais tempo a "recompor-se".

Viva Astronauta

Os problemas que descreves com o teu sistema de som fazem-me lembrar os que eu tive com o meu quando passei a morar na casa onde moro actualmente.

Na verdade tive dias em que era impossivel ouvir musica porque o som saia do sistema exatamente como referes embora isto tanto acontecesse no inverno ou verao. Cheguei mesmo a pensar que seria um problema com a instalacao eletrica da casa onde moro ou na voltagem da proprio fornecimento de eletricidade.

Devido a este problema de constante alteracao do som cheguei ate a equacionar a compra de um power conditioner mas entretanto esta situacao comecou a desaparecer e agora o som melhorou bastante e muito raro que isso aconteca.

Sugestao

Ja experimentaste com o teu sistema de som um condicionador de corrente eletrica tipo Shunyata hydra 6, 8 ou isotek Signas para resolver esse problema?

A proposito deste assunto deixo-te aqui um link muito interessante onde este tipo de problemas e debatido.

http://cgi.stereophile.com/cgi-bin/showvote.cgi?468

.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Convidad 7/1/2008, 17:04

Nochnoi gost escreveu:Confesso que nao noto nada no meu sistema, mas se isto te preocupa (e notas efeitos) entao recomendo as pastilhas de silicio (como as que vem em saquinhos brancos com componentes novos, ha no AKI), podes sempre abrir a coluna pelo Xover e colocar la dentro essas pastilhas, trocando anualmente pex.

Referes-te à "Silica Gel".
Pode ser reutilizada quando estiver saturada de humidade. Para tal aquece-se num forno a temperatura por volta dos 150º.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 7/1/2008, 22:22

Nochnoi gost escreveu:
Confesso que nao noto nada no meu sistema...

És um felizardo !

Prof, obrigado pelas dicas.

SOUND escreveu:

Sugestao

Ja experimentaste com o teu sistema de som um condicionador de corrente eletrica tipo Shunyata hydra 6, 8 ou isotek Signas para resolver esse problema?

A proposito deste assunto deixo-te aqui um link muito interessante onde este tipo de problemas e debatido.

.

Obrigado também mas, sabes, penso que não será por aí que vou resolver o problema. Á intervenção que citei do Luke Skywalker atingiu-me como uma bomba. É uma "fezada" que o problema estará mesmo na humidade acumulada no crossover ! Digo isto pela lenta recuperação que o sistema denota nestas alturas, isto apesar de haver momentos em que quer a temperatura quer a humidade da sala parecem estar já a niveis normais !

O que me leva novamente à interessante sugestão do Nochnoi gost

Nochnoi gost escreveu:
... recomendo as pastilhas de silicio (como as que vem em saquinhos brancos com componentes novos, ha no AKI), podes sempre abrir a coluna pelo Xover e colocar la dentro essas pastilhas, trocando anualmente pex.

e vai daí pergunto : é assim tão simples ? Isso funciona mesmo ? Mas é melhor fixá-las bem para não vibrarem dentro da caixa né ?

Ninguém nunca experimentou nada assim ? Question

Convidad
Convidado

Mensagem  ajms 7/1/2008, 22:38

Bem...nem quero saber o mal que a humidade pode provocar além de mudar o som No . È que a agua escorre-me pelas paredes quando tenho um aquecimento ligado pale .
Estou mesmo a precisar de uma casa nova What a Face .

ajms
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 161
Pontos/Reputação : 2

Mensagem  pbarata 7/1/2008, 22:43

Eu cá procurava Silica Gel de um fabricante conceituado, senão não te garantem que seja audiófila !! Wink

Mas se o problema é a humidade, com um simples kit desses que dão informação metereológica podes medir a humidade relativa, nada melhor do que investires num desumificador. Esse sim, será efectivamente eficaz, uma vez que não satura como a Silica Gel. Quando muito terás que arranjar um dreno para não estares sempre a despejar a àgua do recipiente.

Podes também deixar o equipamento ligado, ou caso seja como o meu amplificador, que em modo Standby mantém alguns circuitos alimentados, mantendo-se o mesmo sempre morno e seco.

No que me toca, não noto tanto diferenças com o tempo, mas sim com a temperatura de funcionamento do sistema. Só me soa bem, quando atinge a temperatura nominal de funcionamento, quer seja o amplificador, quer seja o leitor de CDs, tal qual como um carro, cujo rendimento só é máximo quando o motor atinge a temperatura nominal de funcionamento. Talvez seja por isso que a Krell não tenha botão de Power Off, mas apenas Standby ou ON. Para desligar é preciso retirar o cabo de sector da rede.

Portanto, aqui em casa, os preliminares para uma sessão de audição de música, são aquecer bem o sistema.:jumpingman:

E à medida que os anos passam, os preliminares duram cada vez mais... Por ventura estou a ficar um pouco mais duro.... de ouvido !! Embarassed

Última edição por em 7/1/2008, 22:57, editado 5 vez(es)
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  Convidad 7/1/2008, 22:49

SOUND escreveu:

.

Já agora a proposito deste link.
Vivemos tempos indescritiveis Rolling Eyes Arrow . Não é só no audio mas também. A intoxicação chegou a tal ponto que as pessoas a 1ª coisa que fazem é duvidarem de si proprias e dos seus sentidos. Algumas pseudo ciências novas vieram dizer Cuidado...quando alguma coisa não te soar certo, de certeza que a explicação está na tua mente...seja pelo cansaço a que te sujeitaste no dia-a-dia, seja pelo teu bom ou mau humor, seja porque for, o problema está sempre e em primeiro lugar em ti. E chega-se a este ridículo : toda a gente nota diferenças, mas em vez de procurarem a explicação mais obvia e, digo eu, mais científica (como seja procurando a causa do diferente rendimento dos seus sistemas por diferente composição do ar que melhora/piora a propagação do som, seja investigando a influencia dessa mesma composição no rendimento intrinseco dos aparelhos), não...há que pensar em 1º lugar que o problema está em mim
Este é que falou bem :

It's been suggested that these effects are psychological, but I really don't buy this.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 7/1/2008, 22:57

pbarata escreveu:Eu cá procurava Silica Gel de um fabricante conceituado, senão não te garantem que seja audiófila !! Wink

Mas se o problema é a humidade, com um simples kit desses que dão informação metereológica podes medir a humidade relativa, nada melhor do que investires num desumificador. Esse sim, será efectivamente eficaz, uma vez que não satura como a Silica Gel. Quando muito terás que arranjar um dreno para não estares sempre a despejar a àgua do recipiente.

Podes também deixar o equipamento ligado, ou caso seja como o meu amplificador, que em modo Standby mantém alguns circuitos alimentados, mantendo-se o mesmo sempre morno e seco.

No que me toca, não nota tanto diferenças com o tempo, mas sim com a temperatura de funcionamento do sistema. Só me soa bem, quando atinge a temperatura nominal de funcionamento, quer seja o amplificador, quer seja o leitor de CDs, tal qual como um carro, cujo rendimento só é máximo quando o motor atinge a temperatura nominal de funcionamento. Talvez seja por isso que a Krell não tenha botão de Power Off, mas
apenas Standby ou ON. Para desligar é preciso retirar o cabo de sector
da rede.

Portanto, aqui em casa, os preliminares de uma sessão de audição de música, são aquecer bem o sistema.:jumpingman:

Ó Pedro admito que manter um sistema sempre ligado possa a este nível ter alguns benefícios. Mas eu estou a falar de uma diferença tal, nestes dias mais húmidos, que nem ao fim de 2 horas o sistema toca minimamente. Aliás não consigo ouvir musica durante tanto tempo porque é obrigatorio desligar. Na vespera de Natal tive a visita de um amigo que já não me visitava há uns tempos. Quis demonstrar-lhe alguma evolução do meu "som" mas foi o caos. Em desespero recorri a uma musica que é infalível a provocar respeito, sobretudo ouvida bem alto que é Red Right Hand de Nick Cave. Bem, quase que levava o volume ao maximo e o efeito era tongue Mesmo apressão sonora pre_sentida é completamente diferente. Não há dinâmica, não há rapidez... o som sai "misturado". Por isso é que estou convicto que o problema está no crossover...que por sua vez está nas colunas...

Convidad
Convidado

Mensagem  Prof 7/1/2008, 23:10

O Desumificador é uma solução que agrada a gregos e troianos, mas também à saúde, pois a humidade excessiva acresce o aumento de possibilidade de fungos e bolores. Aconselho-te um desumificador digital, que dispara a uma dada humidade relativa, sem drenos, nada, basta estar adequado à tua sala e ser bom (cuidado com as "tangas"), nem precisas de estação pois ele faz tudo...e bem!!!
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad 7/1/2008, 23:13

Agradeço as v/ sugestões. Para já, quando tiver o ar condicionado novamente em funcionamento vou usar e abusar da função de desumidificação !

Atenção que estas variações de humor do sistema são muito anteriores à avaria do ar condicionado!

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 8/1/2008, 10:25

Caro amigo a problemática da humidade está bem bem explicita no seguinte video que aconselho todos a ver:

https://www.youtube.com/watch?v=5V5t1JfxzRM

Recomendo a utilização de desumidificador de qualquer forma, sendo certo que os resultados nunca serão os ideiais.

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion 8/1/2008, 11:12

Optimus Prime escreveu:Caro amigo a problemática da humidade está bem bem explicita no seguinte video que aconselho todos a ver:

Recomendo a utilização de desumidificador de qualquer forma, sendo certo que os resultados nunca serão os ideiais.

Arre que a humidade é lixada, não é Laughing ?
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2573

Mensagem  nmtavares 8/1/2008, 17:36

Orion escreveu:
Optimus Prime escreveu:Caro amigo a problemática da humidade está bem bem explicita no seguinte video que aconselho todos a ver:

OFF TOPIC, Sorry... mas não consegui evitar

A humidade em certos casos... é muito bem vinda.... desde que seja no sitio certo...
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  Convidad 8/1/2008, 20:05

nmtavares escreveu:
Orion escreveu:

OFF TOPIC, Sorry... mas não consegui evitar

A humidade em certos casos... é muito bem vinda.... desde que seja no sitio certo...

Caro forista, você tem toda a razão...

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 8/1/2008, 21:57

Então mas, brejeirices à parte, vocês não têm problemas de monta com esta questão, né ?

Então, quando alguém com experiência neste assunto quiser acrescentar algo, agradeço pois isto de não ter sistema nalguns meses do ano, não dáNo

Já agora : nos dias de grande humidade no ar, por vezes mesmo com chuva miudinha, enquanto conduzem, nunca repararam que nem a luz dos farois se propaga convenientemente cyclops . Porque havia de ser diferente com o som Question
Aliás, fico com a sensação que é bem pior.

Convidad
Convidado

Mensagem  nmtavares 8/1/2008, 22:00

Mas astronauta, isso tem a ver com a refracção da luz, que reflecte na gota de água ou gotícula, por fora e por dentro, quanto ao som, deve ter explicação, deduzo qual seja, para alem do efeito no equipamento, mas não o sei explicar.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  pbarata 9/1/2008, 09:02

Eu cá, como diz a senhora no bideo, pintava os crossovers das colunas com um tinta especial !! Laughing

Agora, falando a sério, provavelmente deves ter mesmo um problema com os crossovers das colunas, ou algum outro componente, uma vez que parece ser excessivo o efeito que sentes.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  Convidad 9/1/2008, 14:09

astronauta escreveu:Então mas, brejeirices à parte, vocês não têm problemas de monta com esta questão, né ?

Então, quando alguém com experiência neste assunto quiser acrescentar algo, agradeço pois isto de não ter sistema nalguns meses do ano, não dáNo

Já agora : nos dias de grande humidade no ar, por vezes mesmo com chuva miudinha, enquanto conduzem, nunca repararam que nem a luz dos farois se propaga convenientemente cyclops . Porque havia de ser diferente com o som Question
Aliás, fico com a sensação que é bem pior.

Se o meu sistema tem problemas com a humidade nunca notei. Diga-se que também nunca tinha pensado nisso.
Quanto à propagação do som, este propa-se muito melhor na água do que no ar, por isso não deve ser daí. Deve ser mesmo influência na electónica. Principalmente nos componentes que aquecem menos.
Eu tentava a silica gel. É amplamente usada em sistemas electrónicos sensiveis à humidade com bons resultados.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 9/1/2008, 19:43

Lembrei-me agora que já tive problemas com a humidade. Já lá vão mais de 15 anos daí que não me lembrava.
Na altura vivia noutra casa e tinha um leitor de CDs da Technics. Nos meses de inverno o dito cujo, devido à humidade, não só lia mal como até mudava de faixa alea toriamente.
Segundo consegui apurar isto devia-se a condensação na lente do laser.
A solução era abrir a gaveta e aquecer o interior com o secador de cabelo da Maria. Smile

Convidad
Convidado

Mensagem  Prof 9/1/2008, 19:57

Quanto à propagação do som, este propa-se muito melhor na água do que no ar, por isso não deve ser daí.

Num ambiente continuo, homogeneo, agora aqui...!?!?
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad 9/1/2008, 23:32

Parto do princípio de que o ar dentro da sala do astronauta, com mais ou menos humidade, é homogéneo e não dá origem a refracções. Ou seja, há humidade por todo o lado. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 10/1/2008, 00:06

Diria mais: a humidade beneficia a propagação das ondas sonoras, principalmente das altas frequências. Não sei se chegará ao ponto do sistema ficar com "agudos" a mais.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 10/1/2008, 02:26

Convidad escreveu:
A propósito, com o objectivo de minimizar estes fenómenos, é recomendado por alguns gurus do vynil a colocação de vasos com plantas interiores de grandes folhas nas proximidades (tanto+quanto possível) do setup analógico.

cumptos,
sealion

De toda a água absorvida pelo sistema radicular apenas uma pequena fracção fica retida na planta. A maior parte é evaporada pela parte aérea para o ar circundante. Verificou-se que, numa planta de milho, cerca de 98 % da água absorvida é evaporada pela planta, 1.8 % é retida na planta e apenas 0.2 % é utilizada na fotossíntese.

Se recomendam plantas perto do sistema e se estas "transpiram" tanto, criando assim humidade, seria de esperar que o sistema do astronauta estaria a tocar ainda melhor. scratch
Penso que será mesmo influência na eletrónica e não no ambiente circundante.
Mas não garanto...:confused1:

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo