Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As melhores marcas de placas de som.

Ir em baixo

As melhores marcas de placas de som. Empty As melhores marcas de placas de som.

Mensagem  bluemonday 3/6/2007, 22:16

Provavelmente as melhores marcas de placas de som do momento :

vertente stereo :

http://www.rme-audio.de
http://www.lexiconpro.com/
http://www.m-audio.com/
http://www.esi-pro.com/
http://www.emu.com/

multicanal :

http://www.auzentech.com/site/index.php
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

As melhores marcas de placas de som. Empty Re: As melhores marcas de placas de som.

Mensagem  Conan 3/6/2007, 22:40

Eu tenho esta da M-audio:

http://www.m-audio.com/products/en_us/Audiophile2496-main.html

Básica mas com qualidade
Conan
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Pontos/Reputação : 63

As melhores marcas de placas de som. Empty Re: As melhores marcas de placas de som.

Mensagem  bluemonday 17/6/2007, 16:40

Sem duvida a audiophile 2496 já é um classico preço/qualidade. No entanto recomendo vivamente a compra de uma placa externa pois esta protegida das muitas interferencias do hardware de um computador. As diferenças são gigantes. No entanto já ha fabricantes que produzem placas internas protegidas, mas excelentes como esta http://www.rme-audio.de/en_products_hdsp_9632.php , são poucas.
bluemonday
bluemonday

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  nole 29/1/2010, 02:30

Boas,

Já agora o que é que pensam destas duas aqui: HT Omega Claro Halo http://www.htomega.com/clarohalo.html ou da Onkyo SE-200 LTD http://www.unclewilsons.com/shop/step1.php?number=653 ?
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 557
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  amigotv 12/2/2010, 18:19

Não deixem de experimentar a melhor placa para mim neste momento para um PC AUDIO, usando Windows 7 32 bits e ASIO (+ foobar 20000), neste momento e experimentei muitas (inclusivé algumas que referem) é a ASUS XONAR ESSENCE ST (PCI e não PCIE).

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  pmvaz 12/2/2010, 23:32

Já ouviu uma Claro Halo XT. E uma Cantatis Overture 192. Eu já e posso dizer que ainda não ouvi nada equivalente.
pmvaz
pmvaz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 58
Pontos/Reputação : 87

Mensagem  nole 12/2/2010, 23:51

Asus… Uummhh! A Asus por acaso não é um fabricante de Motherboards? Ou será que os outros andam todos a dormir. Com que equipamento foi feita essa audição? Já comparou com estas duas:

http://www.cantatis.co.uk/

http://www.htomega.com/clarohalo.html

nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 13/2/2010, 01:43

nole escreveu:Asus… Uummhh! A Asus por acaso não é um fabricante de Motherboards? Ou será que os outros andam todos a dormir. Com que equipamento foi feita essa audição? Já comparou com estas duas:

Para placas de som de qualidade não adianta olhar para as placas que têm os DACs e os outputs na própria board; as melhores são as que tem outboard DACs e outputs.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  nole 16/2/2010, 02:43

paulo_m escreveu:
nole escreveu:Asus… Uummhh! A Asus por acaso não é um fabricante de Motherboards? Ou será que os outros andam todos a dormir. Com que equipamento foi feita essa audição? Já comparou com estas duas:

Para placas de som de qualidade não adianta olhar para as placas que têm os DACs e os outputs na própria board; as melhores são as que tem outboard DACs e outputs.

Desculpe! Não se importa de clarificar melhor essa situação?
Obrigado.
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 16/2/2010, 05:09

nole escreveu:
paulo_m escreveu:

Obrigado.

O ruído introduzido pelo CPU, pelo bus e pela fonte de alimentação afecta a qualidade do som quando os outputs analógicos estão na placa PCI. Tipicamente as placas e interfaces profissionais têm uma "break-out" box, para além da placa PCI. Essa break-out box, pelo facto de ser separada, isola o DAC e os outputs da "confusão" electrónica que se passa na motherboard. Esse tipo de considerações é o mesmo que leva, p.ex., a leitores de CD e preamps com a fonte de alimentação numa caixa fisicamente separada daquela por onde passa o som.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  amigotv 16/2/2010, 17:22

Boas,

A placa de som que referi a ASUS XONAR foi integrada num PC que ouvi junto de muitos audiofilos da "praça inglesa", bem esquesitos acreditem... 2 deles escrevem para uma revista Inglesa bem conhecida do mundo audiofilo.

Ouvi em casa de um amigo em Londres, o espanto maior foi com ficheiros WAV passados para o disco em 16bits 44,100 khz, ou seja já nem falo de faixas HD... pois o que eu iria escrever ia ferir muita gente inclusivé a mim que sou 101% a favor VINYL !!!.

O sistema foi:

PC Audio completamente isolado de interferencias com tinta chapada em ouro 24K, com a respectiva placa ASUS XONAR ESSENCE ST, fonte de alimentação externa de fabrico caseiro, (...vendem no japão...???)
DAC Audio Research DAC7 ligado em SPIDF
Pré-amplificador DARTZEEL NHB-18NS.
Powers Audio-Research Reference 210.
Colunas Vandersteen 5A
Tudo ligado a filtros de corrente da TRANSPARENT CABLE
Cabos de corrente, interligação (balanceados) e colunas (os cabos mais "feios" que já vi Smile) todos de fabrico caseiro.

Bem, posso dizer que fomos alternando com um tal de KRELL!!! e um francês que nem sei o nome que parecia uma nave espacial... e um SACD Sony completamente alterado por uma tal de ALAN (procurem na net por SACD MODS).

E então com testes ceguinhos espanto geral o tal com a tal ??????? ASUS ??????? bateu tudo e todos (a custarem cerca de 15 VEZES MAIS !!!).

Som limpo sem o minimo de grão no extremo agudo. Gama média de arrepiar. Baixos... já ouvi melhor com as MAGICO M5 e powers da JEFF ROLAND model 501 com peços impossíveis de alcançar !!!

Um palco com uma profundidade enorme, com todos os instrumentos no local certo. Estou a lembrar-me por exemplo de uma faixa (Tsuyoshi Yamamoto Trio: Misty) quem conhecer sabe que é das melhores gravações e interpretações de um trio de jazz.

O silencio entre notas é de arrepiar muito também a dever-se ao DARTZEEL, na faixa com o mesmo nome (Il Silenzio de Kerstconcert Someren interpretado ao vivo em 2007), consegue-se ouvir o dedilhar do trompete...

A dinamica e a frontalidade ao ouvir Creep dos Radiohead deixou-nos completamente esquecidos que estvamos a ouvir alta fidelidade.

Que mais posso dizer. Cheguei a casa e montei uma no meu modesto sistema !!!

Relativamente e com todo o respeito aos que neste tópico falam de jitter (o tal ruído digital) aconselho uma melhor pesquisa na NETT relativamente a um PC AUDIO bem construído.

Outra coisa... não esquecer que a faixa de musica deverá sempre ser "lida" da memória e nunca do disco o segredo é esse.
Para os interessados podem dar uma vista de olhos em http://cplay.sourceforge.net/pmwiki.php?n=Main.HomePage#cPlay e em www.computeraudiophile.com

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  paulo_m 17/2/2010, 06:05

amigotv escreveu:Boas,

A placa de som que referi a ASUS XONAR foi integrada num PC que ouvi junto de muitos audiofilos da "praça inglesa", bem esquesitos acreditem... 2 deles escrevem para uma revista Inglesa bem conhecida do mundo audiofilo.

Ouvi em casa de um amigo em Londres, o espanto maior foi com ficheiros WAV passados para o disco em 16bits 44,100 khz, ou seja já nem falo de faixas HD... pois o que eu iria escrever ia ferir muita gente inclusivé a mim que sou 101% a favor VINYL !!!.

O sistema foi:

PC Audio completamente isolado de interferencias com tinta chapada em ouro 24K, com a respectiva placa ASUS XONAR ESSENCE ST, fonte de alimentação externa de fabrico caseiro, (...vendem no japão...???)
DAC Audio Research DAC7 ligado em SPIDF
Pré-amplificador DARTZEEL NHB-18NS.
Powers Audio-Research Reference 210.
Colunas Vandersteen 5A
Tudo ligado a filtros de corrente da TRANSPARENT CABLE
Cabos de corrente, interligação (balanceados) e colunas (os cabos mais "feios" que já vi Smile) todos de fabrico caseiro.

Bem, posso dizer que fomos alternando com um tal de KRELL!!! e um francês que nem sei o nome que parecia uma nave espacial... e um SACD Sony completamente alterado por uma tal de ALAN (procurem na net por SACD MODS).

E então com testes ceguinhos espanto geral o tal com a tal ??????? ASUS ??????? bateu tudo e todos (a custarem cerca de 15 VEZES MAIS !!!).

Som limpo sem o minimo de grão no extremo agudo. Gama média de arrepiar. Baixos... já ouvi melhor com as MAGICO M5 e powers da JEFF ROLAND model 501 com peços impossíveis de alcançar !!!

Um palco com uma profundidade enorme, com todos os instrumentos no local certo. Estou a lembrar-me por exemplo de uma faixa (Tsuyoshi Yamamoto Trio: Misty) quem conhecer sabe que é das melhores gravações e interpretações de um trio de jazz.

O silencio entre notas é de arrepiar muito também a dever-se ao DARTZEEL, na faixa com o mesmo nome (Il Silenzio de Kerstconcert Someren interpretado ao vivo em 2007), consegue-se ouvir o dedilhar do trompete...

A dinamica e a frontalidade ao ouvir Creep dos Radiohead deixou-nos completamente esquecidos que estvamos a ouvir alta fidelidade.

Que mais posso dizer. Cheguei a casa e montei uma no meu modesto sistema !!!

Relativamente e com todo o respeito aos que neste tópico falam de jitter (o tal ruído digital) aconselho uma melhor pesquisa na NETT relativamente a um PC AUDIO bem construído.

Outra coisa... não esquecer que a faixa de musica deverá sempre ser "lida" da memória e nunca do disco o segredo é esse.
Para os interessados podem dar uma vista de olhos em http://cplay.sourceforge.net/pmwiki.php?n=Main.HomePage#cPlay e em www.computeraudiophile.com

Boas audições.

Não me admira nada que tenha soado bem. O "segredo" nesse sistema não é a placa de som (até porque o DAC era um componente separado e logo externo), mas a combinação de todos os componentes. Já ouvi um sistema muito parecido (os ARC 210 com Vandersteen 5A, mas com o CD7) e soava fantasticamente--se bem que eu ache que o ARC CD7 é ligeiramente "lento" e prefira, por exemplo, o Ayre C5XE ou os Esoteric 03 ou 01.

O Krell não se compara com os ARC 210 na minha opinião (estive mesmo quase para comprar esses monoblocos).
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  amigotv 17/2/2010, 11:15

Claro que o DAC tem que ser SEMPRE!!! externo isso não se qustiona sequer e se possível para carteiras abastadas com um clock externo antes do DAC (mas aí já falamos de ligações USB ou FIREWIRE, sempre assincronas claro).

Os 210 são para o preço também uma referencia para mim Smile

Mas os que são um sonho mesmo são os 610 !!! que já tive o prazer de ouvi na Imacustica também com o CD7 (dos leitores mais "analógicos" que conheço) dái se tornar algo lento.

Boas audições

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nole 19/2/2010, 02:04

paulo_m escreveu:
nole escreveu:
paulo_m escreveu:

Obrigado.

O ruído introduzido pelo CPU, pelo bus e pela fonte de alimentação afecta a qualidade do som quando os outputs analógicos estão na placa PCI. Tipicamente as placas e interfaces profissionais têm uma "break-out" box, para além da placa PCI. Essa break-out box, pelo facto de ser separada, isola o DAC e os outputs da "confusão" electrónica que se passa na motherboard. Esse tipo de considerações é o mesmo que leva, p.ex., a leitores de CD e preamps com a fonte de alimentação numa caixa fisicamente separada daquela por onde passa o som.

Penso que de uma forma geral todas as pessoas estão mais ou menos conscientes do ruído, que poderá existir na placa de som de interface PCI, provocado pelos barramentos e diferentes componentes do PC.

Esse ruído existe e é conhecido, mas isso não é uma característica somente das placas de som, podemos até recuar um bocadinho no tempo, para dizer que dantes, a interface IDE (do inglês Integrated Drive Eletronic), foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o Disco Rígido. Os primeiros HDs com interface IDE foram lançados por volta de 1986.

E isto porque quando os fabricantes de HD’s aumentavam a capacidade de armazenamento dos discos. Provocava o aumento do Ruído que, devido à sua interferência, provocava por sua vez, a perda de dados, limitando desta forma o aumento da capacidade dos HD’s.

Em 1986 a empresa Western Digital, encontrou uma solução. A controladora passou a estar integrada na placa de circuitos do próprio DISCO e os ruídos desapareceram.
Esta solução passou a designar-se de IDE e tornou-se o padrão para os discos rígidos até há bem pouco tempo tendo sido substituído pelo SATA.

O padrão IDE Transferia de forma paralela, como se cada bit estivesse lado a lado. O padrão SATA Transfere em série, tal como se cada bit estivesse, um atrás do outro. Aqui o ruído desaparece totalmente! E como consequência a perda de dados também desaparece, o que veio permitir o aumento da capacidade dos HD’s.

Por isso, é que foi possível aumentar a capacidade de armazenamento dos discos rígidos (HD’s) que atingem já os 2 TB.

Mas, o que estava aqui em causa eram mesmo a opção pelas diferentes placas de som existentes no mercado e não os Dac’s externos.
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 19/2/2010, 02:28

nole escreveu:Mas, o que estava aqui em causa eram mesmo a opção pelas diferentes placas de som existentes no mercado e não os Dac’s externos.

Algumas opções:
- M-Audio Delta 1010 (a placa que tenho no PC há 9 anos)
- Apogee Duet ou Ensemble (as que eu compraria para o Mac)

E muitas outras há com outputs e DACs completamente separados do PCI e que não padecem dos problemas de ruído. O critério de escolha entre elas, em termos da qualidade do som, centra-se exclusivamente na qualidade dos DACs e do relógio.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  nole 19/2/2010, 02:58

paulo_m escreveu:
amigotv escreveu:

Não me admira nada que tenha soado bem. O "segredo" nesse sistema não é a placa de som (até porque o DAC era um componente separado e logo externo), mas a combinação de todos os componentes. Já ouvi um sistema muito parecido (os ARC 210 com Vandersteen 5A, mas com o CD7) e soava fantasticamente--se bem que eu ache que o ARC CD7 é ligeiramente "lento" e prefira, por exemplo, o Ayre C5XE ou os Esoteric 03 ou 01.

O Krell não se compara com os ARC 210 na minha opinião (estive mesmo quase para comprar esses monoblocos).

Exactamente, assim provavelmente qualquer uma toca bem. O que eu pergunto é se aquelas duas placas que refiro ali acima foram ouvidas nessas mesmas condições. De acordo com aquilo que foi dito, parece-me que não!

No entanto, e sem querer ofender ninguém, para mim a Asus não passa de um fabricante de motherboards que se lembrou de fazer duas placas de som! É que não basta por lá componentes bons, é preciso saber a posição exacta de cada componente dentro do circuito… entre muitas outras coisas...

Por exemplo, uma das placas que refiro, opta por:

As melhores marcas de placas de som. LandingPageAVXTAWTantFused-5

"condensadores electrolíticos de tântalo que são produzidos a partir de óxidos sintetizados de pó de tântalo, obtendo-se altas capacidades em volumes reduzidos, aliados a tolerâncias estreitas. Trabalham sob condições de temperatura de -55 a +85ºC.
Os condensadores do tântalo são superiores aos condensadores electrolíticos de alumínio nas suas características de estabilidade na temperatura e na frequência.
Os condensadores do tântalo são menores que os condensadores electrolíticos de alumínio, mais precisos e mais caros. Consequentemente, os condensadores do tântalo são usados para os circuitos que exigem a estabilidade elevada nos valores da capacidade e baixo ruído."
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  amigotv 19/2/2010, 14:37

Boas,

Eu procuro sempre a melhor qualidade de som possível, dac interno ou externo para mim tanto me faz...

Indiquei essa situação pois penso que o que queremos mesmo é obter resultados (felizes dos que se contentavam com um rádio a valvulas !!!).

Pesso desculpa se interpretei mal o tópico.

Boas audiçoes.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nole 21/2/2010, 02:52

paulo_m escreveu:
nole escreveu:Mas, o que estava aqui em causa eram mesmo a opção pelas diferentes placas de som existentes no mercado e não os Dac’s externos.

Algumas opções:
- M-Audio Delta 1010 (a placa que tenho no PC há 9 anos)
- Apogee Duet ou Ensemble (as que eu compraria para o Mac)

E muitas outras há com outputs e DACs completamente separados do PCI e que não padecem dos problemas de ruído. O critério de escolha entre elas, em termos da qualidade do som, centra-se exclusivamente na qualidade dos DACs e do relógio.

Refere uma placa de som a M-Audio Delta 1010 com outputs e DACs externos (uma espécie de solução de compromisso entre o DAC externo e a Placa de som PCI) que por sinal ainda custa cerca de 500 euros! Há nove anos atrás custaria muito mais. Ouço falar muito bem das M-audio, embora nunca tenha tido a oportunidade de experimentar uma.

No entanto, isso situa-se numa ordem de preços completamente diferente. Repare, as placas que referi situam-se na ordem dos 200/250 euros, cerca de metade do valor actual da que refere.

Não esquecer, que a ligação entre o DAC e a respectiva placa que refere, é feita através de um cabo de interface paralela, isto é, a transferência de dados é feita de forma paralela, como se cada Bit estivesse lado a lado. Por outras palavras existe RUÍDO e a consequente perda de dados. Provavelmente as pessoas desconhecem que a circulação de dados através de determinadas interfaces provoca ruído.

A opção por uma placa de som foi mesmo consciente e assumida, se estivesse a pensar num DAC externo optaria por uma ligação USB ou ainda melhor o FireWire (não usa o processador). Aqui, como nas ligações de interface SATA, não existe ruído.
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 21/2/2010, 04:25

nole escreveu:Refere uma placa de som a M-Audio Delta 1010 com outputs e DACs externos (uma espécie de solução de compromisso entre o DAC externo e a Placa de som PCI) que por sinal ainda custa cerca de 500 euros! Há nove anos atrás custaria muito mais. Ouço falar muito bem das M-audio, embora nunca tenha tido a oportunidade de experimentar uma.

Então quando experimentar, diga-me o que acha. Não é uma "espécie de solução de compromisso"; é uma maneira objectiva de eliminar a interferência comunicada pela motherboard e principalmente pela fonte de alimentação.

Esse interface, com fonte de alimentação própria não depende da fonte do computador. Entre a placa e o interface toda a comunicação é digital e o sinal analógico é produzido em completo isolamento. A única coisa que poderia traduzir-se em perda de qualidade é a introdução de jitter no sinal digital; daí eu ter dito que a qualidade do som depende estritamente da qualidade do DAC e do relógio. No caso da Delta 1010 há muitos estúdios pro e semi-pro que estão muito contentes com ela; é caso para dizer que o problema do ruído nessa placa é insignificante. É claro que se pode arranjar melhor, mas em termos de qualidade/preço, essa placa tem uma excelente prestação.

nole escreveu:Não esquecer, que a ligação entre o DAC e a respectiva placa que refere, é feita através de um cabo de interface paralela, isto é, a transferência de dados é feita de forma paralela, como se cada Bit estivesse lado a lado. Por outras palavras existe RUÍDO e a consequente perda de dados. Provavelmente as pessoas desconhecem que a circulação de dados através de determinadas interfaces provoca ruído.

"Provoca"? Não. O máximo que se pode dizer é que as ligações paralelas são mais susceptíveis de ruído. No caso dos cabos paralelos, o ruído é causado pela interferência (crosstalk) entre os vários condutores.

É claro que isso se torna um problema se o volume de dados a transmitir é elevado (como por exemplo nos interfaces IDE/ATA). Num interface audio, o volume de dados é muito menor. Numa placa com 10 canais como a Delta 1010, estamos a falar de 100x menos informação do que a que passa no ATA, para além do cabo usado ter muito menos condutores do que um cabo IDE (25 em vez de 40 ou 80) e de ter muito melhor construção (com a terra entrelaçada em cada um dos condutores, ao contrário da disposição em fita do IDE).

Hoje em dia, a ligação recomendada é a FireWire. Não tanto por usar ou deixar de usar o CPU, mas mais por ser uma ligação streaming, com um protocolo mais simples e mais robusto (menos drop-outs e melhor resistência a interferências). É a simplicidade do protocolo que faz com que não pese no CPU da máquina.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku 21/2/2010, 09:16

Uma marca que ainda não foi referida é a Lynx Studio Technology.
No meu caso optei por um interface externo AD/DA da M-Audio com ligação IEEE 1394 FireWire, supostamente menos afectada por jitter e por ruído.

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  amigotv 23/2/2010, 11:03

Boas,

A Lynx é uma das preferidas pelos "especialistas" inclusivé em muitos estudios de gravação ( a LINN está a usar a AES16 em muitas das suas gravações ).

Nunca tive a opourtunidade de ouvir essa placa, mas está nos meus planos As melhores marcas de placas de som. Icon_biggrin .

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nole 3/3/2010, 01:07

paulo_m escreveu:Então quando experimentar, diga-me o que acha. Não é uma "espécie de solução de compromisso"; é uma maneira objectiva de eliminar a interferência comunicada pela motherboard e principalmente pela fonte de alimentação.
Calma! Ter ouvido dizer bem, não quer dizer que agora a sabedoria passe a estar toda do lado da M-audio. Por 750$ (preço actual) não seria de certeza a minha opção. Há outras soluções externas dedicadas apenas a áudio com especificações bem mais interessantes do que a 1010. A mim, particularmente, não me interessa nada 10 canais!

paulo_m escreveu:"Provoca"? Não. O máximo que se pode dizer é que as ligações paralelas são mais susceptíveis de ruído. No caso dos cabos paralelos, o ruído é causado pela interferência (crosstalk) entre os vários condutores.
“…susceptível…” Não! Provoca sim, existe e é real. É um dado científico. Por isso mesmo foi necessário alterar a configuração do cabo IDE de 40 vias a partir do ATA-66 para se poder aumentar a velocidade.

paulo_m escreveu:É claro que isso se torna um problema se o volume de dados a transmitir é elevado (como por exemplo nos interfaces IDE/ATA).Num interface audio, o volume de dados é muito menor.
Não. O problema não está no volume de dados a transmitir. Mas sim, no aumento do clock, ou seja, na velocidade com que circula o volume de dados. Por isso mesmo é que houve a necessidade, a partir do ATA-66, de se introduzir os fios terra nos cabos Flat de 40 vias. Porque? Para se poder aumentar o clock e a correspondente aumento de velocidade de transferência de dados.
De qualquer das formas, gravar digitalmente os sons não produz um arquivo qualquer! Os arquivos de áudio gerados acabam por ser muito grandes, o que dificulta o seu uso. Apenas um minuto de áudio gravado com qualidade de CD equivale a um arquivo WAV de 10,5 Mb. Quanto tempo demora a converter em Flac apenas uma única música!

paulo_m escreveu:Numa placa com 10 canais como a Delta 1010, estamos a falar de 100x menos informação do que a que passa no ATA,
Como? Como? Onde é que tem o DAC? Não é fora… e onde liga o disco rígido de onde faz a leitura dos ficheiros, não é ao computador? Então entre o seu DAC e o computador o que circula através desse cabo paralelo são bits e não música analógica convertida em dez canais.
Onde poderia haver diferença no volume de dados a circular seria num sistema “Dual Mono", com um DAC dedicado a cada canal R e L. Mas mesmo assim, no caso da 1010 não haveria diferença porque o DAC está fora e os dados passariam pelo cabo paralelo.

paulo_m escreveu:para além do cabo usado ter muito menos condutores do que um cabo IDE (25 em vez de 40 ou 80)
Não. O protocolo da interface paralela externa é que obriga a ter 25 condutores, não podia ser de outra forma.
Os cabos Flat IDE são todos de 40 vias.
A diferença entre o cabo de 40 vias para o de 80, foi a introdução de um fio terra por cada via original a partir do ATA-66. Coisa que não existia no cabo de 40 vias. Assim, (40 vias) + (40 fios terra) é igual a 80.
Aliás, o cabo IDE até tem vantagem em relação a esse, para além de ser mais curto, a distância entre os diferentes condutores vai aumentando, diluindo assim o campo magnético (crosstalk) de que fala, em português diz-se diafonia.

paulo_m escreveu:e de ter muito melhor construção (com a terra entrelaçada em cada um dos condutores, ao contrário da disposição em fita do IDE).
“Melhor construção” Não. A forma do cabo é que assim o obriga. No cabo Flat para ter o mesmo resultado não é necessário entrelaçar porque as vias estão intercaladas, à esquerda e à direita, por fio terra. Não é por ter, menos condutores ou menor trafego de dados, que deixa de haver diafonia, mas sim pela velocidade com que os dados são transmitidos.

paulo_m escreveu:Hoje em dia, a ligação recomendada é a FireWire. Não tanto por usar ou deixar de usar o CPU, mas mais por ser uma ligação streaming, com um protocolo mais simples e mais robusto (menos drop-outs e melhor resistência a interferências). É a simplicidade do protocolo que faz com que não pese no CPU da máquina.
Interferências no USB só se for mesmo as do processador!
Não tem nada a haver pelo protocolo ser mais simples, mais complicado ou mais robusto.
É por ser diferente e é precisamente por não usar o CPU. Muito resumidamente, e velocidades à parte, a diferença é que, o padrão USB, precisa de utilizar uma interrupção do processador (IRQ) enquanto no FireWire o protocolo ocorre no próprio hardware. Ou seja, se o processador estiver muito ocupado o USB pode dar glitch no áudio.
O USB é baseado no host, o que significa que o dispositivo tem que estar conectado a um computador para realizar a comunicação. O FireWire é peer-to-peer, o que significa que dois dispositivos FireWire podem comunicar-se entre si sem passar pelo computador.

Continuação de boas audições.
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m 3/3/2010, 02:25

nole escreveu:
paulo_m escreveu:Então quando experimentar, diga-me o que acha. Não é uma "espécie de solução de compromisso"; é uma maneira objectiva de eliminar a interferência comunicada pela motherboard e principalmente pela fonte de alimentação.

Calma! Ter ouvido dizer bem, não quer dizer que agora a sabedoria passe a estar toda do lado da M-audio. Por 750$ (preço actual) não seria de certeza a minha opção. Há outras soluções externas dedicadas apenas a áudio com especificações bem mais interessantes do que a 1010. A mim, particularmente, não me interessa nada 10 canais!

Nunca afirmei que M-Audio ou a 1010 fosse a melhor, nem que fossem donos de toda a sabedoria. O ponto era que a decisão de usar o interface externo foi tomada objectivamente e não por uma "espécie de solução de compromisso".

nole escreveu:
paulo_m escreveu:"Provoca"? Não. O máximo que se pode dizer é que as ligações paralelas são mais susceptíveis de ruído. No caso dos cabos paralelos, o ruído é causado pela interferência (crosstalk) entre os vários condutores.

“…susceptível…” Não! Provoca sim, existe e é real. É um dado científico. Por isso mesmo foi necessário alterar a configuração do cabo IDE de 40 vias a partir do ATA-66 para se poder aumentar a velocidade.

Susceptível não quer dizer que não seja real e que não exista; quer dizer que em determinadas condições pode tornar-se um problema (no caso presente, quando o volume de dados é alto), enquanto em outras não (volume de dados baixo).

nole escreveu:
paulo_m escreveu:É claro que isso se torna um problema se o volume de dados a transmitir é elevado (como por exemplo nos interfaces IDE/ATA).Num interface audio, o volume de dados é muito menor.

Não. O problema não está no volume de dados a transmitir. Mas sim, no aumento do clock, ou seja, na velocidade com que circula o volume de dados. Por isso mesmo é que houve a necessidade, a partir do ATA-66, de se introduzir os fios terra nos cabos Flat de 40 vias. Porque? Para se poder aumentar o clock e a correspondente aumento de velocidade de transferência de dados.

Semântica. Estamos a falar da mesma coisa. É como se eu dissesse agora que a "velocidade" é em todos os casos a mesma (grosso modo a velocidade da luz).

nole escreveu:
paulo_m escreveu:Numa placa com 10 canais como a Delta 1010, estamos a falar de 100x menos informação do que a que passa no ATA,

Como? Como? Onde é que tem o DAC? Não é fora… e onde liga o disco rígido de onde faz a leitura dos ficheiros, não é ao computador? Então entre o seu DAC e o computador o que circula através desse cabo paralelo são bits e não música analógica convertida em dez canais.

Onde poderia haver diferença no volume de dados a circular seria num sistema “Dual Mono", com um DAC dedicado a cada canal R e L. Mas mesmo assim, no caso da 1010 não haveria diferença porque o DAC está fora e os dados passariam pelo cabo paralelo.

A "velocidade" do audio é cerca de 5 MB/minuto para um ficheiro mono a 44.1 kHz e 16 bits de resolução (ou seja, um canal de audio com qualidade de CD). Uma placa com 10 canais transmite, portanto, cerca de 50 MB/minuto. Arredondemos para cima, dando 60 MB/minuto, ou seja 1 MB/s.

Um interface ATA-66 transmite 66 MB/s; um ATA-100 transmite 100 MB/s. Por outras palavras, 100x mais informação do que é transmitida no cabo do interface audio.

Como discutido anteriormente, o cabo paralelo tornou-se problemático com o ATA-66. Dado que a informação transmitida pelo audio "equivale" a ATA-1, não vejo como os problemas inerentes aos cabos paralelos sejam significativos no caso do seu uso para o audio (esquecendo por momentos as vantagens claras de tecnologias como o FireWire).

Este era o meu ponto.

O volume de dados suportado pela 1010 é maior (suporta 96 kHz a 24 bits), digamos 3x maior para simplificar as contas. Ainda assim 30x menos informação do que o ATA-100 e bastante abaixo das "velocidades" problemáticas observadas nos cabo IDE.

nole escreveu:
paulo_m escreveu:para além do cabo usado ter muito menos condutores do que um cabo IDE (25 em vez de 40 ou 80)

Não. O protocolo da interface paralela externa é que obriga a ter 25 condutores, não podia ser de outra forma.
Os cabos Flat IDE são todos de 40 vias.
A diferença entre o cabo de 40 vias para o de 80, foi a introdução de um fio terra por cada via original a partir do ATA-66. Coisa que não existia no cabo de 40 vias. Assim, (40 vias) + (40 fios terra) é igual a 80.

Novamente semântica. 40 ou 80 condutores, estamos a falar da mesma coisa. Mas 40 condutores causam mais interferência do que 25.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  elav 9/3/2010, 03:16

alguem sabe como se porta a auzentech X-Fi em stereo.

cumprimentos

elav
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 74

Mensagem  pmvaz 10/4/2010, 18:12

Pondo de lado todas estas questões técnicas continuo a pensar que tanto a cantatis como a omega claro halo estão à frente da xonar essence pois tive oportunidade de ouvir as 3 e foi com essa impressão que fiquei.
pmvaz
pmvaz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 58
Pontos/Reputação : 87

Mensagem  Convidad 11/4/2010, 00:15

As melhores marcas de placas de som. 2210100007 As melhores marcas de placas de som. Drunken_smilie A melhor Placa de Som Audiófila para PC´s é esta sem qualquer comparação Audiotrack Prodigy HD2 Xtreme !!!

Abraço e Boas Audições

Convidad
Convidado

Mensagem  ducar 5/5/2010, 23:31

Bem nesta matéria eu fico com uma simples placa de som dedicada Creative 24 bits ligada ao meu 2º sistema de som.

ducar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 34
Pontos/Reputação : 69

Mensagem  masson 12/11/2010, 12:08

Caros,

este tópico mostrou-se interessante, apesar das polémicas, e ajudou-me a procurar uma nova solução ao nível de placas de som, dado o recente falecimento da terratec dmx 6 fire que tinha há muitos anos e que não se dá bem com o windows 7.

Tenho em vista

1. a produção amadora de som (algumas entradas: mic e midi, mas midi pode sempre adaptar-se com usb, suponho)
2. exigências proto-audiófilas (que me fazem pensar numa placa de som com dac's jeitosos, não ao nível de um benchmark, mas enfim).

Se a isto se aliar uma preocupação relativa com a amplificação dos headphones (akg k 501), a equação torna-se relativamente mais complexa, pelo que peço a vossa ajuda, apresentando vários modelos possíveis. Privilegiei usb mas não tenho nada contra possíveis firewire. O meu orçamento pode ir até aos 500e, mais coisa menos coisa. Aqui vai:

Lexicon I-Onix u 22
M-Audio Fast Track Pro

e ainda estes dacs que me parecem ser capazes de servir bem como placa de som, ou melhor, como ad - no entanto, muito mais pobres nas entradas.

RME ADI-2
ESI Dr. Dac prime

Até há bem pouco tempo, pensei em adquirir apenas um dac (beresford caiman, icon hdp, dentro desse patamar), mas não quero descurar a produção sonora totalmente. Estou dividido entre a m audio e a lexicon, de momento.
Todas as sugestões serão bem vindas.

Edit: Acabei por me decidir pela m-audio profire 610. Terei apenas que comprar uma placa fire-wire para a ligar ao pc, mas parece responder razoavelmente a praticamente todos os requisitos. Alguém tem uma? Qual a vossa opinião sobre?...
masson
masson
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 2
Pontos/Reputação : 7

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado