Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab

+17
Paulo André
jsantos
mn61
bailote
luis lopes
xpumax
AMP
Manuel Duarte
vinyl33
artofnoise
maverick
lhuco
Nochnoi gost
Mfigueiredo
tugeiro
SOUND
Blink
21 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Antena FM

Mensagem  AMP 2/11/2009, 19:43

Caro blink, viva!
Cá estou como prometido, a dar notícias sobre a famosa antena.
É um espectáculo o resultado: o ganho, a sensibilidade e a selectividade...e pelo preço, é um investimento seguro.
Outros foristas já fizeram os elogios convenientes e mais nada há a acrescentar.
Dou-lhe os meus parabéns pela ideia e pela oportunidade dada.
Os melhores cumprimentos do
AMP
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Re: Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab

Mensagem  Blink 2/11/2009, 23:25

Marvel2 escreveu:Quem antena essa já agora?

Movi o post para aqui onde está a antena.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Re: Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab

Mensagem  Blink 2/11/2009, 23:31

AMP escreveu:Caro blink, viva!
Cá estou como prometido, a dar notícias sobre a famosa antena.
É um espectáculo o resultado: o ganho, a sensibilidade e a selectividade...e pelo preço, é um investimento seguro.
Outros foristas já fizeram os elogios convenientes e mais nada há a acrescentar.
Dou-lhe os meus parabéns pela ideia e pela oportunidade dada.
Os melhores cumprimentos do
AMP

Nada como experimentar e fazermos nós os nossos projectos, fico contente por ter construido este acessório e sair-se bem.

O DIY é isto mesmo, partilhar e dar a conhecer aos demais os nossos projectos que para nós ficaram bons e serviram os propósitos, e poderão também servir a outros. Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_cheers

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Blink 3/11/2009, 02:23

Marvel2 escreveu:Já agora, caro Blink e não querendo fujir do tópico, que bonitas colunas monitoras são essas que tem na foto?

Não seria sua intenção mas fêz-me rir, não são colunas é a playstation que eu construí. Pode vêr aqui no link abaixo.

https://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/caixa-para-a-ps1-em-mdf-t724-45.htm
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  xpumax 5/12/2009, 22:37

Boas , eu tambem já construí a minha antena ! seguindo todas as indicações e utilizando todos os materiais aqui referidos , está colucada no 1º andar , se lhe acrescentar um amplificador de sinal poderei melhorar a sintonia ? é que há estações que tenho dificuldade em sintunizar.
xpumax
xpumax
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 179
Ocupação : audiofilia , cinema , carros, motas
Interesses : pesca desportiva , motas
Pontos/Reputação : 76

Mensagem  Blink 6/12/2009, 11:30

xpumax escreveu:Boas , eu tambem já construí a minha antena ! seguindo todas as indicações e utilizando todos os materiais aqui referidos , está colucada no 1º andar , se lhe acrescentar um amplificador de sinal poderei melhorar a sintonia ? é que há estações que tenho dificuldade em sintunizar.

Bom dia, é mesmo preciso um aumento no sinal, eu sempre tive logo de início um ampl. da Televês onde ligo essa antena e uma DAB, e 5* em FM, em DAB pedende muito do tempo e das cargas electrostáticas.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  xpumax 6/12/2009, 21:59

blink escreveu:
xpumax escreveu:Boas , eu tambem já construí a minha antena ! seguindo todas as indicações e utilizando todos os materiais aqui referidos , está colucada no 1º andar , se lhe acrescentar um amplificador de sinal poderei melhorar a sintonia ? é que há estações que tenho dificuldade em sintunizar.

Bom dia, é mesmo preciso um aumento no sinal, eu sempre tive logo de início um ampl. da Televês onde ligo essa antena e uma DAB, e 5* em FM, em DAB pedende muito do tempo e das cargas electrostáticas.

Boas , vou então comprar um amplificador de sinal . Desculpa a minha ignorancia mas um DAB é o quê Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_question Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_pale

Depois o fio que vem da antena liga ao amplificador e daí vai ao tuner ?
xpumax
xpumax
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink 6/12/2009, 22:19

DAB é rádio digital (Digital Audio Broadcast), que utiliza no envio do sinal tecnologias como Mpeg e COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex), daí o sinal analógico ser convertigo em blocos digitais conforme o bitrate evitando ser afectado por interferências atmosféricas. A codificação MP2 comprime sinais áudio em débitos binários entre os 8 kbit/s e 384 kbit/s com frequências de amostragem de 24 kHz ou 48 kHz.

PS: esta sigla também pode ser uma doença do ramo psicológico - Distúrbio Afectivo Bipolar
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  xpumax 7/12/2009, 03:14

blink escreveu:DAB é rádio digital (Digital Audio Broadcast), que utiliza no envio do sinal tecnologias como Mpeg e COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplex), daí o sinal analógico ser convertigo em blocos digitais conforme o bitrate evitando ser afectado por interferências atmosféricas. A codificação MP2 comprime sinais áudio em débitos binários entre os 8 kbit/s e 384 kbit/s com frequências de amostragem de 24 kHz ou 48 kHz.

PS: esta sigla também pode ser uma doença do ramo psicológico - Distúrbio Afectivo Bipolar

Ok , tou esclarecido e vou começar por comprar o amplificador de sinal e ver como fica ! E a DAB é coisa para custar quanto?
xpumax
xpumax
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink 7/12/2009, 09:14

xpumax escreveu:Ok , tou esclarecido e vou começar por comprar o amplificador de sinal e ver como fica ! E a DAB é coisa para custar quanto?

O tuner tem que ter a tecnologia DAB e uma antena DAB custa á volta dos 15 euros.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  xpumax 7/12/2009, 13:08

blink escreveu:
xpumax escreveu:Ok , tou esclarecido e vou começar por comprar o amplificador de sinal e ver como fica ! E a DAB é coisa para custar quanto?

O tuner tem que ter a tecnologia DAB e uma antena DAB custa á volta dos 15 euros.

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_biggrin Pois tenho um tuner vintage que não tem essa tecnologia , vai ser mesmo só o amplificador !!
Obrigado mais uma vez Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_biggrin
xpumax
xpumax
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes 7/12/2009, 21:55

pois... depois de ler todos estes comentarios, se já era um viciado em radio. Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Drunken_smilie ........
agora até a ... Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Sleep
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3131

Mensagem  xpumax 7/12/2009, 23:50

luis lopes escreveu:pois... depois de ler todos estes comentarios, se já era um viciado em radio. Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Drunken_smilie ........
agora até a ... Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Sleep

Melo se quiser fazer uma igual posso lhe dar o varão em inox , sobrou-me 2,5m dele , e assim fica mais barato!! Até estamos aqui perto no Algueirão . Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Icon_biggrin
xpumax
xpumax
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Comigo não funcionou

Mensagem  Manuel Duarte 15/1/2010, 21:48

Vou ter que colocar outravez a antena de TV interior manhosa que tinha pois dá melhor sinal que esta.

Depois de muita trabalheira para arranjar o material fiquei sem as estações que mais gosto!

Ainda por cima fiz duas para melhorar a recepção do escritório. O que vale é que tenho já a quem as impingir (dadas) que ficaram todos interessados quando lhes gabei tanto esta antena. Até pode ser que com eles funcione, como funcionou com os forenses todos.

Pronto já desbafei, estava mesmo com esperanças nesta solução. Ainda mais que cortei a fixa do cabo e só amanhã posso ir comprar outro.

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Mensagem  Manuel Duarte 17/1/2010, 09:58

Antes de mais quero corrigir o post anterior pois parece que já não dá para editar.

Onde se lê "desbafei" deve ler-se desabafei, onde se lê "fixa" deve ler-se ficha.

Para aproveitar o fim-de-semana em Lisboa lá fui ao Aki Telheiras comprar fixações para antenas para montar a antena mais afastada da empena. Tinha posto cerca de 70cm, vou agora ensaiar a cerca de 1,5m. Se calhar ainda tenho que experimentar noutra empena, aumentando bastante o cabo.

Enfim, estou a tentar que isto funcione. Será que ainda tenho que comprar o amplificador, como alguns fizeram?

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Mensagem  Blink 17/1/2010, 12:52

A minha está tal e qual como na 1ª imagem desde 2007 e ouço as rádios que mais gosto em perfeitas condições sem o menor ruido, estou desviado uns 30 a 40km da maior parte delas como a Nova Era dos lados do Porto, a Nov3cinc, a Mega FM de Braga, Antena 3, Radio Nova, etc.

Também ouço em DAB com ruido a 0.000xxx o que é óptimo. Por vezes podemos estar em zonas difíceis de reflexões de ondas devido a prédios, emissores, etc, e temos que tentar tudo o que a nossa imaginação nos der, ás vezes um fio bem estendido e com certos ângulos dá os resultados esperados.

Ou então e uma vez que esta não dá, usar aquela de 1db circular que acoplada a um televés pode dar os resultados esperados.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  bailote 20/1/2010, 14:26

viva a todos
especialmente aos bem dispostos com as Fichas na mão Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 994421 atenção mais uma vez aos P Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 943847 .
digam-me uma coisa...eu tenho uma vivenda nova já com fichas fm na parede onde tenho um tuner ligado,apesar disso ouço algum FFFFFFFfffff de fundo(pouco) e a qualidade sonora é muito inferior ao cd.
o que é que acham?? será que estas antenas da televés são boas ou preciso de uma antena suerior ou de amplificador de sinal(embora eu ache que a que lá está,leia-se colectiva já deve ser amplificada) Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 641851

continuação de boa disposição e curiosidade
ainda tenho 37 anos e não preciso de segurar na Ficha Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 994421

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 239
Ocupação : vendedor de automoveis
Interesses : audio e automoveis
Pontos/Reputação : 403

Mensagem  bailote 20/1/2010, 14:50

Nesse caso aconselha-se meter a Ficha no congelador...firme e irte Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 994421

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 239
Ocupação : vendedor de automoveis
Interesses : audio e automoveis
Pontos/Reputação : 403

Mensagem  mn61 20/1/2010, 18:24

milton escreveu:
António José da Silva escreveu:O que me aconselham para instalação interior?

já experimentaste aquelas de fita? bem dissimuladas atrás dum armário por vezes dão bons resultados..

Neste momento é o que estou a usar no meu Tuner e aqui em casa resulta muito bem...posso emprestar-te para experimentares
mn61
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab

Mensagem  jsantos 5/9/2010, 20:27

Blink escreveu:Boas, acabei á pouco de construir uma antena vertical de um só elemento tipo Fanfare ou Magnum Dynalab com um ganho surpreendente.

É muito barata e fácil de fazer, o único trabalho fora de casa é ir a torneiro para tornear uns 8 cms de varão de nylon com um batente para enfiar dentro do tubo de água inox de 18mm.

Materiais a usar:

- Vara inox de 5mm de diâmetro e 1,46 metro de comprido.
- Tubo de água inox de 18cm de diâmetro já com uma anilha bicone apertada (para fazer massa)
- Varão de nylon de 20mm e 8cm de comprido.

Depois de apertar bem a anilha no tubo inox com dois acessórios bicones que depois saem, só servem para esmagarem a anilha no tubo de inox.

Mandar tornear o nylon de maneira a entra dentro do tubo inox (forçada). Depois o torneiro faz um furo de 5mm no nylon já metido no tubo de inox até 6 cm de profundidade.

Enfiar o varão inox até bater no funto do nylon (furo apertado).

Limpar com alcool ou acetona a antena junto ao nylon, e a seguir lixar a toda a volta até 1 cm.

Enrolar o fio do meio do cabo coaxial de 75 ohmios até 1 cm bem apertado, passar fita isoladora bem esticada á volta com algumas voltas, depois aplicar 2 ou 3 abraçadeiras plásticas.

Soldar a malha do cabo de 75 ohmios á anilha.

Passar fita á volta de tudo, e meter silicone, se possível arranjar uma chupeta de vedação e colocá-la pela parte da antena cheia de silicone.

E está pronta, basta ligá-la ao tuner ou se quiser melhorar mais o sinal ligar um Televés 5351 que estão em saldo com o alimentador 5495.

Amanhã se estiver Sol coloco as fotos.

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Antenauc6

Preços: varão inox de 1.46 = 8 euros
Nylon e tornear = 12 euros
Tubo Inox de água = tinha em casa

Se quiser sinal amplificado
Amplif. televés = 16.5
Alimentador = 12.5

Vale a pena esta construção para quem gosta de rádio, o som é mesmo diferente.

Boa noite a todos os membros do forum.
Faço aqui a minha apresentação.
Estive a ler os comentários e informações relativamente à construção desta antena, pois como tenho dificuldade de recepção no FM, quero também construir uma antena destas.
Tenho uma dúvida relativamente à fixação do cabo coaxial à antena, nomeadamente o modo como é feita a ligação do condutor interno ao varão inox. Na imagem vemos uma espécie de enrolamento deste fio em torno do varão inox.
É assim mesmo ou é feito uma soldadura ao ao varão inox?
Relativamente à anilha bicone, não percebi bem de que tipo de anilha se trata.
Já agora pergunto, em relação ao cabo coaxial, se este poderá sair pelo interior do tubo inox, sendo depois a antena fixada a uma parede com abraçadeira.
Obrigado desde já.

Última edição por jsantos em 6/9/2010, 11:47, editado 1 vez(es)

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Ocupação : Funcionário Público
Interesses : Audio
Pontos/Reputação : 61

Mensagem  Blink 5/9/2010, 21:36

jsantos escreveu:Boa noite a todos os membros do forum.
Faço aqui a minha apresentação.
Estive a ler os comentários e informações relativamente à construção desta antena, pois como tenho dificuldade de recepção no FM, quero também construir uma antena destas.
Tenho uma dúvida relativamente à fixação do cabo coaxial à antena, nomeadamente o modo como é feita a ligação do condutor interno ao varão inox. Na imagem vemos uma espécie de enrolamento deste fio em torno do varão inox.
É assim mesmo ou é feito uma soldadura ao ao varão inox.
Relativamente à anilha bicone, não percebi bem de que tipo de anilha se trata.
Já agora pergunto, em relação ao cabo coaxial, se este poderá sair pelo interior do tubo inox, sendo depois a antena fixada a uma parede com abraçadeira.
Obrigado desde já.

Boa noite, existe um lugar mais apropriado para o forista fazer a sua apresentação que é na Apresentação.

Em relação á pergunta, o cobre é enrolado algumas voltas no varão inox, depois de tudo bem apertado é cheio com silicone e leva uma manga de borracha que isola tudo do exterior. Pode fazer uma ranhura lateral no nylon onde vai embutir o inox e passar o cabo pelo interior do tubo, fica melhor mas dá mais trabalho.

A anilha bicone é uma anilha vedante que se usa nas canalizações de tubos de inox, ao ser apertada por dois acessórios de rosca esta fica prensada contra o tubo de inox fazendo uma boa terra e onde pode soldar a malha do cabo, caso contrário a solda não pega no inox.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  jsantos 6/9/2010, 11:24

tugeiro escreveu:ora então cá vai a minha versão desta magnifica antena.

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Imagem003xy1

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Imagem005qf9

Foi feita utilizando o esquema do amigo blink, mas sem ser necessário comprar nada, isto é reaproveitei tudo.

Ora então é, em fez de comprar o barão de inox, arranjei onde trabalho esse barão que penso era mesmo de uma antena fm. Em vez de usar um varão de nylon usei pinho tratado, que também consegui onde trabalho, e por fora é mesmo o tubo de inox, com a anilha de latão. Nesta minha "formula" é necessário isolar bem a parte de cima para não entrar agua, e molhar a madeiro, porque com a madeira molhada, deixa passar a massa. Vamos la a inventar a vossa "formula" para a antena, que devo dizer fiquei espantado com os resultados.

P:S- O varão tem que ser de um material que não enferruje.

Cumps

Boa tarde.
Preciso de alguma ajuda em relação a esta antena.
Hoje fui a uma loja onde vendem tubos metálicos e não encontrei nada, com as dimensões requeridas; nem varão nem tudo inox.
Agradeço aos membros que me indiquem uma ou duas lojas onde vendem estes varões e tubos inox e também o varão em Nylon.
Quero ainda fazer uma observação em relação às dimensões do tubo de água inox. No esquema que apresentam referem que o tubo de água tem diâmetro de 18 mm, julgo que queriam dizer 18 cm e ainda em relação ao varão de nylon para encaixar no de água julgo que o diâmetro é 20 cm para tornear de forma a entrar dentro do tubo inox.
De acordo com as imagens postadas pelo membro blink, aquele tubo de água de certeza que tem mais de 1,8 cm de diâmetro. Estive hoje a ver um de 1,8 cm e parece muito mais pequeno que o das imagens.
Agradeço que me corrijam se estou errado nestes aspectos e indiquem-me algumas lojas onde vendem este material.
Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Blink 6/9/2010, 15:09

jsantos escreveu:Boa tarde.
Hoje fui a uma loja onde vendem tubos metálicos e não encontrei nada, com as dimensões requeridas; nem varão nem tudo inox.
Agradeço aos membros que me indiquem uma ou duas lojas onde vendem estes varões e tubos inox e também o varão em Nylon.
Quero ainda fazer uma observação em relação às dimensões do tubo de água inox. No esquema que apresentam referem que o tubo de água tem diâmetro de 18 mm, julgo que queriam dizer 18 cm e ainda em relação ao varão de nylon para encaixar no de água julgo que o diâmetro é 20 cm para tornear de forma a entrar dentro do tubo inox.
De acordo com as imagens postadas pelo membro blink, aquele tubo de água de certeza que tem mais de 1,8 cm de diâmetro. Estive hoje a ver um de 1,8 cm e parece muito mais pequeno que o das imagens.
Agradeço que me corrijam se estou errado nestes aspectos e indiquem-me algumas lojas onde vendem este material.
Cumprimentos.

Caro forista, vá a uma loja de pichelaria que encontra lá o tubo de 18mm, mas pode ser outro diâmetro á sua escolha, isto não é ciência exacta, interessa é que depois mande tornear o nylon ou outro isolante conforme a medida interna do tubo. Na pichelaria mande atarrachar dois acessórios para apertarem a tal anilha cuja função é só soldar á malha do cabo. Convém o nylon ao ser torneado ficar com um batente como indicado na imagem, depois a nossa imaginação também fará o resto.

Cumpts,

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  jsantos 6/9/2010, 16:33

agradeço desde já pelos esclarecimentos.
Só quero tirar mais uma dúvida:
O varão inox é um varão oco no interior ou compacto?
Já agora informo que numa pesquisa que efectuei sobre estes varões redondos (compactos) fiquei a saber que existe dois tipos de inox à venda, um com referência 304, mais usado na contrução civil e outro de referência 316, sendo este mais resistente à corrosão, julgo que será este o mais indicado para as antenas.
Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Blink 6/9/2010, 16:46

Já respondeu á própria dúvida, varão é maciço (compacto) e deve escolher o melhor inox, também podia ser em tubo mas ficaria muito mais frágil.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  jsantos 6/9/2010, 17:01

tugeiro escreveu:ora então cá vai a minha versão desta magnifica antena.

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Imagem003xy1

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Imagem005qf9

Foi feita utilizando o esquema do amigo blink, mas sem ser necessário comprar nada, isto é reaproveitei tudo.

Ora então é, em fez de comprar o barão de inox, arranjei onde trabalho esse barão que penso era mesmo de uma antena fm. Em vez de usar um varão de nylon usei pinho tratado, que também consegui onde trabalho, e por fora é mesmo o tubo de inox, com a anilha de latão. Nesta minha "formula" é necessário isolar bem a parte de cima para não entrar agua, e molhar a madeiro, porque com a madeira molhada, deixa passar a massa. Vamos la a inventar a vossa "formula" para a antena, que devo dizer fiquei espantado com os resultados.

P:S- O varão tem que ser de um material que não enferruje.

Cumps

boa tarde.
Esse varão que utilizou é inox ou alumínio?
Já agora o comprimento parece ser superior a 1.46 metros, que é o que está no esquema, confirma?
Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jsantos 7/9/2010, 20:57

Estou a montar a minha antena, magnum dynabab.
Tenho o varão inox de 5mm
Tenho o tubo de água inox de 18mm
Tenho o varão de nylon de 25 mm para tornear.
Estou com dificuldade em encontrar a anilha de latão bicone e os acessórios bicone para fixá-la ao tubo.
Hoje fui a cerca de 10 lojas de ferragens na minha zona e ninguém tem a anilha nem os acessórios para a apertar.
Procurei na net e encontrei uma loja em Lisboa que à partida parece ter essas anilhas:
Deixo aqui uma imagem da suposta anilha bicone no link:

http://www.majodir.com/main.php?id1=1133&id2=1155&id3=1160&id=50&id_c=6&id_pr=02904220&cd=1

http://www.majodir.com/main.php?id1=1133&id2=1155&id3=1160&id=50&id_c=6&page=2&ordenacao=&paginas=
Quanto aos acessórios não sei se lá tem.
Se algum membro tiver imagens dos acessórios ou a referência do modelo adequado agradeço que me indique, para ver se eu consigo acabar a montagem.
Estou a usar tubo inox de 18mm.

PS: Também estou a construir mais uma antena idêntica mas estou a usar tubo inox de 20 mm, em vez do tubo de 18 mm. A razão é que comprei este tubo porque não tinha encontrado o tubo de 18mm. Mais tarde encontrei o de 18mm.
Já que tenho o tubo de 20mm vou também construir esta, vou testar e depois digo-vos como é que ficou em termos de funcionalidade.
- se possível tentem ajudar-me naquela parte da anilha bicone e acessórios.
Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Blink 7/9/2010, 21:33

A anilha é essa e é de bronze, essas anilhas só servem para vedar as uniões nas canalizações dos tubos de água em inox, não têm rosca e deste modo funcionam por aperto.

O acessório que comprar é só mesmo para fazer o estrangulamento da anilha no tubo, esta fica esmagada e apertada contra o tubo, depois o acessório é retirado e guardado, este tipo de material está á venda nas casas de pichelaria, no caso de não arranjar aí terá que o comprar nesse site onte tem as anilhas. Também pode arranjar outra maneira de dar contacto com a malha do cabo através de uma abraçadeira de inox, embora eu prefira a anilha.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  jsantos 9/9/2010, 13:06

Blink escreveu:
jsantos escreveu:Boa tarde.
Cumprimentos.

Caro forista, vá a uma loja de pichelaria que encontra lá o tubo de 18mm, mas pode ser outro diâmetro á sua escolha, isto não é ciência exacta, interessa é que depois mande tornear o nylon ou outro isolante conforme a medida interna do tubo. Na pichelaria mande atarrachar dois acessórios para apertarem a tal anilha cuja função é só soldar á malha do cabo. Convém o nylon ao ser torneado ficar com um batente como indicado na imagem, depois a nossa imaginação também fará o resto.

Cumpts,

Já tenho todo o material necessário para a construção desta antena.
No entanto surgiram duas dúvidas dúvida, que são as seguintes:
- Relativamente á solda utilizada para soldar a malha à anilha, é solda de estanho (vulgar), solda de latão ou solda de prata?
- Relativamente ao enrolamento do fio de cobre do cabo coaxial á volta do varão de 5mm, enrola-se o fio desde a parte inferior até ficar com 1cm de altura, mas este enrolamento é tipo espira unida ou é uma espira espaçada?
Podem ver aqui os 2 tipos de enrolamento a que me refiro.
http://www.projetostecnologicos.com/Projetos/CalcIndutor/CalcIndutor.html

Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab - Página 2 Empty Antena exterior FM tipo Fanfare ou Magnum Dynalab

Mensagem  jsantos 11/9/2010, 10:14

Bom dia.
Como já tinha referido estou a construir esta antena.
O esquema colocado pelo forense blink é muito ilustrativo acerca do modo de construir a antena.
No entanto e apesar de todas estas esplicações e dúvidas esclarecidas ainda cometi alguns erros, para os quais vou alertar aqui os forenses para que não lhes aconteça o mesmo.
Relativamente às chamadas anilhas bicone, são anilhas de latão que vêm junto com as uniões bicone niquelads, para unir 2 tubos inox, no material designado por pex (Cada peça traz 2 anilhas de aperto e as respectivas roscas); Neste caso usar união bicone niquelada de 18 mm.
vejam o link: PDF página 5 ( terceira e quarta imagem).
http://www.tubinox.pt/upload/produtos/pdf/2c196cb4130097f088d52f558f26cf43.pdf
A primeira coisa que se a fazer é apertar o anel de latão ao tubo inox de 18 mm.
Depois então colocar o tubo de nylon já torneado, caso conrário já não da para colocar o anel porque o rebordo do nylon impede a entrada da rosca de aperto, que entra aperta e sai.
Informo ainda que testei tubo inox de 20 mm,; tubo inox de 18 mm dois tipos; e varões de 5mm e de 6mm.
Há pequenas diferenças na recepção consoante o material utilizado.
Conclui que o tubo inox de de 20mm permite um ligeira melhoria na recepção, relativamente ao tubo inox de 18mm, usando varão de 5mm. No entanto este tubo tem uma dificuldade relacionada com a colocação de anilha para soldar a malha. é que não existe aneis de latão de compressão de 20mm no mercado. E temos que adapatr uma anilha o que não é muito fácil.
Eu por acaso consegui uma anilha de latão de 20 mm numa serrelharia, que soldei ao inox.
Houve quem sugerisse envolver o tudo inox de 20mm com fio de latão e dar calor para unir; se alguém optar por esta via, há que ter cuidado com o nylon que pode derreter, talvez seja melhor dar calor antes de meter o tubo de nylon.
De resto posso dizer que ainda estou em testes e estou satisfeito com a recepção obtida com esta antena.
Ainda não fiz o isolamento nem a fixei definivamente.

Eu como já referi tive um descuido e mandei o torneiro tornear 4 tubos de nylon para fazer 4 antenas (para familiares) ele torneou e encaixou-os nos tubos inox; não coloquei antes o anel, agora não sei como resolver, pois já não dá para fazer o aperto do anel. Provavelmente vou ter de mandar desfazer tudo e fazer de novo. Neste material e mão de obra já lá vai mais de 45 €.
Cumprimentos.

jsantos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo