Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Help SUB OHM

2 participantes

Ir para baixo

Help SUB OHM Empty Help SUB OHM

Mensagem  Lord Vader 28/10/2007, 18:51

Olá pessoal.

Preciso que me ajudem.
Tenho
um SUB da OHM, um sub muito velhinho, mas já agora que o tenho quero-o
ligar ao meu outro SUB da ENERGY ou então ao AMP da YAMAHA, o problema
é que este SUB não tem x-over, não tem amplificação, só tem mesmo o
woofer dentro da caixa e as respectivas ligações, as ligações são
vermelho e preto como uma coluna normal.

Aqui fica o link para quem quiser ver.
http://www.forumhifi.com/galeria/displayimage.php?album=lastup&cat=0&pos=1

Agora como é que eu o ligo e a quê?

Obrigado
Lord Vader
Lord Vader
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 61
Ocupação : Técnico Informática
Interesses : Hi-Fi, Computadores... Home Cinema
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Help SUB OHM Empty Re: Help SUB OHM

Mensagem  pbarata 29/10/2007, 14:29

Deves poder liga-lo ao amplificador de surround da Yamaha em modo LOW LEVEL, isto é, o ganho será controlado pelo Yamaha e o crossover será o que defenires na configuração para as colunas (LARGE, SMALL -> escolhes o valor do filtro de crossover: 40H, 60Hz, ..., 100Hz,...,etc.). Deve existir uma opção para controlares o ganho do mesmo (de -10dB a +10dB).

Provavelmente vais precisar de 1 cabo em "Y" para ligares a saída de SUB do Yamaha ao Subwoofer.

Talvez este te possa interessar
http://audiopt.forumeiros.com/vendo-ofereco-f8/cabo-subwoofer-oehlbach-y-adapter-3m-t609.htm?highlight=cabo+y

Estes cabos em "Y" também se podem usar para partilhar dois subs com o mesmo amplificador.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  Lord Vader 29/10/2007, 15:33

Amigo PBARATA, não pode ser, ligado em low-level, porque já liguei directamente e não dá som, porque o sub não tem amplificação no próprio sub, é só mesmo o woofer dentro da caixa.

Só dá som se eu ligar por exemplo como se fosse uma coluna frontal.

Logo coloco a foto das ligações do sub.

Obrigado
Lord Vader
Lord Vader
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 61
Ocupação : Técnico Informática
Interesses : Hi-Fi, Computadores... Home Cinema
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  pbarata 29/10/2007, 18:46

Lord Vader escreveu:Amigo PBARATA, não pode ser, ligado em low-level, porque já liguei directamente e não dá som, porque o sub não tem amplificação no próprio sub, é só mesmo o woofer dentro da caixa.

Só dá som se eu ligar por exemplo como se fosse uma coluna frontal.

Logo coloco a foto das ligações do sub.

Obrigado
Bem, nesse caso terás que ligá-lo em paralelo com uma das colunas, só que sem qualquer chance de definires um filtro de crossover terá pouca utilidade. No

Eu tenho um REL Quake, que traz com ele um cabo próprio para esse tipo de ligação em HIGH LEVEL, em que o sinal é derivado da saída das colunas, mas a sua impedência está preparada para fazer paralelo com as colunas, sem baixar o valor total (o que pode danificar o amplificador ou as colunas). Mas nesse caso, o é possivel ajustar o filtro de crossover no próprio sub.

( http://www.rel.net/q-dowloads.htm )

No caso do Quake esta ligação HIGH LEVEL usa-se mais para estéreo, de modo a conseguir-se efectuar a separação entre a parte do sinal que queres reproduzir só no sub em complemento com as colunas, em principio numa frequência de separação que correponda ao limite inferior das tuas colunas, de modo a completar o espectro. No meu caso, como as minhas colunas só descem até aos 35Hz, a frequência de crossover do sub terá que ser por volta desses 35Hz. Como tenho colunas de chão, actualmente estou a usar Quake só mesmo para filmes, para reprodução do canal LFE dos formatos multi-canal Dolby Digital e DTS. Tenho no entanto uma entrada do processador de surround, configurada com a ligação digital (coax) do leitor de CD, à qual aplico um crossover de 60Hz, deixando o sub reproduzir o grave abaixo dos 60Hz e as colunas acima desse valor. Noto que o grave fica mais rápido, porque as colunas não ficam a funcionar no limite, mas por outro lado, como o grave é direccional a partir do 50Hz, a imagem estéreo fica prejudicada. (Não há bela sem senão!!!).

Não tens manual do teu sub para que possas perceber para que fim foi concebido. Tenta ver o manual do REL Quake, tens lá as ligações com o cabo Neutrik.

Talvez uma foto do painél traseiro ajudasse. sunny

Help SUB OHM Quake_10
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  Conteúdo patrocinado