Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitor Audio Platinium

4 participantes

Ir para baixo

Monitor Audio Platinium Empty Monitor Audio Platinium

Mensagem  ricardo felisberto 23/10/2007, 21:18

Como trabalho perto, resolvi ir hoje à Delaudio, onde nunca tinha estado. Sem ter feito qualquer marcação fui muito bem recebido, tendo estado sempre muito à vontade, quer em amena cavaqueira com o Senhor que deve ser o dono, ou nas ausências temporárias do mesmo, sendo deixado à vontade para por a música que entendesse.

Mas vamos às colunas, modelo de chão. Desde logo salta à vista a excelente qualidade de construção e a beleza das colunas, que apresentam igualmente uma largura maior do que esperava, podendo ser dificilmente integráveis numa sala pequena, pois ao pórtico traseiro junta-se a (excelente) extensão da sua resposta.

Desde os primeiros acordes que é fácil apercebermo-nos que não se trata de uma MA, pese embora ache a série Gold muito interessante. Ou melhor é uma MA, mas aqui tudo, sublinho o tudo pois é algo que se sente, é diferente do que estamos habituados a associar às MA, sem qualquer resquício do som algo quezilento e magro com aquele agudo com tendência para o semi-agreste que era o som que associava à MA. Tratam-se sem sombra de duvidas de umas colunas em que é muito difícil colocar defeitos, desenhadas e construídas para ombrear com as melhores.

Desde logo a coerência da apresentação musical, a facilidade em nos guiar por entre as faixas e a facilidade desconcertante como o faz. A integração entre as diferentes unidades é linear e sem aparentes descontinuidades (os tweeter de fita são por vezes algo problemáticos neste aspecto ao que me disseram). A apresentação é encorpada com a escala impressionante que só acontece em projectos de elevados pergaminhos (por comparação o som cá de casa parece com tendência para a anemia). A facilidade em tocar musica com uma apresentação relaxada, chegando a parecer lenta, o que na minha óptica se deve ficar a dever aos silêncios entre notas, é desconcertante. Tudo parece simples.

Comecei por ouvir o “Fala com ela” (quase literalmente, pois sendo um álbum de que gosto muito, ouvi metade das faixas), e retive a última faixa com a excelente focagem da soprano e uma profundidade de palco soberba, fazendo o quarto crescer para trás das colunas, e passei depois por Cassandra Wilson que deitou por terra uma primeira impressão de deficit de dinâmica (que mentalmente havia atribuido ao amplificador da Advance Acustics). Seguiu-se Verdi, Lhasa, tendo inclusive passado por Gorilaz (muito invulgar quererem mostrar o equipamento com musica desta), e uma vez mais uma diferença de escala enorme para o meu querido (e humilde) sistema.

Não sei bem a que componente atribuir, mas classificaria o som globalmente como um nadinha escuro e quente, sem que seja capaz de o dizer como defeito, apenas assim o é. Como é normal nestes sistemas, vão crescendo em nós à medida que a audição avança e que nos vamos familiarizando com a sua sonoridade. A fonte, um conjunto transporte e conversor da Esoteric, era de uma beleza desconcertante, sentindo-se igualmente a qualidade de construção tipo tanque e a precisão da melhor relojoaria Suiça.

Momentos muito bem passados, pois no final ainda lá apareceu o Mãozinhas que se juntou à festa. Colunas de sonho.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 508
Ocupação : Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses : Isto, gastronomia e viagens
Pontos/Reputação : 430

Ir para o topo Ir para baixo

Monitor Audio Platinium Empty Re: Monitor Audio Platinium

Mensagem  Convidad 23/10/2007, 21:30

Caro Ricardo,
Obrigado pelo testemunho. cheers
Vivesse eu em Lisboa e tivesse oportunidade de passear pelas lojas a saborear as novidades e, sempre que considerasse merecido, deixaria aqui o meu relato.
O teu está muito bom ! Parabéns. E como já por outras vezes e outras intervenções percebi que sabes o que dizes, prezo a tua opinião. Não tenho dúvidas que sabes reconhecer um bom som quando o ouves. Ainda por cima quando desmereces do teu muito bom sistema, para em comparação elevares o que ouviste à categoria de sistema de sonho.
Fico (ficamos muitos de nós) a sonhar Sad

Convidad
Convidado

Mensagem  falp 24/10/2007, 13:43

Excelente relato, Parabéns...cheers

Gosto das PL100...bom
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  ricardo felisberto 24/10/2007, 20:15

Tendo em consideração os pergaminhos da marca e do investimento neste projecto a fasquia estava alta (já há algum tempo que ouvia falar destas novas colunas).

Quanto à comparação com o meu sistema, as MA custam mais que o meu sistema todo junto (parte stereo), pelo que não admira a diferença. A questão é a dimensão dessa diferença, tal que por vezes nem parece a mesma musica. Os Esoteric de certeza que também contribuem para isso. Sendo valores de ordens diferentes, temos no final o retorno do esforço adicional (o que nem sempre acontece).

Fico ainda a pensar que com um amp mais ambicioso, a coisa poder ainda subir um degrau mais (até onde podem chegar as colunas?).

As minhas desculpas por ontem não ter dado continuidade ao tópico já aberto. A ser possivel, era de juntar os posts num só.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata 25/10/2007, 08:00

ricardo felisberto escreveu:(...)
As minhas desculpas por ontem não ter dado continuidade ao tópico já aberto. A ser possivel, era de juntar os posts num só.
Não é preciso pedir desculpas e acho boa a ideia fundir os tópicos. Quantas vezes postamos e só depois é reparamos que chegamos tarde à discussão... No

Quando as novas MA ainda não as ouvi, mas logo que possa vou lá chatear o Sr. Delfim na Audio na DelAudio. Efectivamente, à excepção da Série Gold, todos modelos das série Silver (Silver S e Silver RS) que sucederam às minhas Silver 8i, foram apenas mais do mesmo.

Apesar de tudo, gosto muito da sonoridade muito aberta das MA e no caso da série Gold, essa tendência para ficarem demasiado brilhantes, como se dessem mais enfase à reprodução de sons agudos, está sem duvida melhor controlada. Espero que nas Platinum esse problema não se coloque de todo. Mas também espero que a velocidade e dinâmica se tenha mantido, ao contrário de muitas colunas que apesar de mais arredondadas no agudo, acabam depois por soar lentas e comprimidas. Até ver, as Silver 8i, continuam a ser, na minha modesta opinião, as melhores da série Silver até à data.

Pode ser que a MA lance uma coluna de chão intermédia, tipo 2,5 vias, as PL200, um pouco mais acessíveis....
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  ricardo felisberto 25/10/2007, 18:43

Eu achei as GS10 no show do vila rica um dos melhores sons com uma relação qualidade/preço espectacular.

Mas esta série está muito acima das GS, o que não admira, pois ao falarmos de preço as monitoras desta série custam quase 2,5 vezes mais , sendo a mesma relação no modelo de chão (comparando com as GS60), pelo que não é de admirar a incomparabilidade.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad 25/10/2007, 19:33

Ricardo :
Se me permites, um dos melhores sons, para mim, foi mesmo o das GS60.
Digamos que as GS10 insinuavam o som que as suas irmãs adultas produziam de facto.
Por isso é que já fiz os comentários que fiz sobre estas colunas sem nunca as ter ouvido. E se tu reforças que nem sequer há comparação, então estamos mesmo perante um caso sério...

Convidad
Convidado

Mensagem  A Pauca Sed Bona 25/10/2007, 19:45

Não tenham dúvidas.É caso para se dizer que "They mean business ".
A Monitor Audio no seu melhor.

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  ricardo felisberto 26/10/2007, 10:12

Eu também gostei das GS60, mas gostei ainda mais das monitoras. A sala era menor (a das GS60 era um salão) e eventualmente mais fácil de encher. As 60 na demo que ouvi (que foi mais arriscada do que a das GS10) pareceram ter, a volume elevado, alguma falta de controlo. Mas gostei muito também.

No caso das GS10 talvez o preço tivesse tido importancia determinante.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum