Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1

2 participantes

Ir para baixo

DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 Empty DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1

Mensagem  g.viegas 6/5/2016, 19:57

Boa noite a todos,

Neste momento encomendei daquele site que começa por 'e' e acaba em 'bay' um daqueles amplificadores com recepção Bluetooth.
(TDA7492P 50W*2 Wireless Bluetooth 4.0 Audio Receiver Digital Amplifier Board AUX)

O meu projecto será pegar num antigo amplificador de baixo (guitarra) e instalar dentro da caixa este receptor mais 2 colunas,
ou seja, aproveitar a coluna de graves e colocar mais duas normais.
Tenho também um Crossover da Alpine que poderei aplicar (mas não sei como)

A minha principal questão está no facto deste amplificador chinês ser apenas de 2 canais. Como poderia fazer a ligação para o Subwoofer?
fiz um pequeno esquema para exemplificar:
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 Al1dnq

A minha segunda questão põe-se com o amplificador do Baixo. Acham que o deveria aproveitar (pelo menos para o Subwoofer) eu acho que é de 25W??
Calculo que a entrada será mono, por isso seria ligada à saída do crossover. foto do amp:
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 Wzmacniacz-basowy-30W-VISION-B-25_23

De todas as formas o material ainda não chegou mas gostava de me ir preparando para ser só chegar e instalar.

a minha ideia seria ligar o sub em paralelo nos dois canais: (não faço ideia se resulta)
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 Ff38gm

Estou aberto a sujestões Smile

Cumprimentos
G.Viegas

g.viegas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Pontos/Reputação : 14

Ir para o topo Ir para baixo

DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 Empty Re: DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1

Mensagem  g.viegas 17/5/2016, 10:51

Boas,

O material já chegou e já testei.
como não tive sugestões não me pus com grandes aventuras (ou ainda queimava a placa chinesa...). Então a conexão para o Sub foi feita apenas num canal, o direito, com recurso ao Crossover.

Eu reparei que o som que passa no sub não é ''Puro Bass'' parece que o crossover não filtra todas as frequências altas.

Alguma possível solução????
posso tentar arranjar um Low Pass Filter mas se alguém tiver solução com o material que tenho gostaria de a tentar Smile

Um abraço

g.viegas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto 18/5/2016, 19:23

Viva,

Não ligues as saídas em paralelo pois existe uma forte probabilidade de queimares os amplificadores.

Qual o tipo de crossover?
Penso que estejas a usar o amplificador da coluna de baixos e não só o altifalante, neste caso se o crossover for passivo está à espera de uma impedância muito mais baixa (+-8 ohms) que a da entrada do amplificador (+-1Mohms se a memória não me falha os amplificadores de guitarra devem ter uma impedância bastante mais alta do que é normal num equipamento HI-FI) ou seja não faz o que está à espera.

Muitos crossovers passivos de 2 vias não filtram as frequências que vão para o woofer só filtram as baixas frequências que vão para o tweeter, ou seja a saída para o woofer está directamente ligada à entrada. Vais ter de ver se o teu não é deste tipo.

Pelo que vi o amplificador de baixo tem controlos de tonalidade vê se colocando o treble e o middle no mínimo e o Bass no máximo não faz o que queres.

Para teres os baixos de ambos os canais vais ter de misturar os dois canais, penso que com umas resistências consegues.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 265
Pontos/Reputação : 418

Mensagem  g.viegas 19/5/2016, 15:25

Boas,

O crossover é passivo, é um alpine type E.
tipo este mas Type E:
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 25ksd1j
ainda nao fiz o teste com o amplificador do baixo, porque ainda nao o tenho comigo.

No primeiro teste liguei o crossover À saida direita, fazendo a respectiva ligação repartida pelo crossover e reparei que o tweeter ficava mudo...
eu calculo que seja das diferentes impedâncias e do facto do amplificador ser ''fraco''.

o segundo teste liguei à mesma na saida direita o crossover mas apenas com sub
e em paralelo na saida do amplificador a coluna da aparelhagem. ai ja começou a dar musica...
mas reparo que a coluna do sub dá muito mais som que as outras.
o esquema actual:
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 2a0vg3

as colunas que estou a utilizar são de uma aparelhagem antiga dizem 8ohm 10W e para o woofer é uma coluna de carro como na imagem abaixo eu acho que é 110W 4ohm.
DIY TDA7492P 50W*2 para 2.1 2quu98h

Uma vez que as colunas estão a fazer as duas vias porque têm agregado um tweeter que num dos fios tem um condensador (mais tarde coloco a foto) só me faltava mesmo o SUB a trabalhar para o ''puro bass''....

Quando testar com o amp do baixo aviso e conto como foi Razz
quanto à ligação da coluna do sub recomendam estar em paralelo com uma saida ou tentar ligar em serie com as duas saidas L+ ao R- por ex?
jpinto escreveu:Para teres os baixos de ambos os canais vais ter de misturar os dois canais, penso que com umas resistências consegues.
algum esquema ou rabisco para me elucidar a realizar essa ligação?

eu sei que este projecto está uma grande salganhada.. mas para aprender estas coisas nada melhor que testar com tudo e mais alguma coisa Razz

um abraço

g.viegas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto 19/5/2016, 23:51

Estive a pesquisar na net esse amplificador TDA7492P 50W*2 e dei conta que é um amplificador classe D (há quem chame digital) pelo que já não é tão simples misturar os 2 canais.

Neste tipo de amplificadores nenhum dos terminais para as colunas está ligado à massa nem o R- está ligado ao L-, ou seja não tens um ponto comum, mesmo ligares o amplificador de baixos é problemático pois podes estar a criar um curto-circuito da saída do amplificador à massa.

Vi que a placa que compraste tem uma saída/entrada AUX mas não consegui perceber como funciona, possivelmente estará ligada de alguma maneira à saída do receptor de Bluetooth, penso que pode ser por aí o caminho para ligares o amplificador de baixos. Se tiveres algum esquema da placa coloca aqui para podermos ajudar.

O meu conselho é não tentares ligar o amplificador de baixos à saída para as colunas do amplificador TDA7492P.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 265
Pontos/Reputação : 418

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo