Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Importância dos acessórios e das medições

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Importância dos acessórios e das medições - Página 2 Empty Re: Importância dos acessórios e das medições

Mensagem  ricardo onga-ku 19/12/2014, 21:43

manel1 escreveu:Contráriamante ao que muitos daqueles que têm vindo a ler este tópico possam pensar, de um modo ngeral, eu respeito imenso mas medições. A Finalidade destas é a de que ao construir ou modificar um leitor de CD, amplificador, etc, se atinja um patamar de qualidade a nível técnico que não deixe dúvidas de que se trata de um equipamento bem construido e que assegure à partida que irá ter um bom desempenho. As medições de uma sala destinada à reprodução de música, gravação ou concerto também são importantes, diria mesmo que essenciais, pois cada uma requer caracteristicas diferentes ao nível dos tempos de reverberação, resposta em frequencia, entre outros. No entanto, produto que eu desenvolva ou que adquira, sala que eu construa, modifique ou trate, tem sempre de ser alvo de audição atenta, com métodos controlados e sempre com bons pares de ouvidos devidamente treinados, pois em minha opinião, a única maneira que temos actualmente de atingir a excelência a nivel de reprodução de música gravada em nossas casas é através da escuta dos equipamentos nas salas, para mim este método é o único que permite distinguir o muito bom do excelente, partindo do principio que com medições podemos encontrar equipamentos comprestações muito boas.

Acredito muito mais na atenção dada pelos fabricantes ao que diz na sua frase ''eficácia dos filtros digitais, à concepção do andar analógico, às características e dimensionamento da fonte de alimentação e à atenção dada ao grounding entre outros aspectos, do que nas medições que o fabricante disponibiliza, ou que a Stereophile (entre outras) poderá fazer, aliás, constumo estar bem atento à descrição das soluções técnicas usadas nos equipamentos, quer elas sejam feitas pela observação cuidada e esclarecida do reviewer, quer aquelas fornecidas pelo fabricante, embora esteja consciente de que algumas delas são apenas para nos atirar areia para os olhos, mas penso que uns anitos a virar frangos e ler umas revistas da especialidade enquanto se ouve musica e aparelhos, devem ter algum peso na hora de separar os candidatos ás audições.

Quando escrevi que "Muitos dos leitores de CD e D/ACs recentemente testados pela Stereophile têm um desempenho técnico exemplar em todos os parâmetros medidos, mas têm um som diferente" achei que se podia sub-entender que a escuta é determinante na escolha, talvez não tanto como nas colunas mas ainda assim é determinante.
Concordo plenamente que a escuta é imprescindível na fase da escolha, aliás referi mais atrás que as medições são complementares da escuta mas não a substituem (e vice-versa), mas há que saber ouvir e usar uma metodologia adequada para que esta seja realmente eficaz (isto quando se procura um som "neutro" e não um som "agradável").

Mas não ao contrário do Fernando eu não coloco os fabricantes num "pedestal"; afinal o audio é um negócio como outro qualquer e o objectivo é fazer dinheiro.
Nem todos as marcas têm designers próprios (muitas delas limitam-se por exemplo a seguir os esquemas básicos que acompanham por exemplo os chips D/A), há contenções de custos (optando por componentes de pior desempenho e soluções técnicas menos adequadas), a necessidade de investir na imagem e no marketing (por exemplo nas revistas), a "personalização" dos aparelhos de forma a criar um som associável à marca, etc.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Importância dos acessórios e das medições - Página 2 Empty Re: Importância dos acessórios e das medições

Mensagem  manel1 19/12/2014, 22:37

ricardo onga-ku escreveu:
Mas não ao contrário do Fernando eu não coloco os fabricantes num "pedestal"; afinal o audio é um negócio como outro qualquer e o objectivo é fazer dinheiro.
Nem todos as marcas têm designers próprios (muitas delas limitam-se por exemplo a seguir os esquemas básicos que acompanham por exemplo os chips D/A), há contenções de custos (optando por componentes de pior desempenho e soluções técnicas menos adequadas), a necessidade de investir na imagem e no marketing (por exemplo nas revistas), a "personalização" dos aparelhos de forma a criar um som associável à marca, etc.

R

O Fernando não sei Importância dos acessórios e das medições - Página 2 943847 , mas eu, o António Pedro, não os coloco num pedestal, as minhas colunas e amplificador de potência são DIY com base em excelentes projectos de fabricantes com provas dadas (não foi eu que fiz). Quanto ao segundo paragrafo, estamos de acordo também.
O meu pre-amplificador é um Antique Sound Lab Flora que apareceu lá em casa apenas porque eu procurava um pre-amplificador com transformadores, nem sequer tinha conhecimento da marca, depois da audição estava a prepara-lo para o enviar de retorno à sua precedencia, pois não gostei do seu som, quando resolvi que poderia ser benéfico tratar de minimizar as interferências EMI que no meu ponto de vista estavam a interferir com alguns cabos de sinal e com as válvulas (afinal com a quantidade transformadores que o bicho tem deveriam ter previsto isso). Quando acabei a intervenção e o liguei nem queria acreditar na mudança para melhor e assim lá está em casa a tocar maravilhosamente.

Ricardo, a principal diferença que nos separa é que eu dou mais importância à escuta, você ás mediçoes, mas agrada-me ver que tem mudado um pouco nos últimos tempos.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  ricardo onga-ku 20/12/2014, 09:38

As minhas desculpas Manel1, mas o seu nick é enganador... santa
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 20/12/2014, 09:46

manel1 escreveu:

R

O Fernando não sei Importância dos acessórios e das medições - Página 2 943847 , mas eu, o António Pedro, não os coloco num pedestal, as minhas colunas e amplificador de potência são DIY com base em excelentes projectos de fabricantes com provas dadas (não foi eu que fiz). Quanto ao segundo paragrafo, estamos de acordo também.
O meu pre-amplificador é um Antique Sound Lab Flora que apareceu lá em casa apenas porque eu procurava um pre-amplificador com transformadores, nem sequer tinha conhecimento da marca, depois da audição estava a prepara-lo para o enviar de retorno à sua precedencia, pois não gostei do seu som, quando resolvi que poderia ser benéfico tratar de minimizar as interferências EMI que no meu ponto de vista estavam a interferir com alguns cabos de sinal e com as válvulas (afinal com a quantidade transformadores que o bicho tem deveriam ter previsto isso). Quando acabei a intervenção e o liguei nem queria acreditar na mudança para melhor e assim lá está em casa a tocar maravilhosamente.

Ricardo, a principal diferença que nos separa é que eu dou mais importância à escuta, você ás mediçoes, mas agrada-me ver que tem  mudado um pouco nos últimos tempos.

Questiono-me se pela escuta você é capaz de identificar a assinatura sónica dos transformadores.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  manel1 20/12/2014, 13:04

Investiguei  o mais que pude sobre o uso de transformadores e achei que era uma das melhores soluções com vista a obter um elevado grau de transparência, tive também oportunidade de ouvir unidades passivas com transformadores e achei fantástico.
Há sempre um certo grau de incerteza quando escutamos um aparelho, pois temos sempre de confiar na nossa memória auditiva e na nossa capacidade de análise do sistema que temos pela frente, que está sempre condicionada pelo nosso background, mas aceito o risco e procuro desenvolver as minhas competências, ouvindo mais e mais música ao vivo, bem como outros sistemas.

Última edição por manel1 em 20/12/2014, 14:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : As correcções automáticas de tablets e teleles são lixadas...)

manel1

Mensagem  manel1 20/12/2014, 14:56

Questiono-me se pela escuta você é capaz de identificar a assinatura sónica dos transformadores.

Se souber de algum tipo de assinatura sónica dos transformadores, estou interessado em saber, pois estarei mais alerta para detectar essas caracteristicas. A importância disso fica bem patente no parágrafo seguinte.

Gosto sempre de ler algumas criticas acerca de alguns equipamentos antes de lhes fazer uma audição, pois quando ''escutamos'' um sistema, um componente, um cabo, seja o que for, quase sempre acontece que se o que estamos a ouvir for de qualidade bem superior ao que estamos habituados e nos parecer perfeito, raramente detectamos alguma caracteristica obvia, uma ''assinatura'', mas se alguem nos chamar a atenção para ela (caso exista) e nos demonstrar que ela na realidade existe, então passamos a dar por ela com facilidade. Assim quando leio algumas criticas procuro focar-me nos pontos negativos e tentar perceber se eles na realidade existem, pois na maioria das vezes os pontos positivos são reais e unanimamente salientados.

manel1

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo