Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Naim Supernait 2

+2
_nimitz_
manel1
6 participantes

Ir para baixo

Naim Supernait 2 Empty Naim Supernait 2

Mensagem  manel1 15/12/2014, 13:19

Naim Supernait 2 Naimsupernait2

Não é a primeira vez que sinto vontade de escrever algo aqui no fórum acerca de alguns equipamentos que tenho oportunidade de ouvir quando me desloco até à Vilasound, até porque, como é sabido, o Gustavo selecciona para comercializar, alguns dos melhores equipamentos em termos de relação qualidade/preço.

Dado que não gosto de me precipitar nas minhas avaliações, que em meu entender devem ser feitas com tempo, aliado a alguma preguiça para expressar em palavras as minhas impressões, resulta, que pouco tenho dado a conhecer nestas páginas daquilo de bom que vou ouvindo na Vilasound (entre outros).

Desta vez, não há preguiça que me trave, pois, o que lá ouvi, foi bom ao ponto de me convencer em pouco mais de uma hora de que estava em presença de algo especial, principalmente tendo em conta o seu preço, estou a falar do amplificador intergrado Naim Supernait 2.

O equipamento complementar:
Colunas: Monitor Audio Gold GX300
Fonte: Creek Evolution 50CD e PC audio ligado por USB ao leitor.

A primeira impressão que tive ao ouvir o sistema, foi a facilidade com que os sons eram projectados, edificando um palco sonoro de generosas dimensões, completamente fora das colunas, alicerçado num grave possante e controlado. Conhecendo de antemão as Monitor Audio, e com base nos relatos dos possuidores de alguns equipamento Naim, esperava um resultado ''in your face'', com uma ligeira ênfase nos agudos, mas não foi com nada disso que eu fui brindado. A música fluia das colunas com energia, uma gama média com boa presença, mas sem traços de agressividade, ou dureza, permitindo longas horas de audição sem indícios de cansaço.

Regra geral, a esmagadora maioria dos sistemas quando reproduzem música a volumes reduzidos, perdem a capacidade de dar aquela sensação de presença dos instrumentos na nossa sala, para alem de serem incapazes de manter o grave na mesma proporção que as restantes gamas de frequências, daí talvez que a maioria dos audiófilos puxe um pouco pelo volume para contrariar esse facto. Ora bem, este sistema permite ouvir tudo a baixos volumes, com baixos presentes e a manter-se a presença na gama média.

É certo que o Naim Supernait 2 não toca sozinho, mas não é a primeira vez que eu ouço estas MA GX300 e nunca as ouvi tocar de um modo tão agradavel e equilibrado como agora, este é um daqueles casos em que o todo superou largamente a soma das partes, sendo a meu ver, o elemento integrador e responsável pela harmonia a amplificação.

Desde longa data que os equipamentos Naim são alvo da minha atenção, mas a potencia anunciada pela marca para os seus amplificadores deixou-me sempre inseguro, afinal, o amplifcador que vos falo tem ''apenas'' 80W, pois não foi isso que eu ouvi na Vilasound, se fosse levado a adivinhar o valor da potência do amplificador, apontaria sempre para numeros superiores a 200W, tal o controlo e à vontade com que este controlava as colunas e a naturalidade com que os sons eram reproduzidos.

Parabém à Vilasound e ao importador nacional, como se diz na minha terra, boa malha!

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Supernait 2 Empty Re: Naim Supernait 2

Mensagem  _nimitz_ 15/12/2014, 22:09

Excelente partilha de experiência António.  Naim Supernait 2 253862

(Teve também o dom de me fazer voltar à sala da Vilasound, onde tive o prazer de ouvir as GX300)
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  manel1 15/12/2014, 23:11

_nimitz_ escreveu:Excelente partilha de experiência António.  Naim Supernait 2 253862

(Teve também o dom de me fazer voltar à sala da Vilasound, onde tive o prazer de ouvir as GX300)
Viva

Se bem me lembro possui o mesmo Creek que estava no sistema, certo? Sem ele o sistema não tocava e só pode ser um bom leitor de CD para conseguir aquele excelente resultado, o facto de poder ligar outras fontes digitais também não é de desprezar, pois mesmo com o computador o som foi de bom nível, portanto, parabéns pela aquisição. Naim Supernait 2 403861

manel1

Mensagem  _nimitz_ 16/12/2014, 13:09

manel1 escreveu:Se bem me lembro possui o mesmo Creek que estava no sistema, certo? Sem ele o sistema não tocava e só pode ser um bom leitor de CD para conseguir aquele excelente resultado, o facto de poder ligar outras fontes digitais também não é de desprezar, pois mesmo com o computador o som foi de bom nível, portanto, parabéns pela aquisição. Naim Supernait 2 403861

Precisamente. Smile
É de facto um excelente leitor / DAC.
Obrigado.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  VilaSound 17/12/2014, 18:54

Grande partilha manel1, e obrigado.

De facto estou também encantado com o Supernait 2. Ainda não fiz uma review porque não tenho tido tempo nem para me coçar.
As GX300 arranjaram finalmente um parceiro ao seu nível de preço. E que parceiro!

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  bfmcosta 21/12/2014, 15:43

Obrigado pela partilha Manel!  cheers

Comprei recentemente o Naim DAC V1, e embora não sendo obviamente o mesmo equipamento, foi com enorme prazer que vi alguém descrever de forma tão clara e concordante com aquelas que são as minhas impressões acerca da sua "assinatura sónica".

Os instrumentos precisamente localizados (e presentes!) no palco, a "organização" tão controlada de tudo de uma forma que "parece fácil" (até que comparamos com outros DACs muito bons e percebe-se o mérito do Naim), particularmente naquelas passagens em que tantos sons e instrumentos se "misturam", e uma gama média que prima pela transparência e resolução q.b., sem ferir os ouvidos ao fim de umas horas de audições... No meio disto tudo, vai-se mantendo a gama média-baixa e baixa a harmonizar tudo. Estou a gostar, pelo que irei certamente tirar o meu daqui dos Classificados! (embora tenha curiosidade de o comparar contra o Chord Hugo...) Wink

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Pontos/Reputação : 154

Mensagem  facso 24/12/2014, 03:03

VilaSound escreveu:Grande partilha manel1, e obrigado.

De facto estou também encantado com o Supernait 2. Ainda não fiz uma review porque não tenho tido tempo nem para me coçar.
As GX300 arranjaram finalmente um parceiro ao seu nível de preço. E que parceiro!

...afinal os ingleses tambem sabem fazer boa amplificaçao...

Smile
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  VilaSound 27/12/2014, 19:02

facso escreveu:
VilaSound escreveu:Grande partilha manel1, e obrigado.

...afinal os ingleses tambem sabem fazer boa amplificaçao...

Smile

Enfio a carapuça Smile

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  nbaptista 7/1/2015, 11:37

Deve tocar muito bem, esse Naim Supernait 2.
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Pontos/Reputação : 442

Mensagem  VilaSound 15/1/2015, 17:52

Pela primeira vez na VilaSound recebemos um amplificador Naim Audio em Dezembro para testar e por pedido de um cliente. Felizmente começamos logo com o Supernait 2, o topo de gama dos amplificadores integrados Naim.

Naim Supernait 2 Naimsupernait2

Fiquei imediatamente surpreendido pela positiva e rendido com a sua prestação, especialmente com as difíceis Monitor Audio Gold GX300. Habitualmente casava-as com amplificadores bem mais caros do que elas próprias, como por exemplo um Plinius Hautonga, ou acima. Os amplificadores da faixa dos 2000-4000€ habitualmente prometem muito com as GX300 mas no final não conseguem extrair o potencial mínimo que sinto que a coluna tem para dar, com excepção de alguns amplificadores a válvulas (Synthesis Roma 753AC).

O Supernait 2, apesar dos seus "apenas" 3650€ (PVP), consegue colocar as GX300 ao nível do melhor que já ouvi delas. OK, não tem o refinamento e o silencio absoluto do Gamut Di150 (PVP: 10980€) mas a dinamica que imprime na música torna a 5ª Sinfonia de Mahler numa experiencia avassaladora! A outra característica que sobresai é a qualidade, harmonia e profundidade do grave. Não digo que seja isento de coloração mas será uma coloração decididamente agradável. Nas especificações vemos que o Supernait 2 tem "só" 2x80W a 8ohm mas a sensação que produz é de um amplificador com mais de 200W! Isto é conseguido em parte graças à baixa sensilidade de entrada (130mV). O Supernait 2 tem por isso recebido as minhas melhores recomendações.

Entretanto a Creek Audio, uma marca bastante presente na VilaSound, lançou o Creek Evolution 100A.

Conhecendo o excelente Evolution 50A, o antecessor Destiny 2 e a tradição Creek em consistentemente desenvolver produtos cuja relação qualidade/preço está na linha da frente do mercado, temos elevadas expectativas para o 100A.

Naim Supernait 2 Creekevolution100a

O Evolution 100A pretende ser uma versão mais musculada do Evolution 50A. Ele consegue produzir uns saudáveis 110W a 8ohm e 170W a 4ohm, e por isso é capaz de lidar mesmo com colunas pouco sensíveis. No geral, deixa a sensação que faz precisamente aquilo que pretende fazer: com o mesmo chassis e reduzido tamanho do Evolution 50A, temos um amplificador um pouco mais refinado e com o dobro da potencia.

Normalmente limitávamos o Evolution 50A às Epos K2 ou Monitor Audio Silver S6, mas o Evolution 100A esta perfeitamente à vontade com as Monitor Audio Silver S10 por exemplo. Mas foi com as Audiovector Si3 que ele brilhou verdadeiramente. O conjunto aqui é extremamente equilibrado com um som refinado, detalhado mas com impacto e grave profundo. O tipo de sistema que já toca a 5ª de Mahler!

Quando o ligámos às GX300 fiquei com a sensação típica de que o sistema tocava bem mas àquem do potencial verdadeiro.
Conclusão

Para infelicidade das nossas carteiras, o Supernait 2 e o Evolution 100A estão em patamares distintos. O Supernait 2 é uma entrada no audio High-End, capaz de lidar com colunas bem mais complicadas. O Evolution 100A é um belíssimo amplificador para quem gosta do 50A mas precisa de mais.

O verdadeiro concorrente do Naim Supernait 2 será por exemplo o Plinius Hautonga.

Especificações
Naim Supernait 2

- 2x80W 8ohm, 2x135W 4ohm
-Sensibilidade de entrada: 135mV
-AV Bypass, pre-out e pré-in.
-Saída para auscultadores de elevada qualidade

-PVP: 3650€

Creek Evolution 100A

-2x110W 8ohm, 2x170W 4ohm
-Sensibilidade de entrada: 410mV
-AV Bypass, pre-out e pré-in
-Saída para auscultadores de elevada qualidade
-Possiblidade de biamplificação
-Permite adição de placa de phono, DAC interno Creek Ruby e tuner AMBIT.

-PVP: 1950€

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Mensagem  _nimitz_ 15/1/2015, 18:17

Excelente review Gustavo.

Está muito... "palpável". Eu que já ouvi algum do material referido, e tenho um 50A, percebi perfeitamente o que sentiste, e o que tentaste transmitir. Muito bom. Very Happy

_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 17/1/2015, 01:45

Obrigado pela partilha Gustavo, esta informação será sem dúvida uma mais valia para quem procura amplificação nesta gama de preços, a comparação com outras marcas e modelos é algo que eu sempre defendi, pois ajuda o comprador a ficar com ideia mais precisa do valor dos equipamentos  Naim Supernait 2 969831

manel1

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado