Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtros e regeneradores de corrente, relato de experiências

Ir para baixo

Filtros  e regeneradores de corrente, relato de experiências Empty Filtros e regeneradores de corrente, relato de experiências

Mensagem  manel1 12/5/2014, 23:08

Vivam

Muitos audiófilos deixam este género de equipamento para o final, quando nada mais há a melhorar, quando sobra um pouco de dinheiro no bolso e a upgradite ataca. Já lá vão pelo menos 3 anos desde que comprei um filtro de corrente da Bada, na época, depois de muitas pesquisas na Internet, decidi-me pela compra e foi sem receios nem audições comparativas que o instalei no meu sistema, de imediato notei que a diferença na qualidade de som das audições nocturnas para as diurnas se esbateu e não notei qualquer ponto negativo e assim ficou a fazer parte do sistema. Três anos volvidos e experimentei este filtro no sistema de um amigo e mais uma vez, só notei melhorias.

Então e hoje? Bem... actualmente o sistema tem uma transparêcia assinalável e a presença do filtro faz-se notar, com beneficios e pontos menos bons, hoje o filtro alimenta tudo menos o amplificador de potência, pois sentia um pouco de perda de dinamica e uma ligeira perda de resolução nas altas frequências quando a amplificador estava ligado ás tomadas filtradas, em contrapartida o sistema perde um pouco o silêncio de fundo a que já me habituara.

Lembro que estamos no sub-forum ''os testes do membros'', por isso, apelo essencialmente aqueles que se deram ao trabalho de fazer testes sem preconceitos. Logicamente que podemos fundamentar a nossa opinião com teorias de caracter técnico. Como é um tema muito, muito controverso, apelo também ao respeito pela opinião de cada um e por favor, se possível indiquem quais os componentes do sistema de som, pois estes podem fazer toda a diferença.
Venham daí as opiniões.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros  e regeneradores de corrente, relato de experiências Empty Re: Filtros e regeneradores de corrente, relato de experiências

Mensagem  japm 13/5/2014, 08:52

Caros,
Fica aqui a minha experiência no que respeita aos filtros de sector.
Devo dizer que estes componentes integram o meu sistema desde que adquiri já lá vão uns bons anos um filtro de sector da revista Audio.
Inicialmente no meu caso foi mais por necessidade do que por upgradite, visto na altura morar numa casa já com uns anitos e com uma instalação electrica que já tinha visto melhores dias. De qq forma, além de remover os clicks e clacks do frigorifico, notei imediatamente um aumento da resolução e maior transparência, como se tivesse sido removido um véu... e acreditem que na altura os componentes não eram nada de especial, se bem me recordo um leitor de CDs Rotel, um amplificador integrado Rega e colunas Qef.
Esse filtro conviveu comigo ao longo da evolução do sistema e sempre notei, por comparação e em menor ou maior medida, os beneficios que inicialmente notara. E já lá esteve ligado um pouco de tudo, desde preamps a válvulas, monoblocos, transportes/DACs e tuners. Se efectivamente notava algo de errado - no que respeita a dinâmica e/ou transparência - foi sempre resolvido pelo acerto da polaridade no componente recém-chegado.
Mesmo assim, noto claramente a diferença no som nos vários periodos do dia... e mesmo à noite, o filtro continua a fazer diferença.
Aqui à uns meses, vendi o filtro da Audio e comprei um da Bada, principalmente pela necessidade de estruturar os cabos de alimentação dos vários componentes. Mesmo com o sistema actual (amp Krell, CD Linn, colunas Sonus Faber) as caracteristicas básicas das diferenças foram mantidas tb com este filtro, embora o som tenha ficado mais polido, mais macio, mais high-end... mas como entretanto andei a mexer tb nos cabos de alimentação e já não tenho o filtro da Audio para comparar não consigo apontar um "culpado" Smile
Cumps, JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Ocupação : IT
Pontos/Reputação : 65

Filtros  e regeneradores de corrente, relato de experiências Empty Re: Filtros e regeneradores de corrente, relato de experiências

Mensagem  pbarata 4/6/2014, 14:35

Desaconselho a utilização de filtros com o amplificador. A maior parte deles restringe os regimes transitórios e o som perde dinâmica e grave. Quando muito pode resultar se o filtro efetuar filtragem paralela. Hoje em dia boa parte dos filtros no mercado e réguas de setor c/filtragem têm saídas específicas para amplificação, com filtragem paralela, para evitar as restrições mencionadas. Mas mesmo assim...  silent 
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 472

Mensagem  manel1 18/7/2014, 23:33

Pois bem, penso que a partir do momento em que qualquer sistema de som atinge um grau de transparência capaz de evidenciar com facilidade todas as alterações que são feitas neste, mesmo as mais pequenas, depois de se ter em atenção o controlo de vibrações em todo o sistema áudio e  depois de investir um pouco em melhorar a corrente que chega aos seus componentes, eis que chega o momento de por em causa alguns upgrades ou investimentos que há muito tínhamos considerado como certos, no meu caso, comecei a colocar a possibilidade de o filtro de corrente que alimenta todos os componentes a excepção do amplificador, estar a limitar o desempenho do sistema de som.

Os mais recentes testes com filtros de corrente levaram-me a considerar a substituição do meu filtro de corrente (Bada 5600) por uma caixa de distribuição ( à falta de melhor termo) com uma qualidade de construção exemplar, ou seja, protegida contra EMI e RFI, com uma estrutura pesada para minimizar vibrações e materiais de qualidade. Espero em breve poder dar aqui testemunho acerca desta modificação no seio do meu sistema.

Não quero com isto dizer que os filtros sejam algo negativo, mas apenas colocar em causa e alertar para o facto de que este pode muito bem não ser a melhor solução para sistemas hi-end em que os aspectos explanados no primeiro parágrafo tenham sido respeitados. Devo dizer,  que infelizmente ainda não me foi possível testar nenhum regenerador de corrente, pelo que quando falo em filtros, obviamente, não me estou a referir a este tipo de dispositivos.

manel1

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo