Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A

+2
luis lopes
wharfie
6 participantes

Ir para baixo

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A Empty Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A

Mensagem  wharfie 10/5/2014, 16:58

Estavam encostadas há mais de ano e meio... finalmente acabei a construção da caixa! O projecto da Davis Acoustics MV4A, um kit constituído pelo bem conhecido médio/grave 17KLV6A e pelo tweeter TW26T. Bem, na realidade a caixa que fiz para estas não respeitou a tipologia com filtro de Briggs, pois os planos não eram assim tão elaborados... portanto mantive a largura da caixa e o volume, bem como as dimensões do pórtico.

Já tenho o crossover montado, só me falta fazer as ligações, fazer o tuning da caixa relativamente ao enchimento, e os obrigatórios acabamentos estéticos.

Não vou descartar a hipótese de no futuro aproveitar pelo menos o midwoofer para fazer experiências com outro tipo de caixa, nomeadamente TQWT.

Deixo aqui algumas fotos para quem quiser dar uma ideia sobre como as hei-de concluir em termos de acabamento e para inspirar o pessoal a meter-se neste hobby delicioso!  Smile

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A 2crxezt

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A 23rsodd

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A Jilzqw
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A Empty Re: Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A

Mensagem  luis lopes 10/5/2014, 19:13

estão com bom aspecto  Very Happy 
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3131

Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A Empty Re: Quase concluído... Projecto Davis Acoustics MV4A

Mensagem  Blink 10/5/2014, 21:15

Estão muito boas, se fossem minhas era capaz de as pintar em preto piano ou folheá-las com folha de madeira, cerejeira talvez...

Parabéns
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Mensagem  Mfigueiredo 10/5/2014, 21:46

Parabéns Wharfie.

Dão muito trabalho, mas é altamente compensador. Como estão feitas em MDF, penso que uma boleadela (arredondamento) das arestas frontais seria benéfica. Esteticamente também prefiro, mas isso é pessoal.

Para acabamento, talvez uma boa pintura. Se conheceres algum pintor de automóveis com paciência para essas coisas, é a melhor solução. Preto piano é fantástico! (E lá está a estética pessoal outra vez!...)

A ideia do projecto em TQWT é de agarrar com as duas mãos. Não se volta mais para trás.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Carlomar 10/5/2014, 23:16

Hé Lá!!!

depois quero ouvir isso.

Eu sou grande fã da DAVIS Acoutics

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 01:26

Obrigado a todos pelos simpáticos comentários!  Very Happy 

Oh Carlos, então foste tu que me aconselhaste Davis, já te esqueceste? Fui a tua casa escutar as 13klv5ma, fiquei rendido! Até fizeste o print screen do site do europe audio com os componentes para o x-over!  Very Happy Já lá vão uns meses valentes...
Quando estiverem a tocar claro que podes e deves dar um pulo cá a casa!

Pois é, também estou a apontar para um piano black! Mas cerejeira com o cone em amarelo também ficava tão... especial!

Os cantos arredondados fazem parte do aperfeiçoamento estético, depois do trabalho todo a fazer o recessed dos chassis dos drivers, não fazia sentido que assim não fosse!
Assim que estiverem prontas e a tocar, meto mais umas fotos para inspirar o pessoal.
Só espero ficar agradado com o crossover deste kit, pois já "ouvi" dizer que a frequência de corte aos 3.5khz é um bocado esforçado para o midwoofer...
Se não gostar, vamos a um TQWT!  Smile
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 11/5/2014, 09:14

wharfie escreveu:Estavam encostadas há mais de ano e meio... finalmente acabei a construção da caixa! O projecto da Davis Acoustics MV4A, um kit constituído pelo bem conhecido médio/grave 17KLV6A e pelo tweeter TW26T. Bem, na realidade a caixa que fiz para estas não respeitou a tipologia com filtro de Briggs, pois os planos não eram assim tão elaborados... portanto mantive a largura da caixa e o volume, bem como as dimensões do pórtico.

Já tenho o crossover montado, só me falta fazer as ligações, fazer o tuning da caixa relativamente ao enchimento, e os obrigatórios acabamentos estéticos.

Não vou descartar a hipótese de no futuro aproveitar pelo menos o midwoofer para fazer experiências com outro tipo de caixa, nomeadamente TQWT.

Fiquei sem perceber como é que determinou as dimensões da caixa.
Seguiu as indicações do fabricante ou calculou as dimensões a partir dos parâmetros Thiele/small?
Só desse modo poderá obter bons resultados.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 22:54

Não fugi muito aos planos originais. Vi num site italiano um kit com o 17klv6a combinado com um tweeter Morel, cujo projecto estabelecia o mesmo volume de caixa, com as mesmas dimensões de pórtico, mas sem o filtro de Briggs. Por extrapolação, entendi que mantendo a largura (por causa do crossover claro) e o volume, não iria deturpar muito as qualidades adjacentes ao mesmo. A única coisa que mudei, foi a tipologia para bass reflex simples e a posição do pórtico, em vez de ser colocado à frente, ficou atrás.

Os planos originais não eram muito claros relativamente ao filtro de Briggs, não fazia ideia das dimensões mínimas e máximas para os furos... Também não consegui encontrar muita informação na internet. Tal como tinha dito, se não conseguir bons resultados com esta caixa, aproveito os drivers e crossover mas com outra tipologia. Por exemplo umas TQWT de chão!  Very Happy 
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo