Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fusíveis do quadro eléctrico

+12
VilaSound
vinyl33
Antero Pereira
ricardo onga-ku
rjbv17
Carlomar
_nimitz_
wharfie
Mfigueiredo
Brás
luis lopes
manel1
16 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Fusíveis do quadro eléctrico - Página 4 Empty Re: Fusíveis do quadro eléctrico

Mensagem  Mfigueiredo 3/6/2014, 21:05

Boas.

Afinal até foi fácil! Excelente qualidade e baratinho. Um dia destes ponho mãos à obra. Gosto de um desafio e de falar com o conhecimento da experiência.

Fusíveis do quadro eléctrico - Página 4 DSC_0526Small_zps9ca1b594
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  manel1 4/6/2014, 09:08

Viva Mfigueiredo

Onde se pode arranjar esse material, esses fusíveis são de uma boa marca, iriam certamente ser uma mais valia em casa do pessoal aqui do fórum.
Faço a aguardar o resultado dessas experiências. Um abraço.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Antero Pereira 4/6/2014, 21:09

manel1 escreveu:

Onde se pode arranjar esse material, esses fusíveis são de uma boa marca, iriam certamente ser uma mais valia em casa do pessoal aqui do fórum.

boas eu como sou eletricista posso arranjar quantos quiserem ao preço que me fica para mim, para a gente fazer umas experiencias.

eu ainda não meti o fusível por falta de tempo tenho base e fusível da legrand ou hager .

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  Mfigueiredo 4/6/2014, 21:30

manel1 escreveu:Viva Mfigueiredo

Boas manel1.

Tudo comprado aqui em Viseu. Bastou uma chamada para a Iso-Sigma, que é o representante da Bussmann para saber quem é o revendedor nesta zona. Eventualmente também há em Lamego.

A base não é Bussmann porque eles não têm, mas a ABB é de excelente qualidade e os disjuntores que tenho são todos ABB. Assim fica tudo igual. As aletas de contacto da base são em cobre. Os terminais dos fusíveis também. Custou tudo menos de 10 €.

Retribuo o abraço!

Última edição por Mfigueiredo em 4/6/2014, 21:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : PS)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 10/6/2014, 17:17

Viva Mfigueiredo

Então, isso já toca com fusíveis, valeu a pena o investimento?
Um abraço

manel1

Mensagem  Mfigueiredo 10/6/2014, 21:35

Boas manel1.

Ainda não montei o fusível. Para já ando às voltas com o meu prévio DIY. Teve uma avaria grave e ainda não está completamente acabado. Como foi mexido, aproveitei para fazer mais uns melhoramentos partindo de uma sugestão e ajuda do MCA.

Logo que esteja a funcionar na versão definitiva, e eu tenha detectado as eventuais diferenças que esta alteração introduziu, e ainda depoois de fazer também mais uma afinação do amplificador também DIY, então sim, montarei o fusível e verei se há alguma alteração. Não será fácil eu conseguir detectar alguma coisa porque as fontes do prévio e também do power foram tão alteradas tão reguladas e filtradas que dificilmente haverá por onde melhorar na alimentação, mas haver há sempre. Eu é que posso já não o conseguir notar.

Pior não fica de certeza! Um dia desafio-o a vir até Viseu para ver se há alguma diferença em relação ao que cá tinha da outra vez.

Abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 10/6/2014, 23:48

Mfigueiredo escreveu:Boas manel1.

Pior não fica de certeza! Um dia desafio-o a vir até Viseu para ver se há alguma diferença em relação ao que cá tinha da outra vez.

Abraço.

Quando tiver isso aí tudo a funcionar direitinho tenho todo o gosto em voltar aí, entretanto renovo o convite para me fazer uma visita.

Abraco

manel1

Mensagem  manel1 26/6/2014, 20:53

Ficam aqui os links para disjuntores de fusíveis de boa qualidade capazes de trazer melhorias audíveis em relação ao material banal que se vende por aí sem preocupações audiófilas

Porta-fusível: http://www.ebay.co.uk/itm/Original-Ahp-Sound-Module-III-For-Fuse-10x38mm-Fuse-Holder-Gold-Plated-/181443423174?pt=UK_Sound_Vision_Other&hash=item2a3edeebc6

Fusível: http://www.ebay.de/itm/Original-16A-AHP-Sicherung-10x38mm-Fuse-fuer-Klangmodul-III-vergoldet-gold-plated-/171350345137?ssPageName=ADME:L:OU:US:1120

manel1

Mensagem  manel1 29/6/2014, 00:01

Não experimentei o material do link que coloquei, pessoalmente, pois fiz um bypass ao fusível, mas quem testou o porta-fusível e o fusível, que é pessoa em quem tenho inteira confiança, afirma categoricamente que qualquer um dos materiais fez uma diferença considerável, no caso concreto idêntica à troca de componentes, não duvido nem um pouco pois conheço bem o sistema e a pessoa.

Recomendo, pois, a todos, a fazerem este pequeno investimento, pois, será sem dúvida um dos melhores upgrades e a um preço muito em conta.

manel1

Mensagem  GT_racing 7/7/2014, 22:23

Não vejo qualquer sentido no bypass a proteções A/C... primeiro, a qualidade da energia é dada pelo próprio fornecimento, pela rede de distribuição e pelas variações de gastos na vizinhança, que por vezes causam uns picos, falhas, umas coisas fáceis de perceber se analisarmos a onda da tensão...

Agora esse sinal ser prejudicado pela instalação da casa, então, um disjuntor ou um diferencial são contactos quase que perfeitos, a tensão é elevada, as perdas aí são minimíssimas, nem são consideráveis... perde-se sempre mesmo com fusíveis, perde-se nem que seja no aperto dos cabos aos contactos, mas são percas não consideráveis... se analisarem ondas no osciloscópio, seja vindo diretamente do diferencial da edp, seja pssado por 20 disjuntores, aposto que a onda é igualzinha...

Mas pronto, testem e ensaiem, mas substituam só os disjuntores por fusíveis, o diferencial é para contactos indiretos e não pode ser substituível por um fusível... e apesar de nunca conseguirem desativar todos os diferenciais, uma vez que o equipamento que a edp coloca faz de diferencial, o deles é um diferencial com sensibilidade baixa, pode motivar uns sustos ou que alguns aparelhos trabalhem em condições indevidas durante mais tempo... não convém ter diferenciais em casa menos sensíveis que 300mA, e nas zonas de duche 30mA!  Exclamation 

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Pontos/Reputação : 31

Mensagem  rjbv17 7/7/2014, 22:55

Pois ... não é conveniente.

Vamos ao que interessa. Faz mesmo muita diferença a substituição do disjuntor pelo fusível. A primeira surpresa relaciona-se com o ruído que baixa de forma drástica (cá em casa a sensibilidade das colunas - OB - anda algures entre os 96 e os 98 dB e o equipamento é todo a válvulas, portanto é fácil perceber o que é ruído ...). Depois vem o resto já aqui referido: o som é melhor, mais rápido, mais preciso, com maior palco e, sobretudo, com maior desempenho ao nível dos graves. E utilizei porta-fusíveis da Hager e fusíveis normais (10x38) daqueles que custam uns cêntimos (estou à espera dos Cooper-Bussmann). Excelente dica esta.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 380

Mensagem  manel1 7/7/2014, 23:17

GT_racing, entendo as considerações, pois sob o ponto de vista de quem habitualmente lida com com quadros eléctricos isso faz sentido, mas a constituição dos disjuntores leva a degradar a corrente eléctrica.

Estou com o rjbv17, pois eu e muitos outros amigos já testaram e a diferença é bem audível, o facto de este possuir colunas bem sensíveis ainda torna o benefício da troca do disjuntor pelo fusível ainda mais evidente.

manel1

Mensagem  _nimitz_ 8/7/2014, 08:07

Percebo também as preocupações do GT_racing. Eu próprio as tive.
No entanto, após falar com gente entendida na matéria, e perceber os riscos em causa, apenas não avancei para o bypass ao diferencial, porque na tomada do audio apenas a fase foi isolada.

Agora, "brincadeiras" eléctricas à parte, e mais ainda para quem tem a sorte de ter uma tomada com circuito independente para o sistema (e mesmo que o circuito partilhe várias tomadas de uma divisão ou da casa), a simples troca de disjuntor por conjunto porta-fusível/fusível, é, IMO, obrigatória. Se vos importa o desempenho do sistema, e mais ainda rentabilizar o investimento efectuado, acho contra-producente não o fazerem (ainda para mais com o reduzido o custo da operação).
Até há bem pouco tempo, eu próprio não fazia ideia desta situação, mas graças à partilha de informação do manel1, levei a cabo os testes, que confirmaram e levaram à conclusão supra.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  GT_racing 8/7/2014, 09:49

Eu não acredito em qualquer diferença porque a corrente AC de nossas casas é muito possivelmente a coisa mais fácil de transportar que existe... os 230V são uma tensão forte para os contactos envolvidos, não estamos a falar de tensões que atravessam por exemplo um cabo RCA, ou mesmo o cabo das colunas... nos 240v para haver passagem de corrente até os cabos podem estar apenas perto um do outro e não tocarem... como num disjuntor as partes móveis ficam a tocar, por muito fracas que sejam em termos de material (que não são na maioria dos disjuntores) qualquer perca que haja num disjuntor é infinitamente pequena... se houve diferenças notórias, então quem sabe se não houve outra coisa pelo meio, uma inversão de fase, um descalibramento súbito do ouvido durante a troca motivado pela visualização dos fusíveis... Smile Smile Smile

Tenho de apresentar cepticismo em alguma coisa, se não não dá pica nenhuma né... Razz

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ 8/7/2014, 09:55

A questão não está apenas nos contactos, mas sim no material e nos nefastos enrolamentos de cobre no interior dos disjuntores.

Mas vai mostrando o teu cepticismo para animar... entretanto gasta 4/5€ num porta-fusível e fusível Hager, e testa. Com o Evo2 e com as Quad, arrisco a dizer que terás uma agradável surpresa. Smile
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  GT_racing 8/7/2014, 10:04

Nahhh fui eu que fiz a eletricidade de minha casa, desde que a energia entra no quadro do muro casa até à ultima tomada no interior... por isso sei que não tem lá cavalada nenhuma (em termos de secções, shunts e coisas que alguns construtores poupam), já é o suficiente para dormir descansado... o disjuntor é um interruptor, não se pode dizer que tenha bobines, uma vez que o sinal que entra é o sinal que sai, tem umas bobines que apenas servem para originar um sinal que faz disparar o disjuntor aquando de excesso de corrente, mas o sinal de entrada não tem de ultrapassar qualquer bobine para chegar ao sinal de saída... cyclops cyclops cyclops 

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ 8/7/2014, 10:20

Very Happy 

Ok, fico-me por aqui, pois já demonstraste que tens muito mais conhecimentos que eu na área.

Mas, ainda assim, um dia perde o amor a 5€ e faz o teste... Não tens nada a perder.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  GT_racing 8/7/2014, 10:29

Por curiosidade fui pesquisar e estava iludido, o sinal passa efetivamente numa bobine...

Fusíveis do quadro eléctrico - Página 4 Circuitbreaker

Aquele 7 não é evitável... estamos sempre a aprender... Laughing 

Estava a supor outra forma de funcionamento, pensava que o circuito de comando era independente... pode haver algum tipo de alteração do sinal motivado pela bobine, notório ou não pelas potencias envolvidas...

Ainda assim é uma coisa que descuro, o funcionamento do diferencial da EDP hade ser semelhante, um sinal puro é sempre impossível... um quadro sem disjuntores fica um bocado foleiro, não gosto muito da ideia de ter fusíveis no quadro elétrico, é pouco prático para desligar, se desligar em potencia é capaz de fazer um arco elétrico perigoso, e se fundir algum fusível das duas uma, ou se tem em stock ou se fica com uma data de tomadas desligadas até arranjar novo fusível, ainda por cima logo o da televisão... xD

Preciosismo a mais que estraga um bocado o quanto prático deve ser o funcionamento do quadro elétrico em nossas casas...

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ 8/7/2014, 10:39

GT_racing escreveu:Por curiosidade fui pesquisar e estava iludido, o sinal passa efetivamente numa bobine...
Aquele 7 não é evitável... estamos sempre a aprender... Laughing 

É essa bobine que, nos meus parcos conhecimentos, degradará (mais, mas não só) o sinal, pois irá criar resistência.

GT_racing escreveu:Ainda assim é uma coisa que descuro, o funcionamento do diferencial da EDP hade ser semelhante, um sinal puro é sempre impossível...

Claro! Mas quanto maior número de variáveis conseguirmos controlar, tanto melhor. E é por isso que o manel1 resolveu esse problema, efectuando o bypass.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  GT_racing 8/7/2014, 10:54

Eu coloco sempre tudo em causa até teste, só assim conseguimos chegar a alguma conclusão, tinham sugerido ver se o sistema estava em fase e por acaso tinha o amplificador fora de fase, acertei e o som manteve-se igual, ou seja, para mim não justifica ter atenção a isso, já o ligo de qualquer maneira nem quero saber Smile ... e também se diz que vale a pena... troquei os cabos das colunas, notei diferença, acho que conseguem alterar algumas características no som... portanto acho que devemos ir sempre sem qualquer expectativa quando alteramos algo... porque são mudanças tão subtis que são facilmente ganhas no subconsciente pelo tempo e dinheiro que perdeste a alterar as coisas... Smile

Já os fusíveis no quadro não vão poder chegar a teste, aí prevalece o gosto por ter tudo como manda a lei, e prático... não coloco de parte que mude alguma coisa, mas de fora parece-me que o sinal não vai sofrer grande alteração, volto a dizer que a onda de entrada já por si não é pura nem mantém qualquer tipo de forma padrão, já que está sempre dependente de consumos instantâneos e perturbações na rede.
E eu nunca vi ninguém a dizer que o sistema toca melhor quando o vizinho tem o motor do poço ligado ou desligado, ou que toca melhor ás 9h da manhã e pior ás 19h da tarde... Não me parece que pequeniníssimas diferenças na alimentação dos 230v sejam detetáveis no áudio, mas... esta vai ficar no ar, se calhar um dia até ligo direto ao diferencial da edp porque argumentar sem testar é sempre especulação e não fico tão a vontade...

Última edição por GT_racing em 8/7/2014, 11:17, editado 1 vez(es)

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 8/7/2014, 11:11

É bom que haja opiniões divergentes, isso obriga as pessoas a aprofundarem os seus conhecimentos para justificarem as suas posições, apesar de trabalhar com disjuntores há muitos anos, a intervenção do GT_racing obrigou-me a ver em pormenor o funcionamento do disjuntor no sentido de procurar justificação na teoria para o facto de um fusível ser menos nefasto do que um disjuntor, num circuito electrico dedicado ao áudio.

Para além dessa bobina temos de ter em atenção a lamina bimetálica que é constituida por dois metais diferentes, a somar a tudo isto, temos o facto de que um disjuntor tem mais pontos de contacto no seu interior, resultado, até agora todas as pessoas que experimentaram trocar o disjuntor pelo fusível notaram melhorias. Realço também o facto de que o sistema AV fica em teoria melhor protegido com um fúsivel do que com um disjuntor, portanto, quem teme pela segurança pode ficar descansado.

manel1

Mensagem  radamel 8/7/2014, 12:05

GT_racing escreveu:
E eu nunca vi ninguém a dizer que o sistema toca melhor quando o vizinho tem o motor do poço ligado ou desligado, ou que toca melhor ás 9h da manhã e pior ás 19h da tarde... Não me parece que pequeniníssimas diferenças na alimentação dos 230v sejam detetáveis no áudio, mas... esta vai ficar no ar, se calhar um dia até ligo direto ao diferencial da edp porque argumentar sem testar é sempre especulação e não fico tão a vontade...

Pois eu já ouvi mais do que uma pessoa a dizer exactamente isso. Que o som à noite é melhor do que durante o dia.

E em casa de um amigo audiófilo já pude comprovar que isso por vezes ocorre... E IMO de forma bem marcada.

Última edição por radamel em 8/7/2014, 12:19, editado 1 vez(es)
radamel
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Interesses : Música e (muitos) outros
Pontos/Reputação : 136

Mensagem  manel1 8/7/2014, 12:14

radamel escreveu:
GT_racing escreveu:

Pois eu já ouvi mais do que uma pessoa a dizer exactamente isso. Que o som num  à noite é melhor do que durante o dia.

E em casa de um amigo audiófilo já pude comprovar que isso por vezes ocorre... E IMO de forma bem marcada.

Tenho um amigo que passa a vida a queixar-se disso e diz que as diferenças de dia para dia são grandes e que a qualidade de som varia consoante a hora do dia. Eu posso dizer que apesar de em minha casa, digamos a partir das 10h da noite os níveis de ruido na sala serem muito baixos, nota-se que depois de uma da manha a qualidade de som é superior, e não tem apenas a ver com niveis de ruido ainda mais baixos e maior aquecimento dos aparelhos, pois se ligar o sistema no inicio da tarde e o comparar com o final da tarde a qualidade não é mesma que pela noite dentro.

manel1

Mensagem  GT_racing 8/7/2014, 16:00

Continuam a deixar-me perplexo... Smile Razz 

Pah, então já equacionaram ligar o sistema a uma bateria com um inversor de onda sinosoidal pura? são inversores com bastante parte elétrica e que possibilitam o funcionamento de qualquer aparelho AC sem problemas como os inversores normais... não estou é por dentro se a onda resultante é de melhor ou pior qualidade que a onda que a edp nos fornece em casa mesmo com todos os problemas conhecidos... cat 

GT_racing
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  radamel 8/7/2014, 17:00

Não sei como resulta na prática mas a PS Audio, por exemplo, defende que a melhor solução será a utilização de power regenerators como este:

http://www.psaudio.com/perfectwave-p3-power-plant/
radamel
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Interesses : Música e (muitos) outros
Pontos/Reputação : 136

Mensagem  clm 8/7/2014, 22:30

Não é por acaso que alguma marcas disponibilizam fontes de alimentação com baterias para os seus equipamentos
clm
clm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 57
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Música, cinema, desporto
Pontos/Reputação : 125

Mensagem  rjbv17 11/7/2014, 22:55

scratch 
Caros amigos,
Já vos transmiti as minhas impressões sobre o resultado das alterações feitas no circuito de alimentação do equipamento mas, a "deformação" profissional voltou a bater forte.
Trata-se do tipo de fusível a utilizar. Se aceitarmos que num circuito de alimentação estamos a proteger fontes de alimentação que, por regra, estão protegidas por fusíveis também, que tipo de proteção devemos ter a montante? Curto-circuito e sobrecarga ou apenas curto-circuito?
Se pensarmos que estes diferentes tipos de proteção estão associados a diferentes tipos de tipologias, de materiais e configurações do material fundente, de acordo com a norma que regulamenta estes dispositivos (IEC60269), poderemos ter comportamentos bem distintos e, consequentemente, resultados também distintos.
Como se sabe, os fusíveis deixaram de ser classificados de acordo com a forma como atuam (lentos, rápidos, ...) mas sim de acordo com a "faixa de interrupção" e com a "categoria de utilização".
Posto isto, coloco as seguintes questões aos "espertos"(*) no assunto:

1 - que tipo de fusível deve ser utilizado nos aparelhos;
2 - que tipo de fusível deve ser utilizado a montante, no circuito de alimentação (o que substitui o disjuntor); gG? aM?

(*) - Expert, no anglicismo, Peritos/Especialistas no linguajar de Camões.
NOTA: sou mecânico de formação e estou habituado a "ver", "sentir" e "cheirar". Os colegas da eletricidade trabalham com o que não se vê, não se sente nem se cheira. E quando se coloca uma questão como esta (TRABALHA MELHOR COM O FUSÍVEL QUE COM O DISJUNTOR) começam por dizer que não pode ser, que a Lei de Ohm ...  drunken

P.S. - Reproduzo aqui o essencial da IEC60269

"g" - Atuação para sobrecarga e curto
   "a" - Atuação apenas para curto-circuito,
A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:
   "L/G" - Proteção de cabos e uso geral
   "M" - Proteção de Motores
   "R"- Proteção de circuitos com semicondutores

Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:
- "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
(Esta curva é que em sua maioria denominam de forma errada - "Retardados")
- "aM" - Fusível para proteção de motores
(Pela confusão gerada, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada")
- "aR" -Fusível para proteção de semicondutores
(Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas)
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  manel1 11/7/2014, 23:51

Viva

Apesar de eu me preocupar bastante com a segurança, tanto minha, como da minha casa e claro, neste caso dos meus equipamentos, que tanto me custaram a adquirir, o que menos me preocupa sob o ponto de vista da segurança é a questão de fusíveis e disjuntores, sejam eles do quadro eléctrico ou dos equipamentos, porque normalmente, quando há uma avaria no interior do equipamento o disjuntor muito raramente, mas muito raramente dispara e os fusíveis dos equipamentos, provavelmente (porque não estou ligado à reparação destes) raramente são afectados.
Saliento ainda que no que respeita aos dispositivos de protecção do quadro, estes servem apenas para protecção da fiação e não dos equipamentos. Eu preocupo-me em ter os equipamentos ligados à uma régua ou filtro com interruptor que possa desligar quando não estão em uso e em desligar todos os equipamentos sempre que tenho que ligar e desligar cabos do sistema.

No pior dos casos, se vier um pico de tensão da rede lá se vão as fontes de alimentação do que estiver ligado a esta e neste caso não vale de nada os fusíveis e disjuntores xpto, no caso de uma avaria dentro de um equipamento, o que vai sofrer é apenas esse e as únicas protecções que valem são os fusíveis desse (se o caso for grave e se estes actuarem).

Então como se pode proteger o sistema? Uma régua ou filtro de corrente com protecção contra sobretensőes, fusíveis de corte rapido nos equipamentos com as mesmas características dos do fabricante (no caso de substituição destes).

Respondendo à pergunta, penso que o correcto e usar estes:
- "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)

Não usar estes, pois estes e que são de acção retardada por causa das correntes bem superior e a nominal no arranque dos motores:

manel1

Mensagem  _nimitz_ 12/7/2014, 11:12

Também estou a utilizar este: "gL/gG"- fusível para protecção de cabos e uso geral (actuação para sobrecarga e curto)
Serão os mais adequados para colocação no porta-fusíveis no quadro eléctrico.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  rjbv17 12/7/2014, 17:28

manel1 escreveu:Viva

........

Respondendo à pergunta, penso que o correcto e usar estes:

Não usar estes, pois estes e que são de acção retardada por causa das correntes bem superior e a nominal no arranque dos motores:

Caro manel1,

Eu também estou a utilizar os gL/gG que foram os que me pareceram mais adequados para a proteção dos cabos até à régua distribuidora com interruptor e proteções.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado