Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fusíveis do quadro eléctrico

+12
VilaSound
vinyl33
Antero Pereira
ricardo onga-ku
rjbv17
Carlomar
_nimitz_
wharfie
Mfigueiredo
Brás
luis lopes
manel1
16 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Fusíveis do quadro eléctrico - Página 3 Empty Re: Fusíveis do quadro eléctrico

Mensagem  _nimitz_ 8/5/2014, 12:14

manel1,

Pode indicar que modelo específico de corta-circuito porta fusível colocou?
Para substituição de disjuntor HAGER de 16A, será o LS501 o mais indicado com fusível 10x38 de 16A?

http://www.hager.pt/produtos-e-catalogue/distribuicao-de-energia/proteccao/corta-circuitos-porta-fusiveis/l38/ls501/18743.htm

Obrigado.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  Mfigueiredo 9/5/2014, 20:52

Os Cooper-Bussmann podem ser encomendados aqui, por exemplo:

http://pt.farnell.com/jsp/search/browse.jsp?N=2024+203774+110180565&Ntk=PLS_MAN_BRAND_NAME&Ntt=cooper+bussmann&Ntx=&No=0&getResults=true&appliedparametrics=true&locale=pt_PT&divisionLocale=pt_PT&catalogId=&skipManufacturer=false&skipParametricAttributeId=&prevNValues=2024+203774&mm=1002960||,&filtersHidden=false&appliedHidden=false&autoApply=false&originalQueryURL=%2Fjsp%2Fsearch%2Fbrowse.jsp%3FN%3D2024%2B203774%26Ntk%3DPLS_MAN_BRAND_NAME%26Ntt%3Dcooper%2Bbussmann%26Ntx%3D%26No%3D0%26getResults%3Dtrue%26appliedparametrics%3Dtrue%26locale%3Dpt_PT%26divisionLocale%3Dpt_PT%26catalogId%3D%26skipManufacturer%3Dfalse%26skipParametricAttributeId%3D%26prevNValues%3D2024%2B203774

Os porta-fusíveis também penso serem fáceis de encontrar on-line. Na Farnel não encontrei, mas não procurei exaustivamente.

http://www1.cooperbussmann.com/pdf/8b20cdfb-7d9a-4cb9-8311-544d31553f18.pdf
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Mfigueiredo 9/5/2014, 20:53

Não quero ser tendencioso, mas não acho o material Hager de qualidade aceitável.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 9/5/2014, 21:35

Obrigado MFigueiredo.

Não está fácil encontrar material da Cooper Bussmann (no site da Farnel, de facto não tem muita variedade).
Da Hager é bem mais acessível.

Mas vou tentar procurar.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie 10/5/2014, 04:21

Hoje vai ser instalado o porta-fusíveis hager, se os resultados forem satisfatórios, troco-o por um melhor com outras características! Depois conto como correu a experiência!
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  _nimitz_ 10/5/2014, 11:41

Não consegui, para já, da Cooper Bussmann.
Vou testar com Hager (já tenho o corta-circuito porta fusível LS501 e um fusível banal de 16A 10x38mm).

Depois darei feedback.

_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie 10/5/2014, 16:38

Finalmente o meu sogro concluiu a instalação do porta fusível! Aproveitou a oportunidade também para resolução de um problema já com mais de 10 anos, portanto o balanço é bastante positivo.
Vim a descobrir que a série de tomadas que alimentava o meu sistema A/V se encontrava no mesmo circuito do frigorífico, o que é sempre mau e que pode assim explicar alguns dos "gremlins" que amaldiçoavam a reprodução musical...

Quanto aos resultados, mesmo com problemas de audição derivados de uma alergia brutal (penso não ser o único com questões do género), notei de imediato a definição a baixo volume, ou melhor, parece estar a tocar mais alto a volumes mais baixos. Parece que os sons estão com maior separação, palco com maior organização, mais espaço entre os instrumentos, lol, não tenho muito jeito para verborreia audiófila!
A volumes mais altos mantém-se tudo muito controlado e com menor agressividade. A melhoria não se equipara a um upgrade de amplificador, mas é como se o meu Nad tivesse acordado, ou seja, as características que aprecio neste integrado parece que levaram um "boost" em todos os aspectos! E noto mais as diferenças entre um disco ripado de mp3 e um original, está mais revelador o sistema.

Tenho tudo ligado a um APC line-R 1200, e ainda a uma régua bastante má, com um filtro da Essential Audio Tools, ou seja, ainda existe espaço de manobra para posteriores experiências, por exemplo ligar o amplificador directamente á tomada. Ou substituir o porta fusível Hager por algo melhor, com um upgrade de fusível também. Neste momento está com um de 10A. Atenção, o meu equipamento não é high-end, é high-desgraça. Um Nad C316bee, um Cambridge Audio Azur 351C, um Micromega MyDac e umas colunas diy, que confesso, são algo exigentes em termos de amplificação...

Concluindo, não sei como é que não fiz isto há mais tempo!!!  Very Happy 
Apesar de estar practicamente surdo, dá para ficar entusiasmado! Recomendo sem dúvida e não vou ficar por aqui!  Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo 10/5/2014, 21:02

Óptimo! Valeu a pena o trabalho.

Eu confesso que sou um bocado céptico com essa mudança, até porque imediatamente antes desse fusível está outro disjuntor e imediatamente antes desse disjuntor deve estar ainda outro disjuntor... Ou seja num quadro "normal" cada circuito tem por regra, 3 disjuntores que estão ao lado uns dos outros, sendo apenas um deles exclusivo desse circuito, ou seja aquele que foi agora substituído. Os outros dois são comuns a toda a instalação. Mudar apenas um não será um benefício assim tão audível, mas aceito de bom grado que pelo menos um terço dp problema fique atenuado.

Pessoalmente optei por tentar melhorar as fontes de alimentação dos meus amplificadores.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 10/5/2014, 21:27

_nimitz_ escreveu:manel1,

Pode indicar que modelo específico de corta-circuito porta fusível colocou?
Para substituição de disjuntor HAGER de 16A, será o LS501 o mais indicado com fusível 10x38 de 16A?

http://www.hager.pt/produtos-e-catalogue/distribuicao-de-energia/proteccao/corta-circuitos-porta-fusiveis/l38/ls501/18743.htm

Obrigado.

Viva

Desculpe não ter respondido antes, não sei como não vi antes as respostas a este tópico!

O porta-fusível que usei foi um IEA, nem sequer conhecia a marca, mas como já foi dito esse da HAGER deve ser suficiente por agora, pelo menos vale a pena experimentar, mais importante será o fusível, esse sim vale a pena comprar um de melhor qualidade, penso que aqui já foi dito onde o encontrar.

Bom trabalho Wharfie, agora falta o fusível.

Mfigueiredo, não custa nada experimentar e sai barato, sempre pode fazer uma ligação directa do fusível que alimenta o circuito áudio ao primeiro disjuntor, deste modo não compromete em nada a segurança do circuito, asseguro-lhe que vale a pena.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Mfigueiredo 10/5/2014, 21:33

ricardo onga-ku escreveu:

Se os equipamentos forem de Classe II (duplo isolamento), como é o caso dos meus, imagino que a "qualidade" da "terra" não interessa, correcto?

Correcto! Se não houver ligação do equipamento em causa ao circuito de "terra", esta não tem nenhuma interferência, claro. Mas por uma questão de segurança geral, é absolutamente imprescindível que a resistência de terra deste circuito seja muito baixa. Não faz sentido ter um circuito de terra se este não fizer bom contacto com a terra para escoar eventuais descargas acidentais. Ao fazer esta descarga, vai provocar o disparo do disjuntor diferencial e eventualmente salvar uma vida.

Qual é a vantagem de uma instalação trifásica?

Nenhuma vantagem em particular. Depende primeiro da potência de que necessitamos em casa. Se for acima de certo valor em kVA já tem de ser trifásica. Mas os aparelhos domésticos são todos monofásicos, o que significa que há nas casa com sistema monofásico tudo ligado na mesma fase (mesmo fio que chega a casa) e nas casas com sistema trifásico, 3 conjuntos de circuitos independentes uns dos outros. É como se recebessemos a água em 3 canos diferentes e cada um deles com pressão diferente. Não se podem ligar uns aos outros se não dá "estrilho".
Neste caso de alimentação trifásica, podemos ter a sorte de o circuito de tomadas que vai para a zona do audio, ou que lhe é dedicado (como o meu), estar "pendurado" numa fase diferente daquelas que alimentam, p.e. o frigorífico ou as máquinas. As máquinas ainda podemos controlar e só as ligar quando o audio estiver desligado, agora o frigorífico liga e desliga quando muito bem lhe apetece. O meu está numa fase diferente da do audio.

Penso que se está a referir aos regeneradores de corrente, que geram uma onda sinusoidal "perfeita" a partir da alimentação do sector?
Em teoria, e do ponto de vista de um leigo, a solução parece-me eficaz mas são equipamentos caros para "experimentar" ( http://www.purepoweraps.com / http://www.psaudio.com/product-category/power/ ).

Sim, são esses aparelhos que, pelo menos em teoria, resolvem completamente o problema.

Há "puristas" que adaptaram um conjunto de baterias à alimentação dos equipamentos de audio. Essa sim será a última das soluções. Corrente mais pura não há. O pior é conseguir ter as tensões necessárias para, por exemplo, amplificadores a válvulas. O meu precisa de 430V na HT.

No caso dos condicionadores de corrente a sua utilidade parece-me redundante se tivermos em conta que os equipamentos competentes já têm uma fonte de alimentação "filtrada".

R
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo 10/5/2014, 21:37

manel1 escreveu:

Mfigueiredo, não custa nada experimentar e sai barato, sempre pode fazer uma ligação directa do fusível que alimenta o circuito áudio ao primeiro disjuntor, deste modo não compromete em nada a segurança do circuito, asseguro-lhe que vale a pena.

Claro! Não digo que um dia destes não o faça. Aliás já penso nisso como uma melhoria há bastante tempo. Tenho tido é outras prioridades. O PTpré tem-me tomado as minhas atenções a 100%. Já lhe refiz a fonte de alimentação várias vezes e sempre com regulações novas de modo a evitar (ou atenuar) os problemas da rede eléctrica pública.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 10/5/2014, 22:19

Wharfie, hoje, ambos tirámos o dia para ficar ligados à corrente.  Laughing 

Bem, antes demais, só tenho a agradecer ao António, por ter aberto este tópico e ter partilhados os seus inputs.
Claro que nestas coisas há que ter muito cuidado, e como diz o Mfigueiredo, apenas devemos/podemos mexer em parte da instalação do quadro, mas pelo menos já é alguma coisa.

Também fui para o corta-circuito porta fusível da Hager, o LS501. O fusível, para já, é um normalíssimo de 16A 10x38mm.
Efectuei uma ligação directa com cabo de 4mm de secção ao diferencial, sem passar pelo rail que interliga todos os outros disjuntores ao diferencial. (tive alguns problemas com o diferencial, mas isso são contas de outro rosário, e que não interferem com a questão na mesa)
Conforme referi no tópico do meu sistema, a tomada do sistema tem linha directa de fase ao quadro (neste caso ao novo corta-circuito porta fusível).

Deixei tanto o corta-circuito porta fusível, bem como o disjuntor, lado a lado, para uma troca do cabo de fase da tomada, e com isto efectuar algumas comparações directas.
Ora, em conjunto com a minha mulher (que em testes a alterações aos sistemas ao longo dos anos tem-se verificado muito "certa" de ouvido), claramente identificámos algo semelhante ao descrito pelo wharfie:
wharfie escreveu: notei de imediato a definição a baixo volume, ou melhor, parece estar a tocar mais alto a volumes mais baixos.
... ou seja, a resolução do sistema aumentou!

Ao nível do porta fusível, vai ficar este (em principio ainda vou ter de gastar uns cobres na troca do diferencial pelos problemas adicionais encontrados). Agora o fusível, gostaria de colocar um melhor.
António, o que sugere? Eu estive a ver os da Cooper Bussmann, concretamente o "COOPER BUSSMANN - C10G16 - FUSIBLE, 16A, 10X38, 500V", mas não é de acesso fácil.
manel1 escreveu:penso que aqui já foi dito onde o encontrar
Sim, penso que referiu a SoundEclipse. Mas consegue precisar a marca/modelo do fusível. Obrigado.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 10/5/2014, 23:55

O que vos parece as seguintes opções:

Manter o Hager LS501 com este fusível:
http://shop.kempelektroniks.nl/accessories/hifi-tuning-audio-grade-fuses/hifi-tuning-audio-grade-fuses-71.html

Ou eventualmente este conjunto para também substituir o Hager LS501:
http://shop.kempelektroniks.nl/accessories/hifi-tuning-audio-grade-fuses/consumer-box-fuse-holder-10x38-mm.html

Obrigado.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 03:25

wharfie escreveu: notei de imediato a definição a baixo volume, ou melhor, parece estar a tocar mais alto a volumes mais baixos.

Na realidade... o que quis dizer e não consegui, ( devido ao meu entusiasmo  Laughing ), era que para pouco volume no potenciómetro do meu amplificador, estava a tocar mais alto do que anteriormente! Mas penso ser mais ou menos o que qualquer um de nós pode esperar em termos de melhorias.
Ainda tenho é de ganhar coragem e gastar 30€ num fusível igual ao que o _nimitz_ aqui mostrou...
Quanto ao porta fusível da Ferraz Shawmut, já não parece ser algo assim tão diferente do que aqui tenho, tirando as "magias negras" que o fabricante diz ter aplicado. Very Happy 

Já agora, será que os níveis de amperagem afectam alguma coisa relativamente ao som ou a diferença reverte somente para o nível de protecção do sistema? Não sei se estou a correr riscos com um de 10A... tenho de arranjar um de 16!

Se bem que ainda existam disjuntores na minha instalação, antes do porta fusível, só com esta pequena alteração já se notam melhorias apreciáveis. A conclusão mais óbvia que a minha surdez temporária permite tirar, é a inteligibilidade do som a maiores volumes de reprodução, tudo ficou mais definido e controlado. Limpinho limpinho... Laughing
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ 11/5/2014, 14:09

Pois, é isso de facto: para o mesmo valor no potenciómetro, o som parecia um pouco mais intenso.
Mas, confesso, nada de extremamente vincado.

Falta testar com um fusível em condições (ou eventualmente rever mais qualquer coisa ao nível do quadro eléctrico).
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Carlomar 11/5/2014, 18:15

wharfie escreveu: Não sei se estou a correr riscos com um de 10A... tenho de arranjar um de 16!

Viva,

Parabens pelo up-grade.

Não corres risco nenhum com Fusivel de 10A. Antes pelo contrário. Tens o circuito de audio protegido para uma corrente inferior, pelo que en caso de algum problema na instalação, o fusivel vai fundir mais cedo.

Coloquei a negrito as palavras circuito e instalação, porque são estes que serão protegidos pelo fusivel do quadro eletrico.
Os equipamentos de audio (Leitor Cd, amplificafdor, etc,) tem os seus proprios fusiveis dedicados, talvêz de 1A ou algo parecido.
A principal função do fusivel do quadro é proteger a instalação (cabos e tomadas) em caso de curto-circuito ou excesso de corrente e para cabo de 2,5mm de secção o limite são 16A. Mas se colocarem um fusivel de 10 A não tem problema desde que não ligues nessa tomada, por exemplo um aquecedor que consome 12A: nesse caso o fusivel vai fundir.

No caso dos equipamentos de audio que tens, os 10A chega e sobra.

Perigoso seria colocar um fusivel de 20A: isso estaria fora da Lei e não iria dar uma protecção eficaz, uma vez que primeiro queimava o cabo de 2,5mm e o Fusivel poderia não fundir.

Mas o Amigo Mfigueiredo que é um profissional da Distribuição poderá explicar melhor que eu.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  manel1 11/5/2014, 18:16

Vivam

Bom trabalho _nimitz_, já tinha passado algumas horas a fazer pesquisas e não encontrei nem fusível nem porta-fusiveis ''audiófilos'', mas os que você apresenta são de uma marca com excelente reputação, por mim, recomendo sem reservas, mesmo que invistam apenas no fusível as melhorias poderão ser tão vincadas como as que obtiveram com a troca do disjuntor pelo fusível, pelo menos foi o que eu e alguns amigos observamos.

manel1

Mensagem  Antero Pereira 11/5/2014, 22:21

ora viva tenho acompanhado este tópico e se calhar vou fazer algo mais radical. como sou eletricista estou a vontade Smile vou buscar a saída do disjuntor diferencial da edp a fase e o neutro e meter so um porta fusível com fusível 16A, assim é menos um diferencial e um disjuntor ate a tomada onde liga o sistema de som. que acham?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 23:03

Carlomar escreveu:Não corres risco nenhum com Fusivel de 10A. Antes pelo contrário. Tens o circuito de audio protegido para uma corrente inferior, pelo que en caso de algum problema na instalação, o fusivel vai fundir mais cedo.

Obrigado pela explicação Carlos! Também fiquei com essa ideia de facto!  Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 23:08

Antero Pereira escreveu:ora viva tenho acompanhado este tópico e se calhar vou fazer algo mais radical. como sou eletricista estou a vontade Smile vou buscar a saída do disjuntor diferencial da edp a fase e o neutro e meter so um porta fusível com fusível 16A, assim é menos um diferencial e um disjuntor ate a tomada onde liga o sistema de som. que acham?

abraço

Epah, sou um leigo no assunto, mas parece-me que quanto mais bypass se fizer a estes bichos horrorosos chamados disjuntores, que melhor será!

Quanto ao fusível de 30€, que melhorias serão de esperar relativamente aos baratuchos?
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wharfie 11/5/2014, 23:21

Descobri mais uns quantos... são bem caros!

http://www.vhaudio.com/fuses.html#fuses

artigo interessante:

http://www.6moons.com/audioreviews/net/net.html

wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 12/5/2014, 00:32

wharfie escreveu:
Antero Pereira escreveu:ora viva tenho acompanhado este tópico e se calhar vou fazer algo mais radical. como sou eletricista estou a vontade Smile vou buscar a saída do disjuntor diferencial da edp a fase e o neutro e meter so um porta fusível com fusível 16A, assim é menos um diferencial e um disjuntor ate a tomada onde liga o sistema de som. que acham?

abraço

Epah, sou um leigo no assunto, mas parece-me que quanto mais bypass se fizer a estes bichos horrorosos chamados disjuntores, que melhor será!

Quanto ao fusível de 30€, que melhorias serão de esperar relativamente aos baratuchos?

Antero sob o ponto de vista sonoro essa solução é bem melhor.

Wharfie a diferença de sonoridade entre fusiveis ainda é grande, vale bem a pena investir num fusível melhor.

manel1

Mensagem  Mfigueiredo 12/5/2014, 21:44

Convinha não esquecer as questões relativas à segurança. Não adianta nada ter um som de outra galáxia e apanhar um esticão que nos pode mandar para os anjinhos. Aí a música deve ser mesmo celestial!
Retirar o disjuntor diferencial do sistema desprotege toda a instalação em caso de algum contacto directo ou indirecto. Um azar e ...pode ser o cabo dos trabalhos!
O disjuntor diferencial da EDP não está lá para proteger ninguém. Apenas para deixar passar somente a potência que se contratou e se paga.

Outra ideia que me surge é de que fará muito mais sentido colocar o porta fusível e o fusível no mesmo patamar de qualidade do que um fusível muito bom (pelo menos muito caro porque o muito bom pode ser duvidoso...) e a base do fusível ser fatela. É muito importante ter bons contactos para fazer a ligação do fusível à base. Aqui não há parafusos ou qualquer outro sistema de aperto a não ser uma molita que pode não apertar suficientemente e facilitar a existência de maus contactos com os problemas que isso acarreta.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 12/5/2014, 22:18

Mfigueiredo escreveu:

Convinha não esquecer as questões relativas à segurança. Não adianta nada ter um som de outra galáxia e apanhar um esticão que nos pode mandar para os anjinhos. Aí a música deve ser mesmo celestial!
Retirar o disjuntor diferencial do sistema desprotege toda a instalação em caso de algum contacto directo ou indirecto. Um azar e ...pode ser o cabo dos trabalhos!
O disjuntor diferencial da EDP não está lá para proteger ninguém. Apenas para deixar passar somente a potência que se contratou e se paga.

Outra ideia que me surge é de que fará muito mais sentido colocar o porta fusível e o fusível no mesmo patamar de qualidade do que um fusível muito bom (pelo menos muito caro porque o muito bom pode ser duvidoso...) e a base do fusível ser fatela. É muito importante ter bons contactos para fazer a ligação do fusível à base. Aqui não há parafusos ou qualquer outro sistema de aperto a não ser uma molita que pode não apertar suficientemente e facilitar a existência de maus contactos com os problemas que isso acarreta.

Absolutamente de acordo.

Sugeria neste caso a colocação de um interuptor diferencial a seguir ao disjuntor da EDP, aliás, penso que este já deverá estar presente no quadro electrico, portanto será só ligar o fusível todo xpto a este interuptor, assim o interuptor protege as pessoas e o fusível o circuito electrico.

manel1

Mensagem  Carlomar 12/5/2014, 22:19

Antero Pereira escreveu: vou buscar a saída do disjuntor diferencial da edp a fase e o neutro e meter so um porta fusível com fusível 16A, assim é menos um diferencial e um disjuntor ate a tomada onde liga o sistema de som. que acham?

Foi o que eu fiz, e depois levei um "raspanete" do Mfigueiredo e com razão.  Very Happy 
A segurança foi colocada em causa.

Por isso fiz,  Fusíveis do quadro eléctrico - Página 3 461880  mas não recomendo.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  vinyl33 13/5/2014, 09:08

Terá passado pela cabeça de alguém que isto, algum dia, seria o Holy Grail audiófilo ???

Fusíveis do quadro eléctrico - Página 3 E5rbqo

Anos e anos na frente do meu nariz.... Sad
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  wharfie 13/5/2014, 16:01

Hmmm... antes de me virar para solução tão radical, vou substituir o fusível do amplificador e do porta fusível do quadro por um "especial de corrida". É um upgrade bastante divulgado e com resultados comprovados.  Very Happy 
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 13/5/2014, 16:03

Mfigueiredo escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Se os equipamentos forem de Classe II (duplo isolamento), como é o caso dos meus, imagino que a "qualidade" da "terra" não interessa, correcto?R

Correcto! Se não houver ligação do equipamento em causa ao circuito de "terra", esta não tem nenhuma interferência, claro. Mas por uma questão de segurança geral, é absolutamente imprescindível que a resistência de terra deste circuito seja muito baixa. Não faz sentido ter um circuito de terra se este não fizer bom contacto com a terra para escoar eventuais descargas acidentais. Ao fazer esta descarga, vai provocar o disparo do disjuntor diferencial e eventualmente salvar uma vida.

Mfigueiredo escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:Qual é a vantagem de uma instalação trifásica?

R

Nenhuma vantagem em particular. Depende primeiro da potência de que necessitamos em casa. Se for acima de certo valor em kVA já tem de ser trifásica. Mas os aparelhos domésticos são todos monofásicos, o que significa que há nas casa com sistema monofásico tudo ligado na mesma fase (mesmo fio que chega a casa) e nas casas com sistema trifásico, 3 conjuntos de circuitos independentes uns dos outros. É como se recebessemos a água em 3 canos diferentes e cada um deles com pressão diferente. Não se podem ligar uns aos outros se não dá "estrilho".
Neste caso de alimentação trifásica, podemos ter a sorte de o circuito de tomadas que vai para a zona do audio, ou que lhe é dedicado (como o meu), estar "pendurado" numa fase diferente daquelas que alimentam, p.e. o frigorífico ou as máquinas. As máquinas ainda podemos controlar e só as ligar quando o audio estiver desligado, agora o frigorífico liga e desliga quando muito bem lhe apetece. O meu está numa fase diferente da do audio.

Mfigueiredo escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:Penso que se está a referir aos regeneradores de corrente, que geram uma onda sinusoidal "perfeita" a partir da alimentação do sector?
Em teoria, e do ponto de vista de um leigo, a solução parece-me eficaz mas são equipamentos caros para "experimentar" ( http://www.purepoweraps.com / http://www.psaudio.com/product-category/power/ ).

No caso dos condicionadores de corrente a sua utilidade parece-me redundante se tivermos em conta que os equipamentos competentes já têm uma fonte de alimentação "filtrada".

R

Sim, são esses aparelhos que, pelo menos em teoria, resolvem completamente o problema.

Há "puristas" que adaptaram um conjunto de baterias à alimentação dos equipamentos de audio. Essa sim será a última das soluções. Corrente mais pura não há. O pior é conseguir ter as tensões necessárias para, por exemplo, amplificadores a válvulas. O meu precisa de 430V na HT.

Obrigado pelas respostas.

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  VilaSound 17/5/2014, 10:47

Também eu troquei o disjuntor dedicado para a sala de audições por um porta fusíveis e fusível Hager. Para já fica assim, em breve terei de experimentar material aparentemente melhor como o AHP.

Notei melhorias mas efetivamente quando experimentei ligar o Disjuntor Não-Diferencial da EDP direto ao porta fusíveis, os ganhos foram ainda maiores (não é aconselhável). Diria que os ganhos foram em toda a linha, tal como descreve o crítico da review num link anterior (http://www.6moons.com/audioreviews/net/net.html). Isto foi notório mesmo num sistema de entrada. Penso que em geral se pode concluir que o disjuntor é por vezes um mal necessário (para proteção) mas é detrimental para qualquer sistema.

Tinha na mesma sala uma instalação normal (fraca) com um disjuntor para 8 tomadas espalhadas pela loja e tomadas e conectores do mais barato que há (instalação de origem), com cabo 3x2.5m2 unifilar standard. E ao lado uma tomada dupla Furutech ligada por cabo 3x4mm2 diretamente ao seu disjuntor dedicado e terminais em forquilha para melhor contacto.
Com as brincadeiras que fui fazendo com clientes penso que era unanime que trocar uma tomada pela outra tinha algum impacto mas nada que não se pudesse conviver com a diferença (já a troca da régua e cabos de alimentação deixa toda a gente a coçar a cabeça, independentemente da tomada a que estava ligada). Alguns dos foristas daqui já fizeram a brincadeira comigo.

Agora penso que as diferenças entre as duas tomadas são bem mais vincadas, após a subsituição do disjuntor pelo porta-fusíveis.

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  manel1 18/5/2014, 01:12

Viva Gustavo,
Troque também o fusível por um de melhor qualidade, o ganho é equivalente ao da troca do disjuntor pelo porta-fusível e fusível, aqui a qualidade dos materiais é recompensada.
Obrigado pela partilha.

O interessante deste upgrade é que não necessita de grande investimento e pelo que Gustavo diz faz-se sentir em qualquer sistema.

manel1

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado