Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fusíveis do quadro eléctrico

+12
VilaSound
vinyl33
Antero Pereira
ricardo onga-ku
rjbv17
Carlomar
_nimitz_
wharfie
Mfigueiredo
Brás
luis lopes
manel1
16 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Fusíveis do quadro eléctrico Empty Fusíveis do quadro eléctrico

Mensagem  manel1 27/2/2014, 16:38

Os fusíveis, ai! ui! que aqui está um tema polémico, ou não.
Não é polémico, não senhor, ou melhor é polémico para aqueles que têm sistemas de som pouco transparentes, ou que nunca experimentaram, por desconhecimento ou por preconceito. Sei bem do que estou a falar, por isso arrisco uma frase como esta.

Vamos lá ao que interessa. Já algumas pessoas amigas haviam experimentado trocar os disjuntores do quadro electrico responsáveis pela fiação que vai do quadro até ao sistema de som, por o equivalente em fúsivel, ou melhor, pelo porta-fusivel e fusível. O mais interessante é que estas duas peças que substituem o disjuntor (normalmente é de 16A), vulgarmente, não custam mais de 5€, interessante é também o facto de que a protecção é mais eficaz com o fusível do que com o disjuntor, dado que o primeiro, regra geral actua mais rápidamente.

E melhorias? Bem, depende sempre do grau de resolução de cada sistema, mas posso arriscar dizer que não há melhoria com relação custo/beneficio mais vantajosa que esta. É claro que a qualidade do fusível acaba por influênciar, mas o simples facto de retirar do caminho do sinal o disjuntor com os seus enrrolamentos, já é melhoria suficiente para valer a pena.

Posso dizer no meu caso que houve uma maior silencio de fundo, com os sons a aparecerem num fundo mais ''negro'' com mais dinâmica, nomeadamente microdinâmica, um som mais ''macio'' sem qualquer agressividade, permitindo que se passe a ouvir a volumes de som mais elevados sem desconforto. O grave também sofreu melhorias, sendo que este se tornou mais profundo, mais encorpado e mais tonal, sem dúvida que a música nos é apresentada de um modo muito mais natural, sem agressividade, com um palco sonoro mais realista, com os instrumentos a aparecerem melhor foados no palco. Resumindo, melhorias em toda a gama de frequência e gama dinâmica melhorada.

A substituição do disjuntor é regra geral, muito fácil, poderei ajudar quem tiver dúvidas a este respeito, se assim o entenderem.
Mesmo aqueles que não derem pela melhoria de imediato, certamente iram colher beneficios á medida que forem melhorando o seu sistema. Para aqueles que têm um sistema bem afinado e com componentes de média/alta gama as melhorias são substanciais, da mesma indole de um upgrade de um dos componentes do sistema de som, experimentem.

António Pedro

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Fusíveis do quadro eléctrico Empty Re: Fusíveis do quadro eléctrico

Mensagem  luis lopes 27/2/2014, 20:33

Fusíveis do quadro eléctrico 969831 
normalmente o disjuntor em questão, abrange as tomadas todas da casa.
qual a tua solução?

umas fotos da mudança era bom, para perceber melhor.
luis lopes
luis lopes

Número de Mensagens : 2877
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3131

Mensagem  manel1 27/2/2014, 22:05

Viva Luís,
Ha cerca de 20 anos quando construí a casa ja deixei um circuito especial para o áudio.
Podemos perfeitamente substituir o disjuntor pelo fusível, mesmo que este circuito afecte tomadas de outros electrodomesticos, pois estes até melhoram o nível de protecção, o único senão é que se porventura o fusível rebentar, há que substituir por outro, mas custam apenas alguns centimos, por isso, não vejo inconveniente.
Não posso colocar fotos do antes e o depois, pois antes, já era Laughing 

manel1

Mensagem  Brás 27/2/2014, 23:57

eu tenho um porta fusíveis da ahp com um fusível de cobre no seu interior, no outro dia tive aqui um problema e lá se foi o fusível, liguei para o Rui Palhinha (soundeclipse) a pedir um novo mas como ele não me deu garantia de arranjar um fui comprar um corrente ali a uma loja por 90 cêntimos e resolvi a coisa apesar de ter notado alguma magrezA , à tarde o Rui ligou-me e fui com a minha mulher buscar o mesmo, cheguei a casa e disse vamos ouvir e depois vamos ouvir com o dito fusível audiófilo a ver se justificava os mais de 30€...Até ela uma leiga no assunto viu logo a diferença um som mais cheio com graves melhores...Atenção que eu tenho cabo de 4mm nesta tomada vindo diretamente deste disjuntor e desta tomada vai para uma régua que liga o sistema
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  luis lopes 28/2/2014, 14:46

antigamente, os disjuntores eram com fusiveis, ou fios,...
eu tenho para ali,.... um disjuntor com fusivel que era de uma cozinha industrial.
não se justifica a utilização do mesmo?...
aqui em casa tenho para as tomadas (todas menos cozinha) um merlin c-16 (16amp?)
o que aconselhas?
luis lopes
luis lopes

Mensagem  manel1 28/2/2014, 15:40

Luís, depende sempre dos aparelhos que estão ligados no ramal do fusível, mas, regra geral, usam-se os fusíveis de 16A, se esse ''industrial'' for de 16A, serve perfeitamente, pelo menos vale a pena experimentar.

Amigo Brás, dê lá o contacto à gente de quem vende esse fusível em cobre, já gastei algumas horas na Internet à procura de algo assim.

manel1

Mensagem  luis lopes 28/2/2014, 15:49

depois a ver se ponho uma foto do disjuntor c/fuse. penso ser de 20amp,...?
mas pensando bem penso ser a mesma coisa de um disjuntor normal,
pois o fusivel é inorme e não queima com uma descarga,....????
luis lopes
luis lopes

Mensagem  manel1 28/2/2014, 16:58

Luís, o que conta são os amperes, o ideal é 16A, mas se for 20A não vem mal ao mundo, mas não protege tanto, mas experimenta, se não notar melhorias de monta volta a pôr como estava.

manel1

Mensagem  Brás 28/2/2014, 18:09

Fusíveis do quadro eléctrico Rvzlhy
Fusíveis do quadro eléctrico Rvzlhy
Fusíveis do quadro eléctrico 2zhjm2x
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Brás 28/2/2014, 18:12

Possas sou mesmo um grande nabo mas consegui colocar fotos e dá para ver como fica o repetivo porta fusíveis no quadro e os 2 fusíveis um de cobre audiófilo e o outro de níquel de reserva
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes 28/2/2014, 21:02

penso que esses fuse são iguais aos que tenho por aqui,...
luis lopes
luis lopes

Mensagem  Brás 28/2/2014, 21:39

Qual deles o de níquel(xunga) ou de cobre(pipi)
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo 28/2/2014, 21:57

Vou por um pouquinho de "água na fervura"!

Então e o(s) diferencial(ais) (normalmente até são 2), que está a montante? Alguém o substituiu?

Penso que se ganha mais em tentar melhorar as fontes de alimentação se isso for possível.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  luis lopes 28/2/2014, 22:02

podes explanar??
ou diria, explica lá isso com smiles  Very Happy 
luis lopes
luis lopes

Mensagem  Brás 28/2/2014, 22:08

Pois isso já não sei mas já falei com a EDP no sentido de colocar um cabo decente do quadro deles até minha casa 3 meter um fusível lá fora, eles dizem que isso será da minha responsabilidade???Eu não percebo nada de eletricidade e até tenho medo de mexer e não sou muito entendido mas fiz os possíveis para melhorar as coisas do quadro até ao sistema. Se me explicares bem o que posso melhorar sem gastar muito era bom mesmo que não seja para agora...Por ex eu sei que o cabo que vem do quadro da edp para minha casa deve ser fraquinho e nem sei que secção terá???Esteranho é a edp dizer que esse cabo e o fusível que está na caixa deles é da minha responsabilidade.... confused 
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 28/2/2014, 23:54

Viva Figueiredo

A montante do fúsivel que protege a fiação até ao sistema áudio, esta um interruptor diferencial (300mA) e o disjuntor diferencial da EDP (500mA), estou seriamente a pensar em ligar a fiação a a partir do diferencial da EDP, só ainda não o fiz, porque tenho de emendar cabos para esse fim, mesmo assim acho preferível a meter um interuptor com diferencial e um fúsivel pelo meio. No seu caso, penso que vale bem a pena, experimente e depois diga que melhorias obteve.
Em termos de segurança penso que não perderei muito, pois nas raras vezes de algum curto-circuito ou avaria de equipamento, o disjuntor da EDP dispara quase sempre, pois tenho cá em casa 3.45KVA de potência contratada.

Um abraço

manel1

Mensagem  Mfigueiredo 1/3/2014, 14:08

Brás escreveu:Pois isso já não sei mas já falei com a EDP no sentido de colocar um cabo decente do quadro deles até minha casa 3 meter um fusível lá fora, eles dizem que isso será da minha responsabilidade???Eu não percebo nada de eletricidade e até tenho medo de mexer e não sou muito entendido mas fiz os possíveis para melhorar as coisas do quadro até ao sistema. Se me explicares bem o que posso melhorar sem gastar muito era bom mesmo que não seja para agora...Por ex eu sei que o cabo que vem do quadro da edp para minha casa deve ser fraquinho e nem sei que secção terá???Esteranho é a edp dizer que esse cabo e o fusível que está na caixa deles é da minha responsabilidade.... confused 

Boas.

Depende muito da "idade" da instalação e do tipo de habitação. Se for uma casa isolada, tem um cabo desde o poste da rede pública ou armário caso a rede seja subterrânea até ao contador que deve estar no exterior. Se ainda estiver no interior da casa é mais ou menos a mesma coisa. Mas esta parte da instalação também é do cliente, por isso eles não fazem nada ou se fizerem tens de pagar. Mas duvido que o problema esteja nesse cabo que liga a rede pública à tua instalação. Os problemas costumam estar mais na instalação propriamente dita. Circuitos mal desenhados, com todo o tipo de aparelhos lá ligados, más proteccções (fusíveis ou disjuntores), secções insuficientes...é só escolher. Não é fácil fazer uma actualização da instalação. Tem de ser um técnico credenciado e depois tem de ser certificada pela Certiel. O ideal é fazer tudo de raíz quando se constroi a casa. Se for um apartamento, ainda pior. Não se pode mexer em nada, porque tudo o que está de fora da nossa porta é comum a todos os moradores. Dentro de casa, também não se pode andar a rebentar as paredes para refazer os circuitos...Tem de se aguentar o que houver já feito.

As alterações que se fazem nas alimentações dos aparelhos são normalmente um pequeno grão de areia em toda a cadeia da alimentação, que vem desde a ligação exterior à rede pública até à fonte de alimentação interna dos aparelhos.

Mas nada de dramas...Não creio que seja por aí que o gato vá às filhoses. Os fabricantes dos aparelhos de audio sabem bem dos problemas que existem na alimentação eléctrica, sendo que nas boas marcas, já fazem as fontes de alimentação devidamente dimensionadas e filtradas q.b..

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo 1/3/2014, 14:32

manel1 escreveu:Viva Figueiredo

A montante do fúsivel que protege a fiação até ao sistema áudio, esta um interruptor diferencial (300mA) e o disjuntor diferencial da EDP (500mA), estou seriamente a pensar em ligar a fiação a a partir do diferencial da EDP, só ainda não o fiz, porque tenho de emendar cabos para esse fim, mesmo assim acho preferível a meter um interuptor com diferencial e um fúsivel pelo meio. No seu caso, penso que vale bem a pena, experimente e depois diga que melhorias obteve.
Em termos de segurança penso que não perderei muito, pois nas raras vezes de algum curto-circuito ou avaria de equipamento, o disjuntor da EDP dispara quase sempre, pois tenho cá em casa 3.45KVA de potência contratada.

Um abraço

Olá manel1

Tudo bem por Lamego?

Bom, nós poderemos falar a mesma linguagem...Temos o mesmo ramo de negócio, eheheh!

Começo por não achar nada aconselhável retirar o seu diferencial (300mA) do quadro. Fica desprotegido. Aliás, deve sim retirá-lo e colocar um de alta sensibilidade (30 mA). Esse sim já protege pessoas e bens. Presumindo que o manel1 não vive só, ou que pelo menos terá outras pessoas em casa de vez em quando, é um risco muito grande não ter a instalação protegida em modo diferencial. Aliás, nem sequer é permitido fazê-lo. O diferencial da EDP apenas está lá para que o manel1 não use mais potência do que a que está a pagar. Aquilo não protege nada. 500mA é mortal. Aliás, 300 mA também.
Portanto, nesta parte da instalação não se pode mexer porque a Certiel não deixa, eheheh!

Depois, nas saídas para os diversos circuitos, já se pode fazer alguma coisa, mas nunca altrerar o calibre da protecção que lá está no disjuntor individual. Se o condutor for de 2,5 mm2, a protecção é de 16 A. E o manel1 se tem 3,45 kVA de potência contratada, tem apenas 15 A. Não lhe adianta nada colocar lá um fusível de maior calibre porque não tem lá a corrente que esgote o disjuntor de 16 A, como é evidente.

As melhores alterações que poderemos tentar fazer, são como já foi dito, tentar colocar os aparelhos da cozinha e lavandaria, que têm normalmente motores, em circuitos diferentes daquele que alimenta o audio. Como fazê-lo? Pode não ser fácil e até impossível.

Um bom começo, seria, por exemplo, verificar a qualidade (quase sempre duvidosa) das tomadas que estão na parede e que são fontes de micro-descargas com uma grande geração de ruídos.

Os maiores problemas das cadeias de transmissão de energia estão normalmente nas descontinuidades. Tudo o que sejam interrupções dos elementos condutores merece ou devia merecer um especial cuidado.

Mas é evidente que qualquer alteração para melhor mesmo que apenas a troca de disjuntores fatelas por outros melhores é sempre positiva. Pode é ser apenas uma gota de água no oceano dos problemas.

Isto dá pano para mangas! As instalações domésticas estão feitas para frigoríficos e fogões. Não para os "esquesitinhos" do audio. E muito bem já nós estamos.

Um abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 1/3/2014, 15:49

Viva

Obrigado pelos comentários, apesar de saber dos riscos, o circuito que alimenta os aparelhos de áudio é dedicado e só eu mexo aí, o mais provavel é eu fazer um teste apenas com o disjuntor da EDP e ver se há muitas diferenças.
As diferenças no meu sistema da troca do disjuntor pelo fusível foram dramáticas, por isso vou ter que pensar bem nas opções do paragrafo anterior.
Penso que me enganei nos valores da protecção do meu interruptor diferencial, provavelemente serão 30mA.

Mais uma vez fica o convite para passar por cá para ouvir o meu sistema e colocar um pouco a conversa em dia.

Um abraço,
António Pedro

manel1

Mensagem  manel1 14/3/2014, 17:13

Após mais algumas experiências cá por casa à volta dos fusivéis do quadro eléctrico, vai dando para tirar umas conclusões, vejamos:
- A ligação directa do disjuntor da EDP ao circuito que alimenta os aparelhos (sem nada pelo meio) é sem dúvida a que dá melhores resultados, mas é claro, não recomendo isto a ninguem, apenas o cito para dar testemunho de uma das experiências que fiz e com a qual obtive excelentes resultados.

- Sempre se perde algo metendo um interuptor diferencial no caminho do sinal, mas não muito.
- A substituição do disjuntor que protege o circuito dedicado ao áudio, por um fusível foi sem dúvida a situação que trás melhorias mais evidentes.
- A colocação de um fusível de qualidade ''audiófilo'', trás vantagens de monta em relação ao fusível de poucos centimos que se compra em qualquer casa de material electrico.

Já vários amigos se ''deram ao trabalho'' de substituir o disjuntor de suas casas dedicado ao circuito áudio por um fusível de boa qualidade e as melhorias relatadas foram de monta, vamos pôr isto em perspectiva para que se entenda bem a importância deste upgrade, as diferenças são identicas ou superiores á troca de um leitor de CD de 1500€ por outro de 5000€ (depende sempre do sistema, é claro) , isto em sistemas de gama média ou média alta. Acredito que aqueles que têm sistemas de qualidade e bem equilibrados serão capazes de sentir as (grandes) melhorias, pois como se costuma dizer, ''o sistema toca tão bem quanto o seu elo mais fraco'', não vou colocar em dúvida a veracidade da frase, mas posso assegurar que o disjuntor é um ''elo'' muito fraco (ou uma ''pedra no sapato'') do sistema áudio.

manel1

Mensagem  Mfigueiredo 16/3/2014, 21:20

Uma dúvida:

O porta-fusíveis também é de qualidade equivalente ao fusível, ou a troca foi apenas do fusível?

Aqui a minha preocupação advem da qualidade normalmente baixa que os contactos dessas bases têm. E não adianta muito trocar apenas metade do bloco. (Penso eu...)

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 17/3/2014, 10:46

O porta-fusível infelizmente la teve que ser um normalíssimo, mas mesmo assim as melhorias são imensas, o problema é mesmo os disjuntores.

manel1

Mensagem  wharfie 24/4/2014, 04:38

Muito bom este tópico, tem sido muito difícil encontrar informações relativamente a este "problema", tanto em foruns estrangeiros como nacionais! Ando a planear uma instalação directa do quadro para uma tomada dedicada ao equipamento audio, com instalação independente do fio de terra, pois o meu sistema tem dias em que permite que se escute música "a sério" e noutros dias em que nem vale a pena ligar o amplificador... Evil or Very Mad 

Até ter chegado à conclusão que a falta de transparência no som e falta de controlo (e força) nos graves (resumindo e muito os efeitos que se faziam e ainda fazem sentir) se devia ao facto de ter em casa uma instalação com bastantes problemas, ainda demorei uns bons 4 anos ou coisa parecida. Bem que dizia a certas pessoas que o som mudava consoante a hora do dia e até consoante as condições climatéricas, mas quando mencionava a certos amigos e familiares assuntos relativos à qualidade da rede eléctrica e sua influência no desempenho de um sistema A/V,o tópico suscitava sempre a bela da "festinha no lombo" em sinal de condescendência, quando não era uma reacção algo mais trocista...  Laughing 

Entretanto e ainda relativamente ao assunto, gostava de partilhar este link convosco, esperando não estar de maneira alguma a fugir ao tópico inicial:

(o pdf relativo a "Power Distribution and Grounding of Audio, Video and Telecommunications Equipment White Paper")
http://www.middleatlantic.com/resources/white-papers.aspx

wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Pontos/Reputação : 340

Mensagem  manel1 24/4/2014, 12:35

Viva wharfie

Obrigado por partilhar esse documento, o seu conteúdo é sem dúvida importantissimo para quem leva o áudio a sério. Fiquei no entanto bastante curioso acerca da sua instalação de corrente electrica, chegou a fazer uma linha dedicada ao quadro? o ideal seria seria criar um tópico novo com este tema em que poderia abordar o seu caso.

manel1

Mensagem  wharfie 24/4/2014, 18:13

Viva manel1,

Este tópico é na minha opinião, bastante relevante, na medida em que ainda é travado por alguns preconceitos e estranhamente, até por pessoas com equipamento de primeira linha. Mas neste grupo inclui-se pessoal que também por vezes desconhece a infelicidade dos problema levantados pela acústica, portanto se calhar não é assim tão estranho que não seja assim tão discutido...  Cool 

Eu ainda não me envolvi nestes procedimentos, mas desde que comecei a desenvolver um modelo de coluna que tenciono vir a comercializar em pequena série, que cada vez mais sinto a necessidade de retirar da equação variáveis relativas à qualidade da rede eléctrica. Tem sido muito complicado afinar o crossover, quando bastam uns dias de chuva por exemplo para introduzir todo o tipo de malefícios na qualidade de reprodução. Claro que a este factor se adiciona a minha pouca experiência no campo...   Laughing 
De qualquer forma, o meu sogro (que é de uma terra perto de si!) é que vai resolver esse assunto, pois é o proprietário da casa onde vivo. Confesso que quando as explicações começam a ficar complicadas, a minha preocupação passa por resolver ou tentar resolver o problema, nem que seja através de pessoas com maior aptidão que eu!  Twisted Evil 

Claro que quando começar com as operações, que terei todo o gosto em partilhar a experiência e os resultados com o resto do pessoal. Mas em matéria de know-how, acho que vou ter de deixar o meu sogro fazer as coisas e depois tentar melhorar um ou outro pormenor posteriormente.

Sem dúvida que este é um tópico que todos poderíamos explorar em maior profundidade!
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wharfie 24/4/2014, 18:19

Esta página já deve ser mais conhecida pelo resto do pessoal aqui do audiopt, mas deixo aqui na mesma o link para quem estiver interessado no tema:

http://www.tnt-audio.com/clinica/ground_force_zero_e.html

http://www.tnt-audio.com/clinica/dedicated_mains_e.html

As minhas desculpas se se tratar de material já conhecido!  Razz 
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo 24/4/2014, 22:39

Uma experiência que se pode fazer, embora tenha de ser com ajuda de um electricista até por razões de segurança, é a seguinte:

A partir de um disjuntor (ou fusível se já houver) no quadro, ligar directa e somente, um fio de instalação normal de 2,5mm2 (preto). Do barramento de neutro deve ligar-se o fio de neutro (azul), também de 2,5mm2. Deve ligar-se ainda um terceiro fio, de terra, (verde/amarelo) também de 2,5mm2, ao barramento de terra. Estes três fios ligam-se a uma tomada que pode ser das "portáteis". Podia ser das de parede, mas é mais complicado.

A ideia é ter um circuito directo do quadro só para o sistema de audio sem ter de fazer estragos nas paredes. Depois, se o resultado agradar, pode-se então pensar em refazer a instalação da casa de forma definitiva, com o tal circuito directo para o audio.

Mas há aqui algumas dificuldades. A primeira é que não se sabe qual a qualidade da "terra" que se tem em casa. Alguém sabe o valor óhmico da terra de protecção que tem em casa? Duvido! A maior parte das instalações tem seguramente uma terra de péssima qualidade.

Segundo problema: A instalação da casa é trifásica ou monofásica? A maioria é monofásica e como o nome diz, tem apenas uma fase, logo TODOS os aparelhos estão ligados na mesma fase. Não adianta muito ter um circuito directo a partir do disjuntor (ou fusível) se a montante deste, todos os circuitos estão interligados. Mal também não faz, claro.

Há muito "mato" a desbravar até chegar às partes visíveis e muito mais fáceis (e caras) de substituir.

Outra solução é tentar melhorar a corrente que se fornece aos equipamentos de audio com a ajuda de processadores de corrente. Confesso que não tenho grande informação sobre estes equipamentos. Alguns devem ser só para Inglês ver.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wharfie 25/4/2014, 00:21

Pois é mesmo o que vou fazer... primeiro vejo os resultados com um fio a atravessar a sala toda, depois adiciono uma ligação de terra dedicada, e a cereja no topo do bolo será uma instalação com objectivos estéticos e funcionais.  Very Happy 
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  wharfie 25/4/2014, 00:23

Já agora, que tipo de amplificação e equipamento será mais sensível a estas variações todas na electricidade? Será que amplificação classe D, ou a válvulas apresentam tanta diferença para um classe A ou AB?
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 25/4/2014, 01:43

Regra geral as fontes comutadas são mais sensíveis à qualidade da corrente eléctrica, logo os amplificadores classe D seriam os mais afectados, mas noto melhorias significativas em todos os aparelhos incluindo amplificadores classe AB. Atenção que se optar por fazer a experiência, os cabos usados deverão ser unifilares, houve quem já experimentasse com os multifilares e não obteve bons resultados.

manel1

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado