Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alinhamento de tuner FM. AJUDA

4 participantes

Ir para baixo

Alinhamento de tuner FM. AJUDA Empty Alinhamento de tuner FM. AJUDA

Mensagem  zerosanity 11/4/2013, 15:26

Boas pessoal,

venho aqui pedir ajuda aos Gurus do audio, com conhecimento de causa...

Comprei a uns tempos um A&R Cambridge T21 Tuner.
Depois de um "total recap", soldas etc etc...

O "bixo" funciona, mas acho eu, não como devia. Têm fraca recepçao.

Aos anos que a unidade têm, e por suspeita que anteriormente já lá andaram a inventar precisava acho eu de um alinhamento ao tuner.
Ago que nunca fiz...

Venho pedir a quem me fizer o favor de dar umas dicas e ajuda. Queria ter este mimo a funcionar.

E evitar a vergonha de ouvir a Patroa a dizer que o radio dela despertador, "dá melhor musica que a tua velharia...." Embarassed

lol

qualquer ajuda é bem-vinda e agradecida...
zerosanity
zerosanity
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Tecnico de Electronica (Video)
Interesses : Varios... + Som
Pontos/Reputação : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Alinhamento de tuner FM. AJUDA Empty Re: Alinhamento de tuner FM. AJUDA

Mensagem  rjbv17 11/4/2013, 16:47

Esse tuner era uma "bomba" na altura em que saiu (1979, penso); equiparava-se ao Naim e era melhor que o Quad. Ainda hoje deve dar cartas a muitos modelos atuais. Portanto ...

O sinal da antena é forte? Que tipo de antena utiliza? Há aqui no Fórum uma excelente solução para uma antena exterior (https://www.audiopt.net/t1557-antena-exterior-fm-tipo-fanfare-ou-magnum-dynalab). Veja também as recomendações sobre a antena no Manual do utilizador (se não tiver pode encontrá-lo aqui: http://www.audiosmile.com/forum/Manual/Arcam%20T21%20Handbook.pdf).

Se não conseguir descobrir nada que possa estar a contribuir para a anomalia, tente a Testelectronica, em Perafita, que é uma oficina especializada em audio.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 380

Mensagem  zerosanity 11/4/2013, 16:56

Eu sei que o tuner é bom, comprei-o por isso (E porque também tenho um A&R A60)

Ja testei com diferentes antenas, menos com uma exterior mas essa hipotese está fora de questão usar.

Penso mesmo que é algo a ver com a parte do tuner RF.

Tenho equipamento para teste e medida, mas como nunca trabalhei com esquemas de tuners, não tenho experiencia nem conhecimento para me por a carga...

Pedia era que alguem com experiencia neste tipo de alinhamentos (melhor ainda nesta unidade lol), que me de umas dicas por onde começar a ver...

Mas obrigado pela dica, em ultimo recurso e se não for muito caro sou mesmo capaz de recorrer a uma oficina...

Tenho o manual de serviço do tuner, mas só tem os esquemas. não fala em nada de alinhamentos Sad
não está completo o manual
zerosanity
zerosanity
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Tecnico de Electronica (Video)
Interesses : Varios... + Som
Pontos/Reputação : 64

Mensagem  jose.ribeiro 8/9/2013, 17:26

Olá a todos!

Peço desculpa por aproveitar este tópico mas tenho um problema similar. Comprei um Technics ST-GT 550 e o mesmo veio com um pequeno problema que deve ser fácil de reparar para quem sabe (eu não estou nesse lote).

Passo a explicar o problema, para apanhar uma estação com RDS e em stereo, ele necessita de estar 0.05Mhz à frente da frequencia normal da estaçao (por exemplo a RFM no Porto está em 104,10 e ele apanha em 104,15 e não fica com o sinal lock). Faz isso em todas as estações, embora ele apanhe bem na frequencia normal da estação (por ex. 104.1) e com o mesmo nivel de sinal (mas não em stereo nem com o RDS).Rolling Eyes 

Alguem sabe como resolver esta situação? Eu fiz umas pesquisas e encontrei o service manual do Technics ST-GT 550:

http://www.audio-circuit.dk/downloads/schematics_s-u/Technics-STGT550-tun-sm.pdf

Será que este problema que eu reportei em cima é resolvido com os ajustes mencionados nas páginas 18 e 19 do manual? Se sim, alguem sabe onde fazer esse serviço e quanto poderá ficar?

Abraços a todos!

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Pontos/Reputação : 21

Mensagem  jose.ribeiro 9/9/2013, 11:34

Já agora aproveito para agradecer aqui (ainda não posso enviar pm's) ao user musicforfun. musicforfun, vou seguir a sua dica, mas se alguem souber alguem aqui da zona do Porto eu agradecia.

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jose.ribeiro 10/9/2013, 08:33

Olá a todos!

Quero aproveitar e deixar aqui uma página que eu encontrei no decorrer das minhas pesquisas:

http://www.vintage-tuner.com/util/services-manuals.htm

Esta pagina está carregada de service manuals de aparelhos vintage.

Espero que ajude alguem com as suas pesquisas.

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jose.ribeiro 10/9/2013, 12:16

jose.ribeiro escreveu:Já agora aproveito para agradecer aqui (ainda não posso enviar pm's) ao user musicforfun. musicforfun, vou seguir a sua dica, mas se alguem souber alguem aqui da zona do Porto eu agradecia.

Abraços!
Companheiro musicforfun (continuo a não poder enviar pms e^não tem o campo de e-mail preenchido, por isso tenho que lhe responder assim), já enviei mail ao contacto que me referiu, mas ainda não obtive resposta. Vou esperar para ver se ele me responde.Alinhamento de tuner FM. AJUDA 915520 

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jose.ribeiro 12/9/2013, 11:33

Companheiro, musiforfun, já enviei através de outro mail para o contacto que me referiu. Vou continuar à espera.

Abraços e obrigado pela preocupação.Smile 

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  musicforfun 12/9/2013, 20:02

Amigo ribeiro

Como esse problema já vem de trás (de outro fórum) e ainda não foi resolvido, apenas tentei ajudar pois sei que para o TD isso é brincadeira. A "preocupação" é sua como é natural pois o aparelho não funciona correctamente.

Esse tuner não teria sido comprado nos USA ? É que lá a afinação é feita de outra maneira......segundo julgo saber mas de tuners nada sei pois a radio por cá é miserável.

cumps

musicforfun
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : vendedor
Pontos/Reputação : 91

Mensagem  jose.ribeiro 13/9/2013, 08:38

musicforfun escreveu:Amigo ribeiro

Como esse problema já vem de trás (de outro fórum) e ainda não foi resolvido, apenas tentei ajudar pois sei que para o TD isso é brincadeira. A "preocupação" é sua como é natural pois o aparelho não funciona correctamente.

Esse tuner não teria sido comprado nos USA ? É que lá a afinação é feita de outra maneira......segundo julgo saber mas de tuners nada sei pois a radio por cá é miserável.

cumps
Olá companheiro,

Por aqui a fonte preferida é mesmo o rádio. Sempre que estou por casa, ele está sempre ligado. Até a minha mulher adora esta fonte.Very Happy São horas e horas sempre com o tuner ligado.Wink  É uma companhia excelente na minha opinião.

Pois é, eu só conheço um técnico de confiança (o Sr. Joaquim Pinto - jpamplifiers.com), mas infelizmente fica muito longe. Isto parece ser uma situação que me parece ser de fácil resolução, mas pelo o que percebi pelo manual tem que ser feito por uma pessoa responsável (ou não fosse um aparelho meu:lol: ).

Ele tambem apanha na frequência normal da estação, só que o RDS e o stereo só dá quando está 0.05MHz à frente da freq normal.Evil or Very Mad Pelo o que me dá a entender é mesmo um pequeno desalinhamento da sintonia.

Deixe ver se o seu contacto diz algo.

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jose.ribeiro 15/9/2013, 15:07

Companheiro musicforfun, se entretanto estiver com o seu contacto, pergunte-lhe se recebeu desta vez o e-mail.scratch  Ok?

Abraços!

jose.ribeiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo