Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upgrade Fonte

+2
manel1
MGomes
6 participantes

Ir para baixo

Upgrade Fonte Empty Upgrade Fonte

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 09:39

Caros Foristas,

Sei que já se escreveu muito neste forum sobre DACs.
Grande parte do pessoal usa o DAC para ler ficheiros a partir do PC.
Não é o meu caso.
Eu procuro um DAC, com saídas XLR, para usar estas na ligação ao amplificador – Krell 300iL.
O meu leitor (Marantz SA-15S1) não tem saídas balanceadas. Já testei algumas vezes, inclusive com um baratinho DAC Magic, as duas ligações, com cabos de qualidade, e o sistema soa bem melhor com estas ligações (XLR).
O único formato que uso atualmente é o “velhinho” CD.
Após colocar esta questão em duas lojas da especialidade, e atendendo que a prioridade vai continuar a ser o CD, a recomendação foi investir num novo leitor.
Entre um DAC até 1.000,00€ -marantz como transporte- e um novo leitor de CD até 2.500,00€, qual a melhor opção?

Cumps,

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 105
Ocupação : Gestor
Interesses : Musica, Cinema, BTT, Pesca desportiva
Pontos/Reputação : 125

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fonte Empty Re: Upgrade Fonte

Mensagem  manel1 21/11/2012, 15:17

Já ouvi alguns leitores recentes da Marantz e penso que têm um sistema de transporte bom, mas pecam no DAC, o ideal é ouvir esse seu leitor com um bom DAC e depois um bom leitor de CD como o CD32 da Primare, não esquecer que regra geral o DAC tem mais versatilidade, uma vez que permite ligar várias fontes em simultâneo e os mais modernos permitem ler ficheiros a partir de um NAS ou computador, com a mais valia de poder ouvir ficheiros em alta resolução.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Upgrade Fonte Empty Upgrade de fonte

Mensagem  frncscraimundo 21/11/2012, 15:46

Caro amigo,

1ª (e única) regra: quanto mais recente for o conversor, mellhor soará. Isto é válido tanto para DAC's externos como para leitores de CD integrados.

atendendo à diferença de preços que estipula como limite, em princípio um leitor integrado novo terá um som mais refinado. No entanto, a opção de aquisição de um DAC externo pode ser uma boa opção no caso de não estar disposto a abrir a sua carteira para um valor tão elevado. Até porque para isso, teria que se desfazer do seu leitor antigo, o qual não deverá ter um valor assim tão significativo.

Neste caso prolongar-se-á por um pouco mais de tempo a vida do leitor antigo, imprimindo-lhe uma outra sonoridade e, quiçá, de melhor qualidade, ou que vá ao encontro do seu gosto.

Todavia, haverá que fazer uma audição criteriosa das duas opções, para poder decidir.

Não esquecer um pormenor muito importante: a escolha do cabo digital, a qual pode ser uma grande dor de cabeça, no caso de se optar por um DAC externo. É que os conversores são habitualmente caprichosos e exigir um boa sinergia com o transporte, a qual é muito dependente do cabo de ligação. Por outro lado, este é mais um elemento da cadeia, a acrescer ao custo final do equipamento, pelo que os preço final poderá ficar muito mais próximo do valor de um integrado novo.

Abraço e boas audições,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Pontos/Reputação : 91

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 20:05

Boa tarde,

O Primare CD32 é o candidato mais provável, se a opção for a compra de um novo leitor.
Ouvi a semana passada no meu sistema (que esta semana já está com uma configuração diferente!!!!).
Tenho uma proposta honesta com a retoma do Marantz.

Também recomendaram o Audio Analogue Maestro Rev. 2.0 e o Krell s-350a. O primeiro já ouvi com o meu amplificador, mas nunca no meu sistema em casa. O segundo já ultrapassa o meu orçamento.

Relativamente aos DACs não tenho nenhuma referência.

Vi o PS Audio Digital Link iii e gostei da qualidade de construção. Já reparei que foi descontinuado e substituído pelo NuWave DAC.
Estou curioso quanto a este. Nunca ouvi produtos desta marca. Quem conhece?
Talvez esteja disponivel no Audioshow.

Cumprimentos,

Manuel Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  frncscraimundo 21/11/2012, 20:23

Exerimente ouvir o DAC da Rega; o seu preço é bastante acessível e tenho a certeza que não deixa ninguém ficar mal. Apesar de tudo, nunca ouvi nenhum DAC dedicado, seja de que marca for, pelo que não poderei afirmar coisa alguma.

Boas audições,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 20:30

É um bom DAC mas para o meu caso não serve.
Não tem saídas balanceadas.

Cumps,

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  99112 21/11/2012, 20:59

boas

quanto a DAC´s pode sempre tenatr e/ou experimentar o Musical Fidelity M1 DAC (tenho um destes) e o Audiolab M-DAC.
ambos têm saídas balanceadas.
são de marcas credenciadas, para o bem e para o mal.
um DAC é mais versátil mas também concordo que um leitor dedicado, por norma, será sonicamente superior.

cumps

99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Pontos/Reputação : 145

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 21:00

MGomes escreveu:Caros Foristas,

Sei que já se escreveu muito neste forum sobre DACs.
Grande parte do pessoal usa o DAC para ler ficheiros a partir do PC.
Não é o meu caso.
Eu procuro um DAC, com saídas XLR, para usar estas na ligação ao amplificador – Krell 300iL.
O meu leitor (Marantz SA-15S1) não tem saídas balanceadas. Já testei algumas vezes, inclusive com um baratinho DAC Magic, as duas ligações, com cabos de qualidade, e o sistema soa bem melhor com estas ligações (XLR).
O único formato que uso atualmente é o “velhinho” CD.
Após colocar esta questão em duas lojas da especialidade, e atendendo que a prioridade vai continuar a ser o CD, a recomendação foi investir num novo leitor.
Entre um DAC até 1.000,00€ -marantz como transporte- e um novo leitor de CD até 2.500,00€, qual a melhor opção?

Cumps,

M. Gomes

Esta questão das ligações XLR é mais uma das muitas histórias que fazem parte do universo dos mitos ai-ende...

Se bem entento tenciona substituir o seu leitor de CDs porque este não tem saídas XLR.
Tendo em conta que procura efectuar um upgrade a primeira pergunta óbvia é a seguinte: quais são as deficiências que encontra no desempenho (som) do Marantz (com as saídas RCA)?
Segue-se uma outra questão: após a comparação o desempenho do DACMAGIC com ambas as saídas o que o levou a preferir a ligação XLR?

No seu lugar eu ficava com o Marantz e investia antes em música.
Se a vontade de mexer no sistema for muita porque não investe num D/AC com correcção acústica DSP:

http://www.dspeaker.com/en/products/20-dual-core.shtml

Os benefícios serão certamente infinitamente superiores aos de uma ligação balanceada...

Boas escutas,
Ricardo

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  frncscraimundo 21/11/2012, 21:10

Que amplificador usa? como deve calcular, o facto do amplificador ter entradas balanceadas não significa necessariamente que o amplificador o seja; e uma ligação balanceada só terá vantagens se o circuito do amplificador o for, também. Na grande maioria dos casos, sobretudo em amplificadores de baixo custo, os construtores colocam entradas balanceadas, mas mais não fazem do que aumentar o ganho associado a essas entradas, em pelo menos 3dB, o que torna a sensação de espacialidade ou resolução maior.

Boas audições, apesar de tudo.
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 21:11

frncscraimundo escreveu:1ª (e única) regra: quanto mais recente for o conversor, mellhor soará. Isto é válido tanto para DAC's externos como para leitores de CD integrados.

Fiquei curioso...pode elaborar o seu raciocínio?

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 21:14

frncscraimundo escreveu:Que amplificador usa? como deve calcular, o facto do amplificador ter entradas balanceadas não significa necessariamente que o amplificador o seja; e uma ligação balanceada só terá vantagens se o circuito do amplificador o for, também.

Pensei que a única vantagem das ligações balanceadas tinha a ver com um melhor desempenho na condução de sinais de baixa intensidade (p.ex. microfones) em cabos de grande comprimento (distâncias de 50m ou algo do género).

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  frncscraimundo 21/11/2012, 21:18

onga-ku escreveu:Segue-se uma outra questão: após a comparação o desempenho do DACMAGIC com ambas as saídas o que o levou a preferir a ligação XLR?

Ricardo

Não percebo a que propósito vem o DAC Magic, pois o MGomes nunca o referiu Very Happy Razz

Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 21:20

Ora beija lá outra bez...

MGomes escreveu:O meu leitor (Marantz SA-15S1) não tem saídas balanceadas. Já testei algumas vezes, inclusive com um baratinho DAC Magic, as duas ligações, com cabos de qualidade, e o sistema soa bem melhor com estas ligações (XLR).

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  frncscraimundo 21/11/2012, 21:22

Já tentei editar a minha resposta, pois vi que me enganei. Peço desculpa aos intervenientes pelos meus considerandos caluniosos (ou falso testemunho).

Bem haja a todos,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 21:25

frncscraimundo escreveu:Já tentei editar a minha resposta, pois vi que me enganei. Peço desculpa aos intervenientes pelos meus considerandos caluniosos (ou falso testemunho).

Bem haja a todos,
Francisco Raimundo

No problemo, amigo.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 22:35

Esta questão das ligações XLR é mais uma das muitas histórias que fazem parte do universo dos mitos ai-ende...

Se bem entento tenciona substituir o seu leitor de CDs porque este não tem saídas XLR.
Tendo em conta que procura efectuar um upgrade a primeira pergunta óbvia é a seguinte: quais são as deficiências que encontra no desempenho (som) do Marantz (com as saídas RCA)?
Segue-se uma outra questão: após a comparação o desempenho do DACMAGIC com ambas as saídas o que o levou a preferir a ligação XLR?

Se a vontade de mexer no sistema for muita porque não investe num D/AC com correcção acústica DSP:

Os benefícios serão certamente infinitamente superiores aos de uma ligação balanceada...

Boas escutas,
Ricardo[/quote]

Caro Ricardo,
Quando coloquei a questão – ligação XLR vs RCA – numa loja da especialidade, a resposta que obtive foi que a única diferença seria no ganho.
Na semana passada o profissional esteve na minha casa para demonstração do Primare CD32.
Após alguns testes, com as duas ligações do CD32, confirmou que a performance era superior com as ligações balanceadas. E não era devido ao ganho de sinal. Maior dinâmica, transparência e palco.
A justificação que apresentou foi que este amplificador – Krell 300iL – terá componentes da ligação RCA de qualidade inferior???
Ficar com o Marantz após ouvir o CD32, com ligação balanceada, é pouco provável.
A opção é encontrar um DAC com desempenho equivalente a um custo significativamente inferior. O Marantz é um bom leitor, com excelente qualidade de construção, que me custa substituir. Mas para tirar o melhor rendimento da amplificação tenho de usar uma fonte com saídas XLR. Ou então estou errado e os meus ouvidos estão a trair-me!!!! Bem, não são só os meus...
Mas não sofro de “upgradite” crónica e sou partidário de ouvir música em detrimento de ouvir componentes. Mas de vez em quando….
D/AC com correção acústica SDP nunca ponderei. Simplesmente porque nunca pensei no assunto.

Cumps

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 22:41

MGomes escreveu:
onga-ku escreveu:Esta questão das ligações XLR é mais uma das muitas histórias que fazem parte do universo dos mitos ai-ende...

Boas escutas,
Ricardo

Caro Ricardo,
Quando coloquei a questão – ligação XLR vs RCA – numa loja da especialidade, a resposta que obtive foi que a única diferença seria no ganho.
Na semana passada o profissional esteve na minha casa para demonstração do Primare CD32.
Após alguns testes, com as duas ligações do CD32, confirmou que a performance era superior com as ligações balanceadas. E não era devido ao ganho de sinal. Maior dinâmica, transparência e palco.
A justificação que apresentou foi que este amplificador – Krell 300iL – terá componentes da ligação RCA de qualidade inferior???
Ficar com o Marantz após ouvir o CD32, com ligação balanceada, é pouco provável.
A opção é encontrar um DAC com desempenho equivalente a um custo significativamente inferior. O Marantz é um bom leitor, com excelente qualidade de construção, que me custa substituir. Mas para tirar o melhor rendimento da amplificação tenho de usar uma fonte com saídas XLR. Ou então estou errado e os meus ouvidos estão a trair-me!!!! Bem, não são só os meus...
Mas não sofro de “upgradite” crónica e sou partidário de ouvir música em detrimento de ouvir componentes. Mas de vez em quando….
D/AC com correção acústica SDP nunca ponderei. Simplesmente porque nunca pensei no assunto.

Cumps

M. Gomes

A única razão que encontro para que tenha notado diferenças deverá estar na metodologia utilizada para comparar as ligações; se a ligação XLR tem maior ganho é natural que se escutem diferenças sempre que esse ganho não for compensado quando efectuar a escuta da ligação RCA.
Quanto ao vendedor, quer vender...

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 22:44

onga-ku escreveu:Ora beija lá outra bez...

MGomes escreveu:O meu leitor (Marantz SA-15S1) não tem saídas balanceadas. Já testei algumas vezes, inclusive com um baratinho DAC Magic, as duas ligações, com cabos de qualidade, e o sistema soa bem melhor com estas ligações (XLR).

Erro meu. Queria dizer: Ligação balanceada do DacMagic VS ligação RCA do Marantz.

Nunca liguei o DacMagic por RCA.

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MGomes 21/11/2012, 22:53

O vendedor teve o quidado de compensar o ganho.
E claro que quer vender. Mas não acredito que esteja a usar a diferença das ligações para justificar a venda do CD32.
O CD32 é melhor que a minha fonte atual. Este é o argumento para a venda.
Se o custo da operação vale o ganho em qualidade de som? Estou a digerir.

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2012, 23:00

MGomes escreveu:O vendedor teve o quidado de compensar o ganho.

Depreendo que ele utilizou um equipamento de medição.

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  MGomes 22/11/2012, 21:08

Por acaso não.

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 23/11/2012, 09:32

Na minha opinião isso é suficiente para invalidar o teste.

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  MGomes 23/11/2012, 11:14

Bom dia,

O objetivo do dia era testar o CD32 no meu sistema.
A diferença entre as duas ligações só foi testada, porque o profissional em causa, antes de se deslocar a minha casa, estava convencido que não existiria diferença nenhuma. E era o que queria provar com o teste (que eu nem pedi para fazer).
No final admitiu que estava enganado.
Não duvido do homem.
Teste efetuado com o Primare.
Já começo a ter dúvidas é entre a ligação XLR do DacMagic e a ligação RCA do Marantz.
Aqui admito que posso ter sido induzido em erro. Quando fiz a audição do DM não foi tido em consideração o ganho adicional das balanceadas. Nem fui alertado na altura para este fator. E se foi propositado, com o objetivo de facilitar a venda, é grave. Sou cliente à mais de 10 anos no fornecedor em causa e confio (confiava?) nas pessoas que me atenderam.
Apesar de não ter colocado o post para discutir este assunto, agradeço ter-me alertado para este “pormenor”.

Cumps,

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 23/11/2012, 11:36

Note que não estou a colocar em causa a integridade do vendedor, apenas a metodologia utilizada na avaliação comparativa.
Para além da questão do equilíbrio dos níveis há também que ter em atenção o género de música e de gravação utilizado no teste e aproveitando o auxílio do vendedor pode mesmo efectuar um teste cego que é a única forma de não ser influenciado pela vista.
Quais foram as suas impressões relativamente às diferenças entre o Marantz e o Primare?
De acordo com a avaliação técnica efectuada pela Stereophile o desempenho do modelo anterior (CD31) é praticamente irrepreensível, embora isso também se verifique no teste do Marantz CD5004...

R

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  MGomes 23/11/2012, 11:57

Só testei Primare - XLR vs RCA, e Marantz + DAC vs Primare por ligações balanceadas.

Quando tiver tempo e oportunidade testo Marantz e Primare.
Como parti do pressuposto que teria de ligar o leitor por ligação balanceada, que o Marantz não tem, não me preocupei com a confrontação direta entre os dois.

Logo que possível coloco minha opinião sobre as diferenças.

Hoje tenho vou ter um dia muito preenchido e amanhã a malta quer sair às 7:45h para o Audioshow!

Cumps

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 24/11/2012, 15:05

Pela amena cavaqueira que os intervenientes neste tópico tiveram até agora, até parece que se estão a comparar componentes topo de gama procurando de um modo minucioso diferenças entre equipamentos no sentido de encontrar o melhor dos melhores (leitores de CD ou DACs) e que no fim um será eleito por uma margem minima.

Esqueçam o ganho (embora este deva prefencialmente ser igual aquando das comparações), esqueçam os testes cegos, senhores desculpem a franqueza, mas se o MGomes esta disposto a investir 2500€ para melhorar o sistema e dado que o seu sistema actual não é um topo de gama, será licito que note diferenças para melhor quando introduzir o leitor de CD ou DAC que ira merecer a sua eleição, se assim não acontecer, ou seja, se não for capaz de dizer sem margem para dúvidas que o seu elito soa melhor estando a ouvi-lo de costas para as colunas, com os ganhos nivelados ou não então não vale a pena a sua aquisição. Passos para o lado na evolução do sistema não valem, é dinheiro deitado fora, daí a dias está novamente a pensar em upgrade.

Numa coisa o Ricardo tem razão, ha coisas mais importantes que a troca de ligações RCA para balanceadas. Em casa de um amigo também noto diferenças entre ligação balanceada e RCA, sendo que a primeira soa ligeiramente melhor, mas isso depende do leitor de CD e amplificador, ou seja da qualidade de implementação dos dois tipos de saída, depende também dos cabos de interligação, no sistema deste amigo gostei mais da ligação balanceada, mas nen tudo eram rosas. Algumas marcas conceituadas nem sequer disponibilizam entradas/saídas balanceadas nos seus produtos. Mas se o MGomes nota diferenças assinalaveis para o sistema residente quando introduz o Primare no su sistema através das ligações balanceadas é sempre uma opção a ter em conta aquando do upgrade.

Já agora gostaria que o MGomes nos indicasse as dimensões da sala, bem como as colunas que possui para poder dar uma opinião mais fundamentada.

Bom fim de semana

manel1

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  MGomes 25/11/2012, 10:39

Pretendo fazer uma apresentação do meu sistema. E sua evolução nos ultimos anos.
Logo que consiga inserir imagens no forum.

Cumps,

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MGomes 25/11/2012, 14:11

Cá está a planta da sala:

Upgrade Fonte Plantasalamanuelgomes

Colunas Sonus Faber Grand Piano Home

ou

SF Cremona (aquisição em análise)

Ver post "A evolução do sistema"

Cumps,

M. Gomes

MGomes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  enxuto 25/11/2012, 17:38

MGomes escreveu:

Eu já tive um DAC um pouco mais caro que os 1000€ e gostava mas um só aparelho = menos ligações, menos um aparelho, mais simplicidade.

A menos que interesse ouvir música com outra fonte apostava num aparelho em vez de um DAC externo.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo