Pergunta Pertinente
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Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
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Pergunta Pertinente
Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?


ajca- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
Normalmente precisam de algum tempo, no entanto algumas marcas não reconhecem esta necessidade.
O tempo de rodagem depende das colunas no entanto as colunas com tweeters de diamante (B&W, Usher) são das que necessitam de mais tempo. A B&W não reconhece esta necessidade mas nos vários testes realizados à serie 800D consideram que necessita de pelo menos 120horas, a Usher especifica um mínimo de 60 horas mas só a partir de 180 horas é que considera que atinge o desempenho máximo.
O tempo de rodagem depende das colunas no entanto as colunas com tweeters de diamante (B&W, Usher) são das que necessitam de mais tempo. A B&W não reconhece esta necessidade mas nos vários testes realizados à serie 800D consideram que necessita de pelo menos 120horas, a Usher especifica um mínimo de 60 horas mas só a partir de 180 horas é que considera que atinge o desempenho máximo.
jpinto- utilizador dedicado
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Re: Pergunta Pertinente
ajca escreveu:Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?![]()
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Olá bom dia
Há quem defenda que o "período de rodagem" de colunas é nada mais nada menos que o período de tempo de habituação que os ouvidos do proprietário levam a habituar-se à novas colunas.
Cumps
audiobio- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
ajca escreveu:Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?![]()
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As colunas, como componente mecânico que são, mudam o som com o tempo...
Necessitam portanto, ao contrário dos cabos e outros componentes electrónicos, de um periodo de rodagem para darem o seu melhor.
Claro está que esse periodo varia consoante a marca... mas é de esperar que seja algo (em média) na casa das 50/60 horas. Periodos de 300 h é que são para habituação dos ouvidos...

Admira-me que esta questão ainda se coloque no fórum dado que é consensual a necessidade de rodagem dos drivers. Durante este periodo as suspensões/borrachas etc "amaciam" devido à perda da rigidez inicial.
Aliás, umas colunas com, digamos, 20 anos de uso intensivo já não tocam da mesma forma que tocavam inicialmente e esse é factor preponderante na compra de usados...
Cumps,
JP
Joao Paulo- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
audiobio escreveu:ajca escreveu:Boas maltinha, um colega fez uma pergunta que não soube responder com certezas e por isso recorro a vossa ajuda porque acho ser uma pergunta pertinente, as colunas sendo novas tambem precisam de perido de rodagem vulgo queima, se sim +- quanto tempo?![]()
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Olá bom dia
Há quem defenda que o "período de rodagem" de colunas é nada mais nada menos que o período de tempo de habituação que os ouvidos do proprietário levam a habituar-se à novas colunas.
Cumps
Não esquecer que as colunas também têm componentes electrónicos, ou seja o crossover, como tal é normal que também necessite de ''rodagem''.
Anda para aí muita gente a dizer que isso de periodo de queima dos equipamentos é uma moda dos audiófilos e que na verdade não é mais que um periodo de habituação, para esses eu digo: Deixem a alta fidelidade ou vão ao otorinolaringologista, pois alguma coisa pode estar a correr mal com os ouvidos

manel1- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: Pergunta Pertinente
A experiência que tenho de colunas novas que passaram pelas minhas mãos é que as mudanças notadas após rodagem foram sempre mudanças subtis, nunca nada de drástico, como às vezes é relatado e felizmente nunca precisei de ir ao otorino.
Para além dos aspectos mecânicos mencionados, algumas das mudanças que se notam podem estar relacionadas com variações de humidade e temperatura entre condições de armazenamento e de audição.
Se umas colunas não agradam à primeira audição, na minha opinião, dificilmente irão melhorar de forma significatica.
Cumps
Para além dos aspectos mecânicos mencionados, algumas das mudanças que se notam podem estar relacionadas com variações de humidade e temperatura entre condições de armazenamento e de audição.
Se umas colunas não agradam à primeira audição, na minha opinião, dificilmente irão melhorar de forma significatica.
Cumps
audiobio- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
audiobio escreveu:A experiência que tenho de colunas novas que passaram pelas minhas mãos é que as mudanças notadas após rodagem foram sempre mudanças subtis, nunca nada de drástico, como às vezes é relatado e felizmente nunca precisei de ir ao otorino.
Para além dos aspectos mecânicos mencionados, algumas das mudanças que se notam podem estar relacionadas com variações de humidade e temperatura entre condições de armazenamento e de audição.
Se umas colunas não agradam à primeira audição, na minha opinião, dificilmente irão melhorar de forma significatica.
Cumps
Viva
Concordo quando diz que se umas colunas não agradam na quando não estão rodadas as diferenças depois da rodagem poderão não ser assim tantas a ponto de se gostar delas, isso certamente será mais verdade para colunas de baixo preço/performance, mas quando a fasquia esta mais alta todos os pormenores contam e este não se deve menosprezar.
Também há quem diga que o sistema áudio soa tão bem quando se liga como depois de umas horas ligado, outros ficam pelo meio e dizem que basta alguns minutos, pois eu digo que no inverno o meu sistema precisa de pelo menos duas horas a tocar para soar no seu melhor e se a sala estiver fria nem chega a aquecer. Costumo comprovar isso colocando a mão no amplificador de potência e quando este não esta bem quente a música é outra e infelizmente a diferença não é pequena.
Peguei na sua frase para dar a minha opinião sobre o assunto, nem sequer é uma critica destinada a sí, pois apenas pegou na opinião de outros, é certo que cada caso é um caso e eu falo do meu.
Cumprimentos
manel1- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: Pergunta Pertinente
A "comunidade" matrixhifi contactou uma série de fabricantes de colunas e de altifalantes sobre esta questão.
Aqui estão as respostas:
http://www.matrixhifi.com/contenedor_rodajealtavoces.htm (castelhano)
http://www.matrixhifi.com/ENG_contenedor_rodajealtavoces.htm (inglês)
Ricardo
ATC
“We do not consider 'burn in' an issue. When our loudspeakers leave the factory they are in perfect working order and their performance will not change over time unless they are not cared for or get very old.
I think 'burn in' was probably invented by hi-fi dealers so that when they sell a cable for 500 euros and the customer complains he can't hear any difference the dealer can tell them it needs 'burning in'. After the customer has waited for two weeks for the cable to 'burn in' he has forgotten how his system sounded in the first place and can't be bothered to complain again.
Hearing stories of 2300 Euro cables makes me quite angry. You can't put all the blame with the dealer, he is heavily influenced by the press who push benefits of cable and yes, perhaps manufacturers who do not believe in 'hi-end' cable should do more to let their customers know. I think the trick is to go to Hi-Fi shops wearing a blindfold. If it was only your ears you used to choose equipment then you would probably have a better system.
The facts are, no cable can improve the sound. A poor cable can only degrade the sound. I think that a lot of the 'sound' certain cables produce are down to problems with the design. For example, a cable with high capacitance attenuating the high frequencies.
Alot of it is also down to 'system tuning'. I think this is another silly idea - using a 'dull' component to cancel the effect of a 'bright' component. If manufacturers designed high performance, neutral components in the first place then this would not be needed. But saying that, with Hi-Fi, it is down to personal preferance.
As I think you have guessed, there are no magical solutions. Good audio equipment comes from good engineering. There are some psycho-acoustic phenomenon that we do not understand, but every other characteristic of an audio system can be measured accurately using modern test equipment. If a manufacturer does not have data to back up their claims then they are probably making it up.”
Aqui estão as respostas:
http://www.matrixhifi.com/contenedor_rodajealtavoces.htm (castelhano)
http://www.matrixhifi.com/ENG_contenedor_rodajealtavoces.htm (inglês)
Ricardo
ATC
“We do not consider 'burn in' an issue. When our loudspeakers leave the factory they are in perfect working order and their performance will not change over time unless they are not cared for or get very old.
I think 'burn in' was probably invented by hi-fi dealers so that when they sell a cable for 500 euros and the customer complains he can't hear any difference the dealer can tell them it needs 'burning in'. After the customer has waited for two weeks for the cable to 'burn in' he has forgotten how his system sounded in the first place and can't be bothered to complain again.
Hearing stories of 2300 Euro cables makes me quite angry. You can't put all the blame with the dealer, he is heavily influenced by the press who push benefits of cable and yes, perhaps manufacturers who do not believe in 'hi-end' cable should do more to let their customers know. I think the trick is to go to Hi-Fi shops wearing a blindfold. If it was only your ears you used to choose equipment then you would probably have a better system.
The facts are, no cable can improve the sound. A poor cable can only degrade the sound. I think that a lot of the 'sound' certain cables produce are down to problems with the design. For example, a cable with high capacitance attenuating the high frequencies.
Alot of it is also down to 'system tuning'. I think this is another silly idea - using a 'dull' component to cancel the effect of a 'bright' component. If manufacturers designed high performance, neutral components in the first place then this would not be needed. But saying that, with Hi-Fi, it is down to personal preferance.
As I think you have guessed, there are no magical solutions. Good audio equipment comes from good engineering. There are some psycho-acoustic phenomenon that we do not understand, but every other characteristic of an audio system can be measured accurately using modern test equipment. If a manufacturer does not have data to back up their claims then they are probably making it up.”
_________________
"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."
Thomas Jefferson
ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador
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Pontos/Reputação : 4662
Re: Pergunta Pertinente
Ricardo,
Já agora convinha transcrever a resposta da ScanSpeak, bem mais reveladora de que sabem do assunto:
“I checked with the head R&D engineer for Scan-Speak, and here is how he responded to your question:
The drive units are not "burned in" when they leave our factory. However, the Thiele/Small parameters for Scan-Speak drivers are always given for units that are burned in - for the simple reason that it makes the designer's job easier, as all speakers will end up being burned in. Speaker units will automatically burn in when they are being used. If you buy a brand new speaker system (which normally is not burned in), complete burn-in will take about a month - depending on how often (and how loud) you listen to music. During burn-in the sound quality should improve.
There is a fast way to do it and the speaker designer should burn in the units (especially the woofers) before tuning the cabinet volume, damping material and port length (vented speaker) and trimming the cross-over network.
All you need is a sine wave generator and a power amplifier. Keep the drive unit in free air. Set the frequency to about 75% of the expected free air resonance frequency of the drive unit and turn up the voltage until the cone reaches full excursion without making mechanical noise. Let it run for 5 minutes and the job is done.
Notice that only Scan-Speak parameters are given for burned in drivers. You can expect the free air resonance frequency to drop about 10% (in some cases even up to 15% - the stiffer the spider, the bigger the change) during break-in. Naturally this affects the Q-values (they go down) and the equivalent volume (Vas goes up), as it is the suspension compliance that increases.”
É fácil perceber que a borracha das suspensões e as spiders vêm mais duras no inicio e ficam mais flexíveis ao fim duns dias de uso...
Já agora convinha transcrever a resposta da ScanSpeak, bem mais reveladora de que sabem do assunto:
“I checked with the head R&D engineer for Scan-Speak, and here is how he responded to your question:
The drive units are not "burned in" when they leave our factory. However, the Thiele/Small parameters for Scan-Speak drivers are always given for units that are burned in - for the simple reason that it makes the designer's job easier, as all speakers will end up being burned in. Speaker units will automatically burn in when they are being used. If you buy a brand new speaker system (which normally is not burned in), complete burn-in will take about a month - depending on how often (and how loud) you listen to music. During burn-in the sound quality should improve.
There is a fast way to do it and the speaker designer should burn in the units (especially the woofers) before tuning the cabinet volume, damping material and port length (vented speaker) and trimming the cross-over network.
All you need is a sine wave generator and a power amplifier. Keep the drive unit in free air. Set the frequency to about 75% of the expected free air resonance frequency of the drive unit and turn up the voltage until the cone reaches full excursion without making mechanical noise. Let it run for 5 minutes and the job is done.
Notice that only Scan-Speak parameters are given for burned in drivers. You can expect the free air resonance frequency to drop about 10% (in some cases even up to 15% - the stiffer the spider, the bigger the change) during break-in. Naturally this affects the Q-values (they go down) and the equivalent volume (Vas goes up), as it is the suspension compliance that increases.”
É fácil perceber que a borracha das suspensões e as spiders vêm mais duras no inicio e ficam mais flexíveis ao fim duns dias de uso...
Re: Pergunta Pertinente
Há várias interpretações para o termo "burn-in". Em sistemas de informação o "burn-in" significa um "stress test", em que um determinado componente ou o sistema completo (p.e. PC) é colocado em funcionamento no limite da suas capacidades, em ciclos repetidos durante um certo tempo, tipicamente 24h. Se o equipamento "sobreviver" a esta situação em principio estará em condições de aguentar muitos anos sem qualquer problema. Em geral todos os equipamentos passam no processo de fabrico e montagem por um teste deste, pode depois o utilizador final voltar a repetir com software próprio para garantir que está tudo a funcionar em avarias ou limitações.
Já em sistemas mecânicos o termo significa aquilo a que chamamos "rodagem", que consiste num funcionamento em condições próximas da utilização normal, durante um certo intervalo de tempo, para permitir uma acomodação suave e progressiva de todos os elementos que constituem o sistema. Em geral qualquer sistema mecânico necessita de um período de "rodagem", nem que este seja muito curto, como aquele é necessário para o sistema estar nas condições reais de funcionamento, com nivelamento de temperatura, viscosidade, etc.
Seja em que situação for, ninguém pode esperar diferenças significativas entre as situações (antes e depois da rodagem), porque uma variação acentuada de parâmetros pode significar que algo não está bem, pois isso significa um desvio das especificações do equipamento.
Já em sistemas mecânicos o termo significa aquilo a que chamamos "rodagem", que consiste num funcionamento em condições próximas da utilização normal, durante um certo intervalo de tempo, para permitir uma acomodação suave e progressiva de todos os elementos que constituem o sistema. Em geral qualquer sistema mecânico necessita de um período de "rodagem", nem que este seja muito curto, como aquele é necessário para o sistema estar nas condições reais de funcionamento, com nivelamento de temperatura, viscosidade, etc.
Seja em que situação for, ninguém pode esperar diferenças significativas entre as situações (antes e depois da rodagem), porque uma variação acentuada de parâmetros pode significar que algo não está bem, pois isso significa um desvio das especificações do equipamento.
pbarata- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
De todas as controvérsias e "teorias da conspiração" não fazia ideia que a rodagem das colunas (é o termo em portugues) ainda fosse posta em causa. Há colunas que pouco se alteram durante o período de rogagem mas há colunas que são intragáveis após desembaladas. Não tem nada a ver com habituação! São diferenças demasiado grandes para sequer equacionar qualquer tipo de efeito placebo.
A maioria das unidades de produção não tem tempo nem espaço para deixar as colunas a rodar durante 100h. Se a ATC o faz, bom para ela.
A maioria das unidades de produção não tem tempo nem espaço para deixar as colunas a rodar durante 100h. Se a ATC o faz, bom para ela.
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Gustavo Rosa
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Re: Pergunta Pertinente
A suspensão irá deteriorar-se com o uso, com o tempo e até com a maldita poluição (mais rápida ou lentamente dependendo do material).
As suspensões em espuma, p. ex., são famosas pela sua fragilidade:

As suspensões em espuma, p. ex., são famosas pela sua fragilidade:

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Re: Pergunta Pertinente
Sim a rodagem deve ser de uma hora ou duas a funcionar com força, mais que isso não acredito...
Belas colunas onga!!! adoro JBL antigas!
Belas colunas onga!!! adoro JBL antigas!
HUGODM- Membro Audiopt
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Re: Pergunta Pertinente
HUGODM escreveu:Sim a rodagem deve ser de uma hora ou duas a funcionar com força, mais que isso não acredito...
Quando comprei umas Martin Logan Vantage lembro-me que demoraram cerca de 100 horas a "abrir". E não teve nada a ver com habituação, pois fui comparando sempre com o par de colunas do meu estúdio caseiro.
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membana
onga-ku escreveu:A suspensão irá deteriorar-se com o uso, com o tempo e até com a maldita poluição (mais rápida ou lentamente dependendo do material).
As suspensões em espuma, p. ex., são famosas pela sua fragilidade:
Poa caso já tinha reparado que as colunas com membrana em espuma e tecido deterioram-se mais facilmente que as de cilicone...

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