Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Ir em baixo

Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura) Empty Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Mensagem  andrelopes 7/6/2011, 10:22

Boas,

tenho um sistema Cambridge Soundworks DTT3500 já "antiguinho" que sempre se portou muito bem, se não me engano já lá vão 11 anos nas minhas mãos sempre a funcionar como home cinema. Aqui fica a imagem para quem não conhece:
Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura) Cambridge-soundworks-dtt3500-164e-460

Infelizmente, de há um ano para cá, o amplificador está a entregar a alma ao criador. Enquanto o amp não "aquece" as colunas emitem um ruído constante, uns estalos fortes, e funcionam aos soluços. Durante muito tempo bastava ligar tudo meia hora antes de querer usar mas agora já não há volta a dar, fica sempre aos soluços, raramente estabiliza. Já há uns tempos que pensava em gastar dinheiro num sistema novo para a sala mas queria aproveitar este para o escritório, substituindo o ainda mais antigo sistema 4.1 que tenho no PC... sim, sou um gajo poupadinho !! LaughingLaughingLaughing
Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura) 133042eleclg

Pesquisei e encontrei esta solução que aparentemente resolve este problema. É preciso substituir três "condensadores" (não sei é o nome correcto) soldando tudo na placa do amp. Podem ver a explicação e imagens aqui. O meu problema é que não sei soldar, apesar de ter ferro de soldar, e não faço a mínima ideia onde encontrar material deste tipo. Será que conhecem alguma loja onde possa levar o amp e eles substituirem/soldarem tudo ?? Ou onde possa comprar o material e depois lá me tento "safar" com as soldaduras ??

Obrigado desde já por qualquer ajuda... aproveito para informar que sou de Lisboa / Azambuja.
Abraço
andrelopes
andrelopes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Pontos/Reputação : 12

Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura) Empty Re: Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Mensagem  Mango 7/6/2011, 12:35

porque é que não treinas com uma board de um aparelho qualquer velho que tenhas em casa? quanto a material, se fores de lisboa tens uma serie de casas nas portas de santo antão ou então a dimofel, na av da liberdade. em Almada tens a radipeças.

no link que mesteste a unica coisa que tens que fazer é susbtituires 3 condensadores electroliticos: um de 100 micro Farads(uF), outro de 47 e outro de 22uF. Todos de 16 volts. O ideal era teres um chupa-solda...aqueces a soldadura em primeiro lugar, retiras a solda que fica com esse chupa-solda e colocas o novo condensador. esses 3 condensadores são baratissimos...não é preciso comprares a mesma marca.

se fosse para dessoldar um smd ainda percebia a tua retinência mas esses são faceis.

EDIT:não tinha visto que és de Lisboa. Se fores às portas de santo antão gastas mais em gasoleo que o preço dos caps...qualquer loja de electronica orientas isso.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura) Empty Re: Avaria DTT3500 (condensadores... soldadura)

Mensagem  andrelopes 7/6/2011, 13:02

Mango escreveu:porque é que não treinas com uma board de um aparelho qualquer velho que tenhas em casa? quanto a material, se fores de lisboa tens uma serie de casas nas portas de santo antão ou então a dimofel, na av da liberdade. em Almada tens a radipeças.

no link que mesteste a unica coisa que tens que fazer é susbtituires 3 condensadores electroliticos: um de 100 micro Farads(uF), outro de 47 e outro de 22uF. Todos de 16 volts. O ideal era teres um chupa-solda...aqueces a soldadura em primeiro lugar, retiras a solda que fica com esse chupa-solda e colocas o novo condensador. esses 3 condensadores são baratissimos...não é preciso comprares a mesma marca.

se fosse para dessoldar um smd ainda percebia a tua retinência mas esses são faceis.

EDIT:não tinha visto que és de Lisboa. Se fores às portas de santo antão gastas mais em gasoleo que o preço dos caps...qualquer loja de electronica orientas isso.

Obrigado pelas dicas. O próximo passo será então ir comprar os três condensadores, seja às Portas de Santo Antão ou à Dimofel, eu desloco-me de metro não há problema... no entanto, não vou arriscar ser eu a tentar soldar. Apesar de me desenrascar nos DIY, electonica não é mesmo comigo, abro verdadeiras crateras em placas que só precisam do buraco do tamanho de uma agulha !! hehehe

Achas que em algumas destas lojas me poderão soldar isto ? e valores terás alguma noção ? eu levo as imagens impressas e indico exactamente quais são para substituir. Se alguém daqui se disponibilizar para fazer este "biscate" não terei qualquer problema em pagar por isso.

P.S.: obrigado aos moderadores por terem deslocado este topic para a secção correcta, fiquei na dúvida quando o abri, lamento o engano Wink
andrelopes
andrelopes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Pontos/Reputação : 12

Mensagem  Mango 7/6/2011, 13:53

as lojas que te mencionei são de venda de componentes...não sei se porventura têm esse serviço. já não vou lá há uns bons anos.

que potência é o teu ferro de soldar? porque não treinas um pouco com um placa velha que tenhas aí por casa?...é que se levares isso a um técnico qq vai-te cobrar uns trocos valentes em mão de obra...quer dizer há tecnicos e técnicos. repara que se isso fosse dificil eu não te dizia para fazeres isto...mas são apenas 3 caps eleltroliticos...podia dar-se o caso do pcb ser multilayer e danificares as camadas interiores no processo,mas duvido muito.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: