Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

2 participantes

Ir para baixo

FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  Vítor Almeida 28/5/2011, 11:16

Viva

Ontem tive algum tempo e liguei o meu portatil com Win 7 por cabo HDMI ao AVR Pioneer LX73. Estive a fazer experiências. Tinha alguns dos meus CD ripados para WAV, alguns para MP3 e uns ficheiros de teste da Lynn que vão até FLAC 192KHz/24bits. No portátil usei o Windows Media Player (WMP) (uso tão pouco que ainda não me dei ao trabalho de procurar e assentar noutro; nesta aparelhagem uso mais o leitor de BD e streaming via o leitor BD) e configurei a saída no sound -> driver HDMI para 192KHz/24bit. Tudo o que tinha no portatil tocou no AVR, desde WAV até FLAC 192/24. O AVR indicava no visor fs: 192KHz e PCM.

Com a configuração indicada antes, os MP3 que ainda tenho "gaguejavam". Deixaram de o fazer quando configurei a saida do sound -> driver para 44.1KHz/16bit (ainda tenho de perceber porquê). Deve ter a ver com as alterações de frequência de amostragem necessárias (upsampling).

Penso que o portatil com WMP está a colocar na saída HDMI o sinal em PCM linear (LPCM), fazendo o WMP a conversão dos vários formatos, inclusive de FLAC para PCM linear.

Depois de mais alguma "investigação":
Estive a tentar perceber como funcionava o WMP vs HDMI vs AVR PIO LX73 e, pelo que consegui apanhar, parece-me que o portatil faz a descompressão de FLAC para PCM linear (LPCM) e envia o LPCM para o cabo HDMI. O AVR limita-se a reproduzir LPCM com frequência de amostragem até 192KHZ. O trabalho de converter FLAC para LPCM está a ser realizado pelo portátil (WMP).
Tenho de arranjar forma de enviar FLAC directamente para o AVR (o portátil servir apenas de transporte), através de uma das outras entradas digitais (USB, por exemplo) para ver como é que o AVR se comporta (pelo manual não deve reconhecer o formato).
Actualmente tudo o que é FLAC até 24bit/192KHz consegue tocar no AVR a partir do portátil via HDMI.

Resumindo: O WMP no PC converte de FLAC para LPCM, este é enviado via HDMI para o AVR e este converte para analógico. Parece-me que este AVR nem sabe o que é FLAC.

Alguma sugestão ou ideia para outros testes de compatibilidade?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty Re: FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  ughö 31/5/2011, 21:06

O WMP lê FLAC ?! Instalou alguma coisa para que isso acontecesse ?

Já agora (corrijam-me os mais entendidos) mas penso que um ficheiro FLAC é um ficheiro WAVE comprimido sem perdas por isso não deixa de ser um ficheiro que transporta informação LPCM que apenas necessita de ser descompactada (como se um ficheiro ZIP ou RAR) e não convertida.

cumprimentos
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Interesses : musica; fotografia
Pontos/Reputação : 285

FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty Re: FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  Vítor Almeida 1/6/2011, 07:23

Viva

Há tempos atrás andei à procura da Net e instalei uns decoders (não me lembro quais mas depois vou ver).

O FLAC é um formato comprimido sem perdas (espécie de ZIP para ficheiros de som) e o WMP, quando tenho o HDMI ligado ao portátil, limita-se a descomprimir e a enviar LPCM para o AVR. Pode enviar com débito binário até 192KHz (faz upsampling quando necessário), o débito é alterado no driver da interface HDMI.
Para experimentar usei também as colunas do PC e aí o WMP faz a descodificação para analógico (como não podia deixar de ser). O som no AVR pareceu-me bom (é sempre subjectivo), nas colunas do portátil ... é o que se espera das colunas de um portátil.

Estou a fazer estas experiências com HDMI com um Asus eeePC 1201N com Win 7 e um AVR Pioneer SC-LX73. Como referi antes instalei decoders que "apanhei" na Net e o WMP mostra os FLAC nas suas listas.
Usei como material a reproduzir ficheiros que a Lynn tem para teste de som de alta resolução e outros ficheiros a 96 e 192 KHz/24 bit que descarreguei de outros locais.

Também fiz experiência com o WMP e acesso remoto via WLAN. Como o meu AVR não tem DLNA Crying or Very sad , usei o leitor de BluRay Sony BDP770 como transporte e suporte do streaming (DNLA), neste caso apenas WAV, o FLAC não é suportado (tenho de fazer mais experiências). O WMP portou-se bem como servidor a correr noutro portátil (Asus G2 com Win 7). Um destes dias, quando houver disponibilidade, hei-de experimentar o Foobar. Actualmente não tenho queixas do WMP.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo