Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DacMagic para AVR Pio 520

Ir em baixo

DacMagic para AVR Pio 520 Empty DacMagic para AVR Pio 520

Mensagem  _nimitz_ 19/4/2011, 11:34

Meus caros,

Já existem tópicos sobre o DacMagic, mas abro este, por uma razão especifica, não é para incorporar num sistema puramente stereo.
Para os que não conhecem, o meu actual sistema é este:
https://www.audiopt.net/t11048p75-o-meu-sistema

Neste momento, com o media center ligado por HDMI ao Pio, a descodificar PCM para stereo, gosto bastante do som. Sobretudo em boas gravações FLAC que tenho. Algumas delas em conversões de Vinyl, com uma qualidade soberda.
Adicionalmente tenho um SONY CDP-XE27. O DAC do Sony, não encontrei referências, apesar de soar bem (mas o som parece algo abafado). Já o transporte é igual ao de um CA 640c.

Assim a questão que vos coloco, contando com a vossa experiência, é se terei ganhos significativos (que justifiquem cerca de 300€ de investimento) adquirindo o DacMagic, ligando o MediaCenter e o Leitor Sony por óptico a este, e o Dac ao AVR por analógico.

Logicamente qualquer opinião mais formada da minha parte apenas poderei tecer depois de ouvir. Mas gostava de ter a vossa opinião como ponto de partida. Olhando para os números, deverei ter ganhos....agora se para o ouvido justifica os €€€.....!
Wink

Desde já agradeço a ajuda.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

DacMagic para AVR Pio 520 Empty Re: DacMagic para AVR Pio 520

Mensagem  Joao Paulo 19/4/2011, 11:54

Se a introdução de um DacMagic vai melhorar, ou não, o som... penso que é difícil responder, só testando.

Do meu ponto de vista pessoal, só vai adicionar mais complexidade ao sistema, com ganhos marginais.

Portanto, neste caso em concreto e para melhorar a qualidade final, eu vendia o Pio actual... e com o resultado da venda + valor a investir no DacMagic... avançava para um AV melhor tipo Denon 1911, onde estou certo que os ganhos seriam mais palpáveis.

Por vezes não vale a pena andar às voltas, com passos ao lado. Escrevo por experiência própria.

Cumps,

JP

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Pontos/Reputação : 819

Mensagem  _nimitz_ 19/4/2011, 12:06

Realmente só testando.
É que a minha questão é mesmo essa: se não estarei a complicar, e a esvaziar a carteira, sem ter o respectivo retorno no "ouvido".
A própria aquisição do Dac, neste momento não está prevista. É apenas uma sondagem.
A troca do Pio... essa nem sequer entra na equação. (ou isso ou saía eu Laughing )

Com o meu actual set, acho que "fecho a loja" durante bastante tempo.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo 19/4/2011, 12:14

_nimitz_ escreveu:
Com o meu actual set, acho que "fecho a loja" durante bastante tempo.

Talvez seja uma boa opção, pelo menos durante algum tempo.

Ainda assim, se a "upgradite aguda" persistir... será bom saber que existem alternativas ao dacmagic... mais baratas e também muito interessantes.... Smile

http://www.homehifi.co.uk/products/Caiman.html

http://www.audiophonics.fr/poppulse-pcm1796-mkii-dac-usb20-24bit192khz-p-4996.html
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 19/4/2011, 13:43

O primeiro parece interessante. Apenas não tem OUT digital para efectuar bypass, mas também não tinha interesse.
O segundo, está em baixo.

Mas realmente, para já, acho que não vou mexer. Claro que se conseguisse testar no meu set....o DacMagic ou outro melhor.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Lotp 19/4/2011, 16:41

Eu estou na mesma, estou a usar os DAC de um receiver AV Denon para ler FLAC proveniente de um WD TV Live, mas ando mortinho por experimentar um Dacmagic neste setup.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Pontos/Reputação : 206

Mensagem  _nimitz_ 19/4/2011, 18:22

Lotp escreveu:Eu estou na mesma, estou a usar os DAC de um receiver AV Denon para ler FLAC proveniente de um WD TV Live, mas ando mortinho por experimentar um Dacmagic neste setup.

Very Happy

Até pode ser que cheguemos à conclusão que não vale a pena, mas ao menos testamos.
Isso é que era!
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista 20/4/2011, 19:03

Eu tenho um DacMagic e é um excelente produto!
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Pontos/Reputação : 442

Mensagem  _nimitz_ 23/5/2011, 08:05

Meus caros,

Tenho o DacMagic em testes no meu sistema desde a passada 5ªfeira.
Tenho ligado ao DAC o media center XTreamer e o leitor de CDs SONY CDP-XE27, ambos por cabo óptico (AudioQuest Optilink-A).
O DAC está por sua vez ligado ao AVR Pio VSX-520 por IC Audioquest G-Snake, em modo PURE DIRECT.

Em breve, colocarei as ilações.

Mas a primeira que posso dizer, é que a introdução do DAC num sistema destes, não tem uma influência transformacional (tipo da noite para o dia) como um par de colunas, mas sim uma influência correctiva.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 23/5/2011, 09:13

As colunas são sem dúvida alguma o componente que mais influencia o desempenho do sistema.
Ao contrário da electrónica, um par de colunas são é o componente que introduz maior distorção e cuja resposta de frequências é menos plana; esta última é ainda bastante influenciada pelas características da sala, pelo posicionamento das colunas e pela topologia das próprias caixas.
É por isso que defendo que uma grande fatia do orçamento deverá ser dedicada às colunas.

Boas escutas,
onga-ku

Última edição por onga-ku em 23/5/2011, 12:00, editado 1 vez(es)

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  vfarias 23/5/2011, 10:30

Concordo... agora é ter cuidado com um ataque de "upgradite" subita... Very Happy

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  _nimitz_ 23/5/2011, 11:03

vfarias escreveu:Concordo... agora é ter cuidado com um ataque de "upgradite" subita... Very Happy

Caro vfarias,

O que quer dizer com a sua afirmação?
Segundo a sua opinião, não deverei consumar o upgrade?
Obrigado.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vfarias 23/5/2011, 11:57

Nada disso, antes pelo contrário, um DAC é sempre uma boa opção, e aproveitando os comentários do Onga e os seus, provavelmente as colunas (como elemento de extrema relevância num sistema) poderão/ deverão ser seu o proximo upgrade, ou seja, as diferenças sónicas seriam sem sombra de dúvida qualitativas em relação ao que poderia eventualmente ganhar com a aquisição do DAC Magic.

O meu comentário não representa desprimor para o DAC, antes pelo contrário pois tem inumeras vantagens, o que pretendo afirmar é que o investimento em colunas de outro patamar, talvez se traduzisse em mais ganho. São opções. Era interessante poder ter também para testes outro par de colunas a tocar com o seu sistema actual para comparar nas suas audições.

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  _nimitz_ 23/5/2011, 13:00

vfarias escreveu:Nada disso, antes pelo contrário, um DAC é sempre uma boa opção, e aproveitando os comentários do Onga e os seus, provavelmente as colunas (como elemento de extrema relevância num sistema) poderão/ deverão ser seu o proximo upgrade, ou seja, as diferenças sónicas seriam sem sombra de dúvida qualitativas em relação ao que poderia eventualmente ganhar com a aquisição do DAC Magic.

O meu comentário não representa desprimor para o DAC, antes pelo contrário pois tem inumeras vantagens, o que pretendo afirmar é que o investimento em colunas de outro patamar, talvez se traduzisse em mais ganho. São opções. Era interessante poder ter também para testes outro par de colunas a tocar com o seu sistema actual para comparar nas suas audições.

Obrigado pelo esclarecimento. Agora percebi.
Estamos os três em sintonia, quanto às colunas trazerem muito mais para o ouvido. Mas essas já eu contemplei em upgrade. Foi o primeiro! Smile e estou muito satisfeito com elas.
Apenas fiz o comentário, pois sei que outros foristas tinham a mesma vontade de experimentar o DacMagic. E não fosse esperarem uma "revolução" no sistema... Tal não acontece (à primeira impressão).
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 26/5/2011, 10:41

Ora, vamos lá às primeiras ilações!

Ao ligar, não temos uma reacção oooohhhhuuuuu!
Como já referi, não causa impacto.

Com uma escuta mais cuidada e prolongada, notamos as maravilhas que o pequeno aparelho faz.

Leitor de CDs SONY CDP-XE27
A diferença do DAC interno para o DacMagic, nota-se sobretudo com o Minimum Filter.

Media Center XTreamer
Aqui, efectuei 3 testes: DACMagic, DAC do Pio, e DAC do XT. O último saiu logo da equação.
Relativamente ao DAC do Pio, o DACMagic, em traços gerais retira a assinatura digital.

De forma mais aprofundada, o que o DACMagic faz é o permitir ouvir "o silêncio da música". Ou seja, permite escutar cada instrumento de forma isolada, e sem atropelar o som da próxima nota. Corrijam-me os entendidos, isto é a correcção do "timing", certo?
Com o Linear Filter, nota-se uma definição soberda, não que com o DAC do Pio não se note, nota-se, mas com o DACMagic é uma definição mais seca e directa. Com o Minimum Filter, perde um pouco de definição mas ganha musicalidade, e as vozes neste filtro ganham um timbre bem mais real, é o som mais parecido com o analógico. O Steep Filter, não gostei tanto.....e não o escutei muito tempo. Mas hei-de ir lá com mais tempo.

Se no início, quando passei do que tinha para o DACMagic não senti impacto, já o contrário não se pode dizer. Se passar do DACMagic para o que tinha..... Sad Não tem nada a ver, nota-se mais a transição para pior!

Até ao fim de semana tomo a decisão final, mas acho que não voltarei atrás! Smile
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ruifigueiredo 26/5/2011, 15:03

Caro nimitz, quero felicita-lo pelo report que escreveu porque, pelo menos do meu ponto de vista, foi muito claro, simples e útil. Não se tratou de um retrato deslumbrado cheio de conceitos daqueles que ainda me custam a entender sem ouvir nem um enaltecimento gratuito do aparelho só porque "já cá está e já o paguei". Gostei mesmo. Só uma dúvida - percebo que não tenha sido um wow com o CD nem com o Pio (agradeço a sinceridade), mas pelo que percebi, para tocar com um Xtreamer e um amp stereo tipo nad 316, este dac será uma mais valia estrondosa, não?
ruifigueiredo
ruifigueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 98
Ocupação : Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses : A minha Família, a minha música e os meus livros.
Pontos/Reputação : 131

Mensagem  _nimitz_ 26/5/2011, 15:49

ruifigueiredo escreveu:Caro nimitz, quero felicita-lo pelo report que escreveu porque, pelo menos do meu ponto de vista, foi muito claro, simples e útil. Não se tratou de um retrato deslumbrado cheio de conceitos daqueles que ainda me custam a entender sem ouvir nem um enaltecimento gratuito do aparelho só porque "já cá está e já o paguei". Gostei mesmo. Só uma dúvida - percebo que não tenha sido um wow com o CD nem com o Pio (agradeço a sinceridade), mas pelo que percebi, para tocar com um Xtreamer e um amp stereo tipo nad 316, este dac será uma mais valia estrondosa, não?

Caro Rui,
Obrigado pelas palavras.
Tentei demonstrar da forma mais fiel possível o que senti. Eu próprio quando o levei para casa estava com muita curiosidade e na esperança de um wooww, mas conscientemente a refutar qualquer efeito placebo! O resultado dessa combinação foi esta análise. É de facto um bom equipamento!
No meu sistema gostei das melhorias obtidas. Noutros sistemas pode ter mais ou menos influência.
No NAD316 não consigo opinar. No entanto uma coisa é certa, para ligar o XT ao NAD, precisa do DAC para ter qualidade. Pois ligando o XT ao NAD por RCA, será o XT a efectuar o trabalho todo...e isso não vai querer. Smile

_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ruifigueiredo 26/5/2011, 15:53

Era precisamente o que pensava. No seu sistema, visto o pio já possuir um dac razoável, não há woow Very Happy mas julgo que o meu tem muito a ganhar com essa caixinha.
ruifigueiredo
ruifigueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 98
Ocupação : Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses : A minha Família, a minha música e os meus livros.
Pontos/Reputação : 131

Mensagem  _nimitz_ 26/5/2011, 15:59

ruifigueiredo escreveu:Era precisamente o que pensava. No seu sistema, visto o pio já possuir um dac razoável, não há woow Very Happy mas julgo que o meu tem muito a ganhar com essa caixinha.

Vale sempre a pena experimentar.
Tem um XTreamer? Ligado por RCA ao NAD?
Se sim, aconselho vivamente a testar o DacMagic. Estou certo que no final o resultado será bem melhor do que o meu. Smile
Mas volto a referir, não ser wooww não quer dizer que seja mau. Muito antes pelo contrário. Por vezes, as primeiras impressões induzem-nos em erro.

Em jeito de brincadeira...
DacMagic = Mágico, mas diferente de "Milagreiro"! Smile
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo 27/5/2011, 09:02

_nimitz_ escreveu:Ora, vamos lá às primeiras ilações!

Ao ligar, não temos uma reacção oooohhhhuuuuu!
Como já referi, não causa impacto.

Com uma escuta mais cuidada e prolongada, notamos as maravilhas que o pequeno aparelho faz.

Leitor de CDs SONY CDP-XE27
A diferença do DAC interno para o DacMagic, nota-se sobretudo com o Minimum Filter.

Media Center XTreamer
Aqui, efectuei 3 testes: DACMagic, DAC do Pio, e DAC do XT. O último saiu logo da equação.
Relativamente ao DAC do Pio, o DACMagic, em traços gerais retira a assinatura digital.

De forma mais aprofundada, o que o DACMagic faz é o permitir ouvir "o silêncio da música". Ou seja, permite escutar cada instrumento de forma isolada, e sem atropelar o som da próxima nota. Corrijam-me os entendidos, isto é a correcção do "timing", certo?
Com o Linear Filter, nota-se uma definição soberda, não que com o DAC do Pio não se note, nota-se, mas com o DACMagic é uma definição mais seca e directa. Com o Minimum Filter, perde um pouco de definição mas ganha musicalidade, e as vozes neste filtro ganham um timbre bem mais real, é o som mais parecido com o analógico. O Steep Filter, não gostei tanto.....e não o escutei muito tempo. Mas hei-de ir lá com mais tempo.

Se no início, quando passei do que tinha para o DACMagic não senti impacto, já o contrário não se pode dizer. Se passar do DACMagic para o que tinha..... Sad Não tem nada a ver, nota-se mais a transição para pior!

Até ao fim de semana tomo a decisão final, mas acho que não voltarei atrás! Smile

Num sistema são as colunas que provocam o maior impacto, que provocam aquele factor wow...
os restantes elementos já depende...
por exemplo trocar um amp AV por um stereo também provoca diferenças dramáticas em musica, mas já os leitores de CD e outras fontes onde incluo os DACs provocam diferenças muito menores e mais subtis, mais de evolução do que revolução

Agora com esta experiência mais prática começas a entender os que defendem (onde eu me incluo) que as maiores diferenças, em sistemas de entrada, estão sempre nas colunas...

Eu não vou tão longe a afirmar, como alguns defendem, que os leitores de CD são todos iguais... mas quando falamos de fontes as diferenças embora importantes, não são dramáticas como trocar um par de colunas

Eu manteria o CA, já que é um equipamento que abre várias possibilidades de evolução do sistema.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  _nimitz_ 27/5/2011, 09:17

Joao Paulo escreveu:por exemplo trocar um amp AV por um stereo também provoca diferenças dramáticas em musica
Esta é a única que gostaria ainda de experimentar (bem mais para a frente).
Se bem que tenho o problema de integração do Stereo com o Multicanal, pois o Pio VSX520 não permite pré-amp das colunas frontais.

Joao Paulo escreveu:mas já os leitores de CD e outras fontes onde incluo os DACs provocam diferenças muito menores e mais subtis, mais de evolução do que revolução
Exactamente!

Joao Paulo escreveu:Eu manteria o CA, já que é um equipamento que abre várias possibilidades de evolução do sistema.

Já está "colado" ao móvel! Laughing
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado