Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação MikeJazz

Ir em baixo

Apresentação MikeJazz Empty Apresentação MikeJazz

Mensagem  MikeJazz 1/4/2011, 10:08

Meus Caros,

Já ando por aqui há algum tempo mas cumpre-se agora o ritual da apresentação.

Sou sobertudo um amante de música, que se acompanha dela em muitos momentos importantes e no dia-a-dia.
Em criança, o que havia para consumir na casa eram as caixas de LP das selecções do Readers Digest, que incluíam pérolas como a colecção super completa dos Abba e do Neil Diamond. Mais os habituais "tops" do ano, umas coisas de fado com o Rodrigo, ou discos do José Cid (não, não estava lá o famoso de rock sinfónico, era mais do género "macaco que gosta de banana" ).
Lá fui pondo as cassetes e os LP a rodar (a estragar também)...e assim fui andando.

As 12 anos começei a ouvir muito rock sinfónico, por acesso aos discos de um amigo mais velho, que fazia um programa de rádio, sobretudo Pink Floyd.

Com os PF ganhei o gosto pela diversidade de sons, pelo lado conceptual dos álbuns, pela profundidade dos temas, tudo aquilo era um novo mundo a descobrir...e por aí fora fui descobrindo também Genesis, Supertram, ou seja, tudo bandas completamente fora da minha geração. Acompanhei com menos entusiasmo coisas como U2, a mainstream pop...Ouvia coisas dos meus amigos da onda "punk", também com menor entusiasmo.

A estudar em Coimbra, tinha umas explicações de matemática que continham um ritual de descompressão, a meio da sessão: chá servido com bolinhos, e música!
Aquela professora tinha um fraquinho por um disco que entrou imediatamente no meu imaginário: Era o Koln Concert do Keith Jarrett. Esse som, essa expressividade do piano, marcou-me de forma indelével, e parece-me que levava essa música sempre dentro de mim, para todo o lado. Nessas sessões de estudo, íamos ouvindo também alguma musica clássica, Leo Ferré e portugueses na onda do Fausto, Sérgio Godinho e, sobretudo, José Afonso. Este último também me marcou pela eficácia das mensagens, a clareza da voz, a força (e sem qualquer interferência da idelogia à parte).

Um belo dia, ainda a passear por Coimbra, tive curiosidade em ouvir uns discos diferentes na Almedina - essa mítica casa de discos...
Os primeiros LP e CD de jazz foram o Extensions do Dave Holland (LP), uma colectânea do Stan Getz (em CD) e o Tribute do Keith Jarrett.
A partir deste início, foi disparar em múltiplas direcções, aproveitando a força do jazz absorver outras tendências, estilos e culturas.
Inicialmente sem sistema hi-fi em casa digno desse nome, a ida para Lisboa foi bem aproveitada absorvendo muita música ao vivo, quer no HCP, na Gulbenkian, no CCB, enfim, por todos os palcos onde era possível...Esta aprendizagem levou ao desejo de dispor de um sistema mais capaz de por os musicos a tocar na sala...

Normalmente consumo muito jazz, algum blues, e de tudo um pouco, desde clássica, rock, pop, muita pop "alternativa", e um cheirinho de electrónica.

Claro que isto coloca algum desafio no sistema, que é obrigado a reproduzir uma música cheia de nuances na interpretação, estruturas rítmicas diversas, grande dinâmica, etc. O sistema Sony "midi" não estava à altura das exigências!

Pode-se dizer que um sistema a sério começou apenas há cerca de 5 anos.
apercebi-me que a Linn estava mais "à frente", em termos de tecnologia: umas pequenas katan operadas de forma activa (crossovers dedicados, 4 amplificadores) davam uma música viciante, mas com um custo que achava exorbitante...eram 2000 Contos antigos!
Com a ida à Audioteam, trouxe um sistema "full-rega" que já me satisfez por muitos anos, e dos quais ainda uso as Rega Naos com grande prazer...

E chegamos o ponto de hoje, onde tenho:

Sistema principal:
Media server: Drive Lacie Cinema_HD 1TB
Fontes digitais: Rega Planet CD ; Linn Sneaky (digital streamer);
Ponto de Controlo: Apple iPAD com PlugPlayer.
Controlo e Amplificação: Lyngdorf TDAI2200 (com room perfect)

Colunas: Rega Naos.

Segundo sistema:
Fonte/controlo/amplificação: Linn Sneaky com o mesmo ponto de controlo.
Colunas: Rega RS1.

Sistema Desktop:
AudioPro L2 (colunas activas, crossovers digitais, e interface wireless com PC)

Neste momento a upgradite aguda aponta para fazer evoluir as colunas ao nível do resto do sistema!
E claro, não confiar muito no media server, que precisa de uma solução mais segura, robusta e de melhor desempenho!

Um Abraço a todos

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 54

Apresentação MikeJazz Empty Re: Apresentação MikeJazz

Mensagem  luis lopes 1/4/2011, 13:22

bem vindo a este forum Very Happy
isso é que foi uma apresentação!!
se quiseres partilhar umas fotos no "meu sistema",...
Apresentação MikeJazz 346205
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3131

Mensagem  manel1 1/4/2011, 18:46

luis lopes escreveu:bem vindo a este forum Very Happy
isso é que foi uma apresentação!!
se quiseres partilhar umas fotos no "meu sistema",...
Apresentação MikeJazz 346205

O Luís já disse tudo Apresentação MikeJazz 981259

manel1

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Fernando Novais 1/4/2011, 18:52

Seja bem vindo lol!
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1764

Mensagem  Digitalillusions 2/4/2011, 16:24

"Boa Mike" Laughing bem vindo ao fórum.
É giro que em grande parte das apresentações dos membros do fórum, existem muitos pontos que temos em comum.
O tipo de música que começámos a ouvir por influência dos irmãos mais velhos, o gosto depois pelo alta fidelidade,etc.
Digitalillusions
Digitalillusions
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 289
Ocupação : Técnico de som RTP
Interesses : edição video - informática -
Pontos/Reputação : 405

http://www.digitalillusions.pt.vu

Mensagem  Orion 2/4/2011, 17:26

Obrigado pela partilha e pela saudosa apresentação que, em certos momentos, me fez lembrar pormenores dos meus próprios primórdios com a música. Os inicios dos anos 80 (e talvez também um pouco os finais de 70) foram mesmo a génese para muitos de nós, independentemente dos géneros musicais que depois se evoluiu. Mas também eu oiço hoje diferentes estilos e géneros com grande prazer dependendo obviamente da disposição ou inspiração do momento. Um bem-haja e desfrute deste espaço com prazer Wink .

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2573

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado