Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

musica em formato "enlatado"

Ir em baixo

musica em formato "enlatado" Empty musica em formato "enlatado"

Mensagem  facso 30/3/2011, 20:30

boa noite a todos,

cada vez mais se fala dos novos formatos de ficheiros de musica e maneiras de ouvir esta...

resolvi abrir este tópico com a intenção de poder contar com a opinião de todos vós, os que me a quiserem dar, sobre que maneira se poderá obter a melhor e superior qualidade deste novos formatos que temos "enlatados" em PCs e discos duros...

estou na duvida sobre que opção hei-de tomar...

- se adquirir um pequeno notebook, dedicado apenas para correr algum programa de musica (género winamp/foodbar/etc), que terá ligado a este um disco duro que terá armazenado todos os ficheiros áudio.
por sua vez este notebook terá ligado a um DAC externo que fará a ligação ao sistema principal.

ou

- se hei-de adquirir um squeezbox touch, por vez do notebook, que terá na mesma um disco externo agregado também por usb, com também a devida ligação a um DAC externo.

no fundo e resumindo, estou indeciso entre um notebook dedicado ou um squeezbox touch.
o que procuro é a apçao capaz de me puder oferecer melhor qualidade sonora e melhor estabilidade a nível de sinal de fonte.

grato a todos os que puderem contribuir e quiserem opinar!

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

musica em formato "enlatado" Empty Re: musica em formato "enlatado"

Mensagem  Vítor Almeida 31/3/2011, 00:46

Viva

Tenho um problema parecido. Actualmente utilizo quase exclusivamente CD e SACD e, por vezes, alguns CD "ripados" em formatos lossless para disco duro. No caso do disco duro tenho uma "caixa" (Memup) que passa o sinal digital para o AVR que o descodifica. Como evolução, sobretudo para minha comodidade e melhor qualidade de som, gostaria de adquirir outra "caixa" que me permitisse descodificar FLAC (até 192KHz/24 bits) para analógico e fazê-lo entrar depois no AVR (o meu AVR não descodifica FLAC). É a escolha desta "caixa" que me deixa dúvidas pela qualidade do sinal analógico. Aquela que refere é uma possibilidade mas existem outras como a Dune HD Max que podem ser uma alternativa (chipset melhores). Existem ainda outras alternativas, umas mais baratas, outras bem mais caras. Os artigos que se encontram na imprensa não são esclarecedores. Preocupam-se exageradamente com as facilidades de utilização via rede, etc. e menos com a qualidade do som que disponibilizam, que é o que, para além da comodidade na utilização, eu procuro.
Existe também a possibilidade de utilizar um PC e um DAC mas não me parece que eu queira ter um dos meus portateis presos a essa tarefa embora já tenha visto boas soluções, quer com PC, quer com MAC. Não excluo porém esta possibilidade.
No meu caso, se a "caixa" para além de ser boa em som 2.0, também conseguir ser boa em som 5.1 e em video, melhor (no meu caso estes dois últimos podem entrar em digital no AVR e serem descodificados por este)!

Penso que este será o futuro, independentemente de podermos aqui ou ali dar uma "voltinha" com os vinis.

Espero que outros contribuam para este tópico e que este sirva para um melhor esclarecimento deste assunto.

Cumprimentos

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  ricardo onga-ku 31/3/2011, 09:11

Caro Vítor,

Pode também recorrer à solução utilizada pelo paulom (e que me parece a mais eficaz) que liga a Squeezebox a um DAC externo (no caso concreto um leitor da Esoteric).
Quanto às ligações do armazenamento ao streamer e segundo os testes da Stereophile, a ligação por wireless ou por bluetooth é (ainda) demasiado deficiente para ser utilizada em alta fidelidade.

Cumprimentos,
音楽

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  jpinto 31/3/2011, 13:33

Não precisas de ligar ao AVR por analógico, pelo menos a squeezebox touch tem saída digital óptica e coax que podes ligar ao AVR. A questão é saber qual o DAC melhor: o do AVR ou o interno da Squeezebox?
O AVR não precisa de descodificar FLAC pois essa descodificação é feita na Squeezebox.
Das squeezebox que existem pelo que tenho lido o modelo Touch tem algumas melhorias em relação aos outros (excluo o Transporter SE que está noutra gama de preços), jitter, dac ...

Tens duas possibilidades de trabalhar com a squeezebox touch:
1. ligada por lan a um servidor (não necessita de estar na sala = menos ruido), é a configuração aconselhada.
2. Ligada a um disco externo pela porta USB. Esta configuração pode apresentar alguns inconvenientes.
a) a escolha do disco externo, se for alimentado em principio não tem problemas se não é necessário escolher um disco com consumo baixo.
b) quando inseres o disco o squeezebox vais indexar/reorganizar as musicas o que leva algum, muito, tempo se forem muitas, penso que se adicionares poucas musicas é bastante mais rápido.
c) já li que pelo facto de activares o servidor local pode influenciar o desempenho, mas quem usa esta configuração não se tem queixado.

Podes usar um Ipod, IPhone, Ipad etc, como comando Very Happy

Tem havido alguma "discussão" sobre a qualidade necessária do DAC externo que supera o interno.

Alguns sites:
Reviews:
http://www.stereophile.com/mediaservers/logitech_squeezebox_touch_network_music_player/index.html
http://www.itwriting.com/blog/reviews/review-logitech-squeezebox-touch

Compatibilidade dos discos:
http://wiki.slimdevices.com/index.php/Squeezebox_Touch_-_USB_Compatibility

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 265
Pontos/Reputação : 418

Mensagem  facso 31/3/2011, 23:16

boa noite vitor,

para ser sincero, nem pus a hipótese de obter nada do género de "media center", ou aparelhos de xtreamrs que façam tbm a vertente vídeo... pois só me interessa realmente o áudio para este dispositivo, e pretende-se portanto retirar o melhor proveito sonoro desta solução.

a minha indecisão baseia-se então em saber qual será das duas opções que me oferecerá uma melhor performance na reprodução de ficheiros no sistema principal.

boa noite jpinto,

uma das minhas intenções era mesmo ter um disco duro sempre agregado e quase em exclusivo ligado ao "touch" apenas para reprodução de ficheiros áudio.... foi interessante os pontos inconvenientes por si levantados para esta opção.

terão elas impacto na qualidade áudio dos ficheiros a ser reproduzido? se sim, na sua opinião, em que?

cumprimentos

facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto 1/4/2011, 13:41

Estamos os dois no mesmo dilema pois a utilização da squeezebox com um disco exclusivo ligado à porta USB é a que mais me convém. Tenho lido sobre o assunto e não consigo chegar a nenhuma conclusão concreta Sad

Em resumo:
1. Quem utiliza com o disco ligado directamente não diz nada sobre a possível influencia no audio. Preocupa-se mais com a escolha do disco, os tempos de indexação inicial. Descobri que não é necessário desligar o disco para adicionar mais musicas, pode ser feito pela rede (mesmo wi-fi) Smile.

2. Quem utiliza o servidor externo não faz comparação com a qualidade via disco ligado directo por USB. No entanto aconselha a desligar o servidor interno e a não utilizar a conversão interna do FLAC e propõem vários alterações.

3. Já vi opiniões que os DACs internos não são maus e que só vale a pena a utilização de um DAC externo se este for de uma gama superior a, por exemplo, um DacMagic, mais uma vez não tenho dados técnicos para comprovar.

Tenho visto outros equipamentos mas acabam por ser todos muito mais caros. A utilização de um computador com saída digital não me seduz.

Nos últimos tempos não tenho pesquisado muito sobre o assunto pois necessitava de meditar sobre o que realmente pretendo, até agora cheguei às seguintes premissas:
1. Colocar toda a colecção de CD em formato que caiba num disco rigido, assim posso arrumar os CDs em local menos acessível.
2. Pesquisar e encontrar o que quero ouvir rapidamente, muitas vezes tenho dificuldade em encontrar a obra que quero ouvir.
3. Possibilidade de compra de obras em formado FLAC, WAV, etc com maior "resolução". Neste ponto a primeira reacção foi puramente de bits e Bytes e pretendia 24bits/192Khz, no entanto na prática penso que os 24bits/96Khz são suficientes.

Vou retomar as pesquisas sobre este assunto e se encontrar algo de relevante postarei aqui.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku 1/4/2011, 14:53

No meu caso existem duas razões de peso que têm atrasado a minha adesão ao audio digital s/ disco: a primeira é que das muitas dezenas de CDs que comprei no ano passado não mais do que duas ou três gravações estão disponíveis em formato de alta definição e a segunda é que aprecio imenso o acto de percorrer a minha discoteca em busca de um álbum para escutar, de manusear as capas e ler as notas que acompanham cada edição.

Deste modo a minha experiência neste domínio resume-se a algumas tentativas de gravação das emissões Eurovisão de concertos ao vivo pela Antena 2.
Para este fim utilizo um conversor (ou placa externa) A/D e D/A 24/96 da M-Audio com ligação Firewire.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  jpinto 1/4/2011, 14:58

Ao reler o teste da Stereophile encontrei nas medidas a nota que em termos de jitter não há qualquer diferença entre o uso do servidor externo e o interno Very Happy

"Finally, the Squeezebox Touch's jitter performance remained unchanged, whether it was playing the 16-bit diagnostic Miller-Dunn tone via WiFi or stored on a USB-connected drive." from http://www.stereophile.com/content/logitech-squeezebox-touch-network-music-player-measurements

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  jpinto 1/4/2011, 15:03

onga-ku escreveu:... de manusear as capas e ler as notas que acompanham cada edição.

Aí está um ponto vista que me deixa musica em formato "enlatado" 16044
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  facso 1/4/2011, 17:54

jpinto escreveu:em termos de jitter não há qualquer diferença entre o uso do servidor externo e o interno Very Happy

caro jpinto, diga-me pfv a que servidores externos e internos se refere?
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  thendless 1/4/2011, 18:39

Se me permitem a questão, se o ouvinte já possuir um leitor de CD interessante não é possível conectar uma outra fonte (netbook, squeezbox,...) a esse mesmo leitor de CD para usufruir do seu DAC? Ou há vantagens específicas em se ter um DAC dedicado?

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 70
Pontos/Reputação : 123

Mensagem  ricardo onga-ku 1/4/2011, 20:42

A principal razão para não se usar a placa interna de um PC deve-se ao facto de este este "gerar" e "adicionar" demasiado ruído ao sinal.
E pelo que tenho lido, esse ruído existe mesmo que se utilize uma saída eléctrica (S/PDIF) para ligar o PC a um DAC externo.

As três soluções alternativas para ligar um DAC a um PC são:

USB - a mais comum, mas que requer um DAC que faça reclocking dos dados (ligação assíncrona ou semelhante) pois é protocolo que gera elevados níveis de jitter e a maioria dos DACs não lê ficheiros com frequência de amostragem superior a 96KHz

Firewire - rara no ambiente WinOS e em equipamentos de uso doméstico

Toslink (óptica) - rara no ambiente WinOS

Quanto às vantagens de se adicionar um DAC externo a um leitor de CDs isso irá depender do leitor de CDs e do DAC em questão mas o problema do jitter e do reclocking mantém-se.

Neste momento os fabricantes começam a lançar modelos de leitores de CD com entrada USB que podem ser uma forma de se evitar mais uma caixa mas não sei se os modelos de entrada de gama fazema reclocking.

Para quem procura investir num bom DAC com entrada USB que efectue reclocking recomendo o Benchmark:

musica em formato "enlatado" Dac1usbblackwhitebg

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  facso 2/4/2011, 11:10

thendless escreveu:Se me permitem a questão, se o ouvinte já possuir um leitor de CD interessante não é possível conectar uma outra fonte (netbook, squeezbox,...) a esse mesmo leitor de CD para usufruir do seu DAC? Ou há vantagens específicas em se ter um DAC dedicado?

so ira conseguir aplicar essa situação se o CDP em causa possuir entradas digitais para o processamento de outras fontes com o seu dac interno... por exemplo o novo audiolab, ou o C.A. topo da gama 800 e tal. (e 40 penso eu), entre outros...
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso 2/4/2011, 11:15

onga-ku escreveu:A principal razão para não se usar a placa interna de um PC deve-se ao facto de este este "gerar" e "adicionar" demasiado ruído ao sinal.
E pelo que tenho lido, esse ruído existe mesmo que se utilize uma saída eléctrica (S/PDIF) para ligar o PC a um DAC externo.

As três soluções alternativas para ligar um DAC a um PC são:

USB - a mais comum, mas que requer um DAC que faça reclocking dos dados (ligação assíncrona ou semelhante) pois é protocolo que gera elevados níveis de jitter e a maioria dos DACs não lê ficheiros com frequência de amostragem superior a 96KHz

Firewire - rara no ambiente WinOS e em equipamentos de uso doméstico

Quanto às vantagens de se adicionar um DAC externo a um leitor de CDs isso irá depender do leitor de CDs e do DAC em questão mas o problema do jitter e do reclocking mantém-se.

Neste momento os fabricantes começam a lançar modelos de leitores de CD com entrada USB que podem ser uma forma de se evitar mais uma caixa mas não sei se os modelos de entrada de gama fazema reclocking.

Para quem procura investir num bom DAC com entrada USB que efectue reclocking recomendo o Benchmark:

musica em formato "enlatado" Dac1usbblackwhitebg

e a solução apresentada pela M2tech caro onga-ku? o hifice:

http://www.m2tech.biz/hiface.html

considera na sua opinião que poderia ser uma solução para os problemas que apresentou dos reclocking sem ter de se adquirir um DAC com o nível de preços do benchmark?
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso 2/4/2011, 11:20

onga-ku escreveu:
soluções alternativas para ligar um DAC a um PC são:

?! scratch

onga-ku escreveu:
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 2/4/2011, 11:39

facso escreveu:e a solução apresentada pela M2tech caro onga-ku? o hifice:

http://www.m2tech.biz/hiface.html

considera na sua opinião que poderia ser uma solução para os problemas que apresentou dos reclocking sem ter de se adquirir um DAC com o nível de preços do benchmark?

Nunca vi uma avaliação técnica desse equipamento.
Mas se a ligação USB gera elevados níveis de jitter e o mesmo se passa com a S/PDIF...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 2/4/2011, 11:43

Link para uma lista de D/ACs c/ ligação USB asincrona

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 2/4/2011, 11:48

facso escreveu:
onga-ku escreveu:

?! scratch

Tenho sempre alguma dificuldade a responder a perguntas que consistem em pontos de interrogação...
Mas se a ligação Toslink não é rara no ambiente WinOS, acabaram-se os problemas.

facso escreveu:
onga-ku escreveu:

Será que esta citação levantou alguma questão?
É que aqui nem sequer vejo o ponto de interrogação...

Mas posso acrescentar que existem placas internas de audio para PC com saída S/PDIF.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  facso 2/4/2011, 12:06

onga-ku escreveu:
facso escreveu:
onga-ku escreveu:

?! scratch

Tenho sempre alguma dificuldade a responder a perguntas que consistem em pontos de interrogação...
Mas se a ligação Toslink não é rara no ambiente WinOS, acabaram-se os problemas.

facso escreveu:
onga-ku escreveu:

Será que esta citação levantou alguma questão?
É que aqui nem sequer vejo o ponto de interrogação...

Mas posso acrescentar que existem placas internas de audio para PC com saída S/PDIF.

Wink

eu por acaso tenho uma "torre" que já tem algum tempo, e nada de especial diga-se, com saída óptica... pensei por isso que a aplicação que a sua aplicação "no geral" fosse já uma banalização.

mas não percebi o seguinte: se diz que esse ruído existe mesmo que se utilize uma saída eléctrica (S/PDIF) para ligar o PC a um DAC externo, estas mesmas deixam de ser uma alternativa que apresentou, pelo menos de qualidade... dai ter colocado o ponto interrogativo por ter ficado na duvida...

vou espreitar o link que colocou.

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso 2/4/2011, 12:26

todos os interessantes DACs da lista tem preços muito altos...

apesar de não o ter ainda ouvido, e de não ser assíncrono, um dac que me desperta o interesse é o novo da Musical Fidelity M1... a que juntando o tão bem falado m2tech hiface, deverá ter um resultado fabuloso ligado a um simples notebook... mas claro estou ja no campo das suposições e subjectividades pois ainda não ouvi os principais intervenientes aqui mencionados.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paulo_m 2/4/2011, 14:55

facso escreveu:todos os interessantes DACs da lista tem preços muito altos...

apesar de não o ter ainda ouvido, e de não ser assíncrono, um dac que me desperta o interesse é o novo da Musical Fidelity M1... a que juntando o tão bem falado m2tech hiface, deverá ter um resultado fabuloso ligado a um simples notebook... mas claro estou ja no campo das suposições e subjectividades pois ainda não ouvi os principais intervenientes aqui mencionados.

A minha opinião: Vai para o Squeezebox Touch. Não vale a pena andar em masoquismos de considerar DACs como o HiFace uma boa solução logo de início. Assim nunca vais a lado nenhum. Compra um Touch e delicia-te com o som que sai dali. Depois, com calma, vai lendo sobre DACs, vai ouvindo nas lojas, vai investigando e extrapolando sobre a solução que optimiza o som para o teu gosto.

Ouvir música com um laptop é impraticável. Tamanho, bateria, qualidade dos componentes... tudo isso faz com que uma coisa simples como o Squeezebox seja uma opção bem melhor.
paulo_m
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  facso 2/4/2011, 17:49

obrigado por partilhar a sua opiniao paulo_m...

sim é uma opçao na qual tambem tenho muito interesse, mas penso que equacionarei logo de inicio um DAC externo para trabalhar com o touch.

do que tenho lido, os dacs internos do touch já sao bem jeitosos no que toca á reproduçao sonora com alguma qualidade, mas penso que ao juntar um dac como o M1 ou outro no processo, estarei assim a aumentar ainda mais a qualidade que conseguirei obter...

cumprimentos!
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jpinto 3/4/2011, 00:23

facso escreveu:
caro jpinto, diga-me pfv a que servidores externos e internos se refere?

O servidor externo é o software que pode fazer download do site da Logitech e instalar num qualquer computador que esteja na rede.

Na verdade quando liga um disco USB ao squeezebox touch, para funcionar sem qualquer outro computador, tem de activar a parte do servidor interno (já vem no firmware, não tem de instalar qualquer programa), na verdade, pelo que li, é possível ter outro squeezebox a ser servido pelo touch.

Estive a verificar e aparentemente são suportados alguns NAS da Netgear:
NETGEAR ReadyNAS NV/DUO
NETGEAR ReadyNAS Pro/Ultra/NVX

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado