Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar )

4 participantes

Ir para baixo

Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar ) Empty Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar )

Mensagem  Sweet Mastering Studio 29/3/2011, 11:18

Bom Dia comunidade;

O tópico diz quase tudo, procuro umas fichas para uns cabos de coluna que ando a fazer do tipo forquilha e em prata.... diga-se...uma alternativa aos WBT 0681 Ag e que não seja muito "High-End" ( pelo menos não no preço Razz ). Deve ter pelo menos 8mm² para secção de cabo.

Se me conseguirem dizer uma loja onine porreirinha para as encomendar, era de 5*****.

Cumprimentos
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 118
Interesses : Som & Música
Pontos/Reputação : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar ) Empty Re: Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar )

Mensagem  Blink 29/3/2011, 12:01

Com acabamento gold existem muitas, em silver há muito poucas, mas para comparares os preços tens aqui alguma coisa da WBT com 21% de desconto na Audiospares.

http://www.audiospares.com/product.php?productid=2035

http://cgi.ebay.com/2-Speaker-Cable-Barrier-SPADE-FORK-PLUG-CONNECTOR-8mm-/360259605329?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item53e1255351
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar ) Empty Re: Ficha tipo Forquilha ( Marcas e onde comprar )

Mensagem  manel1 29/3/2011, 12:16

Viva

Realmente não é nececessário nada de muito caro para ter uma qualidade razoavel.

http://cgi.ebay.co.uk/4-QED-SCREWLOC-Gold-Spade-Terminals-Qunex-Cable-Plugs-/300530667895?pt=UK_Computing_CablesConnectors_RL&hash=item45f9061177

http://cgi.ebay.co.uk/4-Gold-Spade-Terminals-Speaker-Cable-Connectors-NEW-/300536064602?pt=UK_Computing_CablesConnectors_RL&hash=item45f9586a5a

http://cgi.ebay.co.uk/Speaker-Spade-Terminal-Gold-Red-Black-2-pack-CN382-/160538494262?pt=UK_MusicalInstr_Access_RL&hash=item2560d70536

manel1
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Sweet Mastering Studio 29/3/2011, 14:10

Realmente... quando fiz a procura por fabricantes com os acabamentos em prata não me deparei com muitos... CMC, Kimber, AudioQuest, Oyaide etc... Mas estou mais virado para as WBT pois agrada-me o sistema de duplo aperto que utilizam... o preço... pronto não deve ficar por menos de 300euros por 8 fichas...

Já agora surge-me outra questão... Aconselham-me a estanhar as pontas dos fios de cobre com solda com alguma percentagem de prata ou simplesmente fazer uma união e cravar as fichas sem qualquer soldadura? ( partindo do principio que vou utilizar as WBT ).

Muito obrigado pelas respostas rápidas pessoal.
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  manel1 29/3/2011, 14:56

Aconselho cravadas e com solda de prata. Para gastar 300€ em forquilhas os cabos no final deveriam ter um valor comercial de 5000€ a 10000€, pois nem estes usam fichas tão caras Shocked . O segredo de um bom cabo de coluna não passa por aí.

manel1

Mensagem  Sweet Mastering Studio 29/3/2011, 18:09

Certo Manel.

A minha cena com a prata é só uma. Pois não acho que usando prata vou ouvir "coisas" que nao ouvia caso usasse banhadas a ouro... O aspecto que me refiro é somente preocupação... mais nada. Não quero ver pontas oxidadas com o passar do tempo... já na prata, a oxidação digamos que até é benéfica...

A tua dica pelo que percebi é investir em cabo de melhor qualidade e preocupar-me menos com as fichas... Que dicas poderás me dar neste aspecto?

Quero tirar o melhor do meu novo sistema... e o fabricante aconselha Kimber 8TC... 4 cabos com 3m ficava-me pelos 800/850euros...
O que estou a pensar fazer é comprar fio AWG e fazer algo na tipologia usada pela kimber nestes cabos... Há algo que me possas aconselhar ou cabo AWG é cabo AWG?! hehehehe Very Happy

Muito obrigado.
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  Sweet Mastering Studio 29/3/2011, 18:17

Que o melhor isolamento que um cabo AWG deve ter para estes efeitos? Teflon?
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  manel1 30/3/2011, 01:05

Bem, sem ser perito no assunto posso dizer que tive no meu sistema um cabo de qualidade apreciável, o Transparent Cable Musicwave Super (novo custava por volta dos 2000€/3m estéreo). É um cabo que mantém um valor apreciável mesmo com o passar dos anos e isto costuma ser sinonimo de qualidade.

Neste momento tenho um Kimber 8TC no meu sistema que foi emprestado por um amigo. Não é nem de perto nem de longe tão bom como o T.C., é bom para quem tiver um som sem vida com uma gama média recuada e graves para dar e vender, este cabo coloca ênfase nas vozes, cordas e percussão, apenas para dar exemplo, mas corta um bocado nas baixas frequências, o som fica bem recortado mas com pouca informação da acústica ambiente. É um cabo bem melhor que por exemplo o supra 2.5 e outros de preço equivalente (3€ a 5€).

Relativamente ao T.C. experimentei-o com:
Colunas Proac D15, TDL RTL3, Triangle Titus, Mirage OM7;
Amplificadores: Musical Fidelity A308cr, Musical Fidelity A3.2. Pioneer A400, Meridian 557, Sony TAN 9000ES, Audio Research D130
Com todos estes amplificadores e colunas se portou muito melhor que qualquer outro cabo que eu tenha experimentado . Vendi-o porque necessitava de dinheiro e porque pensava em fazer um com desempenho pelo menos equivalente. Também tive oportunidade de ouvir o black rhodium s300, mas não no meu sistema e provavelmente é superior ao Kimber e é bem mais barato.

Conselhos para DIY:

Atenção à geometria Kimber, aumenta a capacidade do cabo, teoricamente:
Para os cabos de coluna uma boa combinação e valores baixos de R e L (de modo a que a atenuação de frequências seja constante em toda a banda áudio) é o mais desejável, bem como uma capacitância baixa e um bom dieléctrico.

As forquilhas devem ser bem cravadas ou apertadas por parafusos e soldadas de preferência com prata (prata pois é melhor condutor que o cobre e bem melhor que o chumbo e estanho que compõem a solda vulgar) deste modo o contacto está assegurado. Bananas e forquilhas muito volumosas podem interferir com os parâmetros do cabo.

É conveniente usar um cabo de boa capacidade de corrente (14 AWG (gauge)) deve chegar, com uma pureza de cobre apreciável e com um bom dieléctrico (isolamento).

Depois dos cabos enrolados entre sí ou torcidos, consoante a geometria, deve ser novamente isolado com malha ou folha de cobre e teflon.

Antes de me meter a fazer o cabo quero comprar aparelhos de medida para confirmar ou desmentir todas estas teorias, como tal poderá (espero eu) demorar mais dois ou três meses. Há coisas que é necessário testar, como por exemplo, saber se o isolamento externo do cabo (malha de cobre) interfere ou não com os parâmetros do cabo (nomeadamente capacitância).

Mais importante de tudo, tenho praticamente todos os dados para a construção de um cabo idêntico (clone) ao Transparent Cable Reference XL (+ de 10000€), se o meu deixava passar a música...
Importante será referir que estes cabos possuem um filtro RLC na sua composição Shocked Evil or Very Mad Twisted Evil No affraid , sim um filtro, mas calma a frequência de corte é bem acima do audível (acima de 1Mhz), deste modo evita-se o efeito de ''antena'' que a maioria dos cabos sofre.
Penso mesmo que isso é o segredo de soarem tão bem. Sim, com eles o sistema soa mais baixo, que atenuam um pouco poderão dizer alguns (por fazer soar mais baixo), mas que interessa que haja uma atenuação se esta se sentir em toda a gama de frequências audivel de igual modo? A finalidade é esta.

Boa sorte com o cabo e vá dando notícias.

manel1

Mensagem  Mfigueiredo 30/3/2011, 09:32

Boas!

Há duas preocupações que eu teria e que não vi ainda aqui expressas:

1 - Não é muito aconselhável do ponto de vista técnico fazer ligações entre metais diferentes. Quero com isto dizer que não é benéfico usar terminais acabados com um determinado metal nos cabos e ter fichas na saída do amplificador ou outro aparelho qualquer acabadas com outro metal. No caso presente penso que ter+iamos fichas RCA banhadas a ouro e cabos com terminais banhados a prata.

2 - O uso de solda de prata é aconselhado para equipamentos com grande aquecimento, aplificadores a válvulas, por exemplo. Nos restantes equipamentos, pode usar-se normalmente, mas isso não trás melhorias. Até porque a percentagem de prata nessa solda é baixíssima. (3% a 5%). Digamos que uma boa solda tradicional fará melhor trabalho que uma má solda de prata.

Para acabar e como uso exclusivamente cabos DIY, posso dar conta das minhas experiências: Os cabos são linhas de transmissão de sinais eléctricos. Quanto melhor transportarem esses sinais, com o mínimo de impedância e interferências externas, melhor fazem o seu trabalho.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Sweet Mastering Studio 31/3/2011, 11:34

Muito obrigado pelas dicas.

Optei por umas da Oyaide banhados a ouro.
Vou dando notícias.

Cumprimentos e mais uma vez, obrigado pessoal.

Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo