Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena investir na utilização do gira-discos?

5 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Vale a pena investir na utilização do gira-discos? Empty Vale a pena investir na utilização do gira-discos?

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:07

Tenho hipóteses de trazer para casa um gira-discos Dual CS 505-4, que embora tenha já uns aninhos, está em excelente estado. Segundo pude verificar, a agulha instalada é uma Dual DN 168E.

Ora como o meu sistema não está preparado para receber um gira-discos, dado que não tem um entrada de phono, gostava da vossa aguda, para o gira-discos em causa justifica investir num amplificador phono, mesmo que sejam dos baratuxos (tipo NAD PP2, Cambridge Audio), ou se é preferível ficar quieto e continuar com os cd’s.

Também é verdade que não faço a mínima ideia se a agulha é MC ou MM, nem tão pouco sei distingir as diferenças.

Gostava de ouvir (será mais ler) a opinião dos conhecedores destas coisas do vinil.

Obrigado.

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena investir na utilização do gira-discos? Empty Re: Vale a pena investir na utilização do gira-discos?

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:30

Mas tens alguns discos de vinil ?
Ou é mesmo um começo completo ?

Se não tens discos de vinil, deix-te estar quieto. Já viste quanto custam ??

Convidad
Convidado

Vale a pena investir na utilização do gira-discos? Empty Re: Vale a pena investir na utilização do gira-discos?

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:38

Eu tenho umas duas dezenas de discos, mas o gira-discos também vem acompanhado... de cerca de 200 discos.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:43

vrt: se tens discos e gostas deles mesmo sendo apenas duas dezenas penso que não perdes nada em comprar um prato.

Não é preciso gastar muito dinheiro para ter o som do outro mundo, IMHO. (Para começar Laughing , depois com o tempo já se sabe affraid )

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:55

Eu não vou comprar o gira-discos. Ele é meu por descendência. Mas como não tenho tido tempo, interesse, espaço, e amplificador onde o ligar, continua no mesmo sitio onde tocou durante anos.

Mas antes de avançar com o investimento necessário para o por a funcionar, gostava de saber a vossa opinião.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 22:59

vrt: a tua situação é parecida com a minha.
Comprei o meu prato quando tinha 18 anos e rapidamente o pus de lado. Com a troca de emails com alguns aficionados do vinyl despertou novamente o interesse.

Não estou nada arrependido embora no meu caso o investimento não foi por aí além, apenas numa phonostage e numa cartridge.

A única desilusão está na oferta e nos preços do vinyl. Mas parece que estão a reeditar algumas coisas.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 23:03

Eu para alem do phonostage, necessito certamente de alguem que afine o braço.

Já agora, qual foi o phonostage que adquiriste?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 23:11

vrt: eu pensei no nad por várias pessoas que o têm dizerem que a nível de preço qualidade não havia melhor opção e também por estarem satisfeitas, mas rápidamente percebi que as escolhas não devem ser feitas nesses moldes.

O phonostage deve estar associado à cartridge.
Como optei por uma cartridge rega aconselharam-me comprar um phonostage rega ou goldring (pois este último tem as mesmas especificações que um phonostage rega, só que é mais em conta).

Como não quis gastar muitos aérios optei pelo phonostage Goldring.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 23:17

Eu sabia que o tópico ia chegar a este ponto. lol! e por isso mesmo é que o abri.

Como é que raio vou saber qual o phonostage que "casa" com uma agulha Dual DN-168E? E será que posso trocar de agulha? Existe certamente algumas especificações a ter em conta, certo? Quais?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 23:22

A foto é retirada da net, mas o dito cujo é igual (Dual CS505-4 Audiophile Concept).

Vale a pena investir na utilização do gira-discos? S4200088jt0

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 29/8/2007, 23:47

Tenta a audioteam, eles entendem do assunto, mas se alguém conhecer outros poderão deixar aqui o nome.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 03:07

Olá vrt,

O ideal seria você testar esse toca-discos com alguns pré-amplificadores de phono no seu sistema antes da compra, para ver se a qualidade sonora desse toca-discos lhe agrada. Se não agradar tente a troca de cápsula e teste de novo os prés de phono.

MM são cápsulas de imã móvel onde, na outra ponta do cantilever, oposta à agulha existe um imã, já as MC tem bobina no cantilever, são de bobina móvel. Como regra geral as MC são mais caras e de melhor qualidade.

Espero ter ajudado.

Abraços.

José

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 08:48

Obrigado pela explicação das diferenças de agulhas MM e MC. cheers

E a utilização de agulhas MM ou MC não implica mais nada, a não ser a troca das agulhas?

Não sei se vai ser possível ouvir muitos amplificadores phono, mas penso que conseguirei ouvir o NAD, o Pro-Ject ou o Cambridge Audio.

Seja como for a aquisição de um phonostage não é para já (o dinheiro está curto e o AV chegou primeiro), o que me dá tempo suficiente para tentar ouvir umas coisitas. Seria prático ter já uma shortlist de marcas e modelos que podem ter interesse, tanto em termos de amplficação, como de agulhas.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp 30/8/2007, 08:58

Esse gira-discos é porreiro.

Recomendei um igual ou parecido a um amigo meu há uns 16 ou 17 anos... e tocava muito bem, na altura com um Amp Integrado Denon e umas Celestion DL6.

Penso que bem afinadinho e lubrificado, com esse NAD PP e uma célula porreirinha (Ortofon?) vale a pena!

Última edição por em 30/8/2007, 13:20, editado 1 vez(es)
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  A Pauca Sed Bona 30/8/2007, 10:49

Bom dia a todos,

Apenas uma sugestão; dêem uma voltinha pela secção "Profissionais" e leiam as apresentações e serviços.

Sempre ao dispor,

Cumprimentos,

João Gouveia.

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 11:37

vrt escreveu:E a utilização de agulhas MM ou MC não implica mais nada, a não ser a troca das agulhas?

Olá vrt,

Existem dois tipos de MC, as de alta saída e as de baixa saída. As de alta saída podem ser ligadas na entrada phono iqual às MM. As de baixa saída necessitam de mais um pré amplificador, chamado de pré-pré. As MC geralmente não permitem troca de agulha como as MM.

Boa sorte em suas aquisições!

Abraços.

José

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve 30/8/2007, 20:30

caro vrt

a dual bem tentou durante algum tempo "acompanhar" a pedalada da thorens, mas nunca lá chegou.

o que tens não tem grandes pretensões, é um gira discos normalissimo que não te deixa ficar mal e podes assim disfrutar do vinil numa boa. deve é ser bem limpo e devidamente afinado.

acho que no teu caso apenas se justifica a utilização de uma célula MM (não essa que deve estar já com o prazo de validade ultrapassado há muito).

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 21:23

Deu para perceber que o gira-discos não é nem nunca foi grande máquina, mas tem qualidade suficiente para me entreter durante umas boas horas. Óptimo... é isso que eu pretendo! Ouvir despreocupadamente uns discos de vinil (nomeadamente os que o meu pai me deixou, e que foram bastantes).

Para já então é necessário um phonostage que o permita ligar ao meu pré. Caso contrário não há vinil para ninguém (cá em casa, entenda-se).

A troca da agulha fica para uma segunda fase, até porque a que lá está tem garantidamente menos horas de utilização que as dos caríssimos foristas.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 22:38

Estou também numa dessas. Desarrumei o meu Thorens TD165 e vou pô-lo a tocar a minha colecção de LP.
Ele tem montada uma Célula ADC XLM mas deve estar na sucata.
O que me aconselham?
O que aconselham a fazer a uma máquina que está parada há uns 15 anos?
Onde encontro a correia de accionamento do prato?
Ponho óleo de máquina de costura no eixo?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 30/8/2007, 23:26

Olá pedromdf,

Não use óleo de máquina não, use graxa spray ou óleo sintético multi-viscoso para motores, mas antes deve desmontar e limpar perfeitamente o eixo e o tubo do eixo. Fora isso verifique o estado do braço, veja se tem folga ou jogo.

Boa sorte com seu toca-discos!

Abraços.

José

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad 31/8/2007, 15:16

Vasle sempre a pena investir no vinil, nada toca melhor, por isso estas a ver.

Agora no teu caso estas com um prato bem jeitoso para começar, eu no teu lugar começava por fazer uma análise á tua célula, vista á lupa, para analisar o desgaste, não sabes como ela tá e podes danificar irremediavelmente os discos, se a célula ja esta muito gasta.

Depois a partir dai entao sim tens de pensar noutras coisas.

Caso esteja em condições, pensas então na phono, se ja apresentar um desgaste significativo, pensa mas é numa célula dentro do teu orçamento.

Se queres MM ou MC, não sei depende mas ja tens muito boas células MM ate aos 500 - 600€.
E nesta gama de preços, são menos exigentes na compra de uma phono, consegues bons phonos para MM relativamente baratos, depois para MC, é um nunca mais de opções no mercado.

Mas para ja vai ver a célula e volta aqui.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp 31/8/2007, 16:22

Eu demontava, limpava, lubrificava, afinava e pensava em algo género uma Ortofon porreirinha e ia experimentando essa por uns tempos... king
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  Convidad 31/8/2007, 21:19

Parecem-me umas boas dicas. Dentro em breve digo qualquer coisa. Obrigado pelos conselhos.

Convidad
Convidado

Mensagem  A Pauca Sed Bona 31/8/2007, 21:33

Amigo Pedromdf, se eu lhe puder ser útil , disponha.Até estamos perto.

Cumps.

João Gouveia

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Convidad 31/8/2007, 21:57

Por acaso até já estive a ver no google earth onde fica essa avenida da dina marca como eles lhe chamam.
Um dia destes vou até aí.

Convidad
Convidado

Mensagem  Mozartia 31/8/2007, 22:00

Já agora meto também a colher. Muitas e válidas sugestões foram deixadas, todas elas de uma forma geral unãnimes.

Sem dúvida esse DUAL foi uma referência. Sem querer entrar em saudosismos, como por mea culpa faço, acho que ainda valia a pena fazer qualquer coisa, óbviamente dependendo do grau de conservação. Pois 15 anos, é muito ano Very Happy , e não sei se durante esse tempo todo, ele esteve bem acondicionado, sujeito a variçãoes de temperatura, humidade, etc, etc.

Óbviamente os componentes móveis terão de ser ou substituídos, ou lubrificados. Só o meu caro amigo poderá avaliar a situação. Como tal foram deixadas aqui duas grandes e boas sugestões. Adivinhe.

abraço

Última edição por em 31/8/2007, 23:15, editado 1 vez(es)

Mozartia
Convidado

Mensagem  Convidad 31/8/2007, 22:54

Prezados VRT e Pedromdf!

Derivado à imensidão de tempo que as vossas máquinas analógicas estiveram inutilizadas, recomendo que contactem duas personalidades que executam, com primor, a revisão e manutenção que, supostamente, ambas necessitam:

• Atelier Audio (E. Cruz) ..............96 805 75 81;
  • Delmax (Rui Borges) ..................218 879 115.

Qualquer um dos nomes supracitados, sabe dar conta do recado, porquanto, inúmeras vezes, vi e ouvi gira-discos tratados por ambos.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Mozartia 31/8/2007, 23:22

Esqueci ainda do seguinte:
na sequÊncia de uma questão colocada aqui neste mesmo tópico no sentido de saber se valerá a pena investir no vinilo ou em vez disso ficar pelo cd.

A minha resposta étão simples quanto isto.
Deixe estar o CD descansadinho, e faça olhinhos bonitos ao Vinilo que ele agradece, e com toda a certeza terá um enormel feedback. Claro, se tudo for bem feito

Mozartia
Convidado

Mensagem  Mozartia 31/8/2007, 23:25

Ah, e outra coisa ainda muito importante.

Não se esqueça da tal postura, e atitude consciente que qualquer audiófilo ou melómano que se preze terá de ter.

Aguma dúvida acerca disto, é só perguntar

abraço

Mozartia
Convidado

Mensagem  Convidad 1/9/2007, 07:23

Mozartiano escreveu:Ah, e outra coisa ainda muito importante.

Não se esqueça da tal postura, e atitude consciente que qualquer audiófilo ou melómano que se preze terá de ter.

Aguma dúvida acerca disto, é só perguntar

abraço

Vou ter mesmo que perguntar... scratch

O gira-discos está parado à cerca de 8 anos, mas enquanto trabalhou, foi usado com cuidado.

Quando perguntei "se valia a pena", foi no sentido de saber se o retorno em termos de qualidade justificava o investimento, tal como a aquisição de um amplificador phono, de uma agulha ou cabeça, e claro uma revisão e provavelmente a substituição de uma ou outra peça.

Posso sempre adquirir um Rega ou um Pro-Ject, um Thorens ou mesmo, subindo um pouco a parada, um Clearaudio. Mas como alguns de vocês já deve ter reparado o Dual tem, acima de tudo, um valor sentimental.

E é uma pena ver o gira-discos parado e com tantos discos que o meu pai adquiriu ao longo de 30 anos. Provavelmente muitos dos discos não farão o meu género, mas não deixará de ser agradável ouvi-los uma vez mais.

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum