Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dac Magic

Ir para baixo

Dac Magic Empty Dac Magic

Mensagem  castro 24/1/2011, 02:15

Caros Membros:

Apenas uma pequena deixa,a quem tenha um Dac Magic da Cambridge aconselho vivamente a usarem a entrada Toslink,a diferença é grande para a coaxial ou usb!!
castro
castro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 295
Ocupação : restauração
Pontos/Reputação : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Dac Magic Empty Re: Dac Magic

Mensagem  ricardo onga-ku 24/1/2011, 10:10

Segundo a avaliação técnica efectuada pela Stereophile os níveis de jitter com a ligação USB são de tal modo elevados que a mesma não tem condições para ser utilizada em audições sérias:

"its USB input is really of only utility quality and shouldn't be used for serious listening"

http://www.stereophile.com/content/cambridge-audio-azur-dacmagic-da-converter-measurements

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Joao Paulo 24/1/2011, 10:33

onga-ku escreveu:

"its USB input is really of only utility quality and shouldn't be used for serious listening"

Desde quando é que começas-te a dar importância à opinião de uma revista ?
Cool

na whathifi...

One of the best DACs we've tested

Kicking off with USB, the Cambridge proves to be an across-the-board upgrade on the sound provided by a direct laptop-to-amp connection.

http://www.whathifi.com/review/Cambridge-Audio-DacMagic/
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Pontos/Reputação : 819

Mensagem  ricardo onga-ku 24/1/2011, 11:46

onga-ku escreveu:Segundo a avaliação técnica efectuada pela Stereophile os níveis de jitter com a ligação USB são de tal modo elevados que a mesma não tem condições para ser utilizada em audições sérias:

http://www.stereophile.com/content/cambridge-audio-azur-dacmagic-da-converter-measurements

Joao Paulo escreveu:Desde quando é que começas-te a dar importância à opinião de uma revista ?

Ora relê lá o que eu escrevi s.f.f.
Onde é que eu falei em opinião?

Os gráficos não mentem...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo 24/1/2011, 11:54

onga-ku escreveu:
Os gráficos não mentem...

Nem dizem se os nossos ouvidos gostam ou não... Cool
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 24/1/2011, 12:02

Claro que não.
Há quem goste de andar sempre de óculos escuros, ou de comer tudo com ketchup... Razz

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo 24/1/2011, 12:04

onga-ku escreveu:Claro que não.
Há quem goste de andar sempre de óculos escuros, ou de comer tudo com ketchup... Razz

lol!
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Horsound 25/1/2011, 05:38

Eu tenho um Dac Magic, que muito bem se tem portado, e noto diferenças entre USB e coaxial, posso confirmar.
Nunca experimentei Toslink, visto a maioria das opiniões que li tenderem para o coaxial.

Horsound
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 42
Ocupação : Pensador
Pontos/Reputação : 45

Mensagem  jorge campos 22/5/2011, 22:39

A melhor ligação sempre foi a óptica, contra tudo o que diziam, é a ligação com mais potencialidades.
A Panasonic sempre esteve certa!...e a Wadia também! E um cabo para funcionar correctamente em termos digitais, não
tem que ser o mais curto possivel como os analógicos, tem de ter pelo menos 1 metro e meio.

jorge campos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  Vítor Almeida 22/5/2011, 23:10

jorge campos escreveu:... E um cabo para funcionar correctamente em termos digitais, não
tem que ser o mais curto possivel como os analógicos, tem de ter pelo menos 1 metro e meio.

Viva

Peço desculpa mas não entendi a afirmação acima. O que é que o comprimento (dentro do razoável) influência a qualidade do sinal? Comprimento minimo porquê?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  ricardo onga-ku 23/5/2011, 09:07

Horsound escreveu:Eu tenho um Dac Magic, que muito bem se tem portado, e noto diferenças entre USB e coaxial, posso confirmar.
Nunca experimentei Toslink, visto a maioria das opiniões que li tenderem para o coaxial.

Julgo que a maioria das opiniões tendem para o coaxial por duas razões:

- a primeira prende-se com a topologia de um cabo óptico que não é facilmente "enfeitado" ou "recriado" para forma a se justificar um preço "audiófilo"; é simplesmente um condutor óptico com fichas standard Toslink (ligação Toshiba) pouco atractivo para quem compra (com os olhos) e para quem produz/vende (pois não consegue encher o olho)

- a segunda deve-se ao facto de este afectar menos o sinal, indo contra a filosofia dos audiófilos "comparadores" de cabos que preferem experimentar as diferenças ou interferências produzidas por alguns cabos coaxiais de 75Ohm com fichas standard S/PDIF (interface digital Sony/Philips) menos bem concebidos

Julgo também que o duo Sony/Philips é mais poderoso e como tal conseguiu levar avante o seu interface.

Quanto ao comprimento ideal para uma ligação coaxial com ligação S/PDIF sugiro a leitura deste texto: http://www.positive-feedback.com/Issue14/spdif.htm

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Vítor Almeida 23/5/2011, 12:47

Viva

Muito obrigado Onga-ku pelo link para o artigo sobre o comprimento minimo de cabos digitais (não ópticos).
Para mim isto do áudio e do vídeo é um hobby e o que me dá algum gozo e me faz voltar é, sobretudo, o poder aprender sempre mais alguma coisa inclusive com as perguntas que às vezes são feitas e me fazem reflectir mais sobre este ou aquele assunto.

Quanto ao comprimento minimo dos cabos digitais ser de 1,5 metros ainda estou a digerir o artigo que indicou no post anterior. Concordo com a maioria do artigo pois, quando se fala de tempo de subida e descida do sinal, está a falar-se de frequências mais ou menos elevadas (quanto menor o tempo de subida e descida mais altas são as frequências envolvidas - um sinal quadrado pode ser descomposto num número infinito de frequência); quando se fala do facto da adaptação de impedâncias evitar as reflexões e maximizar a transferência de potência (dai, por exemplo, um amplificador com saída com 8 ohms de impedância dever ser ligado a colunas com 8 ohms de impedância de entrada, etc.) não posso fazer outra coisa senão concordar. Logo como as impedâncias variam com as frequências e a variação da impedância com a frequência é um facto, podem acontecer reflexões se houver desadaptação de impedância (as reflexões comportam-se mais ou menos como as ondas numa banheira em que batem num dos lados e recuam até ao outro e assim sucessivamente até se atenuarem completamente, se a adaptação for perfeita, é como se as paredes não existissem e a onda continua a propagar-se infinitamente sem nunca retornar - a onda só irá morrer devido à atenuação). Até aqui, concordo com tudo no artigo embora dito de forma ligeiramente diferente!

Sobre o comprimento minimo de um cabo digital é que eu nunca tinha pensado no assunto! As relexões prejudicarem a amostragem dos sinais pode realmente ser um facto mas, se bem me lembro, do lado do receptor os sinais são amostrados a meio do bit time (não no inicio ou no fim) e o meio do bit depende do bit rate. O inicio da transição do sinal digital e logo os tempos de subida e descida são importantes para o receptor ajustar a frequência de relógio (clock) e a fase com que realiza a amostragem. Pode haver algum deslizamento do relógio usado na amostragem e isso vir a causar algum jitter. Ainda vou digerir este assunto com algum cuidado antes de me pronunciar mais, sobretudo dado o artigo ter sido escrito por alguém que se dedica a este assunto quase em exclusivo há longos anos e que por isso deve merecer respeito (o artigo parece-me bem escrito) mas, apesar disso, não mostra dados comparativos, medidas, etc.. Temos de nos fiar apenas na palavra do autor.

Apesar de concordar, ou não, com o artigo penso que o facto de se utilizarem cabos electricos para sinais digitais com pelo menos 1,5 metros não vai trazer grande mal ao mundo, penso eu, dado que a atenuação envolvida num cabo normal ser baixa e a impedância não se alterar muito com mais alguns centimetros de cabo.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku 23/5/2011, 12:57

Caro Vítor,

Falta ainda acrescentar que certos DAC efectuam reclocking de dados e nesse caso o cabo deixa de entrar na equação.
Este reviewer experimentou usar um cabide entre o leitor e o DAC e não notou diferenças na escuta:

Of course, one of the great strengths of the DAC1 PRE and it's much-lauded jitter-rejection circuitry is not how great it sounds when used with a $1000 transport, but how great it sounds with a $100 (or less) transport.
To test this, I connected the DAC1 PRE to a 15-year-old CD-ROM drive that I picked up on eBay for around $7 (an NEC MultiSpin 6xe, which happens to have a coaxial digital output built-in), and used a coat hanger for a digital interconnect.
Seriously...a coat hanger.
Anyway, I settled in for an afternoon of comparing this rather Mickey-Mouse setup to the Marantz/DAC1 combo.
It only took a few tracks to realize that trying to find audible differences here was going to be as pointless as it was trying find them between the DAC1 PRE and the solo Marantz.
I opted instead to spend the day enjoying a broad range of gorgeous, non-fatiguing, compellingly presented music, courtesy my $7 transport/coat hanger/DAC1 PRE combo, with all the dynamics, clarity of focus and inner detail that I had grown to expect from the Benchmark.
Due to the unscientific nature of this "test", I can't guarantee that transport quality makes no difference to the sound of the DAC1 PRE, but I can say that it makes perfectly enjoyable, engaging music being driven by just about anything.

http://www.enjoythemusic.com/magazine/equipment/0309/benchmark_dac1_pre.htm

Claro que se trata de uma avaliação subjectiva, nada científica, e com um tom jocoso mas que não deixa de ser interessante.

Cumprimentos,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Vítor Almeida 23/5/2011, 13:32

Viva, Onga-ku

Em muitas das coisas que escrevo e em que ponho em causa, de certa forma, os cabos carissimos, tenho o cuidado de referir que estou a falar na alternativa de usar cabos normais com fichas normais e não de arame. Nunca me tinha lembrado de um cabide de arame. Very Happy
Pode acontecer até que o cabide, para as frequências em jogo no caso em questão, até seja muito linear! Ou que o DAC em causa seja muito bom no circuito de entrada de obtenção do clock e na amostragem do sinal (pensamento: ainda tenho de ir investigar um pouco mais acerca do formato real destes sinais antes estar aqui com mais "dicas").

Concordo quando refere que a maioria dos artigos que se lêem são subjectivos e contêm muitos poucos dados em termos de algo mesurável. Os fabricantes também promovem em parte esta situação porque assim não se pode comparar sistemas de uma forma mais exacta e o marketing ajuda a vender os sistemas mais do que as suas reais qualidades. Quando é que viram um fabricante de colunas fornecer as curvas de impedância vs frequência daquilo que vende? E quanto à saída dos amplificadores? E ...? Eu sei que parte dos utilizadores não estão interessados nem sabem interpretar essas curvas mas ... Eu nem sequer consegui descobrir as caracteristicas da saída de auscultadore do meu Pioneer LX73, e não foi por não procurar! Crying or Very sad
São muito melhores para a indústria e o comércio audio e video os testes subjectivos em que se diz que soa melhor, soa mais redondo, tem mais graves, tem mais definição, tem mais ... mas baseado em quê? Apenas nos ouvidos de cada testador? No marketing? já viram a "bronca" se se demonstrasse, sem dúvidas, que um sistema de baixo custo conseguia ter o mesmo desempenho de um que custa muito mais caro.
Isto já é um problema meu antigo. Quando ando a vasculhar as revistas da especialidade para adquirir algum componente as opiniões raramente deixam de ser subjectivas e, pior, por vezes comparam apenas equipamentos da mesma gama de preços, em vez dos equipamentos todos do mesmo tipo. Como podemos saber se um mais caro é melhor do que um mais barato que ficou em primeiro lugar (ver prémios What HI Fi, por exemplo)?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  VilaSound 23/5/2011, 14:00

já viram a "bronca" se se demonstrasse, sem dúvidas, que um sistema de baixo custo conseguia ter o mesmo desempenho de um que custa muito mais caro.

Isso não é bronca nenhuma. Acontece frequentemente. Curiosamente, quando sugiro isso a alguns clientes meus, acham que os estou de alguma forma a tentar enganar.

VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Mensagem  manel1 23/5/2011, 14:28

No meu caso tenho ligado um Marantz DR700 a um Tag Mclaren AV32R por ligação digital coaxial e optica e na minha opinião o som apresenta uma maior resolução através da óptica.
Pelo que tenho lido em aparelhos de preço mais baixo a saída optica poderá não ser a melhor opção, não pela tecnologia envolvida, mas sim pelo facto de em aparelhos baratos a implementação das saídas/entradas opticas não ser muito bem feita (há que poupar em algum lado), não significa no entanto que não haja excepções.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Gorogoro 25/5/2011, 17:21

VilaSound escreveu:
já viram a "bronca" se se demonstrasse, sem dúvidas, que um sistema de baixo custo conseguia ter o mesmo desempenho de um que custa muito mais caro.

Isso não é bronca nenhuma. Acontece frequentemente. Curiosamente, quando sugiro isso a alguns clientes meus, acham que os estou de alguma forma a tentar enganar.

Brutal!!! Shocked

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 325
Ocupação : Programador
Interesses : fotografia, desporto, concertos, etc..
Pontos/Reputação : 52

http://zicazica.blogspot.com

Mensagem  A Pauca Sed Bona 26/5/2011, 11:21

VilaSound escreveu:

Ufa, que alívio Smile pensei que só acontecia comigo.

Abraço

João Gouveia

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Luke Skywalker 12/7/2011, 21:25

Minha opinião sobre o DacMagic é de que a entrada ótica dele é menos dependente da qualidade do cabo que a coaxial.

A baixa qualidade da entrada USB se deve ao fato de que por esta entrada o DacMagic não sobe o sinal para 192khz, apenas entregando o mesmo sinal que entra.

Tb a fonte do DacMagic pode ser melhorada, sendo que algumas versões dela, notadamente as destindas ao mercado europeu, sofreram recall.

A fonte que uso no meu é uma fonte DIY onde só o transformador pesa 1.5 kilos.
Dac Magic Transformadorparaodacma

veja foto comparativa da fonte original e a minha DIY:
Dac Magic Fontevtrdac002

Fonte aberta:
Dac Magic Picture008largei

Cabo de força destacável, chave 127/220v e liga desliga.
Dac Magic Scaled.php?server=691&filename=picture007largew

Como a fonte do DacMagic entrega sinal alternado, ela é apenas um transformador, bastanto encomendar um de boa qualidade com as especificações que se quer.

Outra dica importante para melhorar o desempenho do Magic é usar as saídas balanceadas dele, mesmo que seu sistema não tenha entradas balanceadas,

utilizando um cabo do tipo XLR numa ponta e RCA na outra.

Garanto rendimento superior com estes cuidados.

Wink

Luke Skywalker
Luke Skywalker

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  ricardo onga-ku 13/7/2011, 09:07

O problema da ligação USB no DACmagic deve-se ao facto de este não efectuar o reclocking dos dados, de onde resulta que a capacidade de rejeição de jitter é insuficiente.

Em suma, o DACmagic não deve ser adquirido se quisermos utilizar a ligação USB.

Tudo o resto é, a meu ver, fantasia excepto a adição de uma fonte de alimentação decente.

onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  _nimitz_ 31/8/2011, 14:16

Luke Skywalker escreveu:Outra dica importante para melhorar o desempenho do Magic é usar as saídas balanceadas dele, mesmo que seu sistema não tenha entradas balanceadas

Já há algum tempo que tenho pesquisado sobre melhorias a aplicar ao DacMagic. A da fonte de alimentação, parece-me bem viável, no entanto requer algum investimento (penso que elevado, não para os resultados, mas tendo em conta o valor do DacMagic quando adquirido). Debrucei-me então sobre a questão das saídas balanceadas. Encontrei diversas referências e testes (a últimas das quais esta sua referência).
Procurei por diversos adaptadores XLR (F) - RCA (F), mas com possibilidade de "abrir" a ficha. Esta condição era essencial para poder remover o "shunt" que liga o negativo (perne 3) à terra (perne 1). Para além disso, fui mais longe: removi toda a cablagem interna, colocando nova cablagem soldada com solda de prata. No final, a brincadeira deve ter ficado nos 8€ (2 adaptadores + portes + 2€ para revisão da cablagem interna).

De facto, não estamos assim a utilizar uma ligação balanceada, no entanto, aquilo que acontece na teoria é que passamos por menos um opamp e que passamos de -10dBV das saídas RCA para +4 dBu das saídas balanceadas.
Notei um pouco o aumento de volume, mantendo a atenuação no amp, mas nada de especial. Notei ainda um pouco mais de detalhe em qualquer volume, mas também aqui nada de especial.

Resumindo, sendo um investimento reduzido, não vejo porque não experimentar. Apenas chamo a atenção para que o perne 3 (negativo) nas fichas XLR seja desligado (http://www.dplay.com/dv/balance/balance.html).
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  Stardrake 31/8/2011, 18:46

Tenho um DacMagic e suficientes horas de audição, no meu sistema, para
dar uma opinião. Considerando que:

.Um conversor de digital para analógico faz isso mesmo, o que é o caso;
.O dac serve para converter ficheiros musicais digitais;
.Segundo o manual de instruções, apenas os zeros e um's são convertidos;
.Outras fontes digitais (transporte de CD,por ex.) ligadas através de cablagem
digital não têm qualquer tratamento pelo magico!;
.Apesar de assustado, com as doutas e inflexíveis opiniões de alguns membros
deste forum;

è minha opinião que esse aparelho deve ser ligado por USB a um computador,
para reproduzir os respectivos ficheiros, sejam MP3 ou FLAC'S , de acordo com
as suas competências.

Pessoalmente, tenho um Portátil com alguns anos,XP a correr apenas os processos
indispensáveis para o VLC (13 em vez de 54), a enviar ficheiros para o mágico, sem sequer utilizar a
placa de som.

Estou muito agradado com o resultado final e tenho o DAC ligado, por cabo analógico ao AMP.

Agora, se alguns querem que o mágico faça com que os transportes beruchas fiquem audiófilos,
no mundos dos desejos tudo é possível!!!!

Mário
Stardrake
Stardrake
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 65
Pontos/Reputação : 148

Mensagem  ricardo onga-ku 31/8/2011, 19:12

Stardrake escreveu:.O dac serve para converter ficheiros musicais digitais;
.Segundo o manual de instruções, apenas os zeros e um's são convertidos;
.Outras fontes digitais (transporte de CD,por ex.) ligadas através de cablagem
digital não têm qualquer tratamento pelo magico!;

Não me dei ao trabalho de ler o manual mas será que os "filtros" actuam apenas com a ligação USB?
Acho que está equivocado.

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku