MONSTRUOSA INDECISÃO
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MONSTRUOSA INDECISÃO
Boa noite amigos
por esta via partilho a minha angústia em obter a resposta para a seguinte questão:
- Que colunas comprar quando apenas posso despender 1.000 euritos?
Informações importantes para a decisão:
I) Equipamento adicional: a) Rega P3/24+TT-PSU ; Thorens TD 320 MKII
b) Marantz CD 6003
c) Audiolab 8000A MKII ; Marantz PM6003
II) Dimensões da sala : 30m2
Já ouvi várias colunas (B&W 684/685/CM1/CM7/CM9 e Monitor Audio BX5/RX6) e apreciei acima de tudo os modelos B&W da série CM(1/7/9) e MA RX6. Como as B&W CM7/9 ficam fora do orçamento resta-me a MONSTRUOSA tarefa de decidir entre as pequenas B&W CM1 e as robustas MA RX6.
Das audições feitas agradou-me particularmente o seguinte:
- Nas B&W CM1 - a definição/pormenor/recorte do som;muita competência com os graves
- Nas MA RX6 - a atitude/projecção/potência dos graves/versatilidade;
Peço a vossa sábia ajuda para atenuar a tamanha INDECISÃO em que me encontro.
Obrigado
Abraço
por esta via partilho a minha angústia em obter a resposta para a seguinte questão:
- Que colunas comprar quando apenas posso despender 1.000 euritos?
Informações importantes para a decisão:
I) Equipamento adicional: a) Rega P3/24+TT-PSU ; Thorens TD 320 MKII
b) Marantz CD 6003
c) Audiolab 8000A MKII ; Marantz PM6003
II) Dimensões da sala : 30m2
Já ouvi várias colunas (B&W 684/685/CM1/CM7/CM9 e Monitor Audio BX5/RX6) e apreciei acima de tudo os modelos B&W da série CM(1/7/9) e MA RX6. Como as B&W CM7/9 ficam fora do orçamento resta-me a MONSTRUOSA tarefa de decidir entre as pequenas B&W CM1 e as robustas MA RX6.
Das audições feitas agradou-me particularmente o seguinte:
- Nas B&W CM1 - a definição/pormenor/recorte do som;muita competência com os graves
- Nas MA RX6 - a atitude/projecção/potência dos graves/versatilidade;
Peço a vossa sábia ajuda para atenuar a tamanha INDECISÃO em que me encontro.
Obrigado
Abraço
Moises- utilizador iniciado
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
olá caro moises,
assim de repente para a sua sala (tamanho) eu diria sem sombra de duvida; MA rx6.
mas o seu gosto é soberano! apesar de serem colunas com personalidades completamente distintas e com "intenções" diferentes.
concluo dizendo-lhe que pessoalmente me agradam muito as novas Rx6, mas que também gostei de escutar em tempos as pequeninas Cm1.
cumprimentos
assim de repente para a sua sala (tamanho) eu diria sem sombra de duvida; MA rx6.
mas o seu gosto é soberano! apesar de serem colunas com personalidades completamente distintas e com "intenções" diferentes.
concluo dizendo-lhe que pessoalmente me agradam muito as novas Rx6, mas que também gostei de escutar em tempos as pequeninas Cm1.
cumprimentos
facso- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Viva
Não restrinja desde já a sua escolha a estas duas marcas de coluna, ouça também Proac e Dali (gostei muito de ouvir as Ikon6). Lembro no entanto que as colunas desde que não tenham sido abusadas duram uma vida, por isso, vale a pena estar atento ao mercado de usados.
Não restrinja desde já a sua escolha a estas duas marcas de coluna, ouça também Proac e Dali (gostei muito de ouvir as Ikon6). Lembro no entanto que as colunas desde que não tenham sido abusadas duram uma vida, por isso, vale a pena estar atento ao mercado de usados.
manel1- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Caro Moises,
A escolha é sua mas o meu conselho é que esqueça as CM1; não passam de um brinquedo caro, um MONSTRUOSO atentado à alta fidelidade.
Repare na resposta de frequências:

CM1.......................................................................Concorrente
Tentando ilustrar o gráfico, a CM1 "canta" sempre do re mi fa sol la si em vez de do re mi fa sol la si (na realidade não conseguiria "cantar" o do)
Aquilo que designa como um "baixo competente" não passa de uma ilusão; se analisar nos gráficos verá que a extensão (que significa largura de banda nos extremos de frequência) é muito reduzida (abaixo dos 70Hz não existem baixas frequências) e que próximo dos 100Hz os designers optaram por provocar um débito excessivo para parecer a quem escuta (e não o sabe fazer) que a coluna "tem graves".
Depois temos a depressão acentuada nos 2KHz que afecta negativamente a maioria dos timbres dos instrumentos acústicos e das vozes e dá uma aparente ilusão de "definição/pormenor/recorte".
Cumprimentos,
Onga-ku
A escolha é sua mas o meu conselho é que esqueça as CM1; não passam de um brinquedo caro, um MONSTRUOSO atentado à alta fidelidade.
Repare na resposta de frequências:


CM1.......................................................................Concorrente
Tentando ilustrar o gráfico, a CM1 "canta" sempre do re mi fa sol la si em vez de do re mi fa sol la si (na realidade não conseguiria "cantar" o do)
Aquilo que designa como um "baixo competente" não passa de uma ilusão; se analisar nos gráficos verá que a extensão (que significa largura de banda nos extremos de frequência) é muito reduzida (abaixo dos 70Hz não existem baixas frequências) e que próximo dos 100Hz os designers optaram por provocar um débito excessivo para parecer a quem escuta (e não o sabe fazer) que a coluna "tem graves".
Depois temos a depressão acentuada nos 2KHz que afecta negativamente a maioria dos timbres dos instrumentos acústicos e das vozes e dá uma aparente ilusão de "definição/pormenor/recorte".
Cumprimentos,
Onga-ku
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"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."
Thomas Jefferson
ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Completando a análise do onga-ku às badaladas CM1 direi o seguinte, em função do meu gosto pessoal:
Nunca percebi como é que essas colunas tiveram aceitação por parte de alguns foristas. São colunas que exigem muita potência a montante, dificeis de casar, dificeis de colocar numa sala. Houve num forum da concorrência até uma "saga" de centenas de posts acerca da sua colocação e dos seus possiveis casamentos. Claro que eu percebo o motivo, é divulgar a marca e o modelo, fazer o chamado "hype". Noutros casos houve foristas que trocaram a amplificação (que era pouco potente) só para poderem beneficiar do supremo estado audiófilo de ter umas CM1 (heresia das heresias), não sei se ainda as mantêm mas isso será um problema deles.
Eu não limitava a procura às MA, tentava ouvir as Dali e se calhar ias ter uma grande surpresa, mas há mais e variadas marcas e modelos no mercado, é tentar ouvir o maior número de colunas possivel.
Nunca percebi como é que essas colunas tiveram aceitação por parte de alguns foristas. São colunas que exigem muita potência a montante, dificeis de casar, dificeis de colocar numa sala. Houve num forum da concorrência até uma "saga" de centenas de posts acerca da sua colocação e dos seus possiveis casamentos. Claro que eu percebo o motivo, é divulgar a marca e o modelo, fazer o chamado "hype". Noutros casos houve foristas que trocaram a amplificação (que era pouco potente) só para poderem beneficiar do supremo estado audiófilo de ter umas CM1 (heresia das heresias), não sei se ainda as mantêm mas isso será um problema deles.
Eu não limitava a procura às MA, tentava ouvir as Dali e se calhar ias ter uma grande surpresa, mas há mais e variadas marcas e modelos no mercado, é tentar ouvir o maior número de colunas possivel.
Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Ainda á pouco tempo andavam aí pelos classificados dos foruns umas Audio Physic Spark V a um super preço, podendo estas tambem ser uma hipotese de escolha que o deixariam concerteza boquiaberto.
Elso- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Uma outra questão que normalmente gera confusão tem a ver com a opção entre monitoras e colunas de pavimento.
A função principal de umas pequenas monitoras profissionais, a sua razão de ser, é como o nome indica a monitorização de gravações.
E a razão do seu reduzido tamanho deve-se à necessidade de caberem em espaços reduzidos: as minúsculas BBC LS3/5a, p.ex., foram criadas para serem colocadas em estúdios de muito pequenas dimensões como por exemplo os estúdios móveis (Ford Transit, etc.) e concebidas por forma a permitir uma boa monitorização de voz.
O problema das pequenas monitoras na reprodução de alta fidelidade é óbvio: as pequenas dimensões da caixa e do altifalante de médio-grave não permitem a (boa) reprodução de frequências abaixo da segunda oitava (125Hz) e têm sérias limitações ao nível da dinâmica (diferença entre o som mais alto e o mais baixo que uma coluna consegue produzir) pois não conseguem tocar alto sem distorcer.
O recurso a um par de monitores (complementadas por um sub) pode eventualmente ser uma boa solução para espaços pequenos pois o sub permite que se controle o "volume" das baixas frequências que são naturalmente acentuadas neste tipo de salas.
Mas isso implica uma escolha judiciosa das colunas pois como referiu o vinilsuporter as CM1 são pequenas e não reproduzem o extremo grave das frequências mas em contrapartida exageram de tal forma próximo dos 100Hz que tornam difícil a sua integração na sala, especialmente porque é nessa gama de frequências que as salas dão problemas.
Por outro lado se na mesma sala colocarmos umas colunas de pavimento de duas ou três vias com resposta muito plana e que comecem a atenuar ligeiramente abaixo dos 100Hz ou até dos 60Hz essas colunas irão produzir uma resposta na sala muito mais equilibrada.
A função principal de umas pequenas monitoras profissionais, a sua razão de ser, é como o nome indica a monitorização de gravações.
E a razão do seu reduzido tamanho deve-se à necessidade de caberem em espaços reduzidos: as minúsculas BBC LS3/5a, p.ex., foram criadas para serem colocadas em estúdios de muito pequenas dimensões como por exemplo os estúdios móveis (Ford Transit, etc.) e concebidas por forma a permitir uma boa monitorização de voz.
O problema das pequenas monitoras na reprodução de alta fidelidade é óbvio: as pequenas dimensões da caixa e do altifalante de médio-grave não permitem a (boa) reprodução de frequências abaixo da segunda oitava (125Hz) e têm sérias limitações ao nível da dinâmica (diferença entre o som mais alto e o mais baixo que uma coluna consegue produzir) pois não conseguem tocar alto sem distorcer.
O recurso a um par de monitores (complementadas por um sub) pode eventualmente ser uma boa solução para espaços pequenos pois o sub permite que se controle o "volume" das baixas frequências que são naturalmente acentuadas neste tipo de salas.
Mas isso implica uma escolha judiciosa das colunas pois como referiu o vinilsuporter as CM1 são pequenas e não reproduzem o extremo grave das frequências mas em contrapartida exageram de tal forma próximo dos 100Hz que tornam difícil a sua integração na sala, especialmente porque é nessa gama de frequências que as salas dão problemas.
Por outro lado se na mesma sala colocarmos umas colunas de pavimento de duas ou três vias com resposta muito plana e que comecem a atenuar ligeiramente abaixo dos 100Hz ou até dos 60Hz essas colunas irão produzir uma resposta na sala muito mais equilibrada.
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ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Como já foi referido o tamanho(grande) da sala é favorável a colunas maiores, ainda mais se a sala for destinada ao uso exclusivo do sistema de som. Se a divisão em causa tiver outras funções( televisão, refeições..etc) então, talvez se justifique as colunas mais pequenas
westernelectric- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
onga-ku escreveu:Caro Moises,
A escolha é sua mas o meu conselho é que esqueça as CM1; não passam de um brinquedo caro, um MONSTRUOSO atentado à alta fidelidade.
Repare na resposta de frequências:![]()
CM1.......................................................................Concorrente
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Aquilo que designa como um "baixo competente" não passa de uma ilusão; se analisar nos gráficos verá que a extensão (que significa largura de banda nos extremos de frequência) é muito reduzida (abaixo dos 70Hz não existem baixas frequências) e que próximo dos 100Hz os designers optaram por provocar um débito excessivo para parecer a quem escuta (e não o sabe fazer) que a coluna "tem graves".
Depois temos a depressão acentuada nos 2KHz que afecta negativamente a maioria dos timbres dos instrumentos acústicos e das vozes e dá uma aparente ilusão de "definição/pormenor/recorte".
Cumprimentos,
Onga-ku

e por acaso foi exactamente essa definição/pormenor/recorte que me "prendeu" a minha atenção a quando escutei descontraidamente as pequeninas cm1...
um grande abraço!
facso- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Elso escreveu:Ainda á pouco tempo andavam aí pelos classificados dos foruns umas Audio Physic Spark V a um super preço, podendo estas tambem ser uma hipotese de escolha que o deixariam concerteza boquiaberto.
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Antas- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Boas.
Não esquecer estas
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/6226
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/5831
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/1822
penso que poderão ser boas opções.
não esquecer os 3 mandamentos das colunas...ouvir ouvir ouvir...
Não esquecer estas
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/6226
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/5831
http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/1822
penso que poderão ser boas opções.
não esquecer os 3 mandamentos das colunas...ouvir ouvir ouvir...

Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Por acaso uma coisa que me impressionou na CM 1 foi a sua definição ou recorte,que me pareceu bastante superior ás Epos!Já ouviu estas colunas,Onga-Ku?Apercebeu-se porventura dessa "anomalia" nos timbres dos instrumentos e vozes?onga-ku escreveu:Depois temos a depressão acentuada nos 2KHz que afecta negativamente a maioria dos timbres dos instrumentos acústicos e das vozes e dá uma aparente ilusão de "definição/pormenor/recorte".
Cumprimentos,
Onga-ku
nbaptista- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Já ouvi estas colunas na FNAC e num xô qualquer mas bastava-me ler as medições para perceber quais as suas deficiências, que são muitas e muito graves.
Qualquer audiófilo poderia fazê-lo se decidisse aprender a interpretar medições...mas isso exige um esforço que estes não estão dispostos a efectuar.
As características de "definição e recorte" quando associadas ao desempenho de umas colunas na maioria dos casos não significam uma verdadeira "definição e recorte" mas sim uma deficiência na resposta.
O problema é que os "críticos" e as suas avaliações subjectivas nos fazem crer que essas deficiências não se tratam de defeitos mas sim de feitio, e infelizmente como a maioria dos audiófilos está mal informada tanto ao nível da técnica como do som acaba por ir na conversa.
Cumprimentos,
onga-ku
Qualquer audiófilo poderia fazê-lo se decidisse aprender a interpretar medições...mas isso exige um esforço que estes não estão dispostos a efectuar.
As características de "definição e recorte" quando associadas ao desempenho de umas colunas na maioria dos casos não significam uma verdadeira "definição e recorte" mas sim uma deficiência na resposta.
O problema é que os "críticos" e as suas avaliações subjectivas nos fazem crer que essas deficiências não se tratam de defeitos mas sim de feitio, e infelizmente como a maioria dos audiófilos está mal informada tanto ao nível da técnica como do som acaba por ir na conversa.
Cumprimentos,
onga-ku
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Agradeço as opiniões no entanto não consigo entender a crença desmedida que Onga-Ku deposita nos conceitos teóricos e como essa sua confiança na "teoria do som perfeito" o faz desprezar os seus sentidos, e consequentemente alguns equipamentos competentes. Na minha opinião o teórico serve sobretudo para melhor compreender os estímulos que recebemos e não para tomar uma decisão sem uma base sensorial.
Bem sei que não tenho a experiência do Onka-Ku nestas matérias e agradeço uma vez mais a sua disponibilidade para formar os menos entendidos (como eu), mas é-me difícil aceitar que as pequenas CM1 sejam realmente más colunas. Já as ouvi e apreciei o seu som, e comparei-as com as B&W 684 / CM9 e MA BX5 e RX6 nas mesmas condições, ouvindo as mesmas faixas, no mesmo local à mesma hora.
Dessa experiência desfiz algumas dúvidas que tinha. Por exemplo as B&W 684 que pensei competirem com as MA RX6 soaram-me bastante ausentes, sem presença e definição. Fiquei muito surpreendido com as CM1 que acompanharam muito bem as MA RX6. Neste momento estou muito inclinado para as MA RX6 que achas delas Onga-Ku? Abraço
Bem sei que não tenho a experiência do Onka-Ku nestas matérias e agradeço uma vez mais a sua disponibilidade para formar os menos entendidos (como eu), mas é-me difícil aceitar que as pequenas CM1 sejam realmente más colunas. Já as ouvi e apreciei o seu som, e comparei-as com as B&W 684 / CM9 e MA BX5 e RX6 nas mesmas condições, ouvindo as mesmas faixas, no mesmo local à mesma hora.
Dessa experiência desfiz algumas dúvidas que tinha. Por exemplo as B&W 684 que pensei competirem com as MA RX6 soaram-me bastante ausentes, sem presença e definição. Fiquei muito surpreendido com as CM1 que acompanharam muito bem as MA RX6. Neste momento estou muito inclinado para as MA RX6 que achas delas Onga-Ku? Abraço
Moises- utilizador iniciado
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Por isso é que eu perguntei ao onga-ku se já tinha ouvido as CM1 e pela resposta concluo que a audição confirmou as medições.Eu pelo que ouvi gostei,mas para tomar uma decisão só ouvindo com o meu amplificador!Aliás lembro-me de lêr em alguns posts que alguns users tiveram muita dificuldade de posicionamento com as colunas!Moises escreveu:Agradeço as opiniões no entanto não consigo entender a crença desmedida que Onga-Ku deposita nos conceitos teóricos e como essa sua confiança na "teoria do som perfeito" o faz desprezar os seus sentidos, e consequentemente alguns equipamentos competentes.
nbaptista- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Moises escreveu:Agradeço as opiniões no entanto não consigo entender a crença desmedida que Onga-Ku deposita nos conceitos teóricos e como essa sua confiança na "teoria do som perfeito" o faz desprezar os seus sentidos, e consequentemente alguns equipamentos competentes. Na minha opinião o teórico serve sobretudo para melhor compreender os estímulos que recebemos e não para tomar uma decisão sem uma base sensorial.
Em primeiro lugar é importante distinguir o nosso gosto daquilo que é o desempenho de uma peça de equipamento, ou seja, da fidelidade.
O gosto depende de inúmeros factores; p.ex. muita gente prefere as válvulas aos transístores ou o vinil ao CD mesmo quando as tecnologias mais antigas são bastante inferiores em termos de desempenho.
Mas convém frisar que os equipamentos de Audio são concebidos no papel e não por ouvido, que o ouvido apenas tem um papel de controlo.
Andrew Jones (Pioneer/TAD)
First comes the measurement.
There are a lot of parameters in speakers that can be measured that are known to correlate well with listening.
The problem that I see so often from those who doubt such correlation exists is that they don't know how to measure accurately!
I see their curves and I see the artifacts in the curves that are the result of measurement errors and nothing to do with the behaviour of the speaker itself!
Accurate measurements and a sufficient set of measurements go a long way to revealing the performance, and allow us to get towards the final result very much quicker than with just listening alone.
My approach is to set a design goal for the measured performance, meet this as close as possible, then evaluate the result by listening, but ONLY once I believe I have met the initial design objective.
Then I try and honestly evaluate the result, and if (when……) I hear something wrong I go back and see if I can correlate this to the measurements.
Maybe I was too enthusiastic in my evaluation of having met my target.
Maybe my target is just wrong.
I go back and make changes based on the re-evaluation, then re-listen.
But I am always cross referring to the measurements.
I am not implying that we can measure everything that we hear.
But we can measure a lot so we can shorten the design process.
We can also however hear a lot of what isn't actually there!
We can be easily misled in our hearing evaluation and attribute things that don't really exist.
With too many variables during the design process we can also become confused.
So we have to be as careful in our listening as we have to be in our measuring.
Moises escreveu:Bem sei que não tenho a experiência do Onka-Ku nestas matérias e agradeço uma vez mais a sua disponibilidade para formar os menos entendidos (como eu), mas é-me difícil aceitar que as pequenas CM1 sejam realmente más colunas. Já as ouvi e apreciei o seu som, e comparei-as com as B&W 684 / CM9 e MA BX5 e RX6 nas mesmas condições, ouvindo as mesmas faixas, no mesmo local à mesma hora.
Dessa experiência desfiz algumas dúvidas que tinha. Por exemplo as B&W 684 que pensei competirem com as MA RX6 soaram-me bastante ausentes, sem presença e definição.
Conforme afirmei atrás essas características como a "presença" ou a "definição" resultam (na maioria dos casos) de deficiências; não são qualidades.
Veja este esquema de um site de audio profissional (estúdio):

Moises escreveu:Fiquei muito surpreendido com as CM1 que acompanharam muito bem as MA RX6. Neste momento estou muito inclinado para as MA RX6 que achas delas Onga-Ku? Abraço
Não conheço as RX mas, conforme mostrei noutro tópico, segundo as avaliações técnicas as RX8 são superiores às RS8, que ouvi (estas últimas ou as RS6) e não gostei.
Parece-me impossível que as CM1 "acompanhem" as RX6 que pela sua topologia permitem uma maior extensão dos graves e reprodução a volumes elevados com menor distorção e duvido que a resposta de frequências seja tão acidentada como a das CM1.
Mas uma avaliação subjectiva depende de vários factores como o conhecimento do som ao vivo, o tipo de música utilizado na avaliação, o posicionamento das colunas na sala, a amplificação (adequada ou não), o nosso grau de exigência e até a influência provocada por um qualquer comentário do vendedor (efeito placebo)...
Acho muito possível que tenha preferido as RX6 às 684 porque as MA acentuam os extremos e como tal parecem mais "vivas" e "detalhadas" numa comparação directa, mas mais tarde o excesso de agudos irá provocar cansaço e o dos graves dificuldades na integração com a sala.
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
onga-ku escreveu:
Acho muito possível que tenha preferido as RX6 às 684 porque as MA acentuam os extremos e como tal parecem mais "vivas" e "detalhadas" numa comparação directa, mas mais tarde o excesso de agudos irá provocar cansaço e o dos graves dificuldades na integração com a sala.
atenção, pois a nova linha rx nada tem a ver com a antiga e conhecida rs... a rx é uma coluna muito mais equilibrada e muito superior em todos os aspectos na minha opinião. refiro-me pelo menos aos modelos 6.
cumprimentos
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
onga-ku escreveu:Encontrei o teste das novas RX8 pela HFWorld... Parece um passo no bom caminho, apesar do grave audiófilo:
Monitor Audio RX8
Monitor Audio RS8
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
só por curiosidade, aqui fica as medições efectuadas pela stereophile as antigas rs6:
http://www.stereophile.com/floorloudspeakers/306monitor/index3.html
com um comentário bem positivo no final de quem efectuou as medições. a review pode também ser lida na integra antes das medições.
lembro-me que na altura o review escreveu algo do género em que eram as melhores colunas de chão que aquele dinheiro poderia comprar.
cumprimentos
http://www.stereophile.com/floorloudspeakers/306monitor/index3.html
com um comentário bem positivo no final de quem efectuou as medições. a review pode também ser lida na integra antes das medições.
lembro-me que na altura o review escreveu algo do género em que eram as melhores colunas de chão que aquele dinheiro poderia comprar.
cumprimentos
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Caro facso,
O comentário positivo é pago, independentemente de as colunas serem boas ou más e, mesmo se por vezes o J. Atkinson assinala a discrepância entre aquilo que mediu e o que o seu colega escutou na audição subjectiva, infelizmente não são raras as vezes em que ignora certo aspectos negativos do desempenho num ou noutro parâmetro ou que após uma avaliação técnica nitidamente menos boa conclui que o equipamento é excelente.
Daí a importância de saber interpretar o gráficos.
Neste caso temos como pontos negativos a Resposta de Frequências bastante acidentada com empolamentos aos 2kHz e os 10kHz que vão tornar a coluna agressiva, um excesso notável aos 20kHz que torna o som irritante e uma depressão aos 400Hz seguida de um excesso aos 70Hz que dá uma ideia aparente de grave forte e delineado mas que na realidade soará magro e deficiente, por exemplo se escutarmos um contrabaixo ou violoncelo tocados com arco ou mesmo pizzicato (já para nem falar num orgão); dado tratarem-se de colunas de pavimento esse efeito será ainda mais exagerado pois a resposta aos 200Hz é afectada negativamente pelo pavimento.
A Resposta Polar Horizontal é relativamente boa à excepção da elevada dispersão do tweeter que irá provocar uma maior quantidade de reflexos pelas paredes laterais da sala(ou seja mais "palco") mas a Vertical sofre de uma grave depressão aos 2Hz fora do eixo, que terá consequências nefastas no timbre se os tweeters não estiverem ao nível das orelhas.
Depois temos a forte ressonância de caixa aos 290Hz.
Como pontos positivos à que mencionar que estas colunas são fáceis de Alimentar que aliado aos excessos nos extremos de frequências as torna uma boa combinação para amplificadores a válvulas e um Decaimento muito limpo em toda a gama.
Como se pode ver muitas das características negativas que mencionei são, curiosamente, apreciadas por um grande número de críticos e audiófilos, pelo que se depreende que estes focam a sua atenção em características acessórias ao som em vez de se preocuparem com o realismo da música ou timbre.
Além disso é necessário escolher gravações adequadas para que essas características se evidenciem numa audição subjectiva, e que o avaliador as saiba identificar.
Está na altura de irem a uns concertos de música acústica não amplificada.
O comentário positivo é pago, independentemente de as colunas serem boas ou más e, mesmo se por vezes o J. Atkinson assinala a discrepância entre aquilo que mediu e o que o seu colega escutou na audição subjectiva, infelizmente não são raras as vezes em que ignora certo aspectos negativos do desempenho num ou noutro parâmetro ou que após uma avaliação técnica nitidamente menos boa conclui que o equipamento é excelente.
Daí a importância de saber interpretar o gráficos.
Neste caso temos como pontos negativos a Resposta de Frequências bastante acidentada com empolamentos aos 2kHz e os 10kHz que vão tornar a coluna agressiva, um excesso notável aos 20kHz que torna o som irritante e uma depressão aos 400Hz seguida de um excesso aos 70Hz que dá uma ideia aparente de grave forte e delineado mas que na realidade soará magro e deficiente, por exemplo se escutarmos um contrabaixo ou violoncelo tocados com arco ou mesmo pizzicato (já para nem falar num orgão); dado tratarem-se de colunas de pavimento esse efeito será ainda mais exagerado pois a resposta aos 200Hz é afectada negativamente pelo pavimento.
A Resposta Polar Horizontal é relativamente boa à excepção da elevada dispersão do tweeter que irá provocar uma maior quantidade de reflexos pelas paredes laterais da sala(ou seja mais "palco") mas a Vertical sofre de uma grave depressão aos 2Hz fora do eixo, que terá consequências nefastas no timbre se os tweeters não estiverem ao nível das orelhas.
Depois temos a forte ressonância de caixa aos 290Hz.
Como pontos positivos à que mencionar que estas colunas são fáceis de Alimentar que aliado aos excessos nos extremos de frequências as torna uma boa combinação para amplificadores a válvulas e um Decaimento muito limpo em toda a gama.
Como se pode ver muitas das características negativas que mencionei são, curiosamente, apreciadas por um grande número de críticos e audiófilos, pelo que se depreende que estes focam a sua atenção em características acessórias ao som em vez de se preocuparem com o realismo da música ou timbre.
Além disso é necessário escolher gravações adequadas para que essas características se evidenciem numa audição subjectiva, e que o avaliador as saiba identificar.
Está na altura de irem a uns concertos de música acústica não amplificada.

Última edição por onga-ku em 20/11/2010, 18:56, editado 5 vez(es)
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"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."
Thomas Jefferson
ricardo onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Gostava de um dia ter tempo e paciência para pelo menos iniciar um tópico sobre a interpretação de medições de colunas...
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"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
onga-ku escreveu:Gostava de um dia ter tempo e paciência para pelo menos iniciar um tópico sobre a interpretação de medições de colunas...
isso é que era um excelente contributo que tu davas a este forum (e a outros eventualmente) uma vez que és um estudioso da matéria e ao menos podias explicar tim tim por tim tim como interpretar esses gráficos que tu publicas.
confesso a minha total ignorância na matéria e estou certo que não estou só e assim ao menos ficávamos todos com uma ideia mínima (tipo excel básico) do que tais medições e gráficos podem significar, com alguns exemplos básicos e práticos complementados com tipo "legendas".
pensa nisso que a comunidade audiófila agradece.
um abraço
jose mario
Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Sim, não seria mal pensado não senhor. E aí a malta (como eu
) já não teria desculpa de não ligar patavina às medições e passar a olhá-las com outros olhos
.
Mas agora a sério, será certamente um trabalho extenuante e de difícil compilação. Percebo se - a acontecer - que seja feito com calma e paciência e sem pressas. Pois se o caro Onga ku nos presentear algum dia com isso, terá a nossa gratidão pela mais-valia que é tal tarefa
.



Mas agora a sério, será certamente um trabalho extenuante e de difícil compilação. Percebo se - a acontecer - que seja feito com calma e paciência e sem pressas. Pois se o caro Onga ku nos presentear algum dia com isso, terá a nossa gratidão pela mais-valia que é tal tarefa

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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Será com certeza um belo tópico... no entanto e enquanto não tenho conhecimentos para análises mais aprofundadas, gostaria que os especialistas (Onga-Ku e outros) fossem um pouco mais pragmáticos pois cada vez me encontro mais confuso. Quero tirar prazer da música e para tal necessito de umas colunas (orçamento + - 1000€), no entanto este impasse, esta indecisão só me traz ansiedade... preciso de aconselhamento para que o meu audiolab e rega P3-24 ganhem voz.
Já pensei nas B&W684 depois nas B&W CM1 e agora as MA RX6... o que me parece é que cada vez me disperso mais... como devem perceber não consigo ouvir a maioria das outras marcas que se fala (ou porque estão fora do orçamento ou porque não encontro lojas que as detenham em stock para escuta).
É por essa razão que me estou a limitar às B&W e MA. Já equaciono as B&W CM7 se realmente valerem os 500 euros fora do orçamento...
Bem haja
obrigado pela paciência
Já pensei nas B&W684 depois nas B&W CM1 e agora as MA RX6... o que me parece é que cada vez me disperso mais... como devem perceber não consigo ouvir a maioria das outras marcas que se fala (ou porque estão fora do orçamento ou porque não encontro lojas que as detenham em stock para escuta).
É por essa razão que me estou a limitar às B&W e MA. Já equaciono as B&W CM7 se realmente valerem os 500 euros fora do orçamento...
Bem haja
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Moises- utilizador iniciado
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
na escolha de colunas interfere muito o gosto pessoal!eu quando ouvi as B&W pedi para ouvir também umas Monitor Audio,e apesar de ter gostado(achei-as mais nervosas,mais imediatas que as B&w)o meu gosto inclina-se mais para a sonoridade da B&W CM 1;está a negrito pq nem todas as B&W me agradam.Quanto á polémica das CM 1 não me vou meter nisso,pq devia ter ouvido noutras condições...afinal,qual das sonoridades gosta mais ou está mais próximo?Aí ninguém o pode ajudar,até pq é você que vai conviver com as colunas,não somos nós.são ambas excelentes colunas,mas vai ter que fazer uma opção
nbaptista- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Bom... eu tenho B&W, mas muito sinceramente... eu nunca optaria por esta marca, a não ser que sejam da serie 800, pois aí sim... temos colunas, abaixo disto... bref... mas atenção que é apenas a minha opinião, já ouvi por variadissimas vezes as cm1... repito, nunca as compraria.
O nosso amigo onga-ku tem toda a razão... aquilo são graves em excesso, tem som... muito, mas de musica... nada!...
Não me batam, pois é apenas uma opinião como tantas outras, por esse valor 1000 euros ouvi no show do hotel ria em aveiro umas canton... ui... eram um "mimo", são colunas de chão, mas tocavam lindamente num espaço mais reduzido que o da minha sala, esta tem 25 m2, e penso que íam muito bem, aliás, falei com o "demonstrador" (desculpem mas não me lembro do nome) e ele disse que não tinha qualquer problema, por esse motivo, mal venda as minhas B&W, são aquelas que eu vou à procura... informa-te e vai ouvi-las, não perdes nada, e tenho quase a certeza que ficas encantado.
O nosso amigo onga-ku tem toda a razão... aquilo são graves em excesso, tem som... muito, mas de musica... nada!...
Não me batam, pois é apenas uma opinião como tantas outras, por esse valor 1000 euros ouvi no show do hotel ria em aveiro umas canton... ui... eram um "mimo", são colunas de chão, mas tocavam lindamente num espaço mais reduzido que o da minha sala, esta tem 25 m2, e penso que íam muito bem, aliás, falei com o "demonstrador" (desculpem mas não me lembro do nome) e ele disse que não tinha qualquer problema, por esse motivo, mal venda as minhas B&W, são aquelas que eu vou à procura... informa-te e vai ouvi-las, não perdes nada, e tenho quase a certeza que ficas encantado.
Henri- utilizador dedicado
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
onga-ku escreveu:Gostava de um dia ter tempo e paciência para pelo menos iniciar um tópico sobre a interpretação de medições de colunas...
apoio a 100% a opinião dos outros caros foristas... era sem duvida uma mais valia para todos no interessados a aprender e ficaria-mos todos bastante gratos!
eu quero ficar na primeira fila caso a matéria venha a ser amavelmente dada....

cumprimentos a todos!
facso- Membro Audiopt
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Interesses : Diversos, mas este é um grande...
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Moises escreveu:
É por essa razão que me estou a limitar às B&W e MA. Já equaciono as B&W CM7 se realmente valerem os 500 euros fora do orçamento...
olá caro mario,
pessoalmente, não creio que as cm7 valha os 500€ a mais que diz em relação ás rx6...
e tendo também em conta que o mario não esta a pensar, pelo menos para já, investir em aplificaçao, as rx6 são relativamente fáceis de levar a bom porto.
mas amigo mario, o seu gosto/intenção/objectivo é imperial nesta situação de escolha...
um abraço!
facso- Membro Audiopt
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
as colunas de que o Henri fala, as Canton, que tocaram no show de aveiro encantaram muita gente (onde eu me incluo).
podes ver aqui umas fotos delas, sinceramente não sei o modelo (em aveiro eram brancas, em lisboa pretas) e são representadas pela supportview salvo erro. o seu preço é que passa dos 1300 euros (se bem me lembro).
http://viciaudio.blogspot.com/2010/03/audioshow-2010-notas-soltas.html
podes ver aqui umas fotos delas, sinceramente não sei o modelo (em aveiro eram brancas, em lisboa pretas) e são representadas pela supportview salvo erro. o seu preço é que passa dos 1300 euros (se bem me lembro).
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Re: MONSTRUOSA INDECISÃO
Parecem-me uma alternativa as Canton Chrono SL 580 (1480€ a fugir ao orçamento) ou as Canton Chrono 508.2 DC (1047€). Será que são melhores que as B&W CM7 ou as MA Rx6? Não as posso ouvir pelo que é muito importante a vossa opinião... Onga-Ku que achas destas?
Moises- utilizador iniciado
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