Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medições acústicas de uma sala quase cúbica

Ir em baixo

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Empty Medições acústicas de uma sala quase cúbica

Mensagem  David em 27/10/2010, 12:43

Por mais que adore os sistemas HIFI no Audioshow e no HiFi show, a minha sala é o ponto de encrave, no meu sonho de ter um Bom sistema de som stereo caseiro.

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Picture2ki

A sala é muito viva, e tem obvios modos de ressonância.
Sistema de audio: Monitor Audio BR2 alimentado por Cambridge Audio 740A
Sistema de medição: microfone Behringer ECM8000 (na posição de audição, colocado na vertical com uma inclinação de 15º para a frente), mesa de mistura Behringer UB802, placa-de-som Creative Labs USB Sound Blaster Live!

Usando o fantástico software REW (gratuito) fiz as seguintes medições. Alguém me pode ajudar a interpretar de onde vêm os picos principais?

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Splphasestandardpositio
Pressão acústica e Fase

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Impulsestandardposition
Reposta impulsiva

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Waterfallstandardpositi
Tempo de decaimento acústico

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Spectogram
Espectograma dos graves

Preciso de opiniões sobre qual serão as variáveis manipuláveis na sala que me darão as maiores melhorias v.s. o investimento necessário.

Estou a acabar de construir 6 Difusor Skyline, de 48x48cm, feitos de esferovite, para dispersão acústica na gama de 525Hz-4290Hz.

Acham que vai ajudar? Alguma sugestão para a sua colocação (preferencial no tecto).

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Pa270008

Um obrigado a todos por esta comunidade.

Cheers

Última edição por David em 27/10/2010, 22:54, editado 1 vez(es)
David
David
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Interesses : Saxophone, Guitarra, Desporto,..., Audição stéreo.
Pontos/Reputação : 25

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Empty Re: Medições acústicas de uma sala quase cúbica

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/10/2010, 13:58

Caro David,

Por que razão inclinou o mic 15º?
Para o registo da resposta das colunas na sala proponho que utilize antes a suavização de 1/6 de oitava; vai ver que a resposta fica logo com melhor aspecto.
Depois coloque aqui a imagem para a podermos analisar.
Julgo que a depressão aos 4,5kHz se deve à transição entre altifalantes (imagino que o toe-in das suas colunas não seja muito pronunciado) e as irregularidades abaixo dos 200Hz devem estar relacionadas com os modos da sala.

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Empty Re: Medições acústicas de uma sala quase cúbica

Mensagem  ricardo onga-ku em 27/10/2010, 17:22

Os difusores devem ser colocados nos pontos onde existem reflexos e ressonâncias mas é importante determinar a posição ideal das colunas na sala antes de os fixar.

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Difusores

P.S.: os elementos verticais que compõem os seus difusores parecem-me demasiados altos.

Última edição por onga-ku em 27/10/2010, 21:28, editado 1 vez(es)

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Orion em 27/10/2010, 17:31

Assunto interessante. Tinha muita curiosidade de um dia achar também, através de medições competentes para o efeito, as imperfeições e possíveis correções/atenuações da minha sala Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  16044 .

Parabéns e obrigado por ter partilhado connosco Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  969831 Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  403861 .

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4625
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  David em 27/10/2010, 22:51

Aproveitei as dicas deste site e reposicionei as colunas e posição de escuta. De facto o som melhorou significativamente. Refiz as medições, com 1/6 octave smoothing assim como um gráfico apenas para os graves

Por favor tratem-me por tu... Segui esta esta indicação que diz: "we recommend that the meter or mic be oriented vertically with a forward angle of about 10 - 20 degrees to capture a good mix of direct and reflected sound for 'room' measurements."

os elementos verticais que compõem os seus difusores parecem-me demasiados altos.
São maiores do que o normal para actuarem numa banda de frequências mais abrangente. Compreendo perfeitamente a questão dos pontos de reflexão. Teoricamente o seu fantástico desenho faz sentido. No entanto, no chão já tenho a carpete. À esquerda tenho uma janela, à direita tenho a estante com CD's, atrás tenho mais estantes e à frente o espaço onde as colonas são "arrumadas" quando não em uso Razz Infelizmente a teoria não é aplicável no meu espaço real.

@Orion: Por favor trata-me por tu. Se morar perto e se quiser, posso levar o material a sua casa e troco uma horinha de audição num Bom sistema pela análise acústica da sua sala.

Novas medições, com 8 sweeps e com reposicionamento das colunas e ponto de escuta.

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionspl2

Same Graph with 1/6 octave smoothing
Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionspl

Same Graph for the Bass frequencies
Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionbasss

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionwater

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionspect

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionrt60

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionimpul

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositiongroup

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositiondecay

Agradeço a vossa ajuda na compreensão do que posso fazer para melhorar o meu espaço.
Muito Obrigado

Última edição por David em 28/10/2010, 07:28, editado 1 vez(es)
David
David
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Orion em 28/10/2010, 02:56

David escreveu:@Orion: Por favor trata-me por tu. Se morar perto e se quiser, posso levar o material a sua casa e troco uma horinha de audição num Bom sistema pela análise acústica da sua sala.

Combinado David, o mesmo para ti também Very Happy

É deveras aliciante...

E dependerá do que achares perto, sou do Barreiro, Margem Sul aqui da Grande Lisboa (a 20 min desta). Quanto ao bom sistema... tu o dirás depois Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  581248 , boa música há de certeza (e bom café já agora Razz ).

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4625
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  ricardo onga-ku em 28/10/2010, 09:53

David escreveu:Aproveitei as dicas deste site e reposicionei as colunas e posição de escuta. De facto o som melhorou significativamente. Refiz as medições, com 1/6 octave smoothing assim como um gráfico apenas para os graves

Qual é a posição actual?
O ideal seria algo como 90cm da parede lateral e 55cm da traseira.
E o toe-in, ficaram a apontar para o ponto de escuta?
Nunca vi medições dessas colunas mas as RS têm um pico brutal no extremo agudo o que torna a audição desagradável/desconfortável com as colunas apontadas para os ouvidos.
Soa-te bem nessa posição?

David escreveu:
Por favor tratem-me por tu... Segui esta esta indicação que diz: "we recommend that the meter or mic be oriented vertically with a forward angle of about 10 - 20 degrees to capture a good mix of direct and reflected sound for 'room' measurements."

É a primeira vez que ouço semelhante coisa.
Parece-me que a medição com um microfone inclinado dessa forma irá ser mais afectada pelos reflexos do pavimento e menos pelos do tecto, o que não dá uma imagem correcta da realidade.
Espreita este artigo sobre medições de salas: http://www.realtraps.com/art_measuring.htm

David escreveu:
os elementos verticais que compõem os seus difusores parecem-me demasiados altos.
São maiores do que o normal para actuarem numa banda de frequências mais abrangente. Compreendo perfeitamente a questão dos pontos de reflexão. Teoricamente o seu fantástico desenho faz sentido. No entanto, no chão já tenho a carpete. À esquerda tenho uma janela, à direita tenho a estante com CD's, atrás tenho mais estantes e à frente o espaço onde as colonas são "arrumadas" quando não em uso Razz Infelizmente a teoria não é aplicável no meu espaço real.

Sem dúvida que o óptimo é inimigo do possível e ainda mais do esteticamente agradável ou até aceitável: uma coisa é um estúdio de monitorização e outra é uma sala doméstica.
A estante de CDs dá um difusor razoável desde que os CDs sejam colocados uns mais à frente outros atrás.
A estante atrás do ponto de escuta também tem um papel importante.
Sinceramente prefiro o recurso a mobiliário útil e bonito desde que sirva o propósito.

David escreveu: Same Graph with 1/6 octave smoothing
Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionspl

Assim está melhor.
Aparentemente já te livraste da depressão dos 4,5kHz e a sala não parece tão má quanto isso no que se refere a ondas estacionárias (não referiste a dimensão do pé-direito por isso estimei 2,60m); mas tenho a impressão que as oscilações acima dos 300Hz são uma deficiência das colunas e não da sala e quanto a isso só tens uma solução.

http://www.bobgolds.com/Mode/RoomModes.htm

http://www.hunecke.de/en/calculators/room-eigenmodes.html

Consegues ter acesso a outro par de monitoras?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 28/10/2010, 10:32

Consegues repetir o waterfall entre os 20 e os 300Hz, se possível a 1/6 oitava?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  David em 28/10/2010, 10:57

Muito obrigado pela ajuda onga-ku
Qual é a posição actual?
Neste momento a aresta vertical-frontal-interior de cada coluna estão:
  • distantes entre si de 1/3 da dimensão da parede de fundo: 4.09m/3 = 1.33m
  • distantes da parede de fundo a 1/3 da dimensão da parede lateral: 3.56m/3 = 1.18m
  • a mais de 1.5 das parede laterais

O ponto de audição está agora mais a trás, a 1m da parede de trás e a 1.6m de distância de cada coluna.
O Toe-in ficou a apontar para um ponto a meio da parede trazeira, 1m atrás do ponto de escuta.

Esta posição soa bastante melhor, no entanto tem muitas limitações à utilização prática da sala. Irei mudar aos poucos as colunas, usando as tuas sugestões para um equilíbrio entre acústica e practicidade do espaço.

Nunca vi medições dessas colunas mas as RS têm um pico brutal no extremo agudo [...]
Sim, sei bem do que falas. Para mim esse pico é bastante insuportável. No entanto estas não têm esse pico. São muito mais suaves. Andei à procuras da resposta na frequências destas colunas mas não encontro. Se alguém souber onde encontrar agradecia imenso.

http://www.realtraps.com/art_measuring.htm
Fantástico site. Vou reler e reler com atenção.

Sem dúvida que o óptimo é inimigo do possível e ainda mais do esteticamente agradável ou até aceitável: uma coisa é um estúdio de monitorização e outra é uma sala doméstica.
Sim, já foi difícil obter um WAF positivo para a construção dos difusores e colocação no tecto. A ver vamos como me safo com os Bass-traps Very Happy

A estante de CDs dá um difusor razoável desde que os CDs sejam colocados uns mais à frente outros atrás
Isso é uma boa ideia. Já o tentei, mas infelizmente a minha cara-metade, quando os vê "desalinhados" coloca-os direitinhos. Se calhar vou arranjar um material com uma ondulação de +- 1cm e coloco-o atrás dos CD's para ficarem ordenadamente desalinhados. Agora, que material usar?

(não referiste a dimensão do pé-direito por isso estimei 2,60m); mas tenho a impressão que as oscilações acima dos 300Hz são uma deficiência das colunas e não da sala e quanto a isso só tens uma solução.
De facto a indicação do pé-direito no gráfico está errada. São 2.81m. Já tinha feito a análise de modos num excel, mas esses links parecem-me bastante bem. Refiz com mais cuidado as medições das dimensões da sala e são: 4.00m x 3.56m x 2.81m

Tenho acesso a outras monitoras sim, mas são tão faquinhas (umas Sony sem modelo, de 4Ohms, de um sistema compacto com 15 anos) que se as ligar ao 740A devem queimar. Qual era a tua ideia?

Também posso levar o sistema para o meu terraço e fazer as medições lá, onde as reflexões serão mínimas.... No entanto isso seria um trabalho algo significativo

Bass Waterfall
Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Newspeakerpositionwater

Infelizmente o REW não permite, aparentemente, suavizar o waterfall. Apenas o SPL&Phase.
David
David
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 30/10/2010, 13:52

Mais dois artigos bastante informativos:

Acoustic Treatment and Design for Recording Studios and Listening Rooms
http://www.ethanwiner.com/acoustics.html

Build a Better Bass Trap
http://www.ethanwiner.com/basstrap.html

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 2/11/2010, 23:06

onga-ku escreveu:Nunca vi medições dessas colunas mas as RS têm um pico brutal no extremo agudo o que torna a audição desagradável/desconfortável com as colunas apontadas para os ouvidos.

Acidentalmente encontrei a avaliação técnica das BR2:

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Mabr2

A resposta até é bastante plana mas podia ser menos acidentada acima dos 300Hz, e lá está o típico desce-e-sobe do extremo agudo.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  David em 11/11/2010, 12:08

@onga-ku

Boa descoberta. De facto as colunas têm algum ondulamento em frequências elevadas, mas nada que justifique o Omph nos graves. Como esperava, parece ser da sala. Aproveitei e fiz uma medição Neas-Field das minhas BR2. Coloquei-as afastadas das paredes, reduzi o volume, rodeei o microfone com lâ de rocha de 70kg/m3 e fiz as seguintes medições

Sala - Medições acústicas de uma sala quase cúbica  Nearfieldmabr2measureme

@Orion
O Barreiro não é longe. Não tenho é transportes decentes para lá. Teríamos de combinar um dia em que ambos tenhamos disponibilidade e em que me possas dar boleia do IST ou da Damaia até tua casa e depois de volta à Damaia Rolling Eyes

David
David
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 11/11/2010, 13:01

Isso está com muito bom aspecto!
A que distância é que foram efectuadas as medições?

Só falta juntar um sub. Wink

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  David em 11/11/2010, 18:57

Foram feitas a cerca de 10cm de distância da superfície frontal das MABR2. A altura variou entre directamente à frente do tweeter, directamente à frente do woofer e a meio destes.

Curiosamente não têm aqueles picos nos agudos que referes. Serão apenas as minhas?
David
David
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: