Ligar dois GD a um amplificador
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Boa noite.
Qual será a melhor forma de ligar dois gira-discos a um pré com uma entrada phono?
Qual será a melhor forma de ligar dois gira-discos a um pré com uma entrada phono?

zaratustra- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 185
Pontos/Reputação: 146
Bom, para evitar uma ficha em "Y" (ou melhor, duas), creio que posso ligar um segundo gira à entrada "Tape 2" do amplificador. Haverá alteração significativa em relação a uma ligação clássica (entrada Phono)?
Por outro lado, há a possibilidade de comprar um pré-phono. Neste caso só conheço (contacto directo) o NAD e o Pro-Ject. No entanto, nenhum deles tem entrada para dois giras!
Numa primeira pesquisa na net, encontrei alguma coisa que poderá ajudar (embora o preço não possa ser...):
Luxman AS-4 (III) Pin Plug-type Channel Selector

Luxman AS-44 Pin Plug-type Channel Selector

Para além destes Luxman, encontrei este link:
http://www.phonopreamps.com/
Continuo algo confuso.
Agradeço orientação.
Por outro lado, há a possibilidade de comprar um pré-phono. Neste caso só conheço (contacto directo) o NAD e o Pro-Ject. No entanto, nenhum deles tem entrada para dois giras!
Numa primeira pesquisa na net, encontrei alguma coisa que poderá ajudar (embora o preço não possa ser...):
Luxman AS-4 (III) Pin Plug-type Channel Selector

Luxman AS-44 Pin Plug-type Channel Selector

Para além destes Luxman, encontrei este link:
http://www.phonopreamps.com/
Continuo algo confuso.
Agradeço orientação.

Re: Ligar dois GD a um amplificador
Viva,
Os luxman que apresenta são apenas para sinais de linha (CD, Tape), portanto não serve.
http://www.audiocubes2.com/brand/Luxman/product/Luxman_AS-4_(III)_Pin_Plug-type_Channel_Selector.html?osCsid=fcebe32c29cd65c517292241e8ce6b4a
No outro site que indicou tem alguns pré de phono, esse sim pode receber sinal de um gira-discos e liga-lo a uma das entradas que não a de phono de um amplificador.
Eis a razão:
Curva de equalização RIAA
No processo de gravação dos discos de vinil a partir de 1955, o som é equalizado de acordo a curva RIAA, que faz com que os sons graves abaixo de 500 Hz sejam atenuados e os sons agudos acima de 2.120 Hz sejam aumentados. Esse processo passou a ser feito a fim de facilitar e padronizar a gravação de discos em larga escala, permitindo que todos os fabricantes utilizassem um mesmo padrão de equalização para a gravação dos discos de vinil.
Quando um toca-discos é ligado na entrada "phono" de um amplificador, o circuito pré-amplificador (presente nessa entrada) faz o inverso da curva RIAA: amplifica mais os sons graves e atenua os sons agudos, de modo a cancelar a equalização "errada" feita quando o disco foi gravado. Assim a reprodução do som sairá correta, isto é, com os graves e agudos em seus níveis corretos.
Se o amplificador ou receiver não tiver entrada phono, é necessário o uso de um pré-amplificador de phono para amplificar e equalizar a curva RIAA do sinal analógico do toca -discos.
Portanto deverá comprar um amplificador de phono para ligar o segundo gira-bolachas a uma entrada do seu amplificador. Certamente que neste forum há pessoas que possam recomendar algumas unidades melhor que eu.
Os luxman que apresenta são apenas para sinais de linha (CD, Tape), portanto não serve.
http://www.audiocubes2.com/brand/Luxman/product/Luxman_AS-4_(III)_Pin_Plug-type_Channel_Selector.html?osCsid=fcebe32c29cd65c517292241e8ce6b4a
No outro site que indicou tem alguns pré de phono, esse sim pode receber sinal de um gira-discos e liga-lo a uma das entradas que não a de phono de um amplificador.
Eis a razão:
Curva de equalização RIAA
No processo de gravação dos discos de vinil a partir de 1955, o som é equalizado de acordo a curva RIAA, que faz com que os sons graves abaixo de 500 Hz sejam atenuados e os sons agudos acima de 2.120 Hz sejam aumentados. Esse processo passou a ser feito a fim de facilitar e padronizar a gravação de discos em larga escala, permitindo que todos os fabricantes utilizassem um mesmo padrão de equalização para a gravação dos discos de vinil.
Quando um toca-discos é ligado na entrada "phono" de um amplificador, o circuito pré-amplificador (presente nessa entrada) faz o inverso da curva RIAA: amplifica mais os sons graves e atenua os sons agudos, de modo a cancelar a equalização "errada" feita quando o disco foi gravado. Assim a reprodução do som sairá correta, isto é, com os graves e agudos em seus níveis corretos.
Se o amplificador ou receiver não tiver entrada phono, é necessário o uso de um pré-amplificador de phono para amplificar e equalizar a curva RIAA do sinal analógico do toca -discos.
Portanto deverá comprar um amplificador de phono para ligar o segundo gira-bolachas a uma entrada do seu amplificador. Certamente que neste forum há pessoas que possam recomendar algumas unidades melhor que eu.
manel1- Equipa Audiopt - Moderação

- Número de Mensagens: 1060
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1281
Obrigado manel1.
Continuo a chafurdar na net......
Saudações.
Continuo a chafurdar na net......
Saudações.

caro zaratustra
a minha pergunta até pode ser ingénua mas aqui vai:
e precisas de ter 2 gira discos ligados em permanência porquê ?
vais dar alguma festa e alternas os dois ?
desculpa a minha curiosidade.......
a minha pergunta até pode ser ingénua mas aqui vai:
e precisas de ter 2 gira discos ligados em permanência porquê ?
vais dar alguma festa e alternas os dois ?
desculpa a minha curiosidade.......
Boa pergunta, vinilsuporter.
Obviamente, ninguém vai ouvir dois giras ao mesmo tempo...
Simplesmente, pareceu-me a maneira mais fácil de fazer uma comparação entre dois pratos com o mesmo amplificador.
Quanto ao futuro, não sei, tudo pode acontecer. Posso vir a construir um segundo sistema...
De qualquer modo, partindo do princípio de que conseguimos ultrapassar o "purismo/minimalismo", tem uma opinião para esta possível operação?
Simplesmente, pareceu-me a maneira mais fácil de fazer uma comparação entre dois pratos com o mesmo amplificador.
Quanto ao futuro, não sei, tudo pode acontecer. Posso vir a construir um segundo sistema...
De qualquer modo, partindo do princípio de que conseguimos ultrapassar o "purismo/minimalismo", tem uma opinião para esta possível operação?

zaratustra escreveu:Boa pergunta, vinilsuporter.
De qualquer modo, partindo do princípio de que conseguimos ultrapassar o "purismo/minimalismo", tem uma opinião para esta possível operação?![]()
Boa pergunta indeed.
Proponho a ligação de dois prévios de Phono (Pro-Ject Phono Box p. ex.) a duas entradas de linha AUX 1 e AUX 2, por exemplo...

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2606
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4058
caro zaratustra
mas para comparares terias de também ter 2 células "equivalentes" com o mesmo tipo de ganho.
sinceramente acho muito preciosismo estares-te a preocupar com isso, o nosso ouvido por muito imperfeito que seja, sempre nos alerta para o facto de um som ser melhor que outro.
a ideia que me ficou nos últimos anos é que em audio "quanto mais simples melhor" e não adianta nós complicarmos as coisas quando o mais simples pode ser bem melhor que soluções mais complicadas.
mas para dar cumprimento à tua ideia, não conheço nenhum phono com essa particularidade de ter 2 entradas.
já agora: de que gira discos estamos a falar ? alguma coisa topo de gama ? células MM ou MC ?
eu uso um modesto thorens de 1977 com um braço rega e uma célula MC e com um bom andar de phono a válvulas não preciso de me meter em coisas dispendiosas para ter prazer em, de vez em quando, ouvir aqueles discos de vinil mas eu também não sou muito exigente, o vinil para mim é mesmo só para de vez em quando (já foi ao contrário a long time ago). não há milagres mas também não necessito de empenhar a casa.
mas para comparares terias de também ter 2 células "equivalentes" com o mesmo tipo de ganho.
sinceramente acho muito preciosismo estares-te a preocupar com isso, o nosso ouvido por muito imperfeito que seja, sempre nos alerta para o facto de um som ser melhor que outro.
a ideia que me ficou nos últimos anos é que em audio "quanto mais simples melhor" e não adianta nós complicarmos as coisas quando o mais simples pode ser bem melhor que soluções mais complicadas.
mas para dar cumprimento à tua ideia, não conheço nenhum phono com essa particularidade de ter 2 entradas.
já agora: de que gira discos estamos a falar ? alguma coisa topo de gama ? células MM ou MC ?
eu uso um modesto thorens de 1977 com um braço rega e uma célula MC e com um bom andar de phono a válvulas não preciso de me meter em coisas dispendiosas para ter prazer em, de vez em quando, ouvir aqueles discos de vinil mas eu também não sou muito exigente, o vinil para mim é mesmo só para de vez em quando (já foi ao contrário a long time ago). não há milagres mas também não necessito de empenhar a casa.
onga-ku escreveu:zaratustra escreveu:Boa pergunta, vinilsuporter.
De qualquer modo, partindo do princípio de que conseguimos ultrapassar o "purismo/minimalismo", tem uma opinião para esta possível operação?![]()
Boa pergunta indeed.
Proponho a ligação de dois prévios de Phono (Pro-Ject Phono Box p. ex.) a duas entradas de linha AUX 1 e AUX 2, por exemplo...
... duas entradas "Aux" não tem (só uma e, ocupada); neste momento, entradas livres tenho "Video" e "Tape 2"
vinilsuporter escreveu:caro zaratustra
... topo de gama (?), com o meu saldo (??), não, tudo MM, está a chegar um vintage "igual" ao teu, TD 160 (neste caso com cabeça Shure V15III); o outro é um "plastificado" Panasonic SL-H401 Direct Drive. Quanto a uma "comparação", percebo, nunca terei possibilidade de efectuar uma "rigorosa", nem seria esse o caso...... Quanto ao vinil, sim, esteve um bocadinho paradote mas, de há um ano para cá, tenho ouvido tanto analógico como digital, fifty/fifty. Não posso deixar criar pó nos 500/600 LPs.
Obrigado a todos pelos comentários.

então especulando e sem ouvir é assim:
thorens, 10 - panasonic, 1 (10-0 era feio).
esse thorens beneficia muito se um dia lhe enfiares um braço SME 3009 ou um RB 300.
esse thorens beneficia muito se um dia lhe enfiares um braço SME 3009 ou um RB 300.
vinilsuporter escreveu:então especulando e sem ouvir é assim:
...pois, já suspeitava disso, o meu ouvido ainda está formatado com os sons de um Lenco L-75 (talvez de 1969) do meu pai (e meu durante muitos anos), onde ouvi toda a minha música e mais alguma!

pode interessar... o Lehmann Black cube é um extraordinario pre de phono e tem uma versão twin.
http://www.lehmannaudio.com.au/phono/phono/bctwin.html

http://www.lehmannaudio.com.au/phono/phono/bctwin.html

bluemonday- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2336
Interesses: audio
Pontos/Reputação: 545
Interessar, interessaria...... caso o seu preço fosse outro...
Obrigado.
Obrigado.

Boas.
Há outra forma de comparar os dois GDs.
Mesa de mistura com 2 entradas phono.Aí o andar phono embora não seja nada de especial é igual para os dois.
Vantagens : vários inputs para 2 outputs,barata em comparação com andares phono dedicados.
cumps.
Há outra forma de comparar os dois GDs.
Mesa de mistura com 2 entradas phono.Aí o andar phono embora não seja nada de especial é igual para os dois.
Vantagens : vários inputs para 2 outputs,barata em comparação com andares phono dedicados.
cumps.

Digitalillusions- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 222
Ocupação: Técnico de som RTP
Interesses: edição video - informática -
Pontos/Reputação: 343
He,He,He, eu tenho uma mesa dessas cá em casa de marca BETTER de quando eu era rapazola, deve ter á vontade uns 30 anos e ainda funciona, tinha a particularidade de ter entradas e saidas tipo DIN, ainda conservo os cabos DIN/DIN e DIN/RCA para facilitar a ligação dos equipamentos, a qualidade dos andares de phono era satisfatória, a mehor que eu vi na altura foi uma METEOR made in usa mas o preço era deveras elevado.

ducar- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 34
Pontos/Reputação: 69
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Ligar atraves do DD-WRT v24-sp2
» Luciana Abreu - Dois meses depois de ter sido mãe
» Diário de Aveiro: Dois jovens esfaqueados em desacatos na Praça do Peixe
» Ligar Router Linksys a Router Meo
» Ligar dois amplificadores
» Luciana Abreu - Dois meses depois de ter sido mãe
» Diário de Aveiro: Dois jovens esfaqueados em desacatos na Praça do Peixe
» Ligar Router Linksys a Router Meo