Colunas Dali 2.8

Ir em baixo

Colunas Dali 2.8

Mensagem  zaratustra em 8/7/2010, 20:09

Olá.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre um possível casamento.
Há muito que almejo umas colunas de chão de três vias. Neste momento o sistema funciona com umas Tannoy R3, de duas vias (e a sonoridade geral não está mal). No entanto......
Umas colunas de chão Dali 2.8 (em segunda mão) poderiam "adaptar-se" bem à amplificação NAD que tenho (306, a funcionar como pré e C272, amplificador de potência)? Sei que são colunas dinamarquesas que fazem parte de um sistema 5.1 (creio).
Será que já alguém as experimentou, ainda que, com outra amplificação?
Obrigado.
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 199
Pontos/Reputação : 146

Re: Colunas Dali 2.8

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/7/2010, 20:27

zaratustra escreveu:Olá.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre um possível casamento.
Há muito que almejo umas colunas de chão de três vias. Neste momento o sistema funciona com umas Tannoy R3, de duas vias (e a sonoridade geral não está mal). No entanto......
Umas colunas de chão Dali 2.8 (em segunda mão) poderiam "adaptar-se" bem à amplificação NAD que tenho (306, a funcionar como pré e C272, amplificador de potência)? Sei que são colunas dinamarquesas que fazem parte de um sistema 5.1 (creio).
Será que já alguém as experimentou, ainda que, com outra amplificação?
Obrigado.

Caro zoroastro,

Analisando as características técnicas do NAD C272 julgo que este tem capacidade para alimentar as Dali 2.8 (cuja impedância mínima é de 3,5Ohm/205Hz).
Quais são as dimensões da sua sala?

Cumprimentos,
onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  zaratustra em 8/7/2010, 20:35

Olá onga-ku.
A sala tem entre 5 a 6m de lado, logo, um pouco mais de 30m2.
Essas características técnicas das Dali, também já as li. O C272 lidaria bem com elas.
Agora, sem possibilidade de audição, será que.......
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/7/2010, 20:49

zaratustra escreveu:Olá onga-ku.
A sala tem entre 5 a 6m de lado, logo, um pouco mais de 30m2.
Essas características técnicas das Dali, também já as li. O C272 lidaria bem com elas.
Agora, sem possibilidade de audição, será que.......

Aí já não posso ajudar... Acho que ninguém pode.
Mas se forem baratas, pode sempre comprá-las para experimentar e se não gostar vende-as outra vez.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  zaratustra em 8/7/2010, 20:52

Pois, compreendo.
Espero que alguém "já lhes tenha passado os ouvidos por cima" e possa dizer qualquer coisa. Wink
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 9/7/2010, 07:27

Boas zaratustra,

Tenho quase a certeza que a pessoa que está a vender as Dali o deixa experimentar em sua casa é uma questao de conversarem, ele é boa gente
(Isto se forem as colunas que eu estou a pensar!!!)
Abraço
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  musicforfun em 9/7/2010, 15:34

zaratustra escreveu:Há muito que almejo umas colunas de chão de três vias. Neste momento o sistema funciona com umas Tannoy R3, de duas vias (e a sonoridade geral não está mal). No entanto......

e se mal lhe pergunte o que é que uma colunas de 3 vias vão melhorar em relação a uma de 2 vias ?

do pouco que sei de audio - e do que costumo ouvir - chego à conclusão que umas colunas de 3 vias são essenciais para quem ouça música clássica. para o resto de música, 2 vias são até mais fáceis de integrar em espaços pequenos.

há aqui muitos adeptos das célebres Monitor Audio vintage do Mo Iqbal - são colunas de 2 vias todas elas, excepto da 50 para cima - e quem as ouve nunca mais as esquece e quando se escuta uma peça musical está lá tudo apesar de não terem aquelas medições de sonho a que muita gente dá importância.

mas já que insiste, quer umas colunas de 3 vias a tocarem muito bem ? as Canton que estiveram presentes no audioshow de aveiro a acompanhar os pro-ject. infelizmente não sei o modelo, mas há aqui malta que sabe. um dia hei-de ter umas e até não são caras - 1500 euros salvo erro novas -

atribuir as culpas às colunas é o mais fácil - e à sala - quando o problema pode estar noutro elemento do sistema. e o sistyema da pro-ject digital apenas custava 1000 euritos, o que prova que não é preciso gastar uma tonelada de massa para se ter um sistema à maneira e que bem que ele tocava.

receba saudações audiófilas

musicforfun
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : vendedor
Pontos/Reputação : 91

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/7/2010, 15:49

Caro musicforfun,

musicforfun escreveu:
zaratustra escreveu:Há muito que almejo umas colunas de chão de três vias. Neste momento o sistema funciona com umas Tannoy R3, de duas vias (e a sonoridade geral não está mal). No entanto......

e se mal lhe pergunte o que é que uma colunas de 3 vias vão melhorar em relação a uma de 2 vias ?

do pouco que sei de audio - e do que costumo ouvir - chego à conclusão que umas colunas de 3 vias são essenciais para quem ouça música clássica. para o resto de música, 2 vias são até mais fáceis de integrar em espaços pequenos.

Existem algumas vantagens em usar 3 ou mais vias (e também existem desvantagens, claro), vamos lá ver é se consigo explicá-las.

Uma delas está relacionada com a relação entre o diâmetro de um altifalante e a gama de frequências que este produz.
Um altifalante com um maior o diâmetro está mais adequado a reproduzir as baixas frequências pois necessita de menos energia e de um menor curso da suspensão mas por outro lado a vibração a frequências elevadas provoca o break-up do cone, ou seja, a superfície do cone perde a sua forma provocando distorções.

Outra tem a ver com a distorção por intermodulação e que julgo se relaciona com a dificuldade que um altifalante tem em reproduzir simultaneamente frequências mais altas e mais baixas.

musicforfun escreveu:há aqui muitos adeptos das célebres Monitor Audio vintage do Mo Iqbal - são colunas de 2 vias todas elas, excepto da 50 para cima - e quem as ouve nunca mais as esquece e quando se escuta uma peça musical está lá tudo apesar de não terem aquelas medições de sonho a que muita gente dá importância.

Isso de quem as ouve nunca mais as esquece tem muito que se lhe diga...
Quem é que lhe diz que não têm medições de sonho? Cool

musicforfun escreveu:mas já que insiste, quer umas colunas de 3 vias a tocarem muito bem ? as Canton que estiveram presentes no audioshow de aveiro a acompanhar os pro-ject. infelizmente não sei o modelo, mas há aqui malta que sabe. um dia hei-de ter umas e até não são caras - 1500 euros salvo erro novas -

Não conheço as Canton em questão mas 1500€ compram colunas usadas muito superiores (as minhas colunas, por exemplo, custavam 7000€ novas em 1995; comprei-as no ano passado por 1000€)

musicforfun escreveu:atribuir as culpas às colunas é o mais fácil - e à sala - quando o problema pode estar noutro elemento do sistema. e o sistyema da pro-ject digital apenas custava 1000 euritos, o que prova que não é preciso gastar uma tonelada de massa para se ter um sistema à maneira e que bem que ele tocava.

As colunas são o componente que mais afecta o sinal por isso atribuir as culpas às colunas não é totalmente absurdo.
Mas dou-lhe razão que as colunas não tocam isoladamente: precisam de amplificação competente e devem ser "adequadas" às dimensões da sala.

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

DALI SUITE 2.8

Mensagem  riicaardoo em 9/7/2010, 18:32

Olá, antes de mais gostaria de dizer que sou um leigo na matéria mas no entanto atrevo-me a partilhar uma experiência, na passada semana adquiri umas colunas monitoras DALI (substituiram umas Tannoy), levei o meu velhinho amplificador (AURA VA-50) e ouvi umas HELICON 2, IKON 2 e as LEKTOR 2, não foi preciso muito para optar pelas LEKTOR 2, que no entanto nem eram as mais caras, mas que com o meu amplificador tocam lindamente. Se pretende adquirir as DALI SUITE 2.8, aconselho-o a levar o seu amplificador e ouvir as colunas pois só assim terá a certeza que justifica a troca. E não esquecendo que a audição varia de pessoa para pessoa.

riicaardoo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 1
Pontos/Reputação : 2

Mensagem  zaratustra em 9/7/2010, 19:08

Obrigado pelas opiniões/conselhos.
Bom, o problema é que, nestas situações, é extremamente difícil tomar uma decisão (para mais quando é a primeira vez Embarassed , lembram-se?). O sistema que tenho não está mal. No entanto, sei que é possível melhorar (nunca estamos completamente satisfeitos, há sempre qualquer coisa que fica lá dentro, que não sai...).
Não tendo a certeza que, com alteração de colunas, o som se "abra" um pouco mais, pareceu-me natural poder haver algum "alargamento" do espectro audível com as referidas três vias......
Bom era que fosse possível ter uma noção do que iria acontecer com um upgrade audio-2 canais, do género como quando vamos comprar um novo televisor (neste caso, quanto há qualidade de imagem, podemos ter uma ideia próxima da que vamos ter na nossa sala).
Com um sistema de som...... é difícil imaginar levar dois amplificadores (grandotes e pesadotes) até casa de alguém que tenha umas colunas para venda e, aí, fazer os respectivos testes...... Para mais, sabendo que sala, cabos e leitores também têm influência no resultado final!
Pois, vou parar por aqui, estou (estamos?) a ficar mais baralhado...... Embarassed

Já disse e repito, agradeço os vossos comentários!
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 10/7/2010, 12:21

caro zaratrusta

eu também ouvi o tal sistema no show de aveiro e essas colunas ficaram-me na mente, que bem que elas tocavam com aquele sistema da pro-ject, aliás já aqui o tinha referido anteriormente e não fui o único a ficar surpreendido.

já que aqui se falou nas MA, tenho umas e não as troco pois apesar de serem de 2 vias elas reproduzem tudo aquilo que eu preciso para ter prazer em ouvir música. e têm uma enorme vantagem que consiste em colocares lixo a montante e elas difundirem lixo, colocas um bom sistema a montante e elas reproduzem a música com enorme qualidade.

por isso não compres sem ouvir com o teu sistema, é que depois pode não ser fácil vender umas colunas desse porte.

caro onga-ku

então diz-me lá que colunas são as tuas, fico curioso. serão infinity ?

quanto às MA serem ou não especiais, é tudo uma questão de gosto, se elas reproduzem bem ou não ao mesmo tempo as altas e baixas frequências, não sei, o que sei é que há tanta gente por aí a tê-las como residentes que alguma coisa de bom devem ter, ou não (a teoria é uma coisa muito bonita, depois na prática se calhar não é bem assim, depende dos projectos) ? somos todos surdos ?

falta saber se o zaratrusta está na disposição de comprar colunas usadas pois é sempre um risco, mas que essas Canton me azucrinaram a cabeça lá isso foi.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  ricardo onga-ku em 10/7/2010, 12:57

Caro vinilsuporter,

vinilsuporter escreveu:caro onga-ku

então diz-me lá que colunas são as tuas, fico curioso. serão infinity ?

São umas Spendor, versão pavimento do monitor topo de gama da marca, da série Classic que continua a seguir a "escola" BBC -> http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/o-sistema-e-a-sala-t9124.htm#105317

vinilsuporter escreveu:quanto às MA serem ou não especiais, é tudo uma questão de gosto, se elas reproduzem bem ou não ao mesmo tempo as altas e baixas frequências, não sei, o que sei é que há tanta gente por aí a tê-las como residentes que alguma coisa de bom devem ter, ou não (a teoria é uma coisa muito bonita, depois na prática se calhar não é bem assim, depende dos projectos) ? somos todos surdos ?

Como és seguidor do Tube Dude ("Musica é Arte, Audio é Engenharia..."), tenho algumas dúvidas que para ti o audio se trate de uma mera questão de gosto (qualidade de desempenho e gosto são coisas diferentes); aliás, se assim não fosse, então todos os produtos seriam fantásticos já que existe quem prefira um tijolo, um sistema mini, ou até o som da música através da televisão.
Na minha opinião, se umas colunas são boas ("têm uma enorme vantagem que consiste em colocares lixo a montante e elas difundirem lixo, colocas um bom sistema a montante e elas reproduzem a música com enorme qualidade") então essa qualidade tem de encontrar reflexo no desempenho técnico, ou melhor, resulta da qualidade do projecto e é verificável num avaliação técnica.
Mas para determinar se elas são realmente boas (ao ouvido) é preciso saber avaliar e isso requer prática e uma boa metodologia.
O tópico iniciado pelo td124 é um excelente ponto de partida para sistematizar uma boa técnica de escuta, ou avaliação subjectiva -> http://www.audiopt.net/a-mesa-redonda-do-td124-f57/escuta-arte-desconhecida-t7187.htm

vinilsuporter escreveu:falta saber se o zaratrusta está na disposição de comprar colunas usadas pois é sempre um risco, mas que essas Canton me azucrinaram a cabeça lá isso foi.

As Dali em questão são um modelo descontinuado e o zaratrusta fez referência ao facto de serem em segunda mão.
Nestes casos, se a compra for a bom preço quase não se perde nada com a revenda (embora por vezes seja necessário recorrermos ao mercado estrangeiro).
Mas estou de acordo que é sempre preferível ouvir as colunas na nossa sala, mais importante mesmo do que com o nosso amplificador (se este for a transístores e tiver potência suficiente).

Cumprimento,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  joevalve em 11/7/2010, 12:24

onga-ku escreveu:Como és seguidor do Tube Dude ("Musica é Arte, Audio é Engenharia..."), tenho algumas dúvidas que para ti o audio se trate de uma mera questão de gosto (qualidade de desempenho e gosto são coisas diferentes); aliás, se assim não fosse, então todos os produtos seriam fantásticos já que existe quem prefira um tijolo, um sistema mini, ou até o som da música através da televisão.
Na minha opinião, se umas colunas são boas ("têm uma enorme vantagem que consiste em colocares lixo a montante e elas difundirem lixo, colocas um bom sistema a montante e elas reproduzem a música com enorme qualidade") então essa qualidade tem de encontrar reflexo no desempenho técnico, ou melhor, resulta da qualidade do projecto e é verificável num avaliação técnica.
Mas para determinar se elas são realmente boas (ao ouvido) é preciso saber avaliar e isso requer prática e uma boa metodologia.

dizeres que sou "seguidor do tube dude" é estares a desconversar. e sinceramente não tenho muito tempo para esse tipo de argumentos.

sei de muita gente que "modifica aparelhos" e depois agente ouve aquilo e em alguns casos é uma verdadeira "bosta".

gosto do que tenho e fundamentalmente dá-me prazer em ouvir música, a um preço acessível (fudamental a relação qualidade/preço). o resto é teoria, essas coisas da metodologia, do medir bem, etc etc. deixo isso para vocês os entendidos que para esse peditório já dei.

eu sou meio surdo, se calhar é por isso que me mantenho fiel.

fica bem

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  ricardo onga-ku em 11/7/2010, 22:01

vinilsuporter escreveu:
onga-ku escreveu:Como és seguidor do Tube Dude ("Musica é Arte, Audio é Engenharia..."), tenho algumas dúvidas que para ti o audio se trate de uma mera questão de gosto (qualidade de desempenho e gosto são coisas diferentes); aliás, se assim não fosse, então todos os produtos seriam fantásticos já que existe quem prefira um tijolo, um sistema mini, ou até o som da música através da televisão.

dizeres que sou "seguidor do tube dude" é estares a desconversar. e sinceramente não tenho muito tempo para esse tipo de argumentos.

sei de muita gente que "modifica aparelhos" e depois agente ouve aquilo e em alguns casos é uma verdadeira "bosta".

gosto do que tenho e fundamentalmente dá-me prazer em ouvir música, a um preço acessível (fudamental a relação qualidade/preço). o resto é teoria, essas coisas da metodologia, do medir bem, etc etc. deixo isso para vocês os entendidos que para esse peditório já dei.

eu sou meio surdo, se calhar é por isso que me mantenho fiel.

fica bem

Caro vinilsuporter,

A minha referência ao Tube Dude não foi uma crítica.
O que queria dizer é que reconheces o valor do trabalho dele (o som), e como tal reconheces o valor da "teoria".

Cumprimentos,
onga-ku

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado