Kef IQ5 vs IQ50

Ir em baixo

Kef IQ5 vs IQ50

Mensagem  enxuto em 1/7/2010, 15:30

Olá, boa tarde.

Alguém já ouviu as Kef iq50 ou as iq5SE?

As iq 50 são mesmo melhores ou pouca diferença há? E para as monitor audio BR5?

Cumprimentos,
Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Re: Kef IQ5 vs IQ50

Mensagem  renaul4t em 11/9/2010, 10:31

Boas,

Eu fui possuídor de umas IQ50 e não me deixaram muitas saudades, se for para um sistema de Home Cinema a coisa até que resulta bem, se for para um sistema stereo embora toquem bem com por exemplo Marantz, Cambridge, Denon, Nad, convem comprar antes um bom par de monitoras pois acho que tem um bom treble mas tambem tem um grave mto magrinho isto apesar de a sala ter bastante influencia tanto em termos de area como em acustica.

Pelo preço eu optava por mas monitoras...

Um abraço

Renaul4t

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Pontos/Reputação : 73

Mensagem  joevalve em 11/9/2010, 14:22

Faz um favor a ti mesmo: esquece as KEF (atenção que nada me move contra a marca).

Mas como nada substitui o teu gosto pessoal, decide em função do que o teu gosto mandar.

Lembra-te sempre do essencial em audio: um sistema vale o que o seu elemento mais fraco valer, ou seja, por muito bons que possam ser alguns dos elementos que constituam um sistema um deles se for muito fraco pode estragar o conjunto (mesmo por vezes uns miseráveis cabos de coluna).

Tens de analisar o conjunto do sistema e não um elemento em separado e sobretudo experimentar em tua casa a sinergia entre eles. Evitas assim surpresas desagradáveis e upgrades desnecessários.

Decide bem

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  correia200 em 14/1/2011, 11:28

Boas.

Segundo as criticas as QEF IQ5SE foram umas excelentes colunas da KEF. As IQ50 não foram tão bem conseguidas, tentaram um novo sistema de baixos o "Labirinth System" mas desiquilibraram as colunas.

Se fosse para as QEF tentava arranjar umas IQ5Se nem que fossem usadas.

Tenho umas KEF IQ7 e comparei recentemente com as novas monitor audio RX6 de um amigo meu. O som é muito similar, conhecia todos os meus cd's e conhecia o som da minha casa mas as monitor audio tem ligeiramente mais baixos.

Se o baixo for um elemento importante aconselho a monitor audio.

Carlos

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Nuno-remix em 14/1/2011, 21:39

nunca ouvi o modelo em causa mas não posso ficar indiferente á critica das kef , deixa-me dizer-te que tenho uma xq5 e são excelentes em tudo , nos graves então parece mentira como me enchem a sala de 40 mt. , nunca , nunca , nunca as minhas bw cm1 fariam o que estas fazem .em volumes mais altos as colunas de prateleira não fazem milagres.
Em agudos ENTÃO mas certamente o modelo que falas é inferior...
Nuno-remix
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 203
Ocupação : venda pecas auto
Interesses : musica - filmes - dj -
Pontos/Reputação : 220

Mensagem  enxuto em 14/1/2011, 22:23

Agradeço a todos.

Mas, para já, a trocar de colunas teria de vender as b&W vm-1 e as Kef C5, o que parece que não seria fácil.

Ou trocar pela mota. Mas não têm aparecido interessados e fizeram muito bem porque não aconselho ninguém a andar de mota. Mas sabe muito bem.

Ainda por cima, as que tenho ouvido acrescentam pouco às que eu tenho. (B&W 603s3, Tannoy Revolution r3, Mordaunt Short Ms-não-sei-quantos)...

Tenho gostado das rega (já tive umas kyte). O melhor que já ouvi até acho que foram umas rega ELA, mas estavam com a caixa um bocadito em mau estado.

Tenho curiosidade pelas BR5 e pelas RX6, já de outro nível. E também pelas rega RS3 ou RS5 e focal.
Da focal tenho o sub e acho-o mesmo bom.

Cumprimentos,
Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  correia200 em 15/1/2011, 10:46

Mas eu não estava a dizer mal das KEf, eu tenho umas IQ7 e estou satisfeito... Só estou a dizer que se o baixo for uma característica importante, na gama que estamos a comentar a Monitor Audio tem ligeiramente mais baixos.

Tb já testei as KEf IQ3 e acabei por comprar as Monitor Audio RS1 para o quarto porque queria tem mais algum baixo.

As gama XQ da KEF segundo me consta é excelente, mas isso é outra fruta... Smile

Carlos

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  enxuto em 15/1/2011, 10:50

sim, sim eu percebi.

obrigado,
enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 15/1/2011, 11:28

correia200 escreveu:Mas eu não estava a dizer mal das KEf, eu tenho umas IQ7 e estou satisfeito... Só estou a dizer que se o baixo for uma característica importante, na gama que estamos a comentar a Monitor Audio tem ligeiramente mais baixos.

Sem ver as curvas de resposta de frequências não é possível qual das colunas iQ50 ou RX6 reproduz frequências mais baixas (infelizmente nenhum dos fabricantes fornece especificações rigorosas, por razões obvias), mas de um modo geral o que as MA fazem é acentuar ou exagerar as baixas frequências.
Pode ser "giro" mas é uma distorção que as afasta da fidelidade.

Quanto ao Labirinth System trata-se provavel e exclusivamente de uma manobra comercial para o fabricante vender mais do mesmo.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  enxuto em 15/1/2011, 11:47

Para mim, não é necessário um grave muito acentuado.

Lá está, acho que o melhor som que ouvi foi de umas rega Ela, que não são conhecias pelos graves.

E ainda bem que tenho feito algumas audições acompanhado, senão achava que tinha os gostos mesmo desafinados, porque a seguir a essas, acho que colocava as Pioneer dos meus pais, que têm mais de 20 anos.

Curiosamente usam ambas a mesma tecnologia: duas vias, Woofers de papel e tweeter de seda. Só que as Ela são de chão, embora pequenas e com pórtico traseiro e as Pioneer (S-X 340) são monitoras grandes, de caixa selada.

Cumprimentos,
Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nmmarques em 15/1/2011, 11:57

Boas

As Kef IQ5 SE são bem melhores que as outras as IQ50, tratam-se de uma Serie Especial com crossovers mais bem elaborados.
De qualquer das formas nao dispensa audição, pois cada caso é um caso.

Obrigado

nmmarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 26
Ocupação : Vendedor Auto
Interesses : Viajar, musica, tv
Pontos/Reputação : 45

Mensagem  ricardo onga-ku em 15/1/2011, 12:25

Nunca dou valor às reviews, que na maioria das vezes não passam de umas quantas baboseiras escritas por pessoas que não fazem a menor ideia do assunto sobre o qual estão a falar; são acima de tudo publicidade encapuçada.
Mas espreitando esta das iQ5SE fico com a ideia de que as SE soam mais a Monitor Audio, ou seja, exageram no grave e acima de tudo no agudo:

KEF fought back with the visually identical, but much-improved iQ5SEs, and although we expected them to give the Monitor Audios a run for their money, they’ve only recently appeared together in a group test. And, you know what? KEF has nailed it.

The fact that these aren’t aesthetically different to the iQ5s is no bad thing: these are gorgeous, compact floorstanders. The Uni-Q driver, which incorporates both the tweeter and a mid/bass unit, makes for a neat, uncluttered face.

The cabinets may look the same, but musically these are very different beasts from their predecessors. The iQ5s majored on refinement, while the SEs offer rather brilliant speed and punch.

O filtro não está mais bem elaborado, está diferente, alterou a resposta da coluna.
Como tal, eu não as classificaria como melhores do que a versão normal, não de um ponto de vista da neutralidade que é o mais importante quando se fala de alta-fidelidade.
É o som audiófilo...

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado