Olá audiófilos (e melómanos)

Ir em baixo

Olá audiófilos (e melómanos)

Mensagem  zaratustra em 27/6/2010, 03:46

Olá!
Pois, andando pela net em busca de informação sobre auscultadores, acabei por encontrar o Audiopt.net.
O forum acabou por me surpreender dado o seu desenvolvimento, quer em utilizadores, quer em informação disponibilizada. Obrigado!

Começando pelo fim, sim, acabei de adquirir uns auscultadores: Sennheiser HD555.

Há muito que pensava em ultrapassar os quase intragáveis Sony MDR CD250, que possuo ao longo dos últimos +/-14 anos.

Pois, agora sei, não há comparação possível!!!

Porquê os HD555?
Dadas as dicas cedidas por este e muitos outros forums, dadas as indicações recolhidas por essa net fora (este endereço já devem conhecer: http://www.headphonereviews.org/) e as limitações financeiras (cada um sabe até onde pode ir...), acabei por chegar a estes auscultadores e, estou verdadeiramente contente!

Bom, os primeiros sons que me entraram pelos ouvidos foram reproduzidos por um gira-discos Lenco L-75 (com amplificador integrado no próprio aparelho + par de colunas da marca, 15W rms, se não me falha a memória), aparelhagem do meu pai, em Aveiro, por volta de 1969. Tinha então cerca de 8 anos e, aprendi a gostar da pastoral e da nona de Beethoven, do órgão de Bach... . Mais tarde, deliciei-me com a sonoridade do Lenco, tanto no Rock como no Jazz (meus LPs).

Quando uma nova fase da minha vida se iniciou, casa própria (cerca de 1994), havia que começar do zero. No Porto, Digimagem, adquiri o início de um sistema que mantenho:
NAD 306 amplificador integrado...

... Infinity Reference 21i (não foi a melhor escolha, na altura podia ter optado por umas Monitor Audio, similares na gama mas...)...

...e, já em Gaia, Rádio Popular, um Technics SL-BD20 (miserável, quando comparado com o Lenco!)

Bom, o orçamento não dava para mais e, com cerca de 500 LPs, optei por um gira-discos e não por um leitor de CD.
Este foi o meu sistema durante +/- 5 anos. Cedo percebi que as colunas... . Muito agressivas nos agudos, principalmente com trompete, sax alto e volume para lá dos 50%, portando-se melhor com Rock (gostam de bombar).

Bom, nessa fase analógica comprei, em segunda mão, um Technics Stereo Double Deck RS TR232

Cerca de 5 anos depois, quando a minha discografia em CD começou a "explodir", comprei um leitor (até aí, limitava-me a ouvir CD em... computador).
NAD 512 (que se tem portado muito bem, lendo tudo, inclusivé discos em mau estado e CD-R!).

Mas, o problema das "cornetas agressivas", persistia.
Só em 2003 consegui dar mais um passo, depois de um longo folhetim kafkiano com a Esotérico e, principalmente a Novatécnica, único reparador oficial autorizado NAD no país. Em Outubro de 2001 e, de um momento para o outro, amplificador e leitor de CD puffff, avariados! Desgraça!
Os dois aparelhos viajaram várias vezes para Lisboa sem reparação condigna, até que, o amplificador me foi entregue... com o painel frontal partido! Nessa altura (já em 2003!) acabei por escrever uma carta para a NAD Inglaterra e, passadas cerca de duas semanas tinha o problema (parcialmente) resolvido! O painel frontal, esse, continua partido (não foi possível encontrar um novo). No entanto, a Esotérico propôs-me um NAD C272 por cerca de metade do preço. Aceitei.

Ora para deixar fluir tamanha potência, adquiri, em Santa Maria da Feira, Grafonola, umas Tannoy Reference R-3

Paralelamente, substituí o gira-discos Technics por um Panasonic SL-H401 em segunda mão. Não é um Lenco mas, ficou bastante melhor!

E, nos anos seguintes,adquiri mais dois aparelhos.
Sony MDS JB 920 QS (aparelho fantástico, tanto na leitura como na gravação)...

...Sony SCD XB940 QS (aparelho que me tem dado dores de cabeça. Recentemente foi-lhe substituída a unidade de leitura e, parece continuar com problemas: por vezes, não lê durante um ou dois segundos... . Algum conselho???)

Agora sim, com as Tannoy ligadas ao C272 e as Infinity ao 306, recolocando estas últimas (foram para uma posição muito elevada, não direccionadas directamente ao ouvido)...... fantástico! Numa sala com cerca de 30m2, embora bastante "cheia", sinto-me muito bem com a sonoridade que consigo tirar deste insignificante sistema! Som bastante mais quente e envolvente, em qualquer volume sonoro!

A penúltima novidade (a última são estes interessantíssimos HD555 com os quais oiço "Dreams" enquanto aqui escrevo), foi um minúsculo, mas correcto...
Pro-Ject Tuner Box

Apesar da má recepção (casa envolta em arvoredo bem mais alto do que ela), cumpre a sua função num estilo "minimal".

Bom, está tudo (ou quase) dito.
Nos próximos tempos quero dedicar algum tempo à cablagem, principalmente as ligações amplificadores-colunas (algumas ideias???).

Claro que gostaria de "viajar noutros mundos" mas, dadas as limitações orçamentais (e outros interesses, para além da música e Hi-Fi), estou nas minhas sete quintas! Very Happy

Até uma próxima.

PS: todas as imagens foram retiradas da Internet
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 199
Pontos/Reputação : 146

Re: Olá audiófilos (e melómanos)

Mensagem  Convidad em 27/6/2010, 10:04

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 27/6/2010, 10:09

Bem vindo Zaratrusta!

começaste pelo fim e foi um belo começo,porque esses 555 são excelentes!
bom sistema tens aí...

Convidad
Convidado

Mensagem  Fernando Novais em 27/6/2010, 10:56

Nao se esqueça de fazer a sua apresentação
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  facso em 27/6/2010, 11:10

bem vindo
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Pierre em 27/6/2010, 13:14

Zaratustra.

Em relação aos soluços de leitura, experimente assentar o leitor numas bases de areia. Depois diga qualquer coisa.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  luis lopes em 27/6/2010, 13:23

parabéns pela parafrenalia bem jeitosa
ficavamos (eu não...) mais contentes de ver fotos do sistema montado
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  portugal zen em 27/6/2010, 16:58

Olá Zaratustra, eu comprei á pouco tempo uns HD555 para substituir os meus Sony MDR CD950 Reference e após uma semana estou bastante satisfeito com eles após a "rodagem", só peca um pouco nos graves mas se fores ao Youtube e escreveres na pesquisa Sennheiser HD555 Mod, vais ver que existe uma modificação bastante simples e que funciona mesmo, aproximando os nossos phones aos irmãos mais velhos Hd595. Vale a pena experimentar!
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Pontos/Reputação : 23

Mensagem  zaratustra em 27/6/2010, 19:17

portugal zen escreveu:Olá Zaratustra, eu comprei á pouco tempo uns HD555 para substituir os meus Sony MDR CD950 Reference e após uma semana estou bastante satisfeito com eles após a "rodagem", só peca um pouco nos graves mas se fores ao Youtube e escreveres na pesquisa Sennheiser HD555 Mod, vais ver que existe uma modificação bastante simples e que funciona mesmo, aproximando os nossos phones aos irmãos mais velhos Hd595. Vale a pena experimentar!

...acabei de ver essa transformação HD555-HD595 de que falaste. Fiquei abismado...! Apenas com uns "papelitos" inseridos nos auscultadores??? Fizeste o mesmo aos teus, portugal zen?
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  portugal zen em 27/6/2010, 20:10

zaratustra escreveu:
portugal zen escreveu:Olá Zaratustra, eu comprei á pouco tempo uns HD555 para substituir os meus Sony MDR CD950 Reference e após uma semana estou bastante satisfeito com eles após a "rodagem", só peca um pouco nos graves mas se fores ao Youtube e escreveres na pesquisa Sennheiser HD555 Mod, vais ver que existe uma modificação bastante simples e que funciona mesmo, aproximando os nossos phones aos irmãos mais velhos Hd595. Vale a pena experimentar!

...acabei de ver essa transformação HD555-HD595 de que falaste. Fiquei abismado...! Apenas com uns "papelitos" inseridos nos auscultadores??? Fizeste o mesmo aos teus, portugal zen?

Ainda não porque tenho de arranjar as tiras de borracha com cerca de 1 mm de espessura mas quando fizer a mod direi como ficou o som mas pelos comentarios no vídeo, acredito que faz toda a diferença.
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Pontos/Reputação : 23

Mensagem  zaratustra em 1/7/2010, 22:28

Olá, de novo.
Resolvi mostrar-vos o meu humilde sistema "fixo", montado e funcional, com fotos "self-made" (faltam "apenas" as colunas e o SACD que, actualmente, se encontra no meu estirador, alimentando os HD 555).

Em conjunto

E em "postas":

Panasonic SL-H401 Direct Drive, apoiado no NAD 306 (amplificador integrado a funcionar como pré)

Technics RS-TR232, apoiado na "máquina de quase todo o vapor" do sistema, NAD C 272

O minúsculo e minimalista Pro-Ject Tuner Box (com o seu botãozinho "all-in-one"), apoiado no MDS-JB920 QS, por sua vez apoiado no NAD 512

Faltam três "postas": colunas, SACD/HD 555 e MZ-N1/ECM-717.
Eu sei, "o prometido é devido".

Boas audições.

Escrito ao som de Charlie Byrd "Blues Sonata" (muito bom!) Wink
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  zaratustra em 4/7/2010, 00:34

Pois, foi hoje (ups, ontem)!
Acabei de refazer alguma da principal cablagem do sistema. Já merecia um docinho pelos bons momentos que me tem dado, ao longo destes anos!

Amplificador de potência-Tannoy: Supra Classic 4.0 (2,5m para cada lado); bananas Profigold PGA8103 (só no amplificador)

CD-Pré: Bandridge Profigold PGA3000 (um dos cabos trazia as RCA demasiado apertadas; só de alicate de pontas e, mesmo assim. É situação normal???)

Bom, parece-me que melhorou qualquer coisinha mas, nada dramático!
Talvez som mais preciso, focado, um pouquinho mais de graves......
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/7/2010, 08:52

zaratustra escreveu:Pois, foi hoje (ups, ontem)!
Acabei de refazer alguma da principal cablagem do sistema. Já merecia um docinho pelos bons momentos que me tem dado, ao longo destes anos!

Amplificador de potência-Tannoy: Supra Classic 4.0 (2,5m para cada lado); bananas Profigold PGA8103 (só no amplificador)

CD-Pré: Bandridge Profigold PGA3000 (um dos cabos trazia as RCA demasiado apertadas; só de alicate de pontas e, mesmo assim. É situação normal???)

Bom, parece-me que melhorou qualquer coisinha mas, nada dramático!

Caro zaratustra,

A influência dos cabos de audio no som de um sistema está HIPER valorizadíssima por isso os seus achados são perfeitamente normais, tanto o "parece-me" como o "nada dramático".
Mas como os cabos são o componente mais fácil de substituir sem que a cara metade veja, o mais portátil e os mais fácil de trocar quando se efectuam comparações, tem muita saída.
Além disso os cabos (e a maioria dos acessórios complementares) têm uma margem de lucro monstruosa e como tal "pingam" muito mais dinheiro pela cadeia (fabricante, distribuidor, revendedor, reviewer) do que os verdadeiros componentes; é por essa razão que são "vendidos" pelas revistas (e revendedores) como uma espécie de "poção mágica".
Já agora, o componente que mais afecta a qualidade do som são as colunas (e a sala) característica que faz dele o mais importante, e até se conseguir um posicionamento perfeito das mesmas qualquer upgrade (ou melhoramento por substituição) de cabos será consideravelmente menos dramático.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  facso em 4/7/2010, 10:13

zaratustra escreveu:

Profigold PGA3000 (um dos cabos trazia as RCA demasiado apertadas; só de alicate de pontas e, mesmo assim. É situação normal???)

olá caro zaratustra,

esse cabo tem uma particularidade especifica, que deveria só por isso trazer um manual de instruções.

você teria que desapertar as fichas, para folgar a entrada no aparelho, e uma vez la colocadas, apertar novamente até onde conseguir, para que desta forma fiquem bem apertadas/justas aos aparelhos que estão a interligar.

espero que lhe possa ter sido útil, antes que sem querer, e com algum alicate faça algum estrago desnecessário.

com os melhores cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  zaratustra em 4/7/2010, 15:58

facso escreveu:
zaratustra escreveu:

Profigold PGA3000 (um dos cabos trazia as RCA demasiado apertadas; só de alicate de pontas e, mesmo assim. É situação normal???)

olá caro zaratustra,

esse cabo tem uma particularidade especifica, que deveria só por isso trazer um manual de instruções.

você teria que desapertar as fichas, para folgar a entrada no aparelho, e uma vez la colocadas, apertar novamente até onde conseguir, para que desta forma fiquem bem apertadas/justas aos aparelhos que estão a interligar.

espero que lhe possa ter sido útil, antes que sem querer, e com algum alicate faça algum estrago desnecessário.

com os melhores cumprimentos

...aaah, agora fez-se luz, facso. Idea Obrigado!
É que o cabo vermelho entrou muito melhor sem...... alicate, quanto ao preto...... Embarassed

Sim, onga-ku, não há alterações dramáticas.
Quanto às colunas, aí sim, com as Tannoy o som melhorou muito. Por incrível que pareça, a associação dos dois pares de colunas (Tannoy+Infinity), funciona quase sempre bem (há músicas em que desligo as Infinity), apesar de sonoridades tão distintas. As britânicas mais equilibradas (infelizmente não são de três vias), as americanas mais agressivas. A sala onde se encontram parece-me um bom local para estas meninas (mais de 30 m2, paredes em alvenaria, chão e tecto em madeira), muito embora com o espaço demasiado ocupado.
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  zaratustra em 4/7/2010, 19:24

Cabos Profigold reapertados como mandam as regras, obrigado! Wink
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  facso em 4/7/2010, 19:54

ora essa,não tem nada a agradecer

o próprio fabricante deveria ser o primeiro a esclarecer os seus clientes, não se percebe porque não o faz...

com os melhores cumprimentos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ajca em 11/7/2010, 14:57

zaratustra escreveu:Olá!

...Sony SCD XB940 QS (aparelho que me tem dado dores de cabeça. Recentemente foi-lhe substituída a unidade de leitura e, parece continuar com problemas: por vezes, não lê durante um ou dois segundos... . Algum conselho???)

Caríssimo, também tive um desses e se aceitares um conselho livra-te dele o mais depressa possível só dá problemas.
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Mensagem  gustas em 11/7/2010, 17:32

é pena... é bem bonito

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 52
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  zaratustra em 13/7/2010, 19:40

Bom, sobre o leitor SACD Sony, recentemente arranjado, estive estas duas noites seguidas a trabalhar e ouvir música clássica instrumental nele com auscultadores... . Desta vez, não teve qualquer falha de leitura. Aguardemos.

PS: Obviamente, no meu primeiro post, onde se lê Tannoy Reference R3, deverá ler-se Tannoy Revolution R3! Embarassed
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  zaratustra em 30/7/2010, 21:56

Depois de um curto período de testes, há algumas alterações a registar:

Leitor de cassetes Technics Stereo Double Deck RS TR232 - passou à Reserva Territorial;

Gira Panasonic SL-H401 - passou para o banco de suplentes (substituído por um Thorens TD 160, a aguardar alguma manutenção e um Pro-Ject Phono Box, elemento a melhorar);

Amplificador Integrado NAD 306 (até aqui a funcionar como pré) - passou para o banco de suplentes (substituído por um pré híbrido Vincent SA-31, pequenina iniciação às válvulas)

Conclusão: melhorias significativas no produto final. Melhor separação de canais (estéreo), clarificação dos instrumentos (incluindo a voz), palco mais alargado.

Estou a gostar. Wink
zaratustra
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: