to BI-cablagem or NOT to BI-cablagem ?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

to BI-cablagem or NOT to BI-cablagem ?

Mensagem  facso em 25/6/2010, 21:09

olá a todos caros colegas,

gostava de saber a vossa opinião sobre este tema da BI-cablagem....

se vale a pena, se não vale.... experiências que poderao ter tido, outras que poderao ter ouvido, enfim tudo o que acharem por bem relevante contar/postar para me ajudarem.

pois a situação é a seguinte:

eu estou a considerar adquirir cablagem de coluna "ATLAS" modelo hyper, (já agora peço o conselho de quem conheça e já tenha ouvido, que diga de sua justiça, pois eu nunca consegui ouvir, e já agora, se assim o quiser que aconselhe outros cabos).

só que estou indeciso se hei-de encomendar a versão "2.0" (que pelas reviews que li será o mais equilibrado na apresentação das "frequencias" ),

ou a versão BI- cablagem, que segundo a "ATLAS", "improved high frequency information in a bi wire speaker system."

e acrescento/passo a transcrever o que também diz sobre o modelo por mim apetecido:

"Atlas Bi Wire cables are technically advanced. That’s
because they use conductors of different sizes that are matched for
their characteristics. The H.F. (high frequency) signal is sent down a
pair of solid conductors. That’s because the occupation area for the
high frequency signal is greater in a solid conductor than it is in a
stranded conductor therefore the solid conductor is able to extend the
high frequency signal upwards into improved smear free treble.

The bass conductors are a multi stranded design in
order to introduce a greater cross section of metal. That’s because the
L.F. (low frequency) signal occupies the centre of the conductor. It
follows larger conductors are able to extend the low frequency signal
into improved bass.

Atlas bi wire cables are better by design."

a questão que coloco é a seguinte, conseguiram os mais sépticos "provar" que a bicablagem nao passa de um placebo, ou será a bi cablagem de longe um UPgrade em relação á cablagem normal?

Agradeço toda a vossa ajuda, e todas as vossas opiniões/testemunhos são bem vindos, validos e muito agradecidos...

com os melhores cumprimentos a todos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Re: to BI-cablagem or NOT to BI-cablagem ?

Mensagem  Blink em 25/6/2010, 21:37

Eu penso que na maior parte dos casos serão sempre os nossos ouvidos o melhor juiz para esta pergunta da bicablagem, contudo existem casos em que dará alguma ligeira diferênça e noutros nenhumas.

Posso falar nos sistemas que já tive e em que tive vários cabos de coluna tanto comerciais como diy, com ligações em bi e sem bi com o mesmo cabo e não havia diferênças quase nenhumas ou mesmo nenhumas, mas isto por vezes é um pouco subjectivo porque por vezes ouvimos o que queremos ouvir, embora num teste cego e com mais de um par de ouvidos por vezes chega-se a um consenso.

No entanto podem sempre existir excepções, não existem dois sistemas iguais em termos sinergéticos e por vezes nota-se diferênça num com tudo igual e no outro já não se nota, tudo depende da ambiência sonora, das colunas, do cabo e de todos o sistema.

No meu sistema desde que mudei para as Proac que noto uma pequenina diferênça ao usar bicablagem, e é como uso actualmente, pode ser placebo mas não sou o único neste caso das Proac pelo que tenho lido, parece que o crossover delas foram desenhados para bi, segundo já li na net...
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4699
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1989

Mensagem  Convidad em 25/6/2010, 21:38

Boas
No meu caso prefiro a bicablagem nas colunas bicabladas, mas apenas nos casos em que os crossover´s tenham sido desenvolvidos para o efeito porque existêm casos em que as colunas têm 4 terminais mas só para inglês vêr.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 25/6/2010, 21:51

Que eu saiba não existem quaisquer vantagens no recurso à bi-cablagem que possam ser explicadas pelas leis da física, exceptuando o caso em que se utilize um cabo com uma secção demasiado delgada e então com a duplicação dos condutores passamos a ter a secção adequada.
Esta tabela pode dar jeito para determinar a secção adequada:

Comprimento máximo para um cabo de dois condutores em cobre
Diâmetro do condutorCarga de 2 ohmCarga de 4 ohmCarga de 6 ohmCarga de 8 ohm
22AWG / 0,65mm3ft / 0,90m6ft / 1,80m9ft / 2,70m12ft / 3,60m
20AWG / 0,81mm5ft / 1,50m10ft / 3,00m15ft / 4,50m20ft / 6,00m
18AWG / 1,02mm8ft / 2,40m16ft / 4,80m24ft / 7,20m32ft / 9,60m
16AWG / 1,29mm12ft / 3,60m24ft / 7,20m36ft / 10,80m48ft / 14,40m

Infelizmente os mitos que rondam os acessórios de audio são demasiado poderosos e muitos audiófilos investem tanto ou mais em cabos (acessórios) do que nos componentes que realmente produzem o som.

Certas colunas poderão beneficiar de bi-amplificação.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Convidad em 25/6/2010, 22:06

Caro Ricardo, lamento mas discordo consigo e com as suas usuais tabelas periódicas e já utilizo colunas bicabladas desde sensivelmente da altura em que nasceu a internet e posso-lhe garantir que se um crossover fôr bêm desenvolvido para bicablagêm terá sempre algum ganho, quanto mais não seja no milionésimo cagajésimo de segundo que demora o sinal a atravessar o jumper das colunas, mas ainda melhor funciona em bi-amp normalmente !!!

Ou então sou mouco, e os engenheiros e todos os que ao fim de muitos anos desenvolvêm colunas para biwire apenas o fazêm por uma questão estética ou decorativa ??!!!

Convidad
Convidado

Mensagem  Blink em 25/6/2010, 22:12

Vodoo escreveu:Caro Ricardo, lamento mas discordo consigo e com as suas usuais tabelas periódicas e já utilizo colunas bicabladas desde sensivelmente da altura em que nasceu a internet e posso-lhe garantir que se um crossover fôr bêm desenvolvido para bicablagêm terá sempre algum ganho, quanto mais não seja no milionésimo cagajésimo de segundo que demora o sinal a atravessar o jumper das colunas, mas ainda melhor funciona em bi-amp normalmente !!!

Ou então sou mouco, e os engenheiros e todos os que ao fim de muitos anos desenvolvêm colunas para biwire apenas o fazêm por uma questão estética ou decorativa ??!!!

E é preciso ter uns ouvidos que detectem esse milionésimo cagajésimo do segundo...
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4699
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1989

Mensagem  Convidad em 25/6/2010, 22:22

Pois é mas é uma realidade bêm notória nalguns casos ou não é ??

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 25/6/2010, 22:28

Vodoo escreveu:Caro Ricardo, lamento mas discordo consigo e com as suas usuais tabelas periódicas e já utilizo colunas bicabladas desde sensivelmente da altura em que nasceu a internet e posso-lhe garantir que se um crossover fôr bêm desenvolvido para bicablagêm terá sempre algum ganho, quanto mais não seja no milionésimo cagajésimo de segundo que demora o sinal a atravessar o jumper das colunas, mas ainda melhor funciona em bi-amp normalmente !!!

Os fabricantes produzem as colunas que os consumidores querem: os audiófilos querem "ouvir" detalhe e comparar equipamentos, levam com empolamento da gama alta; os audiófilos adoram "ouvir" cabos, levam com mais dois terminais...
Além disso, os (alguns) revendedores recebem comissões razoáveis com o equipamento mas as comissões com os cabos são consideravelmente superiores (um metro de cabo profissional pode facilmente custar 2 ou 3% do valor de um cabo audiófilo), e como os fabricantes dependem dos revendedores que dependem das comissões...
Idem para (alguns) reviewers e (algumas) revistas.
É a pressão de mercado, e muitas "bocas" para alimentar.

Mas conforme disse algumas colunas podem beneficiar da bi-amplificação.

Quanto às capacidades auditivas de cada um, nisso não me meto. Razz

(a sugestão é um efeito muito curioso)
ricardo onga-ku

Mensagem  Convidad em 25/6/2010, 23:17

havendo cabos que se comportam melhor nas baixas freq,e outros que o fazem melhor nas gamas medias/altas,faz sentido que se escolham cabos adequados e de diferentes tipologias e/ou marcas para fazer a bicablagem...imho
mas só faz sentido se fôr como diz o voodoo,se os croosovers tiverem sido desenhados para tal..

Convidad
Convidado

Bi-amplificação é melhor.

Mensagem  Luke Skywalker em 26/6/2010, 00:04

No caso da bi-cablagem, creio que o ganho se dá, como dito pelo Onga, pela aumento da bitola do cabo, quando passamos a usar dois pares por caixa, mas isto não

retira, acaba ou diminui com a distorção por intermodulação dos graves sobre os médios agudos.

Para se ter ganhos reais, a bi-amplificação, feita com crossover ativo, retirando-se as baixas frequências do sinal no estágio de pré-amplificação, antes da amplificação,

aí sim temos ganhos reais com uma limpeza nos médios agudos bastante notável.

Luke Skywalker

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  facso em 26/6/2010, 00:04

milton escreveu:
mas só faz sentido se for como diz o voodoo,se os croosovers tiverem sido desenhados para tal..

ora muito bem... e então existe alguma possibilidade de confirmar se o crossover da coluna foi desenvolvido realmente a pensar na bi-cablagem ou não?

ou será que a maneira de confirmação será apenas através do próprio teste cabo VS cabo= a ouvir ?!

cumprimentos a todos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2010, 00:08

E inclusivamente ainda possuo uns audioquest midnight 3 Hyperlitz já com alguns anitos e que gosto bastante que por acaso são biwire identificados para altas e baixas frequências e a coisa até funciona.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  facso em 26/6/2010, 00:11

Luke Skywalker escreveu:No caso da bi-cablagem, creio que o ganho se dá, como dito pelo Onga, pela aumento da bitola do cabo, quando passamos a usar dois pares por caixa, mas isto não

retira, acaba ou diminui com a distorção por intermodulação dos graves sobre os médios agudos.

Para se ter ganhos reais, a bi-amplificação, feita com crossover ativo, retirando-se as baixas frequências do sinal no estágio de pré-amplificação, antes da amplificação,

pois... acredito que com a BI-amplificação como todos confirmam é que seja coisa a serio...

mas isso, infelizmente, já são outros "500" que não os meus

cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 26/6/2010, 00:22

é que é o seguinte,

se decidir pelo cabo dito normal, pensei em comprar uns jumpers também da marca para retirar/trocar pelos metais que unem os terminais das colunas, para evitar assim algum "barramento" de sinal que essas placas metálicas poderiam causar...
e assim com esta situação, o preço seria ela por ela pelo preço do cabo BI-cablado.

isto em termos monetários, pois em termos de qualidade de som, não sei qual delas será a melhor opção...
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2010, 00:34

facso escreveu:
milton escreveu:
mas só faz sentido se for como diz o voodoo,se os croosovers tiverem sido desenhados para tal..

ora muito bem... e então existe alguma possibilidade de confirmar se o crossover da coluna foi desenvolvido realmente a pensar na bi-cablagem ou não?

ou será que a maneira de confirmação será apenas através do próprio teste cabo VS cabo= a ouvir ?!

cumprimentos a todos

Acho que o fabricante deverá prestar essa informação, de qualquer forma basta olhar atentamente para o circuito de um crossover para verificar se é ou não é.
E não querendo entrar em detalhes técnicos nem discutir o sexo dos Anjos, apenas não acho que um fabricante vá colocar 4 terminais numa caixa apenas para se poder usar 4 cabos e depois o crossover sêr normal.
Até porque esse facto depois de chegar ao conhecimento público seria vergonhoso e teria uma influência negativa nas vendas ou não Sr.Ricardo ??

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 08:15

facso escreveu:
milton escreveu:

cumprimentos a todos

E como é que se "ouve" isso?
Será que a coluna diz baixinho: "foste enganado, foste enganado"? Razz
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 08:17

facso escreveu:
Luke Skywalker escreveu:No caso da bi-cablagem, creio que o ganho se dá, como dito pelo Onga, pela aumento da bitola do cabo, quando passamos a usar dois pares por caixa, mas isto não

pois... acredito que com a BI-amplificação como todos confirmam é que seja coisa a serio...

Quanto é que já gastou em cabos?
Já o disse e volto a repeti: na minha opinião, as pessoas preocupam-se (e gastam demasiado) com acessórios...
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 08:19

Vodoo escreveu:E inclusivamente ainda possuo uns audioquest midnight 3 Hyperlitz já com alguns anitos e que gosto bastante que por acaso são biwire identificados para altas e baixas frequências e a coisa até funciona.

Funciona como, atenua o extremo agudo como um filtro de passa-baixo?
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 08:21

facso escreveu:é que é o seguinte,

se decidir pelo cabo dito normal, pensei em comprar uns jumpers também da marca para retirar/trocar pelos metais que unem os terminais das colunas, para evitar assim algum "barramento" de sinal que essas placas metálicas poderiam causar...
e assim com esta situação, o preço seria ela por ela pelo preço do cabo BI-cablado.

isto em termos monetários, pois em termos de qualidade de som, não sei qual delas será a melhor opção...

Caro facso,

Pode descrever-nos o seu sistema?
Estou certo que existem elementos muitíssimo mais importantes onde pode investir o seu dinheiro, nem que seja em música...

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  facso em 26/6/2010, 09:59

Vodoo escreveu:
E não querendo entrar em detalhes técnicos nem discutir o sexo dos Anjos, apenas não acho que um fabricante vá colocar 4 terminais numa caixa apenas para se poder usar 4 cabos e depois o crossover sêr normal.
Até porque esse facto depois de chegar ao conhecimento público seria vergonhoso e teria uma influência negativa nas vendas ou não Sr.Ricardo ??

caro vodoo, partilho a mesmo opinião que você... acho que logicamente não teria lógica, e seria o cumulo dos cúmulos, e não só para o fabricante que seria descredibilizado, se isso assim o fosse e o primeiro o descobrisse. enfim, então poderia andar meio mundo enganado e estávamos mal...

cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 10:31

facso escreveu:
Vodoo escreveu:

caro vodoo, partilho a mesmo opinião que você... acho que logicamente não teria lógica, e seria o cumulo dos cúmulos, e não só para o fabricante que seria descredibilizado, se isso assim o fosse e o primeiro o descobrisse. enfim, então poderia andar meio mundo enganado e estávamos mal...

Se fosse só meio mundo até nem estávamos mal. Wink

Os fabricantes (e os políticos; toda a gente, no fundo) querem ganhar dinheiro; alguns têm escrúpulos, outros não.
Mas como ninguém é obrigado a comprar um par de cabos a 3000€/metro, a bola fica do lado do audiófilo.

A minha postura é a de que um consumidor pode facilmente ser (e é) enganado e como tal deve instruir-se por forma a conseguir evitar as armadilhas do mercado.
O problema é que no que toca a informação acessível ao consumidor as revistas têm um enorme peso, e como sabemos estas vivem à custa de publicidade e comissões; ou seja, são parte interessada nos mitos e nas lendas e na desinformação.

É graças às revistas que hoje os audiófilos trocaram a música pelos sons, pela comparação de equipamentos e acessórios, e é para este fim que
O audiófilo acredita que as revistas estão do seu lado, que existem para os ajudar mas está a ser bem enganado.
Muitos reviewers não têm mais conhecimentos musicais ou técnicos do que um principiante de audio, alguns não têm grandes escrúpulos; em suma, são pessoas normais endeusadas pela ignorância.
O Roy Gregory, reviewer que "vendeu" ao mundo os cabos mais caros da Nordost como imprescindíveis para o som verdadeiramente high end, é agora o VP of Marketing da Nordost.
O Srajan Ebaen era um fitness trainer e massagista ao domicílio.
etc., etc.

Existem muitos sites que abordam estes temas, deixo o link para dois:

http://www.roger-russell.com/wire/wire.htm

http://www.high-endaudio.com/reviewers.html

Mas cada um é livre de acreditar no que quiser; a minha avó, que tem o 9º ano de escolaridade e 88 anos acredita que descende de Adão e Eva. Rolling Eyes
ricardo onga-ku

Mensagem  facso em 26/6/2010, 10:43

onga-ku escreveu:
facso escreveu:

Já o disse e volto a repeti: na minha opinião, as pessoas preocupam-se (e gastam demasiado) com acessórios...

caro onga-ku,

se bem percebi onde quis chegar com a sua pergunta, posso dizer-lhe que não gastei dinheiro suficiente em cabos para que cobrisse o preço/investimento dos componentes necessários para fazer bi-amplificação no meu sistema.
e sinceramente nunca pensei sequer em fazer bi-amplificaçao para o meu sistema, mas pensei sim em aproveitar uma característica que as minhas colunas possuem e fazer bi-cablagem, que parti do principio que poderia ser benefico.

até porque, como referi atrás, até estou indeciso também pela versão normal dos cabos em questão, mas que ao optar por estes, comprarei também um jumpers da marca para substituir as placas metalicas dos bournes, e assim sendo, os preços destes são muito parecidos, o que me levou abrir este topico em busca diversas opiniões , para saber diversas opiniões em relação se valerá mesmo a pena bi-cablar.

onga-ku escreveu: Caro facso,

Pode
descrever-nos o seu sistema?
Estou certo que existem elementos
muitíssimo mais importantes onde pode investir o seu dinheiro, nem que
seja em música...

Cumprimentos,
onga-ku

sem duvida que uma pessoa pode sempre investir o seu dinheiro em melhores componentes, ou mesmo musica, do que em cabos... sou 100% da mesma opinião, até pois não sou rico, nem filho de pai rico e o dinheiro custa-me muito a ganhar, como deve custar a muita gente.
mas caro onga-ku, a meu ver é um dinheiro que tem de ser gasto no meu sistema, pois tenho quase certeza que irei tirar benefícios desse investimento.

o êlo mais fraco do meu sistema, (sistema este composto por fonte primare, amplificaçao primare, IC atlas e colunas monitor audio, para que o curioso colega onga-ku possa ficar a saber ), é sem duvida o cabo de coluna, que já veio do meu sistema anterior, e que já esta mais que na altura de ser trocado, mas que se tem aguentado por muito tempo neste sistema, por falta de T€€MPO meu para o trocar, pois tem de haver T€€MPO para outras coisas.
o cabo em causa é um banal supra classic 2.5, que a meu ver, merece a reforma e um sucessor melhor.

com os melhores cumprimentos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 10:54

facso escreveu:
onga-ku escreveu:
facso escreveu:

caro onga-ku,

se bem percebi onde quis chegar com a sua pergunta, posso dizer-lhe que não gastei dinheiro suficiente em cabos para que cobrisse o preço/investimento dos componentes necessários para fazer bi-amplificação no meu sistema.
e sinceramente nunca pensei sequer em fazer bi-amplificaçao para o meu sistema, mas pensei sim em aproveitar uma característica que as minhas colunas possuem e fazer bi-cablagem, que parti do principio que poderia ser benefico.

até porque, como referi atrás, até estou indeciso também pela versão normal dos cabos em questão, mas que ao optar por estes, comprarei também um jumpers da marca para substituir as placas metalicas dos bournes, e assim sendo, os preços destes são muito parecidos, o que me levou abrir este topico em busca diversas opiniões , para saber diversas opiniões em relação se valerá mesmo a pena bi-cablar.

onga-ku escreveu: Caro facso,

Pode
descrever-nos o seu sistema?
Estou certo que existem elementos
muitíssimo mais importantes onde pode investir o seu dinheiro, nem que
seja em música...

Cumprimentos,
onga-ku

sem duvida que uma pessoa pode sempre investir o seu dinheiro em melhores componentes, ou mesmo musica, do que em cabos... sou 100% da mesma opinião, até pois não sou rico, nem filho de pai rico e o dinheiro custa-me muito a ganhar, como deve custar a muita gente.
mas caro onga-ku, a meu ver é um dinheiro que tem de ser gasto no meu sistema, pois tenho quase certeza que irei tirar benefícios desse investimento.

o êlo mais fraco do meu sistema, (sistema este composto por fonte primare, amplificaçao primare, IC atlas e colunas monitor audio, para que o curioso colega onga-ku possa ficar a saber ), é sem duvida o cabo de coluna, que já veio do meu sistema anterior, e que já esta mais que na altura de ser trocado, mas que se tem aguentado por muito tempo neste sistema, por falta de T€€MPO meu para o trocar, pois tem de haver T€€MPO para outras coisas.
o cabo em causa é um banal supra classic 2.5, que a meu ver, merece a reforma e um sucessor melhor.

com os melhores cumprimentos!

Caro facso,

Como está bem servido ao nível da electrónica eu diria que o ponto fraco poderá ser as colunas; existe uma ideia errada de que os cabos podem trazer grandes melhorias.
Tem alguma queixa em relação ao sistema (que possa ser resolvida pela substituição dos 'banais' cabos Supra)?
Porque é que não experimenta substituir as chapas por um troço de cabo Supra?
Ou não faz o mesmo com o cabo Atlas e poupa umas massas?

Cumprimentos
onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  facso em 26/6/2010, 10:58

onga-ku escreveu:
facso escreveu:
Vodoo escreveu:

Se fosse só meio mundo até nem estávamos mal. Wink

Os fabricantes (e os políticos; toda a gente, no fundo) querem ganhar dinheiro; alguns têm escrúpulos, outros não.
Mas como ninguém é obrigado a comprar um par de cabos a 3000€/metro, a bola fica do lado do audiófilo.

A minha postura é a de que um consumidor pode facilmente ser (e é) enganado e como tal deve instruir-se por forma a conseguir evitar as armadilhas do mercado.
O problema é que no que toca a informação acessível ao consumidor as revistas têm um enorme peso, e como sabemos estas vivem à custa de publicidade e comissões; ou seja, são parte interessada nos mitos e nas lendas e na desinformação.

É graças às revistas que hoje os audiófilos trocaram a música pelos sons, pela comparação de equipamentos e acessórios, e é para este fim que
O audiófilo acredita que as revistas estão do seu lado, que existem para os ajudar mas está a ser bem enganado.
Muitos reviewers não têm mais conhecimentos musicais ou técnicos do que um principiante de audio, alguns não têm grandes escrúpulos; em suma, são pessoas normais endeusadas pela ignorância.
O Roy Gregory, reviewer que "vendeu" ao mundo os cabos mais caros da Nordost como imprescindíveis para o som verdadeiramente high end, é agora o VP of Marketing da Nordost.
O Srajan Ebaen era um fitness trainer e massagista ao domicílio.
etc., etc.

Existem muitos sites que abordam estes temas, deixo o link para dois:

http://www.roger-russell.com/wire/wire.htm

http://www.high-endaudio.com/reviewers.html

Mas cada um é livre de acreditar no que quiser; a minha avó, que tem o 9º ano de escolaridade e 88 anos acredita que descende de Adão e Eva. Rolling Eyes

estou completamente de acordo consigo em relação á opinião que tem nas revistas, mas tenho que admitir que por vezes elas tem de ser a minha (e para muitos) referencia de consulta para ler algo sobre um determinado produto que ainda não conseguimos ouvir por nos próprios...

o que acaba muitas vezes e sem nos apercebermos em influencia...

como o caro onga-ku escreveu atrás em letras muito pequeninas... (a sugestão é um
efeito muito curioso)

como a minha postura também é, como a sua, de um consumidor que também facilmente ser enganado, espero poder contar com a vossa seria ajuda e opiniao para que possa "fintar" esses enganos como um messi

a seu ver, a melhor opção seria optar pelo cabo normal de coluna, com os respectivos bournes, correcto caro onga-ku?

um abraço!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 26/6/2010, 11:09

onga-ku escreveu:

existe uma ideia errada de que os cabos podem trazer grandes melhorias.

onga-ku

realmente parto do principio que em relação ao supra o atlas em questão seria um grande UPgrade...

onga-ku escreveu:
Porque é que não experimenta substituir as chapas por um troço de cabo
Supra?
Ou não faz o mesmo com o cabo Atlas e poupa umas massas? onga-ku

realmente já me lembrei de fazer isto ao cabo supra, mas como estava com ideias de lhe fazer um upgrade nunca o cheguei a fazer... tenho que o exprimentar

em relação ao cabo atlas, ao encomendar, será com as próprias terminações, o que impossibilita de fazer isso.

cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Luke Skywalker em 26/6/2010, 12:47

Eu não gastei muito em cabos de caixas.

Uso 8 metros do cabo supra ply3.4, sendo 4 pernas de 2 metros, duas para cada caixa, ao custo ~177US.

Ainda sobre bi-cablagem, não recomendo sair testantado cabos diferentes para as vias altas e baixas, se não foram feitos para isto.

Explico: cabos diferentes tem características diferentes e podem apresentar tempo diferente de respostas entre os drives da caixa.

O que recomendo é que se use além do mesmo cabo, que sejam pernas do mesmo tamamho.
Luke Skywalker

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 12:53

Tendo em conta que a velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo, em teoria até se poderia utilizar um condutor com 100 metros e outro com apenas 1 metro que a diferença seria inaudível em termos de desfasamento temporal.
O problema é que um cabo tem uma resistência, uma inductância e uma capacidade que variam com o comprimento e isso afecta a estabilidade do amplificador e altera a linearidade...
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 12:58

facso escreveu:a seu ver, a melhor opção seria optar pelo cabo normal de coluna, com os respectivos bournes, correcto caro onga-ku?

Correcto.
Na minha opinião não existe vantagem objectiva na duplicação dos condutores, e a existir uma vantagem subjectiva esta nunca seria suficiente para justificar o investimento.

facso escreveu:
onga-ku escreveu:

existe uma ideia errada de que os cabos podem trazer grandes melhorias.

onga-ku

realmente parto do principio que em relação ao supra o atlas em questão seria um grande UPgrade...

É um pressuposto arriscado.
Um cabo de coluna apenas pode afectar ligeiramente a resposta ao nível das altas frequências (a menos que seja deliberadamente concebido para ter um desempenho inferior; infelizmente esses cabos existem e até são bem caros).
Resta saber se a diferença de preço justifica um eventual suavizar ou exacerbar dos agudos, que pode facilmente replicado experimentando com o toe-in das colunas.

facso escreveu:realmente já me lembrei de fazer isto ao cabo supra, mas como estava com ideias de lhe fazer um upgrade nunca o cheguei a fazer... tenho que o exprimentar

Se o fizer, conte-nos o que ouviu.

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  Convidad em 26/6/2010, 14:26

Desculpem mas por vezes fico intoxicado com as certezas e conclusões do Sr.Ricardo !!!

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 26/6/2010, 14:46

Isso é que não pode ser...
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: