Processador AV? Boa... mas qual?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Processador AV? Boa...  mas qual? Empty Processador AV? Boa... mas qual?

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 13:58

Neste momento tenho um sistema estéreo. A fonte é um Tag CD20R, que está ligado a um Tag 60iRv, que está a funcionar em modo de Pré. Por sua vez este encarrega-se de transmitir o sinal a dois amplificadores Tag 60P.

Assim e tentando mexer o menos possível no sistema que possuo, pretendo “avançar” para um sistema AV. Considero que o passo mais acertado será optar por um processador AV.

Neste momento tenho à venda o 60iRv, por duas razões: A primeira porque infelizmente os euros não esticam, e a segunda porque faz mais sentido (pelo menos para mim) adquirir posteriormente um 100P ou mesmo dois 125M, para os canais frontais. Se forem uns Audiolab 8000P ou dois 8000M, também não vem nenhum mal ao mundo.

Mas é na escolha do processador que residem as minhas maiores dúvidas, e é exactamente este o intuito deste tópico. Ouvir…ou melhor ler as opiniões de quem possivelmente já terá passado por esta situação.

O sistema será maioritariamente (cerca de 70%) usado para ouvir CDs de 2 canais, embora tenha também uma dezena de SACD multicanal. A visualização de filmes em DVD perfaz os restantes 30% de utilização do sistema.

Sem ainda ter tido qualquer contacto auditivo com os modelos da minha shortlist, gostava de obter uma opinião dos caros foritas.

TagMclaren AV-32Rsl (em 2ª mão)
Tag Mclaren Av-32R BP192 (também em 2ª mão)
Rotel RSP 1066 (em 2ª mão)
Rotel RSP1068
NAD T163
Aguardar pelo Audiolab 8000AP

Desde já o meu muito obrigado.

Ps: Será que é imperativo “correr” atrás do ByPass?

Convidad
Convidado

Processador AV? Boa...  mas qual? Empty Re: Processador AV? Boa... mas qual?

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 15:38

vrt: eu tenho o NAD T163, comprei-o porque quis avançar para o SACD multicanal e o meu processador SONY da Serie ES (topo de gama) não permite o bypass do SACD (permite sim bypass para outros processadores ou pre amplificadores) e por outro lado não fazia o processamento DTS.

Recorri a três lojas conceituadas e pelo facto de ter etapas multicanal nad e gostar do timbre da nad todas elas foram unanimes em recomendar o processador nad.

Estava indeciso entre o Rotel, mas a diferença de 500 euros no preço e o design, o facto do Rotel não ter radio e entrada frontal de video ajudaram-me a optar pelo NAD.

Nunca ouvi um Tag mas confesso que sempre tive alguma curiosidade.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 13/8/2007, 15:47

Já pensaste se não fará mais sentido teres um sistema AV estéreo?
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 15:49

falp escreveu:Já pensaste se não fará mais sentido teres um sistema AV estéreo?

O que é um sistema av stereo Question Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 13/8/2007, 15:51

o que é um sistema AV não estéreo? alien Question
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 16:25

Antes de mais muito obrigado pelas respostas!

De facto o NAD está bem "recheado" e por esse facto consta na minha lista de opções. Seja como for a sua escolha (bem como a de qualquer um) dependerá também da forma como se ira comportar com os powers. Aqui acredito que os AV32r terão vantagem... ou não.

AV estéreo? Será uma questão de número de canais, certo? Na reprodução de SACD até pode nem ser muito descabido (se calhar estou a dizer uma grande asneira), uma vez que a quantidade de SACD que possuo pode não justificar o tal "ByPass".

Mas e os DVD DD ou DTS? A "coisa" soará a pouco, não?

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 13/8/2007, 16:31

vrt escreveu:
Mas e os DVD DD ou DTS? A "coisa" soará a pouco, não?

Depende... da sala... do equipamento... Wink

Se pensares que com o dinheiro de mais colunas e amps por exemplo tens melhores colunas e amps se apenas um par ou 2.1... sunny

Imagina por exemplo teres apenas o DAC da Audiolad com um Leitor de DVD como transporte e voilá!
Ou mesmo um dos processadores surround só usado para estéreo.

Quantas pessoas não aumentaram a qualidade assim? king

E olha que muitas vezes as faixas PCM estéreo dos DVDs são de melhor qualidade... study
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 18:39

Vamos lá ver uma coisa.
Stereo sim, mas av stereo não.
Usar um processador por causa dos DACs para descodificar o DD ou DTS e faze-lo em 2 canais não faz sentido.
É preferível investir num bom leitor de dvd com bom dacs do que ir para um processador se for para ouvir em stereo até porque os processadores foram concebidos para o multicanal, IMHO Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 19:06

Essa do AV estéreo é uma hipótese, e caso fosse por ai que quisesse ir, bastava adquirir um Tag DAC20, por exemplo, e penso que faria a festa com cerca de 600 euros.

Mas se vou mexer no sistema, porque não avançar já para o um sistema 5.1? E se conseguir seria ouro sobre azul.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 13/8/2007, 21:48

vrt escreveu:Essa do AV estéreo é uma hipótese, e caso fosse por ai que quisesse ir, bastava adquirir um Tag DAC20, por exemplo, e penso que faria a festa com cerca de 600 euros.

Mas se vou mexer no sistema, porque não avançar já para o um sistema 5.1? E se conseguir seria ouro sobre azul.
Será um avanço? Pensa bem... Basketball

Já experimentaste pura e simplesmente adicionar um leitor de DVD?
Então imagina com um bom DAC... king

Eu experimentava! I love you

Eu e tantos avançaram, e depois voltaram ao que interessa... embora no meu caso até fosse mais pelo processador/DAC que pelo surround.

É preferível investir num bom leitor de dvd com bom dacs do que ir para um processador se for para ouvir em stereo até porque os processadores foram concebidos para o multicanal, IMHO

São tudo DACs para Surround... os processadores acrescentam delays e bass management e mais umas informatiquisses... tongue
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 22:08

No primeiro post, tive o cuidado de colocar a palavra avançar entre aspas. No último post esqueci-me, e não fui perdoado Razz

Eu deixei fugir um DAC20 há bem pouco tempo, porque estava com a ideia fisgada de ir buscar um processador, e agora isto????

Agora mais a sério. Não pretendo desfazer-me do leitor de cd's nem tão pouco dos amplificadores. Isso é ponto assente! E é verdade que o leitor de DVD que possuo não é conhecido pela sua excelente qualidade (All-In-One Sony DAV800S), mas como isto do video está a sofrer grandes alterações; Ele é "raio azul, ele é Full HD, etc e tal.... que não sei se será a melhor altura para investir num bom leitor de DVD.

Enfim estou a ficar ainda mais confuso scratch

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 13/8/2007, 22:09

No primeiro post, tive o cuidado de colocar a palavra avançar entre aspas. No último post esqueci-me, e não fui perdoado Razz

Eu deixei fugir um DAC20 há bem pouco tempo, porque estava com a ideia fisgada de ir buscar um processador, e agora isto????

Agora mais a sério. Não pretendo desfazer-me do leitor de cd's nem tão pouco dos amplificadores. Isso é ponto assente! E é verdade que o leitor de DVD que possuo não é conhecido pela sua excelente qualidade (All-In-One Sony DAV800S), mas como isto do video está a sofrer grandes alterações; Ele é "raio azul, ele é Full HD, etc e tal.... que não sei se será a melhor altura para investir num bom leitor de DVD.

Enfim estou a ficar ainda mais confuso scratch

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 14/8/2007, 07:39

Um Pioneer género 696 ou o substituto ligado a um bom DAC e está feito...

Blue Ray, DVD HD...? Bahhhh
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 08:46

Acho preferível investir num Rotel, tem melhores dacs que o Pioneer.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 08:53

Vrt,

Podes sempre manter a configuração estéreo actual, integrando o 5.1.Uma coisa é certa, venha lá quem vier, dizer o contrário, só quem nunca ouviu um sistema 5.1 de qualidade BEM MONTADO E AFINADO é que se atreve a dizer que para cinema ou concertos, o estéreo é melhor.
Para música para mim continuo a preferir estéreo , porque estar a visionar um concerto em que os intervenientes se apresentam á minha frente e o som dos instrumentos vem das colunas traseiras é um perfeito disparate ( embora hajam boas gravações em que os canais surround servem apenas para transmitir a ambiência do espaço onde se desenvolve a apresentação do espectáculo).Agora com cinema(filmes) meus amigos , a verdadeira sensação de "estar lá" só com 5.1 e se a sala for grande até se justifica 7.1.Não é por acaso que se denomina "SURROUND".
Em relação á música mil vezes estéreo puro.Para mim o que é treta, e isso sim é essa coisa a que chamam SACD.Até hoje, todas as boas gravações estéreo que ouvi, sempre soaram melhor que as equivalentes em SACD.
Claro que,há que vender ao povo os supertweeters e blá,blá blá.
Certa vez, para por fim á discussão que tinha constantemente com um amigo ,defensor incondicional dos s.tweeters ,fiz-lhe um blind test em que o desafiei a identificar as vezes em que os ditos tweeters estavam ligados e as vezes em que não estavam.Sempre que achou que o som estava melhor eles estavam desligados.Claro que havia testemunhas imparciais que estiveram presentes para validar a experiência.

Vrt, no teu lugar mantinha o que tens e integrava o 5.1.

Boas.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 14/8/2007, 09:17

KRELL escreveu:Acho preferível investir num Rotel, tem melhores dacs que o Pioneer.
Como transporte ligado ao DAC... não escrevi?
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  falp em 14/8/2007, 09:20

BULAWAYO escreveu:Vrt,

Podes sempre manter a configuração estéreo actual, integrando o 5.1.Uma coisa é certa, venha lá quem vier, dizer o contrário, só quem nunca ouviu um sistema 5.1 de qualidade BEM MONTADO E AFINADO é que se atreve a dizer que para cinema ou concertos, o estéreo é melhor.

Eu para concertos prefiro muitas vezes o estéreo... até por comparação directa das faixas 2.0 e 5.1... pronto, atrevi-me! clown

Em filmes... depende... muitos soam melhor em surround, se o sistema é só para filmes então surround, se fôr muito menos para filmes então pelo mesmo dinheiro têm-se um estéreo muito melhor para tudo... música e filmes, é o que quero dizer... Basketball
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 09:32

Ai Amigo Falp,
compreendo perfeitamente as tuas preferências.Contudo isso não invalida que ,em absoluto, uma coisa não substitua a outra.
Concordo contigo quando dizes que há registos 2.1 melhores que os 5.1.Como em tudo ,há coisas bem feitas e mal feitas.Porém se tiveres um sistema misto poderás sempre tirar proveito das boas gravações 5.1 ou 7.1. e obviamente nada te impedirá de recorreres ao estéreo puro quando for mais indicado.
Já agora esse "meio do deserto" fica aonde?

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 14/8/2007, 09:37

Eu sei... tenho agora um sistema "misto"... o que não invalida ter com ele reforçado a minha opinião pessoal... Wink

Almada City, quase a cair no Oceano Índico... eheheh Basketball
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 09:48

Esse "misto" deve ser como nas sandwiches mistas; há boas e menos boas. Rolling Eyes Rolling Eyes

Não será antes Atlântico?

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 14/8/2007, 10:35

Não tenho dúvidas que este compromisso toca muito bem música e filmes, mas que um estéreo only do mesmo preço poderia ser melhor.
Mas com o mesmo PVP tb seria difícil, e há poucas coisas a fazer processamento/DACs estéreo nesta gama... e uma das poucas tem Vuímetros azuis que parecem néons! Wink

Agora para 30% filmes... que normalmente são menos... sunny

Tb não é Deserto... antes fosse... Twisted Evil
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Malick em 14/8/2007, 11:37

falp escreveu: e há poucas coisas a fazer processamento/DACs estéreo nesta gama... e uma das poucas tem Vuímetros azuis que parecem néons! Wink

Falp, manda aí a lista do que há nesse campo se faz favor, que eu lembro-me que andavas à procura... study
Malick
Malick
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 164
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 12:56

Mas esperem ai..... eu não me vou desfazer do estéreo. O CD20R continuará a ocupar o seu lugar no sistema e só será substituido por um qualquer leitor de DVD, quando quiser ouvir um suporte que ele não leia.

Os power continuaram a ser os mesmos, bem como as colunas frontais.

Questão prática:
Numa utilização estéreo, acham que consigo uma qualidade superior adicionando apenas um bom DAC (ex. DAC20R), ou substituindo o pré 60irv por um processador (ex. AV32R), que irá servir de DAC e Pré)?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 13:00

vrt: se ponderas uma utilização em stereo talvez fosse melhor equacionar uma boa fonte que já tivesse um bom dac.
Quanto menos equipamento melhor, IMHO.
Deve-se começar nas origens Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 13:03

Penso que a solução mais lógica seria manteres as peças todas que tens(são boas) e intercalares um proc.AV para sempre que quiseres visionar formatos que não CD.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 13:19

KRELL escreveu:vrt: se ponderas uma utilização em stereo talvez fosse melhor equacionar uma boa fonte que já tivesse um bom dac.
Quanto menos equipamento melhor, IMHO.
Deve-se começar nas origens Laughing

Pois... isso era o ideal, mas para superar o leitor que tenho, teria que desembolsar perto dos 2500 euros (um Lyndorf seria a opção), mas a carteira recusa-se a colaborar. Very Happy E depois mesmo que quissesse não havia 5.1 para ninguem.

BULAWAYO escreveu:Penso que a solução mais lógica seria manteres as peças todas que tens(são boas) e intercalares um proc.AV para sempre que quiseres visionar formatos que não CD.

Essa foi precisamete a minha primeira opção, e a razão deste tópico.

Convidad
Convidado

Mensagem  falp em 14/8/2007, 13:29

BULAWAYO escreveu:Penso que a solução mais lógica seria manteres as peças todas que tens(são boas) e intercalares um proc.AV para sempre que quiseres visionar formatos que não CD.
E porque não CD?
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  falp em 14/8/2007, 13:42

vrt escreveu:
Questão prática:
Numa utilização estéreo, acham que consigo uma qualidade superior adicionando apenas um bom DAC (ex. DAC20R), ou substituindo o pré 60irv por um processador (ex. AV32R), que irá servir de DAC e Pré)?
Eu diria que em princípio sim... com qualquer fonte digital e para todas elas...
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 14/8/2007, 16:36

Ó Falp! Dás-me uma trabalheira do catano.A ver se me explico bem.Para mim, para ouvir música basta-me o bom e belo estéreo.Inclusivamente mesmo em DVD, exceptuando os casos em que os ténicos de som se serviram do surround apenas para recriar o ambiente, opto por ouvilos em estéreo.Porém CDs e tudo o que tenha registo original em dois canais ouço em estéreo PURE DIRECT.No meu caso e dada a dimensão das minhas colunas não necessito de subwoofer até porque as tenho bi-amplificadas.Não obstante, se as colunas forem mais pequenas e tivermos sub, desde que este esteja bem inserido no sistema também é possível usufruir de som estéreo de boa qualidade.Aliás quem tiver pré power, ou integrado com pre-out e main in, poderá configurar o sistema de forma a funcionar como bi-amp.Aproveita o filtro "passa alto" do sub, para aliviar a carga do amplificador e das colunas.Estas passarão a funcionar em conjunto com o sub como se de colunas amplificadas se tratá-se.
Quando oiço música gravada em estéreo nunca utilizo os tratamentos de som do AV tipo HALL,POP,ROCK,ETC, toda essa gaitada que só serve para estragar o som.A única função que costumo usar é a STADIUM mas para ver os jogos de futebol.
Estes assuntos só se conseguem discutir como deve ser oralmente.Quando quiseres vens até cá e fazemos umas experiências e mostro-te ao vivo o que mil palavras escritas não conseguem transmitir.

Para terminar gostaria de referir que não me passa pela cabeça candidatar-me a dono da verdade.No final tal como noutra actividade lúdica que todos praticamos cada um "ouve" como quer,na posição ou posições que mais gozo lhe der.

No No No No

Um abraço.

Convidad
Convidado

Mensagem  Malick em 14/8/2007, 16:39

BULAWAYO escreveu:Aliás quem tiver pré power, ou integrado com pre-out e main in, poderá configurar o sistema de forma a funcionar como bi-amp.Aproveita o filtro "passa alto" do sub, para aliviar a carga do amplificador e das colunas.Estas passarão a funcionar em conjunto com o sub como se de colunas amplificadas se tratá-se.

Como é que é? Explica lá isso melhor BULAWAYO! scratch
Malick
Malick
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 164
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: